Numero_VoIP
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Saiba o que é um número VoIP

A telefonia é um recurso indispensável para empresas. Mas também é um segmento que requer um investimento alto na maioria das vezes. Por isso, negócios de diferentes áreas têm migrado para a telefonia VoIP em razão do seu custo-benefício e qualidade. Quer saber como um número VoIP ajuda a sua empresa? Então esse post foi feito para você.

Com a telefonia VoIP você faz contato com os seus clientes, fornecedores e público-alvo. E ainda melhora os seus processos internos.

Pesquisas indicam que a sua empresa pode alcançar uma redução de custos de até 70% em telefonia a partir do VoIP.

Ótimo né? Mas antes é preciso que você conheça sobre os serviços e as funcionalidade que a telefonia VoIP pode oferecer. Para depois avaliar se eles realmente atendem as suas demandas.

Então, ficou curioso? Vamos te explicar o que é um número VoIP e quais são as vantagens de aderir a essa tecnologia. Continue a leitura.

Primeiro, a definição de VoIP

Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), ou simplesmente VoIP, é o sistema que permite que você faça chamadas telefônicas pela internet.

Também é comum você ouvir sinônimos para este termo como: telefonia IP, telefonia em nuvem, telefonia via internet.

Explicando isso melhor, o que ocorre é a conversão do sinal de voz analógico para um dado digital, que na sequência é transmitido pela web. Ou seja, a sua chamada acontece normalmente, só que por um meio virtual.

Esse é um recurso que tem por base a tecnologia IP. Um exemplo prático desse uso são as trocas de e-mails.

Ou seja, um usuário envia uma mensagem a outro domínio por meio de Protocolos de Internet (IP). O mesmo acontece com o VoIP só que o conteúdo, neste caso, é sonoro.

Outra associação frequente com a tecnologia VoIP são os aplicativos que tem a função de ligação integrada. São exemplos disso o Skype, o WhatsApp, Messenger, Discord, entre outros.

Mas há uma importante diferença do uso das ligações VoIP em apps e o uso comercial.

As operadoras VoIP utilizam de rotas de saída de alta performance que asseguram a qualidade das suas chamadas.

E isso faz toda a diferença para que você tenha um serviço estável, com ligações sem ruído ou perda de áudio.

Então, com o uso empresarial da telefonia VoIP, você tem mais segurança e dispõe de suporte remoto no atendimento do seu negócio.

Dito isso, podemos falar sobre o número VoIP.

O que é um número VoIP?

Muitas empreendedores têm curiosidade para saber como funcionam os números VoIP. Às vezes, há dificuldades em encontrar informações claras e acessíveis sobre esse recurso.

Para solucionar esse problema, elaboramos esse conteúdo para te explicar o que é esse recurso.

De forma simples, um número VoIP é uma linha telefônica que usa essa tecnologia de transmissão sonora pela internet.

O número VoIP pode ser do tipo nacional ou do tipo receptivo virtual. Vamos falar sobre eles abaixo.

Geralmente, as operadoras de telefonia em nuvem oferecem como serviços aos clientes os números virtuais ou nacionais.

Os números nacionais são reconhecidos pelo seu uso para fazer o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) em empresas.

Sendo assim, o que entendemos como número nacionais são os famosos 0800 e 4003. Eles também podem ser usados com a tecnologia VoIP.

Então, o seu atendimento continua funcionando normalmente, mas agora tem a sua operação feita por um serviço Cloud.

Já os números virtuais, que você também pode conhecer pela siga DID, são números que funcionam como um telefone fixo tradicional.

A grande diferença é que você não precisa de cabeamentos e uma estrutura física para usá-lo no seu dia a dia.

E isso porque ele funciona via internet. Sendo assim, ele pode ser usado em qualquer lugar, independente do DDD, basta ter acesso a rede.

Saiba mais sobre cada tipo e o que é necessário para começar a usar um número VoIP, continue a leitura.

Como ter um número VoIP

O processo de adesão e instalação de um número VoIP é bem simples, rápido e facilitado.

No entanto, é fundamental que você tenha uma boa conexão com a internet, de acordo com as suas demandas empresariais.

Ou seja, caso a sua empresa funcione fisicamente em um escritório, você consegue avaliar a necessidade de um pacote de dados maior ou menor para a sua conexão de internet. Assim, garante a qualidade das suas chamadas VoIP.

Você deve gostar também:  5 dicas VoIP para melhorar seu atendimento ao cliente

No caso do trabalho remoto, você também pode combinar com os seus colaboradores uma forma de manter a internet com qualidade.

Com isso, você consegue ter a certeza que o seu ramal está funcionando 100%. Assim, vai poder se comunicar com a sua equipe e os seus clientes sem problemas.

Você só precisa de duas coisas para começar a usar a telefonia VoIP, são eles:

  • 1º Analise a capacidade da sua internet, ou seja, o quanto a sua conexão é eficaz para o uso da sua telefonia empresarial.
    Em alguns casos, o pacote de rede não é suficiente e o aconselhável é que você utilize uma internet dedicada;
  • 2º Escolha a forma como você prefere usar o seu número VoIP, essa é uma das grandes vantagens dessa tecnologia, você pode escolher qual o melhor aparelho para realizar e receber as suas chamadas. Você pode optar por um PABX, ATA, softphone, webphone ou telefone IP.

Viu só como é fácil ter um número VoIP na sua empresa? Pois é, agora vamos te apresentar quais os “tipos” de números você pode ter em uma operadora de telefonia em nuvem.

Os números nacionais

Projetar a sua empresa a nível nacional é uma das suas metas? Se sim, ter uma telefonia que atenda de modo eficaz todo o país é um meio estratégico para isso.

Os números nacionais (NUN) garantem que o seu cliente consiga se comunicar com a sua empresa independente da região.

Aliás, esses números podem ser associados ao atendimento de uma área metropolitana, capital ou único nacional.

Essa separação pode ser pensada para não afogar os seus atendentes. Mas, claro, tudo depende das características do seu negócio.

Como mencionamos acima, uma operadora VoIP oferece a possiblidade de migrar o seu número 0800 – ou comprar um novo – para usar através da telefonia virtual.

A principal diferença do prefixo 0800 é a gratuidade nas tarifas de ligações para os seus clientes. Então, nesse caso, você assume todo o custo da chamada.

Um número 4003 também conta com uma série de vantagens para a sua empresa. Vamos te apresentar as diferenças entre os prefixos abaixo.

Esses são serviços que vão melhorar o relacionamento com os seus clientes. Até porque todo consumidor fica feliz com economia, certo?

1 – Benefícios do 0800

Os Números Únicos Nacionais (NUN) oferecem muitos benefícios. Os números 0800 são especialmente conhecidos pela fácil memorização. Além de serem os queridinhos dos clientes.

Embora sejam relacionados a grandes empresas, bancos e call centers (principalmente porque foram esses segmentos que popularizaram o uso do 0800), esse é um serviço bastante acessível.

Atualmente, independente do tamanho do seu negócio, os números nacionais aparecem como uma opção viável.

E isso ocorre porque as tecnologias virtuais possibilitaram um acesso mais democrático a diversos serviços com as aplicações em nuvem.

Nesse cenário, o VoIP surge como um exemplo de tecnologia que barateia o uso dos números nacionais, seja para a empresa ou para o cliente – como é o caso dos números 4003.

Basicamente isso acontece por conta do valor das tarifas, que são mais econômicas comparadas as operadoras convencionais. 

Outro aspecto que contribui para a redução de custos é a definição de planos pensados para empresas de acordo as demandas.

A Nvoip, por exemplo, tem pacotes para startups, para empresas de médio porte, call centers, entre outros.

crescimento do e-commerce e home office também criaram uma demanda por novas soluções de atendimento e telefonia.

E isso tem impulsionado a busca pelo 0800 através da telefonia VoIP.

Mais uma das vantagens dos números 0800 é que você pode receber as chamadas no seu computador, celular, telefone IP, telefone fixo ou direcione para o seu PABX IP.

Ótimo né? Agora vamos te apresentar as característica do número 4003.

número virtual

2 – Benefícios do 4003

Também há vantagens para os clientes quando falamos do 4003, que é um prefixo mais recente do NUN. Basicamente, a principal diferença é o custo do serviço. 

Com os números 0800, a sua empresa paga toda a ligação, como vimos acima. Já com o 4003 esse valor é dividido com o seu cliente. Por exemplo, uma chamada para um número 4003 tem o custo de uma ligação local. 

Sendo assim, o serviço também é mais barato do que manter uma linha convencional.

Você deve gostar também:  Follow up e o funil de vendas

Dessa forma, você não precisa se preocupar com as altas tarifas de uma chamada interurbana, por exemplo. E expande os seus negócios para além da sua região. 

Simplificando isso podemos dizer que, caso a sua empresa seja do Paraná, mas atenda à clientes de São Paulo; por causa do 4003 esse custo é de uma ligação local. Ou seja, como se você também estivesse na capital paulista.

Essa é uma opção bastante lucrativa para empresas que estão em crescimento.

Então, se você ainda tem restrições financeiras para arcar com um 0800, não precisa abrir mão de utilizar um número nacional. 

A escolha pelo 4003 pode ser a solução que a sua empresa precisa. Assim, você conta com a credibilidade de se fazer presente com um telefone de contato para todo o país. E ainda reduz custos para você e o seu cliente.

Conclusão, com os números nacionais você faz a sua marca ter um potencial competitivo maior e pode gerar novas vendas.

Número virtual

Outra opção para ter um número VoIP é implementar o número virtual a sua estratégia de telefonia. Mas, vamos por partes, primeiro entenda o que é um número virtual.

número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número com funções comuns em que você faz e recebe chamadas do mesmo modo que com um número convencional.

Mas, claro, esse recurso conta com algumas vantagens extras comparadas à telefonia tradicional.

O que o difere é que ele recebe chamadas ou você pode roteá-las para um número específico do usuário. E tudo isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum.

As chamadas para esse número “comum” são tratadas remotamente e encaminhadas de acordo com regras definidas pelo usuário.

Normalmente, esses números são frequentemente usados por empresas para ligações de longa distância. Isso sem que o usuário seja obrigado a pagar as tarifas cobradas em uma ligação via DDD ou DDI.

Vamos falar agora de alguns dos benefícios desta opção de número VoIP.

3 – Benefícios do número virtual

Como falamos, o número virtual permite que você marque presença com a sua empresa mesmo sem está na mesma região. Dito isso, é importante destacar que você pode ter um número VoIP deste tipo relacionado a países do exterior também.

Outro grande benefício do número virtual é poder contar com o seu ramal de telefone fixo agora com mais mobilidade. Ou seja, você pode escolher como quer receber as suas chamadas, seja em um softphone, webphone, PABX e etc.

Desse modo, o que for mais viável para você e os seus colaboradores pode ser adaptado e o seu atendimento estará sempre disponível.

Além disso, você conta com chamadas simultâneas e acaba com aquela situação chata de deixar o seu cliente esperando para telefonar novamente porque a sua linha está dando ocupado.

Muitos empreendedores se preocupam em perder seus contatos ao contratar um novo serviço de telefonia e mudar o número. Mas com a tecnologia VoIP, você pode fazer a portabilidade.

Esse processo de migração é realizado de maneira simples, prática e rápida. Também é um processo totalmente seguro e que preserva todas as informações particulares da organização, sem qualquer interferência.

Em pouco tempo, as ligações podem ser retomadas e o negócio não perde tempo e nem realiza gastos desnecessários com chamadas enquanto aguarda a portabilidade. Em relação a outras soluções, inclusive, esta é a que apresenta um tempo menor de implementação e espera. 

Considerações

Viu só como o número VoIP vai dar upgrade no seu negócio? Pois é, não perca tempo e conheça mais sobre a telefonia em nuvem.

A Nvoip é uma plataforma global de comunicação, focada em soluções em telefonia em nuvem, SMS e API.

Se cadastrando agora no painel da Nvoip, você recebe R$5 para testar a plataforma e os recursos VoIP.

E se você tem alguma dúvida dos planos e tarifas VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Então, curtiu esse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email