Janyne Gomes

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Telefone convencional x telefonia digital: qual o melhor?

Para uma boa comunicação corporativa, é importante escolher uma central de telefonia de qualidade sem gastar muito. Hoje, o mercado oferece diversas opções nessa área, como o telefone convencional e a telefonia digital.

Apesar de disponibilizarem as mesmas funções básicas de contato com cliente através do telefone, essas duas tecnologias divergem em muitas características.

No post de hoje, vamos explicar as principais diferenças entre esses sistemas e quais os benefícios que cada um oferece na comunicação empresarial, mas antes, vamos explicar melhor como funciona cada uma dessas tecnologias.

Dessa forma, vai ficar mais fácil escolher o melhor modelo de telefonia para a sua empresa, considerando as vantagens e custo-benefício de cada um deles.

E aí, ficou curioso? Então continue a leitura.

O que é um telefone convencional?

O telefone convencional é um aparelho feito para realizar ligações através da telefonia analógica.

Graças a tecnologia do telefone convencional, foi possível transformar mensagens de voz em dados analógicos, transmitidos pela rede convencional.

A telefonia analógica funciona por meio de cabeamento e uma estrutura física, responsáveis por conectar seus usuários às centrais telefônicas.

O sistema de cobrança da telefonia convencional é baseado em taxas que variam pelo tempo de ligação, tipo de aparelho e distância dos pontos de chamada.

Suas vantagens exclusivas de profissionalização vão depender do plano contratado. A maioria das vantagens, no entanto, só estão disponíveis nos planos mais caros.

O telefone convencional também tem capacidade de realizar ligações através da telefonia digital.

Para isso, é necessário um ATA (Adaptador para Telefone Analógico). Conectando o telefone convencional a esse dispositivo, é possível realizar chamadas pela rede IP.

O que é telefonia digital?

A telefonia digital, como o nome já deixa a entender, é uma tecnologia com capacidade de transferir chamadas telefônicas por meios digitais. Ou seja, pela internet.

Com a telefonia digital ou em nuvem, é possível transformar os dados analógicos de voz em dados digitais.

Isso só foi possível graças ao VoIP (Voz sobre IP), sistema baseado na Computação em Nuvem. Essa tecnologia é responsável por armazenar os dados da ligação e permitir a transmissão de chamadas a nível mundial.

O VoIP se popularizou nas redes sociais ao permitir ligações de áudio e vídeo gratuitas. Atualmente, muitos aplicativos de redes sociais oferecem essa opção.

Por suas vantagens, essa tecnologia também está sendo cada vez mais integrada ao meio corporativo.

Hoje, a telefonia digital depende apenas de uma conexão estável de internet para realizar uma chamada de qualidade.

Além disso, esse modelo de comunicação costuma oferecer diversos benefícios quando comparado ao telefone convencional.

Segundo analistas de mercado, acredita-se que a telefonia digital causará o desaparecimento por completo do modelo atual de ligações e dos sistemas convencionais de telefonia.

Mas como é possível adotar essa tecnologia na comunicação empresarial sem utilizar um telefone convencional e um ATA?

Aparelhos de telefonia digital

A telefonia digital realiza chamadas através de aparelhos e softwares VoIP como telefone IP, PABX, webphones e softphones.

O telefone IP é um aparelho criado especificamente para realização de chamadas pela internet.

Ele tem aparência do telefone convencional, mas realiza chamadas através de uma rede de dados. Além disso, oferece outros benefícios tecnológicos, como gravação de ligações.

PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que significa troca automática de ramais privados.

Esse sistema atua como uma central telefônica, integrando a rede telefônica a uma única interface e cortando a necessidade de várias linhas telefônicas.

O PABX é uma tecnologia que pode ser tanto analógica quanto digital, mas vale lembrar que cada um tem características diferentes dependendo da operadora e do plano escolhido.

Já o softphone e o webphone se caracterizam por sistemas com capacidade de emular um telefone no computador, celular ou tablet.

Enquanto o softphone é um software criado especificamente para essa finalidade, o webphone não precisa de instalação no computador.

Ambos, no entanto, tem capacidade de simular um aparelho em equipamentos tecnológicos VoIP para realizar chamadas.

Para saber mais sobre a telefonia digital, acesse nosso artigo completo.

O que esses dois sistemas têm em comum?

A telefonia digital e o telefone convencional são ótimas formas de garantir uma comunicação de qualidade com seu consumidor.

Tanto o telefone convencional quanto a telefonia em nuvem oferecem a possibilidade de chamadas internacionais, bloqueio de ligações, identificação de chamadas, encaminhamento de chamadas, chamadas em espera e correio de voz.

Existem outros benefícios similares entre os dois sistemas, mas sua adesão nas chamadas vai depender do tipo de plano contratado.

No entanto, por utilizarem tecnologias diferentes, o modelo analógico e o modelo digital tem características únicas.

Com objetivo de ajudar nossos leitores a identificarem o melhor sistema para o próprio negócio, vamos separar as principais diferenças entre os dois sistemas em tópicos.

Dessa forma, vai ficar mais fácil comparar os dois formatos de telefonia, com objetivo de identificar qual a melhor opção para o seu ambiente empresarial.

Telefone convencional: vantagens

Independência

O telefone convencional apresenta vantagens de independência em relação à energia elétrica.

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Isso porque, por ser um sistema estruturado através de cabeamento, esse aparelho não precisa necessariamente de eletricidade para funcionar.

Ou seja, mesmo quando a luz acaba, o telefone convencional continua operando normalmente.

Por isso, ele apresenta uma vantagem em relação à telefonia digital.

A telefonia digital depende de uma conexão de rede estável para a realização de chamadas de qualidade. No entanto, sem eletricidade, não há internet.

Sem eletricidade ou uma rede de conexão estável, a telefonia digital pode ficar prejudicada em comparação ao telefone convencional.

Portanto, vale a pena levar em consideração esse quesito caso sua empresa esteja geograficamente localizada em lugares com muitos picos de luz.

Esse tópico na telefonia analógica é relativo, pois vai depender também do tipo de telefone convencional realizado para a chamada de voz. O aparelho sem fio, por exemplo, geralmente depende de energia elétrica para realizar ligações.

Comodidade

O telefone convencional é a tecnologia que estamos mais acomodados quando o assunto é ligação de voz.

Por ser tecnologicamente superior, a telefonia em nuvem ainda não foi popularizada massivamente, e pode causar estranhamento para pessoas mais antiquadas.

O telefone convencional ainda é o conceito comum quando pensamos sobre telefonia, e muitas pessoas podem acabar achando sua familiaridade um benefício.

Além disso, as operadoras analógicas geralmente trabalham com pacotes de internet, e muitas vezes fazem planos de banda larga em conjunto com o de telefonia.

Portanto, dependendo do preço oferecido para a junção de planos desses dois canais, pode valer a pena economicamente para o seu negócio optar pelo telefone convencional.

Claro que, para ter certeza disso, é importante comparar detalhadamente os preços e os benefícios que cada plano tem a oferecer.

Telefone convencional: desvantagens

Estrutura

Embora não precise necessariamente de eletricidade para o seu funcionamento, o telefone convencional ainda apresenta certas dependências.

Isso porque o telefone convencional utiliza de uma estrutura física e cabeamento para sua utilização.

Ou seja, sem um local determinado e uma infraestrutura de fiamento, fica impossível utilizar esse sistema.

Portanto, antes de optar pela telefonia analógica, é importante levar em consideração o valor necessário para instalação do telefone convencional na sua empresa.

Afinal, a infraestrutura de cabeamento e aparelhos telefônicos pode acabar saindo bem cara, principalmente se a quantidade de aparelhos for muita – o que geralmente é o caso em um ambiente corporativo.

Além disso, um cabeamento mal instalado pode trazer problemas de qualidade e ruídos na chamada.

A manutenção da infraestrutura também pode ficar economicamente inviável, e um atendimento de má qualidade tem potencial para enfraquecer a relação com seu consumidor.

Fidelização

Outra desvantagem em relação à telefonia digital está na fidelização do telefone convencional.

A rede analógica geralmente conta com contratos em seus planos de telefonia que duram determinado período de tempo. Geralmente, quanto maior o período estabelecido, maior o desconto mensal da parcela.

Apesar de ser uma ótima opção para economizar nas tarifas, um contrato de fidelização também pode limitar muito sua empresa.

Isso porque o cancelamento desse tipo de contrato normalmente é economicamente inviável.

Ou seja, caso você não tenha gostado do serviço ou esteja pensando em mudar de operadora, cancelar o contrato de fidelidade antes do tempo determinado pode acabar custando muito caro.

Embora ofereça certas economias em relação à um plano de franquia, geralmente a fidelização não é a melhor opção à longo prazo.

Reclamações

Também é importante levar em consideração a opinião dos consumidores na hora de escolher um serviço de telefonia.

Nesse quesito, a rede analógica é constante alvo de reclamações. As reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no primeiro semestre de 2020 aumentaram 6,6% em comparação com o segundo semestre de 2019.

As reclamações variam, mas a maioria se dá por:

  • demora na execução do serviço;
  • cobrança indevida;
  • cancelamento ou troca de pacote de tarifas;
  • mau atendimento;
  • falta de qualidade de serviço prestado;
  • cancelamento de contrato;
  • falta de qualidade na internet;
  • propaganda enganosa.
Telefonia virtual

Telefonia digital: vantagens

Integração

Entre vantagens únicas da telefonia digital comparada ao telefone convencional, se destaca a integração do VoIP com outros serviços de IP.

Isso é possível porque a telefonia em nuvem é baseada na conexão com a internet. Desse modo, fica muito mais simples incorporar outros sistemas que também usam tecnologia digital.

Nesse sentido, é possível agregar sua telefonia a serviços de SMS, videochamada, mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos.

Com um serviço completamente online, fica mais fácil juntar os meios de comunicação da empresa e oferecer um atendimento integrado omnichannel.

Essa é uma técnica que vem sendo muito utilizada no meio corporativo para aumentar a satisfação do consumidor com a marca.

Além disso, a telefonia em nuvem oferece outros diversos tipos de integração que vão ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente e automatizar o atendimento.

Um exemplo disso é a integração com CRM (Customer Relationship Management), sistema criado especificamente para gerenciar o relacionamento com o consumidor.

Com um CRM de qualidade, todos os contatos e informações dos seus clientes ficam disponíveis por ordem de prioridade em uma única plataforma, independente do canal de contato, o que torna o trabalho do seu colaborador muito mais fácil.

Com a telefonia digital também é possível fazer o uso de sistemas de serviço automatizado, URA, aplicativos para celular e muito mais.

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Agilidade

Com a telefonia VoIP, o gerenciamento das suas linhas telefônicas vai ficar muito mais fácil.

Isso porque esse modelo de rede oferece plataformas de serviço online para o usuário.

Ou seja, com o VoIP, você não precisa ligar para uma central de atendimento toda vez que precisar tirar uma dúvida sobre suas ligações, pois todas essas informações vão ficar disponíveis no seu painel.

Dessa forma, todo o processo de configuração da linha telefônica fica muito mais rápido e automatizado.

O painel da Nvoip, por exemplo, é muito intuitivo, e oferece todas as informações cruciais necessárias para que seus funcionários possam gerenciar as ligações.

O painel oferece informações sobre a ligação, duração da chamada, quantidade de créditos disponíveis e muito mais.

Nele, também é possível alterar diversas configurações nas suas linhas telefônicas por conta própria, sem precisar falar com um atendente.

Além disso, é possível ativar uma linha VoIP em menos de uma hora, sem sair de casa ou do trabalho, enquanto uma linha convencional pode demorar dias.

Ou seja, aderindo ao VoIP, fica mais fácil ficar livre de burocracia e acordos de fidelização.

Com a Nvoip, você pode cancelar o serviço a qualquer momento, sem pagar nada a mais por isso. Ou seja, você só mantêm o serviço se realmente for útil as necessidades da sua empresa.

Tarifas e controle financeiro

Com a telefonia em nuvem, o controle financeiro sob suas chamadas é maior.

Isso porque as tarifas do telefone convencional variam de acordo com a operadora e a distância das chamadas (ligações locais, interurbanas, internacionais e etc).

Com VoIP, essa variação diminui muito, e o custo de tarifas costuma ser muito mais econômico, principalmente quando o assunto é ligação internacional.

Fora isso, por compartilharem a mesma rede, a ligação entre filiais é gratuita. Isso ocorre mesmo que seja entre filiais fisicamente distantes.

A telefonia em nuvem oferece tarifas fixas por um preço mais justo quando comparada ao telefone e, além disso, um maior controle financeiro.

Isso porque, além de gastar muito menos na manutenção e reparo do serviço, a telefonia em nuvem também oferece informações detalhadas sobre o quanto foi gasto em cada ligação.

Essas informações ficam disponíveis no painel automaticamente, oferecendo a possibilidade de visualização imediata e um maior controle de gastos.

Além disso, a ligação é realizada por créditos. Na Nvoip, você coloca uma quantia de dinheiro para realizar chamadas e pode recarregar quando quiser.

Dessa forma, mesmo com uma maior instabilidade nos gastos mensais, você só vai pagar por aquilo que usar. E, ainda, não tem data de “validade” nos créditos que você insere na plataforma.

Ótimo né? Siga a leitura e saiba mais algumas das vantagens da telefonia digital.

Mobilidade

Uma das principais vantagens do VoIP em relação ao telefone convencional é a possibilidade de mobilidade que essa tecnologia oferece.

Diferente do telefone convencional, esse sistema não precisa de uma estrutura fixa para o seu funcionamento.

Dessa forma, seus colaboradores podem atender e receber ligações de qualquer lugar, desde que tenham conexão com a internet.

Para realizar uma ligação na telefonia em nuvem, basta instalar um aplicativo para essa finalidade em seu aparelho de escolha. Essa é uma ótima opção nos tempos de home office.

Além disso, a telefonia em nuvem, por não depender de estrutura física, também elimina a possibilidade de dor de cabeça caso a sede ou filiais da sua empresa sejam transferidas para outro lugar.

Com o telefone convencional, a transferência da infraestrutura de uma central telefônica pode custar fortunas. Na telefonia em nuvem, isso não é um problema.

Outros benefícios

As vantagens de utilizar uma telefonia em nuvem não acabam por aí.

Com essa tecnologia, é possível profissionalizar sua empresa de forma simples e econômica.

Para começar, as chamadas por VoIP contam com criptografia de ponta a ponta, garantindo mais segurança.

Além disso, a Nvoip também oferece a gravação das ligações, disponíveis no painel do usuário. Dessa forma, caso seus funcionários precisem ouvir a chamada novamente por qualquer motivo, é só acessar o sistema.

A Nvoip também oferece relatórios mensais sobre as chamadas realizadas, o que vai ajudar a manter um maior gerenciamento e controle das equipes de atendimento.

Considerações

Em questão de desvantagem, a telefonia em nuvem só oferece os obstáculos citados no tópico sobre vantagens do telefone convencional.

O VoIP é uma tecnologia superior, que veio para revolucionar o modo como realizamos chamadas.

E, com sua popularização, essa tecnologia tende a crescer ainda mais. Estima-se que o mercado VoIP global cresça 3% ano a ano entre 2020 e 2025, segundo estudo feito pelo Precision Reports

Por isso, essa tecnologia é considerada uma ótima opção para substituir o telefone convencional no ambiente corporativo.

Se você quiser saber mais sobre os planos, tarifas e funcionalidades da telefonia VoIP, pode tirar as suas dúvidas com um dos nossos consultores.

Continue acompanhando os artigos da Nvoip e as nossas redes sociais.

Até a próxima.

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