Blog

O que é Click to Call?

Graças ao avanço tecnológico, hoje existem diversas ferramentas para melhorar as vendas do seu negócio. Para vender mais, é importante conhecer todas elas. Uma ferramenta importante com esse propósito é o “Click to Call”. Entenda o que é click to call e como usá-lo no texto de hoje

A facilidade apresentada pelas novas tecnologias de comunicação digital mudaram a forma de conversar com o cliente. Mas ainda é importante lembrar que nem todos os usuários da internet estão completamente adaptados à ela.

Uma pesquisa da Global Mobile Engagement Index (GMEI) afirma que 47% dos usuários de smartphones ainda são “talkers”. Ou seja, usam os aparelhos telefônicos principalmente para chamadas e SMS.

Portanto, pode ser que nem todos os clientes do seu negócio tenham o costume de fazer compras por meio da comunicação digital indireta. Afinal, muitos usuários ainda prezam pelo contato com o vendedor.

Para atender esse público, é necessário ir além das ferramentas mais práticas de contato com o cliente.

Por isso, recomendamos o uso do “Click to Call”. Com essa ferramenta, você poderá deixar o atendimento da sua empresa mais completo para todos os tipos de público.

No post de hoje, vamos explicar os benefícios que o Click to Call pode trazer para o seu negócio e como aumentar as vendas do seu site com essa ferramenta.

O que é Click to Call?

Click to Call, traduzido ao pé da letra, significa “clique para ligar”. Essa funcionalidade tem o objetivo de fazer o contato com seu cliente por meio da ligação telefônica.

É basicamente um botão que fica localizado em seu site ou nos anúncios do Google. Esse botão abre uma pop-up em que o cliente insere o número de telefone.

A partir disso, o sistema conecta automaticamente seu vendedor com o cliente em potencial, utilizando estratégias de venda para convencer o usuário a comprar o produto.

Essa é uma funcionalidade ótima para usuários mais velhos ou com baixo grau de instrução tecnológica, que ainda não se adaptaram à facilidade da comunicação digital.

Esse público preza pelo que já conhece, ou seja, a ligação telefônica, além do contato direto com o vendedor.

Por isso, ter um “Click to Call” no seu site é uma ótima maneira de deixar sua abordagem de vendas mais completa, com opções de comunicação para todos os tipos de consumidor.

É uma funcionalidade que permite com que o usuário tenha um canal direto com o atendente em uma ligação gratuita, parecido com o modelo do número 0800.

O Click to Call é utilizado principalmente para alavancar anúncios pagos no Google Adwords, a partir da pesquisa do usuário na ferramenta de busca do Google.

Ou seja, quando o usuário realiza uma pesquisa que se relaciona com os termos definidos no anúncio pago da sua empresa.

A partir disso, o lead tem a opção de deixar seus dados para que sua equipe faça o contato com esse cliente em potencial.

Mas o Click to Call também pode estar ligado a diversas outras páginas além do Google Ads, como email marketing, blogs, landing pages e e-commerces.

A forma de venda do produto é tão importante quanto a solução que ele traz para o problema do cliente, pois muitos usuários acabam desistindo de comprar algo por causa do procedimento.

Portanto, o Click to Call agiliza o processo de venda, pois deixa o contato mais prático, simples e conveniente para o cliente em potencial a se conectar com a sua empresa.

Vantagens do Click to Call

1) Versatilidade na compra

Com o Click to Call, você consegue ampliar a versatilidade do seu site para todos os tipos de público.

Isso é importante porque, como dito anteriormente, muitos usuários preferem o contato direto com o vendedor, através da chamada de telefone.

Dessa forma, o cliente escolhe a forma de comunicação que mais lhe agradar. Isso aumenta a possibilidade do contato partir do usuário interessado pelo seu produto, o que por sua vez aumenta as chances de venda.

Afinal, é muito mais fácil vender o produto para um usuário que já tem conhecimento das soluções que seu produto pode trazer, do que para um que nunca ouviu falar ou sabe muito pouco sobre seu negócio.

Para usufruir dessa vantagem, também é importante ter uma maneira de se conectar com seu cliente de outra forma, além do Click to Call. Isso porque também existem leads que não são muito adeptos à ligação.

Dessa forma, você diminui a resistência de fechar um negócio tanto com as pessoas que preferem o contato direto e que usarão o Click to Call, tanto com o público que opta pela comunicação digital por meio de chats, formulários, entre outros.

Com essas funcionalidades presentes no site do seu negócio, você oferece versatilidade e praticidade para todos os tipos de clientes em potencial, que vão escolher a forma mais agradável de entrar em contato.

Isso torna todo o processo de compra mais agradável para os usuários e aumenta as chances de conversões.

2) Facilidade de configuração

Além disso, ele pode ser configurado da maneira que for melhor para o seu negócio. As definições do Click to Call vão depender inteiramente das configurações realizadas pelo próprio usuário, ou seja, quem configura o site.

Portanto, é possível configurar o botão de Click to Call para a página que você mais achar que renda resultados. Também é possível escolher se o serviço estará disponível apenas para usuários de smartphone ou qualquer pessoa que entre na sua página.

Assim, você configura o Click to Call da maneira que ele melhor atender as necessidades do seu negócio, o que pode variar de acordo com seu público.

3) Geração de Leads

Além de aumentar a possibilidade de venda, o Click to Call também te ajuda a obter mais informações sobre os clientes. A ferramenta permite integração ao CRM da empresa.

Com esse sistema, as informações adquiridas no Click to Call ficam arquivadas no sistema, além de outros diversos benefícios.

Isso possibilita um contato mais fácil com o cliente em potencial. Além disso, as informações do cliente permitem que o vendedor saiba escolher com mais facilidade as técnicas de venda mais assertivas para usar no lead.

Todas essas informações armazenadas ajudam a traçar o perfil do seu público consumidor, e seu negócio pode focar nesse público-alvo com o objetivo de gerar ainda mais leads.

Os dados apanhados podem contribuir para as ações de marketing da sua empresa. Isso porque as informações extraídas do lead ajudam seu time de vendas a montar o perfil do cliente e pensar de forma mais estratégica.

Assim, eles podem focar suas técnicas de vendas em quem tem mais possibilidade de comprar o seu produto.

4) Controle

Com o Click to Call também é possível ter um maior controle sobre o serviço que você oferece.

A ferramenta permite definir o tempo de serviço ativo e armazena os dados do lead que utilizar essa funcionalidade fora do horário.

Portanto, mesmo que sua equipe de vendedores não possa contatar o lead imediatamente, o número do cliente em potencial ficará armazenado para que o time de vendas retorne a ligação futuramente.

Essa também é uma ótima funcionalidade para o caso de todo o time de venda estar ocupado no momento da ligação, principalmente se sua equipe é pequena.

Ou seja, mesmo que o cliente ligue no horário de serviço e o Call Center do seu negócio esteja ocupado, é possível armazenar o contato para retornar a ligação em um momento mais tranquilo.

Outro benefício que essa ferramenta oferece é o de proibir números indesejados. É possível adicionar filtros ao Click to Call para restringir números, assim você evita trotes ou ligações indesejadas no geral.

5) Eficácia

Como dito anteriormente, o Click to Call é uma ferramenta importante para aumentar a eficácia das suas técnicas de venda.

Isso porque, além das vantagens citadas acima, utiliza-se do contato direto por telefone.

A conversa mediada pelo telefone ainda é a forma mais eficaz de concluir vendas. Isso porque o contato por telefone, imediato e oral, proporciona mais facilidade e proximidade com o lead.

Segundo o instituto BIA/Kelsey, os leads telefônicos convertem 15 vezes mais do que os leads de formulário.

Além disso, é o consumidor quem controla a ligação, que pode ser feita a qualquer ponto na jornada de compra. Portanto, se o lead utiliza o Click to Call, é porque ele está interessado no seu produto, aumentando muito mais a possibilidade de venda e eficácia dessa funcionalidade.

6) Baixo Investimento

O Click to Call oferece custos baixíssimos para o orçamento do seu negócio.

Ele se torna um recurso que significa, em resumo, utilizar a internet para fazer chamadas. Essa funcionalidade já vem sendo muito usada para diminuir o custo de chamadas telefônicas.

Portanto, a ligação por meio do Click to Call sai com um custo muito baixo, apesar da tarifa poder variar. E a variação de tarifa vai depender do número que for fornecido pelo lead.

Em comparação com a rede convencional de telefonia, esse recurso, além de oferecer a vantagem de integração com a internet e facilitar a compra, ainda oferece o melhor custo-benefício para sua empresa, pois tem tarifas muito mais baixas do que a telefonia analógica.

Além disso, a ligação sai gratuita para o lead que informa seus dados ao sistema, o que aumenta a possibilidade de que ele realize uma chamada e contate seu time de vendas, pois não gastará nada com isso.

Outra vantagem é que não é necessário instalação de aparelhos ou cabeamento, o que pode ser prejudicial financeiramente. Essa tecnologia permite a realização de chamadas apenas com um aparelho que utiliza internet e uma conexão de rede estável.

7) Integração

O Click to Call é uma ferramenta que apresenta muita facilidade na integração com outras ferramentas.

Você pode utilizar esse serviço em diversos outros sistemas para melhorar as estratégias de marketing, custo-benefício e técnicas de venda da sua equipe.

Ele permite a integração com sistemas de CRM, telefonia em nuvem e muitos outros. Todas essas ferramentas ajudam a potencializar suas vendas por um ótimo preço e pouca manutenção.

Com a integração ao CRM é possível obter relatórios detalhados de cada cliente. Isso ajuda tanto na hora de conversar com o lead de forma mais eficaz, quanto em traçar o público-alvo do seu negócio.

A ferramenta ajuda seu time de vendas a conversar com os clientes em potencial de forma mais estratégica e de acordo com as necessidades do público-alvo, aumentando a possibilidade de vendas.

O CRM da Hubspot tem integração com o Click to Call e também permite a junção com a Nvoip. Na Nvoip, seus leads podem contatar a sua empresa de forma gratuita enquanto você paga tarifas reduzidas para receber a chamada. Isso, além de outras diversas vantagens, como filtros de chamadas, gerenciamento de chamadas, URA free, entre outros.

O melhor de tudo é que a integração de CRM com Click to Call na Nvoip é de graça. Para configurar esses benefícios na sua página e receber ligações de clientes que preferem um contato mais imediato, basta ter créditos para realizar chamadas.

A Nvoip também grava e disponibiliza suas chamadas, além de permitir a integração grátis com outros diversos sistemas que podem ajudar a aumentar suas vendas.

Existem outros aplicativos integrados de forma gratuita com a Nvoip que oferecem o serviço de Click to Call, como Pipedrive, Desk Manager e Exact Sales. Todas essas ferramentas vão ajudar a aumentar a eficácia de vendas do seu time.

Assim, seu negócio pode agilizar o funcionamento da sua equipe e aumentar as vendas sem gastar muito para isso.

Com essas integrações, você também consegue avaliar o retorno obtido pelo Click to Call. Ou seja, quantas ligações e vendas essa funcionalidade trouxe para sua empresa.

Utilize o click to call para aumentar suas vendas:

Como vimos, o Click to Call pode agilizar o funcionamento da sua equipe e aumentar suas vendas sem necessidade de gastar muito para isso.

Dessa forma, é interessante deixar os atendentes do Click to Call do seu negócio bem treinados para resolver situações com rapidez e praticidade.

Além disso, com a integração ao CRM, seu vendedor vai ter mais dados sobre as necessidades do lead antes mesmo de retornar a ligação, e poderá fazer uma venda focada na solução para o problema que o cliente em potencial apresenta.

Vale lembrar que o Click to Call não fará a venda sozinho. Mais importante do que essa ferramenta, ter uma equipe humanizada e eficaz é essencial para que a venda seja realizada.

Portanto, se o Click to Call render muitas ligações e poucas vendas, o problema pode estar no treinamento da sua equipe.

O time de suporte ao cliente também precisa de treinamento constante, pois está sempre em contato com o cliente da sua empresa. Essa equipe também pode receber ligações por meio do Click to Call.

Conclusões

O Click to Call é uma ferramenta que basicamente não apresenta desvantagens e mostra muitos benefícios quando comparada à telefonia convencional.

É uma funcionalidade útil e prática para que os clientes entrem em contato com a sua empresa, seja para comprar produtos, tirar dúvidas ou pedir suporte.

Portanto, ele ainda é uma ferramenta eficaz, mesmo que seja pouco utilizada para seu tipo de público, que pode preferir o contato indireto.

Isso porque pode ser usado pelas exceções, que não são seu público-alvo mas se interessaram pelo seu produto. Além de oferecer uma forma alternativa de contato com a sua empresa, e não apresentar desvantagens.

E se seus consumidores são “talkers”, a ferramenta fica ainda mais eficiente, pois tem a capacidade de converter quase metade dos leads que fazem questão da chamada de voz.

Para fazer essa funcionalidade dar certo, tudo que você precisa é de um time de vendas produtivo e a integração com aplicativos que vão aumentar a eficácia da ferramenta.

Assim, você pode garantir o crescimento do negócio ao ajudar seu time de vendas a ser mais competente na venda e conquistar a confiança do seu lead pela praticidade.

Essa é uma ótima funcionalidade para seus clientes entrarem em contato com sua equipe em um só clique, seja para tirar dúvidas ou realizar compras. O que pode tornar a funcionalidade mais prática e eficiente do que o autoatendimento ou o chat.

O Click to Call se mostra uma ferramenta ótima para modernizar a comunicação empresarial e converter visitantes em clientes. Ele junta a praticidade da ligação telefônica e a acessibilidade da internet.

Com a integração com o CRM e a Nvoip, você consegue ligar para seus leads da ferramenta por um preço bem mais em conta do que o da telefonia convencional e até outros serviços.

Para saber mais sobre as vantagens do serviço de telefonia VoIP, entre em contato com um dos nossos colaboradores para tirar suas dúvidas, ficaremos felizes em ajudar.

Janyne Gomes

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago