Rastrear chamadas
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Rastrear chamadas: saiba a importância para sua empresa

Nos dias de hoje são várias as ferramentas de gestão de negócios para facilitar processos nas empresas. Uma delas consiste em rastrear chamadas. Saber de onde veio uma ligação é uma importante informação. Afinal cada ligação pode ser uma oportunidade única de um novo contrato. 

Por isso o foco desse artigo é te mostrar a importância de rastrear chamadas. Quer saber mais? Então esse texto foi feito para você! Acompanhe! 

O que é o rastreamento de chamadas? 

Quem está ligando, de onde está sendo feita a chamada e quantas vezes já ligou são questionamentos comuns a gestores. Afinal, de onde estão vindo os clientes? Essas e algumas outras informações podem ser esclarecidas a partir da ferramenta de rastreamento de chamadas. 

Essa ferramenta já existe e é utilizada por diversas empresas. Ela se mostra muito eficaz e cumpre um papel essencial na gestão de chamadas

Também conhecido como call tracking, os softwares que rastreiam chamadas geram soluções principalmente para a área de marketing e vendas. Softwares de rastreamento de chamadas aprimoram o desempenho do telefone e transformam ligações em dados para os analistas do sistema. Tudo isso através da mensuração de leads telefônicos

Rastrear chamadas, em suma, é um mecanismo criado para saber de onde está vindo cada ligação. Ele é feito com base no reconhecimento de qual número foi discado para realizar a chamada. 

Além disso ele é um meio de mensurar quais canais de comunicação estão gerando mais chamadas. E recolher informações significativas que possam causar insights para os gestores. Ou seja, os dados coletados ao rastrear chamados são relevantes para uma boa administração da empresa.  

Como o rastreamento de chamadas funciona? 

Ao rastrear chamadas uma função importante é desempenhada: mensurar quais campanhas do marketing estão gerando leads telefônicos. Ficou confuso? Vamos explicar melhor. 

Quando uma ligação é realizada e sua empresa recebe determinado telefonema, o sistema de rastreamento de ligações detecta a partir de qual número a ligação foi realizada. Dessa forma, é possível já identificar qual ação do time de marketing gerou aquela chamada. 

Agora a dúvida é em torno da funcionalidade desse sistema?  

Vamos te mostrar então quais os benefícios e vantagens que um sistema de rastreamento de chamadas pode proporcionar a sua empresa. 

Vantagens ao rastrear chamadas 

O rastreamento de chamadas não é uma novidade. Mas, com o passar do tempo, essa ferramenta foi se aperfeiçoando. Algumas funções foram incluídas no sistema para dar mais e melhores soluções às empresas que utilizam do telefone no seu dia a dia.  

Quando falamos de rastrear as chamadas telefônicas, podemos destacar como uma das principais vantagens poder descobrir por meio de qual veículo de comunicação a pessoa entrou em contato com o número telefônico da empresa. E, ao mesmo tempo, criou interesse por efetuar a ligação. 

Ou seja, você vai poder analisar o desempenho das equipes de marketing. Esse setor vai saber no que está acertando e no que está errando. Assim, vai dar foco no que gera resultados e vai mudar ou excluir o que não traz o retorno esperado. 

Uma outra vantagem que rastrear chamadas proporciona é que é possível economizar a partir disso. Isso porque antes, era gasto dinheiro com uma mídia ou campanha que não gerava retorno. Agora, tendo controle sobre os resultados, o investimento é direcionado para onde faz a empresa lucrar. 

Além disso essa ferramenta gera praticidade e rapidez no atendimento. E como bem sabemos, tempo é dinheiro. Isso acontece pois quando o cliente ligar, já vai ser direcionado corretamente e respondido. 

E-mails e outros tipos de mensagem costumam demorar um pouco mais. Com o rastreamento de chamadas, a chance de transformar as ligações em vendas se torna muito mais alta. 

Como consequência, do rastreamento de chamadas temos melhores as campanhas de marketing, que se adequam ao que os clientes querem ver ou ler. Gerando assim mais e melhores leads. 

Call Tracking para Click To Call 

Primeiramente você sabe o que é Click To Call? Nós te explicamos! Essa é a funcionalidade que torna as chamadas online mais práticas. Normalmente no site das empresas que disponibilizam esse recurso existe uma “caixinha” escrita “Ligue agora” ou algo do tipo. Ao clicar nessa caixa, o cliente realiza uma ligação direta para a empresa, sem precisar utilizar um telefone fixo ou móvel. 

Identificando a origem dessa chamada, você também vai ter a opção de saber se as campanhas de marketing estão funcionando. Quanto maior o volume de ligações, geralmente melhor ficam os resultados no Google. E consequentemente torna maior a visibilidade da empresa.  

Entenda como configurar essa identificação de ligação por Click To Call aqui

Nvoip pode te ajudar 

Primeiramente, se você ainda não sabe, é importante você saber quem nós somos. A NvoIP é uma plataforma de telefonia VoIP que oferece funcionalidades capazes de modernizar a área de atendimento ao cliente da sua empresa.  

Disponibiliza serviços que trazem os benefícios como controle dos custos, tempo de cada ligação e valor gasto em cada chamada. Além disso, você consegue saber qual ramal da empresa estava na chamada. E também é possível ter acesso a todas as gravações de ligações. 

Agora quer saber como podemos te ajudar? A gente explica! A Nvoip entrega os números virtuais que você precisa para manter seu rastreamento de chamadas funcionando. Os números disponíveis são de várias cidades do Brasil e alguns de outros países.  

Ao todo são mais de 8000 cidades ao redor do mundo. Com isso, você consegue disponibilizar números diferentes. E se quiser até de outros estados que você tem interesse, em redes diferentes. 

Além disso, a Nvoip oferece gratuitamente alguns recursos essenciais para efetivar o rastreamento de chamadas, como gravação de ligações, Click To Call para o seu site e Histórico de Ligações.  

Dessa forma, você vai ter total controle de quem te ligou, de qual número, além de saber o momento da ligação e qual foi o tempo de duração. Dentre vários outros benefícios. 

Por fim nos queremos saber se você gostou desse artigo. Espero que depois de ler nossas explicações, dicas e observações você tenha entendido o quanto o rastreamento de chamadas pode fazer a diferença na sua empresa.  Quer continuar adquirindo conhecimentos parecidos para ajudar no crescimento do seu negócio? Que tal ler então sobre gestão de ligações?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email