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Livia Nonato

Livia Nonato

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Telefone digital: conheça esse dispositivo e os seus benefícios

A era das revoluções digitais mudou a forma como vivemos. Esse é um processo onde empresas solucionam problemas tradicionais aplicando a tecnologia. Nesse cenário que surgiu o telefone digital. Quer saber mais sobre isso? No artigo de hoje vamos te explicar.

Como o nome sugere, um telefone digital é um recurso criado a partir da fusão da internet com a telefonia.

Ou seja, a telefonia digital é a base para a criação desse aparelho. Aliás, esse é um dispositivo desenvolvido para oferecer mais mobilidade a sua empresa.

Então, ficou curioso? Continue a leitura do artigo e saiba como o telefone digital vai descomplicar a comunicação do seu negócio.

A telefonia digital

Com o formato de trabalho híbrido ou totalmente remoto, muitas empresas perceberam a importância dos recursos virtuais.

Então, a procura por tecnologias desse tipo cresceu significativamente. Sobretudo no contexto do isolamento social.

Mas se você acha que é a telefonia via internet é algo característico desse momento está muito enganado.

Aplicativos de ligação online foram os responsáveis por popularizar esse sistema, o que mais contribuiu com esse movimento foi o Skype, em 2004.

Porém, a tecnologia por trás das chamadas pela internet, conhecida como VoIP (Voice over Internet Protocol), surgiu ainda nos anos 1990.

De forma simples, o que ocorre é a conversão da voz analógica em dados digitais. Na sequência, esses dados são transmitidos pela internet e a sua ligação completa normalmente.

O grande diferencial da telefonia virtual é o fato de oferecer um serviço escalável, que mantêm a qualidade e o baixo custo independente da “volume” utilizado pelo cliente.

Pesquisas do segmento demonstram que você pode atingir uma redução de custos em até 70% em telefonia empresarial ao migrar para o VoIP.

Mas como essa economia acontece? Simples, justamente por ser uma tecnologia digital, os altos gastos com instalação, manutenção e estrutura física são dispensáveis nesse sistema.

Tudo é resolvido de forma online e remota. Além disso, as operadoras VoIP realizam a portabilidade numérica para que as empresas não percam a “identidade” do contato da empresa e nem perca o seu mailing de clientes.

E, ainda, a partir da tecnologia VoIP surgiram outras soluções e funcionalidades em telefonia.

Entre elas, o tema do nosso artigo de hoje: o telefone digital.

O que é um telefone digital?

Você já pensou em viajar e levar o seu telefone fixo junto? Pois é, esse é um dos grandes benefícios de um telefone digital.

Para facilitar que você receba as suas ligações e tenha mais mobilidade com o seu ramal empresarial, criou-se o telefone digital.

Mas vamos entender primeiro o conceito desse dispositivo.

Basicamente, este é um aparelho para ser utilizado online, seja no seu celular, computador ou tablet para que você receba (no caso de um número receptivo virtual) e faça as suas chamadas.

Você também vai encontrar informações e textos se referindo a esse dispositivo como softphone e webphone.

Em resumo, esses são dois modelos para você usar um sistema de telefonia virtual.

Explicando melhor, o softphone utiliza um software para emular um telefone digital. Com uma interface muito similar a um telefone comum.

Só que nesse caso, você precisa baixar um aplicativo para utilizar o seu ramal. Depois de instalado,

Já o webphone é o modelo mais fácil de se usar a telefonia virtual. Basta que você acesse um site ou plataforma na web. E aí pronto! O seu telefone digital está disponível para uso.

Ou seja, independente de você escolher a versão web ou o software, o seu telefone de contato pode te acompanhar onde estiver.

Como falamos acima, esse é um dos recursos relacionado a telefonia virtual. Ou seja, antes de começar a usar o seu telefone virtual, você tem que conhecer melhor os números VoIP.

Então, para te ajudar nisso, vamos te apresentar quais são eles e o que os diferencia. Siga a leitura.

Números VoIP

Quando o assunto é telefonia via internet, assim como na convencional, você tem algumas opções para analisar qual é a adequada às suas necessidades.

Então, se você tá pensando em migrar de uma operadora convencional ou entre empresas de VoIP, a dica é: se informe bem e análise.

Assim, você vai investir nesse serviço com muito mais segurança. Mas, no geral, você vai encontrar os números nacionais e os números virtuais sendo ofertados em empresas de telefonia VoIP.

Para te ajudar a entender as vantagens de cada um e avaliar se é deles que o seu negócio precisa, conheça as características abaixo:

Números nacionais

Os números nacionais são conhecidos popularmente pelos seus prefixos. Esses são os famosos números empresariais 0800 e 4003.

Os Números Únicos Nacionais (NUN) são linhas de cobertura nacional. Ou seja, atendem a ligações de todo o Brasil.

Sendo assim, geralmente estão relacionados a empresas públicas, bancos, call centers e grandes corporações que precisam de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

No entanto, não para por aí, o uso dos NUN tem crescido na iniciativa privada. Principalmente pelos seus benefícios empresariais.

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Atualmente, para qualquer negócio, independente do tamanho, os números nacionais aparecem como uma opção viável. 

E isso ocorre porque as tecnologias virtuais possibilitam um maior acesso. Da mesma forma, o crescimento do e-commerce também criou uma demanda por novas soluções de atendimento e telefonia. 

Como característica comum, os números nacionais oferecem credibilidade a sua marca. Então, para atender a clientes online ou expandir seus negócios, essa é uma boa escolha.

Outra particularidade dos números nacionais é serem do tipo “não-geográfico”. Isso significa que o seu cliente não precisa discar um DDD para fazer a chamada. 

Os NUN’s têm uma diferença significativa, vamos te explicar na sequência. Acompanhe.

Os números 0800

Os números 0800 são especialmente conhecidos pela fácil memorização. Além de serem os queridinhos dos clientes. E tem uma boa razão para isso.

Com um 0800, a ligação é gratuita para quem está fazendo a chamada. Sendo assim, a sua empresa cobre todo o custo da ligação. 

Então, quando um cliente precisa falar com a sua empresa e tem um 0800 como alternativa de contato, essa é uma ótima primeira impressão.

Dessa forma, independente do local, do tipo de aparelho que foi usado para fazer a ligação (móvel ou fixo) e a duração da chamada, o seu cliente não precisa se preocupar com custos. 

No sentido do investimento da sua empresa, cabe avaliar se o seu financeiro consegue manter o pagamento integral das ligações.

E, para isso, você deve estudar a capacidade do seu atendimento e a demanda de chamadas recebidas na sua empresa. 

Com essas informações, você consegue dizer se esse prefixo é uma solução vantajosa para o seu negócio.  

O prefixo 4003

Também há vantagens para os clientes quando falamos do 4003, que é um prefixo mais recente do NUN. Basicamente, a principal diferença é o custo do serviço. 

Com os números 0800, a sua empresa paga toda a ligação, como vimos acima. Já com o 4003 esse valor é dividido com o seu cliente.

Por exemplo, uma chamada para um número 4003 tem o custo de uma ligação local. Sendo assim, o serviço também é mais barato do que manter uma linha convencional.

Dessa forma você não precisa se preocupar com as altas tarifas de uma chamada interurbana, por exemplo. E expande os seus negócios para além da sua região. 

Simplificando isso podemos dizer que, caso a sua empresa seja do Paraná, mas atenda à clientes de São Paulo; por causa do 4003 esse custo é de uma ligação local. Ou seja, como se você também estivesse na capital paulista.

Essa é uma opção bastante lucrativa para empresas que estão em crescimento.

Então, se você ainda tem restrições financeiras para arcar com um 0800, não precisa abrir mão de utilizar um número nacional. 

A escolha pelo 4003 pode ser a solução que a sua empresa precisa.

Assim, você conta com a credibilidade de se fazer presente com um telefone de contato para todo o país. E ainda reduz custos para você e o seu cliente. 

Número virtual

Essa é mais um dos recursos da tecnologia VoIP. Ele permite que você tenha um número de telefone digital ligado a uma região remota.

Um número virtual receptivo, também conhecido como DID, é como se fosse um telefone fixo tradicional. Mas o principal é você não precisa de cabeamentos e uma estrutura física para usá-lo.

E isso porque ele funciona via internet. Sendo assim, ele pode ser usado em qualquer lugar, independente do DDD, basta ter acesso a rede.

Então, vamos entender isso um pouco melhor, o número virtual é a veiculação de um número telefônico comum a uma linha VoIP. Para isso, você o associa a uma determinada localidade.

Assim, a sua empresa que tem sede no Rio de Janeiro (DDD 21), mas tem clientes no Amapá (DDD 96) pode ter um número virtual e receber as ligações do seus clientes normalmente.

A grande diferença é que essa ligação terá o custo de uma chamada local para o seu cliente. Mesmo que você atenda ao seu número virtual estando em São Paulo.

Sendo assim, é um recurso VoIP que acaba com as barreiras geográficas. E, ainda, gera economia para os seus clientes que não terão os encargos de uma chamada interurbana, por exemplo.

E se você pensou que essa era uma solução apenas para o território brasileiro está muito enganado.

O DID possibilita que você tenha um número virtual veiculado a países do mundo todo, só depende da área de cobertura.

Criar um número virtual é uma solução que faz com que a sua marca seja vista e sua cartela de clientes seja ampliada.

E, o melhor de tudo, com um ótimo custo-benefício para isso.

número virtual

Benefícios da telefonia digital

Depois de escolher o seu número VoIP e decidir a melhor forma de usar o seu telefone digital, chegou a hora de você conhecer os benefícios agregados por um sistema de telefonia em nuvem.

Listamos os principais abaixo. Confira!

1 – Garantia na segurança dos seus dados

A segurança de dados pessoais e dos seus clientes é um ponto de atenção. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi reformulada para garantir a segurança em ambientes virtuais.

Atualmente, a segurança da informação é um conjunto de recursos, ações e ferramentas que atuam com o objetivo de garantir a proteção dos seus dados na área da tecnologia.

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E, com esse contexto, você deve dispor desses sistemas e ferramentas que asseguram a sua comunicação corporativa.

E alguns critérios devem ser usados para avaliar a segurança da informação, são eles:

  • atualização constante do sistema de segurança;
  • análise preventiva das ameaças e “ataques” possíveis à plataforma, sistema, produto ou serviço vendido;
  • segurança da rede;
  • avaliação da estabilidade e desempenho.

A telefonia virtual se preparou para isso. As ligações VoIP têm um sistema de criptografia de ponta a ponta.

Assim, você tem os seus dados a salvo com um protocolo digital bem elaborado. Esse protocolo de criptografia impede que terceiros tenham acesso às suas informações pessoais e corporativas.

Então, você passa uma credibilidade maior aos seus clientes, que agora sabem que a telefonia da sua empresa é segura.

Além disso, você conta com suporte técnico e remoto para correções a instabilidades na sua telefonia.

2 – Gravação das ligações da sua empresa

Outro grande benefício do VoIP é a gravação das chamadas. Com um histórico sempre disponível, as ligações da sua empresa ficarão arquivadas no sistema para que você consulte.

Então, com esse registro das chamadas, você poderá monitorar o desempenho da sua equipe.

Essas informações vão te ajudar a identificar uma necessidade de treinamento ou qualificação dos seus colaboradores. Assim, você terá mais recursos para avaliar e melhorar a qualidade do seu atendimento ao cliente.

No mesmo sentido, você poderá coletar feedbacks valiosos dos seus clientes. Por exemplo, com relação às falhas no seu serviço.

O seu cliente também é beneficiado com esse registro telefônico. Ele tem o direito de requerer as cópias das gravações para se resguardar judicialmente.

Além disso, seus clientes terão mais clareza e embasamento sobre uma reclamação. Quando forem recorrer a um gestor do seu negócio sobre um atendimento ruim, por exemplo.

Você pode checar o que foi dito durante a chamada. Depois, pode enviar um parecer sobre as medidas tomadas acerca da reclamação.

Isso demonstra preocupação da sua empresa com os consumidores.

Também é útil caso o cliente se esqueça ou perca alguma informação importante. Sobre os termos de uma negociação, contratação de serviço, etc. Você pode recorrer às gravações e reenviar a ele.

Achou que acabou? Ainda temos mais uns pontos para citar. Continue a leitura do texto.

3 – Mais liberdade para usar o seu telefone digital

A autonomia para decidir como usar a sua telefonia virtual é uma das vantagens do VoIP.

Com uma grande praticidade para o dia a dia, o seu telefone digital pode ser usado em um navegador web – o formato de webphone que te explicamos ao longo do texto.

Assim, você atende às suas ligações enquanto realiza mais de uma tarefa da sua rotina de trabalho. Mas sempre com o seu ramal disponível.

Ou seja, o problema do seu cliente ligar e encontrar a sua linha sempre “ocupada” pode ser evitado.

E como isso funciona? Na telefonia VoIP, o número virtual permite que você atenda à chamadas simultaneamente.

Entre as operadoras de telefonia em nuvem, a Nvoip é a única que permite que você atenda até cinco chamadas simultâneas com o seu número virtual. Você pode acessar o site para conhecer mais sobre os planos e condições da Nvoip.

Se você ativar um serviço de URA é melhor ainda. Com esse recurso, você pode pedir por usuários ilimitados em um sistema de gestão de chamadas.

Ou seja, é uma central telefônica que redireciona o cliente para cada ramal específico da sua empresa.

4 – Sem burocracias e contratos de fidelidade

O telefone virtual como uma das possibilidades de uso do VoIP, naturalmente conta com todas as vantagens dessa tecnologia.

E mais um benefício dos clientes VoIP é não precisar fazer um contrato de fidelidade com a operadora e a forma descomplicada com que você pode usar a sua telefonia.

É comum encontrar operadoras de telefonia que utilizem contratos de longa duração como a única possibilidade de compra e uso dos serviços.

Também que só ofereçam pacotes limitados que não atendam às demandas da sua empresa. 

Estas situações podem impactar na telefonia móvel e fixa, nas ofertas de planos pré e pós-pagos.

Ou seja, podem haver muitas dificuldades no cancelamento dos serviços e até mesmo multa por rescisão.

Caso ocorra uma situação desse tipo, vai acabar elevando os gastos da sua empresa com telefonia. Já com o VoIP, você pode aderir ao serviço sem ficar preso às burocracias.

Assim, você garante a possibilidade de cancelamento ou contrato de outro plano a qualquer momento.

Considerações

Agora você já sabe o que é telefone digital e como essa possibilidade de uso da telefonia VoIP te oferece mais mobilidade.

Também te apresentamos alguns dos benefícios da telefonia virtual como um todo. Se você quer conhecer os planos e tarifas do VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima.

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