Livia Nonato

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A importância dos ramais para a sua empresa

Com certeza você busca tornar a comunicação da sua empresa mais eficiente, certo? Mas, para isso, é preciso conhecer muito bem as necessidades de atendimento do seu negócio. E existem alguns recursos para te ajudar nesta missão. Um desses recursos importantes para as empresas otimizarem seu atendimento, são os ramais.

Existem algumas opções de aparelhos para implementar os ramais ao seu negócio e tornar ainda mais eficaz a comunicação. Quer saber mais? Hoje vamos falar sobre isso.

Se o seu negócio cresceu, a estrutura também precisa, não é?! Pois é, isso ocorre com bastante frequência no mundo corporativo. E esse fato comum acaba fazendo bastante diferença para as telecomunicações.

Então, imagine se a cada novo colaborador, você também tivesse que solicitar uma linha telefônica. Isso geraria um grande impacto no seu financeiro. Em casos como este, o ramal é a solução mais adequada.

Nesse sentido, além de ser mais econômico, eles também evitam que você gaste muito tempo adaptando a estrutura. Hoje, existem meios modernos de usar esse sistema. E, como consequência, você vai aproveitar dos muitos benefícios deste sistema telefônico.

Sendo assim, vamos conhecer agora um pouco mais sobre esse tema e a importância dos ramais para a sua empresa. Continue a leitura.

O que são os ramais?

É bem comum confundir o conceito de ramal com extensão. Então, vamos começar pelas definições. A extensão é, como o próprio nome sugere, a ligação entre pelo menos dois aparelhos conectados a uma mesma linha. Mas a particularidade desse tipo de sistema é que ele não dá autonomia para os aparelhos. Sendo assim, quando um está em ligação, o outro não pode atender e nem receber chamadas.

Já com os ramais, o funcionamento é um pouco diferente. A telefonia por ramal é um sistema que faz as ramificações das suas ligações. Sendo assim, ao pé da letra, estamos falando que a chamada parte de uma central e é direcionada a um ramal específico. Ou seja, o sistema faz a conexão com outros pontos telefônicos.

A principal diferença para as extensões é, de fato, contar com uma linha subdividida e independente. Dessa forma, os aparelhos conectados funcionam simultaneamente atendendo à ligações distintas.

Nesse sentido, vemos com frequência ramais sendo utilizados em call centers e instituições de grande porte. E isso se deve às facilidades logísticas e econômicas desse tipo de sistema.

PABX virtual

É viável um sistema de ramal telefônico?

Hoje, os ramais são adaptáveis à todas as empresa, independente do tamanho. E essa viabilidade acontece porque a tecnologia possibilitou o uso de ferramentas digitais, Cloud Computing e outros sistemas virtuais para o uso de ramal telefônico.

Sendo assim, você pode analisar qual o formato mais indicado para as necessidades de atendimento do seu negócio.

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A distribuição desse sistema pode ocorrer a partir de uma central de telefonia ou por um PABX. E ainda há a possibilidade de utilizar ramais por meio de uma plataforma VoIP.

Sendo assim, você pode integrar a comunicação entre a sua empresa filial e a matriz, por exemplo. E isso significa dizer que não é mais necessário que os ramais estejam todos no mesmo lugar físico. Seja um escritório ou área de atendimento.

Essa abertura moderna para o uso dos ramais é mais um das suas grandes vantagens. Assim, você consegue se adaptar a uma série de mudanças inclusive quando falamos sobre estrutura.

E presenciamos isso este ano, com as transformações na dinâmica de trabalho que surgiram a partir do isolamento social, quando muitas empresas precisaram operar em home office, por exemplo.

Como utilizar os ramais em sua empresa

Existem algumas possibilidades de otimizar o uso de ramais em sua empresa. Um destes meios é a URA. Esse é um sistema que funciona como uma central telefônica e faz o gerenciamento das suas chamadas.

Ou seja, as ligações chegam ao seu atendimento automático e são direcionadas pelas filas de espera. Na sequência, a ligação do seu cliente chega ao ramal do setor ao qual ele quer falar.

A URA pode ser usada através da tecnologia VoIP. O que gera uma grande redução em seus gastos, além de modernizar o seu sistema.

Então, você consegue dar um tom profissional ao seu atendimento e ainda contar com um número ilimitado de usuários conectados à sua URA. Na Nvoip, por exemplo, você pode avaliar o plano que atende melhor as suas demandas.

Uma característica comum dos ramais é a retenção das chamadas simultâneas. Assim, você não perde nenhuma ligação, mas, se necessário, a encaminha para a espera – como acontece na URA.

Sendo assim, a sua linha telefônica não aparece como ocupada. E isso evita a evasão no atendimento ao cliente e pode gerar uma maior satisfação com os seus serviços.

O PABX é outra forma de uso dos ramais. Nesses aparelhos, que podem ser físicos ou em nuvem, você interliga os ramais necessários de acordo com a quantidade disponível no modelo.

Então, optar pelo PABX Cloud também é uma boa escolha. Visto que ele é escalável, o que significa dizer que você pode adicionar mais ramais ao sistema conforme for aumentando a necessidade.

A importância dos ramais para a telefonia da sua empresa

Agora que você já sabe o que é e quais as possibilidades de uso, vamos falar sobre a importância desse sistema. O benefício principal desse recurso para empresas é dar mais agilidade ao atendimento. E isso de forma automática ou rapidamente feita pelos seus atendentes.

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Inclusive, as vantagens que os ramais trazem para a comunicação interna da sua empresa, quando você os usa através do VoIP, são inegáveis.

Por exemplo, caso um atendente precise se comunicar com outro setor, você não paga por isso. A grande maioria das operadoras VoIP não cobra por ligações internas ou entre filiais e matriz.

Assim, apenas discando os poucos números de identificação do ramal, a comunicação entre seus colaboradores se estabelece. Sendo assim, além do custo zero, você terá mais produtividade no seus processos internos.

Outro benefício desse sistema é a facilidade de implementação. Nesse sentido, quando você escolhe usar uma URA, não precisa se preocupar com milhares de cabeamentos chegando a sua empresa.

E isso porque a ativação de um usuário no sistema é feita rapidamente e não precisa de uma grande estrutura física. Basta você ativar na sua plataforma e ajustar o aparelho que receberá o ramal.

Com modelos mais completos de PABX, você ainda pode fazer conferências e videoconferências entre os colaboradores conectados. Assim, em uma reunião você pode incluir ou retirar um ramal da chamada. Portanto, você agiliza processos de comunicação.

O uso de uma plataforma VoIP também te oferece essa importante função. Poupando tempo de deslocamento físico e reduzindo os seus gastos com telefonia. Melhor ainda, você conta, ainda, com todo o registro das suas chamadas para consultas.

Considerações finais

Viu só como é importante o uso de ramais para profissionalizar a sua comunicação empresarial? Pois é, agora você já sabe um pouco mais sobre as alternativas para implementar esse serviço na sua empresa. Então, não perde tempo e tire suas dúvidas com um dos nossos consultores.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado. Continue acompanhando o nosso blog para saber todas as novidades do mundo VoIP. Até a próxima.

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