Janyne Gomes

Janyne Gomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

O que é Ligação VoIP

Ultimamente, cada vez mais aplicativos têm adquirido o recurso de fazer ligação pela Internet. Para utilizar essa funcionalidade, eles utilizam a tecnologia VoIP. No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o que é ligação VoIP e quais são as vantagens dessa tecnologia.

A telefonia VoIP, que significa Voice over Internet Protocol, é a tecnologia responsável pelas chamadas telefônicas transferidas através da Internet. 

O VoIP utiliza softwares IP para transmissão de voz, fornecendo a possibilidade de chamadas de áudio e vídeo. Ele transforma o áudio analógico em dados digitais, tornando possível a ligação VoIP.

Surgido na década de 90, o VoIP foi considerado inicialmente um fracasso. Isso porque na época ainda não existia uma internet estável o suficiente para um bom funcionamento dessa tecnologia. 

Atualmente, com a propagação da banda larga, a qualidade do serviço melhorou muito, e a ligação VoIP se popularizou. Hoje, muitos aplicativos e redes sociais utilizam o VoIP em suas plataformas e permitem ligações gratuitas.

Como fazer uma ligação VoIP?

Para fazer uma ligação utilizando essa tecnologia, é preciso ter uma rede de conexão estável e um aparelho que utilize internet, além de um dispositivo que execute a função. Para a realização da chamada em computadores, também são necessários microfones e alto-falantes.

Com o VoIP, a ligação pode sair de graça ou com custos muito reduzidos em comparação à rede de telefonia analógica. Isso vai depender do dispositivo usado para realizar a chamada.

Cada dispositivo transmite a ligação de forma diferente, e têm diferentes funcionalidades e recursos.

Smartphones

Esse é o dispositivo mais popular quando falamos de ligação VoIP. A chamada realizada por meio do smartphones é feita completamente pela Internet e transformada em informação binária.

É nessa categoria que se encontra o softphone, um software que emula um telefone e é compatível com vários sistemas operacionais, como Windows, IOS e Android. Alguns exemplos de aplicativos de softphone são Zoiper, MicroSip e Bria.

A ligação VoIP por meio desses dispositivos necessita que os dois usuários, emissor e receptor, tenham conta na plataforma onde a ligação está sendo realizada.

Essa é a maneira mais econômica de utilizar essa tecnologia, pois usualmente a ligação VoIP realizada por meio de aplicativos é gratuita, inclusive para chamadas internacionais.

Além dos smartphones, também entram nessa categoria outros dispositivos com internet, como computadores, tablets, entre outros.

ATA

ATA significa Adaptador de Telefone Analógico, ou seja, ele é um conversor analógico digital. Com esse dispositivo, é possível se conectar ao telefone convencional e a internet ao mesmo tempo para realizar ligações VoIP.

Com o ATA, você adapta seu telefone analógico a fazer ligações utilizando a tecnologia VoIP, e pode realizar chamadas para aparelhos convencionais que utilizam telefonia analógica.

Assim, você transforma seu telefone convencional em um aparelho com capacidade de ligação pela internet. Esse adaptador converte o sinal analógico em dados digitais para que a transmissão ocorra pela rede.

Você deve gostar também:  Novidades Março 2019

No entanto, essa funcionalidade pode interferir na qualidade das ligações, já que é uma ferramenta que medeia a chamada entre os dispositivos.

Para realizar chamadas por meio da internet com esse dispositivo, é necessário contratar uma operadora VoIP, já que as ligações para telefones convencionais são tarifadas. 

Com uma operadora VoIP, no entanto, chamadas saem com uma tarifa muito mais em conta do que as das redes de telefonia convencional.

Telefone IP

Enquanto o ATA é um adaptador para que o telefone analógico possa realizar ligações VoIP, o telefone IP é um aparelho fixo específico para chamadas realizadas pela internet.

Com esse dispositivo e uma conexão de rede estável, a qualidade das chamadas é garantida. 

Com o Telefone IP, também é possível realizar ligações para telefones analógicos que utilizam da telefonia tradicional. As tarifas vão depender da região onde a ligação for recebida, também por um preço muito mais em conta quando comparado as tarifas de operadoras analógicas.

Além disso, o telefone IP também oferece outras vantagens na realização de chamadas, como gravação de ligações, transferências e identificador de chamadas.

Esse aparelho é ideal para quem busca as vantagens da ligação VoIP com a familiaridade da telefonia convencional, pois se parece muito com um telefone analógico.

PABX IP

PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em português, significa “troca automática de ramais privados”. Essa é uma ferramenta bastante utilizada em empresas e call centers.

A finalidade dessa tecnologia é ligar diferentes telefones a uma linha externa. O PABX IP opera como um provedor, integrando sua rede à uma única interface.

Nesse sentido, a integração elimina a necessidade de ter inúmeras linhas de telefonia, o que gera uma diminuição de custos. 

Além disso, os ramais dessa tecnologia fazem chamadas gratuitas entre filiais, pois estão conectados à mesma rede.

Essa é uma ferramenta mais completa e econômica quando comparada ao PABX analógico ou digital, pois utiliza de operadoras VoIP para a realização de chamadas, que contam com tarifas muito mais baratas.

A utilização e instalação do PABX IP é simples e rápida. Porém, para utilizar a tecnologia, é necessário um investimento maior.

Isso porque o custo de aquisição do hardware para utilização desse sistema é relativamente alto. No entanto, o investimento vale a pena quando a necessidade da sua empresa é economizar na realização de chamadas.

Além disso, ele também oferece outras vantagens, como possibilidade de customização, capacidade ilimitada de ramais, fila de chamadas, gravação de chamadas, entre outros.

Fora o PABX IP, existe também o PABX Cloud. A principal diferença entre esses dois sistemas é que as informações, ao invés de serem armazenadas em um hardware, como é o caso do PABX IP, são armazenadas em um software em nuvem.

Você deve gostar também:  Cold calling: Dicas para ser um expert

Vantagens de migrar para ligação VoIP

Além da tarifa reduzida em comparação com a telefonia analógica, existem outras diversas vantagens para migrar para uma operadora VoIP. A seguir, vamos citar algumas das características que fazem essa tecnologia ser considerada o futuro da rede de telefonia.

Integração

Com o VoIP, também é possível fazer a integração das suas chamadas com outras diversas ferramentas que vão ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe, como CRM, ferramentas de prospecção e outros diversos sistemas.

Assim, é possível otimizar a relação com funcionários e clientes e aumentar a produtividade do seu time. Esses recursos também vão ajudar sua equipe a traçar o público alvo do seu negócio e buscar mais clientes em potencial.

Além disso, na Nvoip você faz a integração de API de voz e SMS de forma completamente gratuita. A API da Nvoip é compatível com qualquer linguagem, e pode ser integrada com diversos sistemas.

Instalação

Enquanto a rede analógica de telefonia depende da localidade e da instalação de cabeamento para seu funcionamento, a ligação VoIP necessita apenas de internet estável e um dispositivo com capacidade de registrar o VoIP. 

Assim, você economiza na instalação e manutenção de equipamentos e reduz a possibilidade de ruídos na chamada por causa de interferências exteriores, como cabos defeituosos e instalações mal feitas.

Conclusões

Além dessas vantagens, o VoIP oferece diversos outros recursos como gravação de chamadas, videoconferência, URA, escalabilidade, entre outros. Esses recursos só estão disponíveis na rede analógica em planos com tarifas muito altas.

Portanto, mudando para a tecnologia de ligação VoIP, você vai poder realizar chamadas com tarifas muito mais baixas e adquirir diversas outras vantagens que vão ajudar a aumentar a produtividade do seu time e profissionalizar o seu negócio. Isso tudo sem gastar mais que o necessário.

Se quiser saber mais sobre esse recurso, acesse nosso artigo completo sobre VoIP.

Ficou interessado em aderir a ligação VoIP no seu negócio? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Telefonia virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email