Short Code o que é
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Short Code, o que é?

Short Code: o que é?

A cada dia que passa o SMS está mais comum nas empresas. São inúmeras suas funcionalidades, que passam por cobranças, lembretes, avisos, promoções e diversas outras. Essa forma de comunicação perdeu folego para o uso pessoal, mas agora vem ganhando o mercado empresarial.

Com 230 milhões de smartphones no Brasil atualmente, todos contam com o serviço de SMS. O que significa um grande alcance para qualquer campanha. Mas antes de contratar uma ferramenta de envio de mensagens, é necessário saber que há tipos de envio de SMS. O principal deles é o short code.

A intenção deste artigo é explicar o que essa expressão significa e como ela pode ser útil para o seu negócio. Confira!

Explicando o que é o Short Code

O short Code (que também pode ser chamado de código de acesso de SMS) é um número de envio curto, normalmente com cinco ou seis dígitos. Como exemplo temos (282-82). Ele é utilizado para enviar e receber mensagens de texto, SMS (linkar texto o que é SMS) e MMS, no lugar dos números padrão (ou longos) de dez dígitos.

Essa sequência de números é frequentemente usada pelas empresas para permitir que os clientes escolham por suas campanhas de SMS, serviços de alerta ou participem de competições por SMS.

História do Short Code

O código curto foi uma das primeiras linguagens de programação de alto nível já desenvolvida para um computador. Diferente de código de máquina, seu o código é representado por expressões matemáticas.

A linguagem foi proposta pelo físico estadunidense John Mauchly em 1949, e conhecida originalmente como Brief Code. No ano seguinte, William Schmitt implementou uma nova versão para o Univac I (primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos), agora com o nome Short Code.

As expressões matemáticas do Short Code devem ser convertidas manualmente para a execução. Os elementos de uma expressão são representados por códigos de dois caracteres, e então agrupados em conjuntos de seis códigos. Com o agrupamento, formam então palavras de doze bytes, de acordo com a arquitetura do BINAC (Binary Automatic Computer, um dos primeiros computadores eletrônicos) e do Univac.

Long Number x Short Code

Além do short code, existe também um outro tipo de envio de SMS. É o long number, que como o nome diz são números de telefones longos representado por números iguais ao a de uma linha normal, ou seja, dez números. Este formato de envio é de uma forma pirata, por isso evite esse sistema que não traz credibilidade alguma para suas campanhas.

É muito fácil diferenciar long number de short code. Se você olhar a caixa de mensagens de seu celular vai saber diferenciar o SMS que vem das empresas não oficiais que usam chips de celulares comuns para disparar mensagens em massa.

O emissor legalizado tem até seis dígitos. Já o da “chipeira” é identificado como um número de celular comum, de dez casas. Isso porque, elas têm até mil chips com números diferentes de telefone. Sendo assim, é muito difícil escolher por não receber as mensagens quando o serviço de campanha SMS é feito dessa forma. Bloquear também não é a melhor solução, já que são centenas os números usados nessa prática.

Principais vantagens do Short Code

O Short Code, além de ser uma ferramenta bastante flexível e democrática, pode ajudar o empreendimento em muitos aspectos. Desde a realização de pesquisas de mercado até o procedimento de recuperação de crédito. Isso porque um sistema que realiza esse disparo, permite manter um contato direto, barato e eficiente com a sua base.

Como o short code é uma ferramenta bastante flexível, ela pode ajudar a empresa em diversos aspectos. E aí você pode adaptar o seu uso conforme os seus objetivos. É importante destacar que essa estratégia não substitui ligações e/ou contatos presenciais. É mais adequado dizer que ela vem para acrescentar. Uma grande aliada quando você está procurando mais resultados com determinadas ações.

Agora confira as principais vantagens que essa ferramenta proporciona.

Maior acessibilidade

Praticamente todas as pessoas têm um telefone celular, mesmo dos modelos mais antigos, que não são smartphones. Por isso, apesar do crescimento no uso das redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp ser evidente, é preciso pensar além. Meios de alcançar o público que não usa essas ferramentas.

O SMS em massa é uma ótima alternativa para garantir que a sua empresa mantenha o contato com todos os públicos, pois até quem usa as tecnologias mais modernas continua recebendo essas mensagens em seus aparelhos normalmente.

Envio mais rápido

O envio de mensagens através do short code é bem mais ágil. A entrega ao destinatário acontece quase que imediatamente. Isso acontece porque o seu tempo de transferência é mais rápido quando comparado ao long number.

Redução de custos

Atualmente quem não pensa em economizar? Por isso uma das maiores vantagens do SMS é que ele tem um baixo custo. Por isso ele se torna um ótimo meio de comunicação com os clientes. Com poucos cliques, a empresa consegue atingir milhares de pessoas, investindo um valor baixo por mensagem. 

Ao comparar a outros meios de comunicação, o custo-benefício fica ainda mais evidente. Por exemplo, enviar cartas tem custos com impressão, envelopes e taxa de entrega. As ligações demandam custos com telefonia e mais tempo despendido pelos atendentes para conseguir efetivar a ligação e conversar com o cliente — que pode não atender a chamada. 

O envio de SMS em massa garante que a mensagem seja recebida, com um menor custo e sem exigir muito tempo dos colaboradores, permitindo que eles foquem em outras atividades importantes para a empresa.

Maior percentual de entrega

Como já mencionamos acima, a taxa de entrega de mensagens através do short code é muito significativa, chegando a praticamente 100%. Isso garante que a sua campanha gere muito mais resultados e atinja o objetivo determinado por você.

Melhor impressão ao cliente

Ao enviar o SMS, o contato vai receber a informação que você quer repassar, sem que isso se torne invasivo. Caso tenha interesse, ele pode entrar em contato, retornando a mensagem ou ligando para a empresa. Nos demais casos, a empresa fica sem resposta, mas também não vai ter causado incômodos. 

Dessa forma, adotar essa estratégia causa uma impressão melhor ao cliente. Além disso, quando o contato trata de pendências financeiras, com a mensagem de texto o cliente fica menos constrangido durante a ação de cobrança implementada pela sua empresa. Isso, sem dúvidas, facilita a manutenção de um bom relacionamento após a regularização da dívida.

Maior credibilidade

Infelizmente, são comuns os golpes realizados via ligação ou mensagem de texto provenientes de linhas móveis desconhecidas. Por isso, quando o número do remetente do SMS é semelhante ao de um celular normal (dez dígitos), é comum que gere certa desconfiança no destinatário. O que não acontece ao usar o short code.

Comunicação interna eficiente

Além da comunicação com os consumidores, grandes empresas que contam com o método de SMS short code, podem utilizá-lo também para o contato com os próprios colaboradores. Avisos de ações internas, recados importantes e interação com os funcionários são algumas das possibilidades. 

Indo além dessas vantagens, a exigência das operadoras e da Anatel, é que o envio seja feito por short code. Essa é inclusive a forma de envio oficial, sendo utilizada por bancos, pelas próprias operadoras e pelo SGP (software para políticos e candidatos).

Gostou desse artigo? Espero que tenha sido útil para desvendar o que é short code, qual sua utilidade e suas principais vantagens. Que tal complementar essa leitura? Clique aqui e leia sobre o Perfil do Cliente Ideal.

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