Relatório de ligações
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Relatório de ligações: alavanque os resultados de sua empresa

A telefonia ainda é um canal de comunicação essencial para o bom funcionamento de um negócio. Apesar da modernização da comunicação com a internet, as ligações ainda são priorizadas em diversas situações, pois esse contato é mais rápido e pessoal. Muitas vendas são realizadas por meio de ligações. E quando há algum tipo de problema, é ao telefone que o cliente recorre para uma solução imediata. Por isso, ter acesso a relatório de ligações com informações detalhadas sobre cada uma de suas chamadas pode mudar seu negócio.

Quer saber como? Então fique atento. Vamos te dar alguns insights importantes nesse texto. 

Relembrando o que é VoIP

Antes de explicar sobre relatório de ligações temos que entender o conceito de VoIP. Se por acaso você ainda não saiba, ou tenha apenas esquecido. Isso porque vai ser a partir dessa tecnologia que vamos ter acesso ao relatório de ligações. Então, vamos lá!

Atualmente os recursos na nuvem estão cada vez mais comuns. Por exemplo, uma ligação feita através do WhatsApp, ou ainda uma simples verificação de saldo no aplicativo do banco. 

cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que usa integralmente a estrutura já existente da Internet. Isso sem custos adicionais de equipamentos para quem utiliza. Desse modo, reduz os custos e amplia o acesso por meio da rede mundial de computadores. Assim se tornando uma grande aliada das empresas. Por esses e diversos outros motivos que utilizar a telefonia em nuvem está cada vez mais em alta. 

A telefonia em nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia. Ela funciona transferindo toda sua rede de telefonia para a Internet. Como utiliza a Internet já instalada na empresa, não precisa de nenhuma outra estrutura, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos.  

Agora que você já sabe o que é o VoIP, e o quanto ele é importante para modernizar seu negócio vamos ao próximo tópico.

Como funciona o relatório de ligações da NvoIP?

Nos dias de hoje são várias as ferramentas de gestão de negócios. Muitas delas ainda são pouco exploradas pelo mercado. É assim com o relatório de ligações. Essa ferramenta aprimorada pelo sistema pode ser o recurso que você precisa para acompanhar o desempenho de sua equipe e fazer com que ela fique cada dia mais produtiva. 

Mas você deve estar se perguntando como ter acesso a esse relatório e quais informações ele fornece. No painel inteligente da NvoIP, você gera esses relatórios com informações detalhadas sobre cada uma de suas ligações, sejam elas completadas ou não, e em tempo real. Se você preferir, também pode ter acesso aos ramais de cada um de seus colaboradores, ou setores.

Nesses relatórios têm as seguintes informações: dia e horário em que as chamadas foram efetuadas, duração da ligação, quantas ligações foram feitas, recebidas, não atendidas, perdidas. Além disso o preço também fica visível. 

E se precisar de ter acesso às gravações das ligações, elas também estão disponíveis. Dessa forma fica mais fácil monitorar o desempenho da sua equipe. Além do mais, quando você quiser pode exportar seus relatórios de ligações, tanto em PDF como em CSV. 

Contudo, o primeiro passo que você deve dar para trabalhar com essa tecnologia é contratar uma operadora de telefonia VoIP. Se ainda não contratou nenhuma, nós temos um artigo que pode te ajudar nessa escolha: Saiba como escolher uma empresa de VoIP para seu negócio.

Vantagens do relatório de ligações

Ter controle de quanto tempo e que tipo de ligações os seus funcionários costumam fazer é fundamental para evitar a falta de produtividade de sua equipe. E para essa questão a telefonia em nuvem tem a solução. Acompanhar os dados das chamadas feitas pelos colaboradores da sua empresa é mais um dos grandes benefícios possibilitados pelo VoIP.   

Com esse acompanhamento os funcionários ficam mais comprometidos com o trabalho e a empresa fica tranquila por saber que eles estão focados em suas demandas e metas. A partir desses dados também é possível entender os pontos fortes e fracos do seu time de vendas. E assim analisar a quantidade de atendimentos telefônicos. Além de poder monitorar quando é necessário realizar novos treinamentos. 

Essa é uma pequena amostra das vantagens que a telefonia VoIP traz para sua empresa. Recursos que estavam disponíveis apenas para grandes corporações, estão agora acessíveis para empresas de qualquer tamanho. Tudo isso para impulsionar seu negócio. 

Porque preciso do relatório de ligações na minha empresa? 

Para muitas empresas, saber a quantidade, o custo e a duração das ligações feitas por cada ramal é uma informação muito importante.  

E dependendo do perfil do negócio, é fundamental que esses indicadores mostrem os custos de uma pessoa, ou área com telefonia. Dessa forma podem ser medidos os custos da área, ou mesmo serem referências de produtividade.  

O relatório de ligações é importante também quando lidamos com os setores de telemarketing ou cobrança. Pois manter um histórico de quem já foi abordado e fazer um acompanhamento de quem ainda precisa receber ligação é fundamental. Isso otimiza os resultados e evita o constrangimento de ligar duas vezes para o mesmo cliente. 

Além disso os relatórios permitem a correção das estratégias no curto prazo, tanto de forma geral, como analisando a performance individual dos atendentes. 

Algumas empresas optam por esses documentos ficarem nos dashboards dos operadores. Isso para mostrar o andamento de suas performances em relação às metas estipuladas para a campanha vigente. Dessa forma são dados direcionamentos para que os objetivos sejam conquistados. 

Já considerando o foco gerencial do setor, se o índice de resoluções no primeiro contato estiver diminuindo, tais relatórios podem permitir que o gestor atue rapidamente alterando as ações do time. 

O que é API e como utilizá-la? 

API (Application Programming Interface), ou em livre tradução Interface de Programação de Aplicação, é um conjunto de instruções que possibilitam a integração entre dois sistemas. 

Com a API da Nvoip, você pode extrair relatórios de ligações, fazer ligações de dentro do seu aplicativo ou software, de forma simples. Com ele também é possível editar dados da sua conta. E o mais importante: o uso da API é gratuito. Ficou interessado? Então acesse a documentação da API

Espero que esse texto tenha auxiliado a ver a importância do relatório de ligações em sua empresa. E que a partir dessas informações e dicas, seu negócio melhore exponencialmente.

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