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Lívia Amorim

Lívia Amorim

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Telefonia 4.0: Tecnologia e comunicação

Você já sabe que a telefonia não é uma tecnologia nova, mas você conhece todos os avanços tecnológicos que vêm ocorrendo? A telefonia já passou por várias mudanças ao longo dos anos desde quando surgiu em 1875. Desde então, revolucionou a comunicação entre as pessoas, principalmente após a popularização da internet. Hoje, ela encontra-se na quarta geração: conhecida desde 2017 como a telefonia 4.0. Entenda agora a história do telefone e como a internet e telefonia se relacionam.

Um pouco de história faz bem

A telefonia surgiu  por acaso em 1875 quando Alexander Graham Bell, ao fazer experimentos em um telégrafo harmônico, ouviu um ruído inesperado após seu assistente, Thomas Watson, puxar a corda do transmissor. A invenção foi patenteada somente no ano seguinte e a primeira transmissão histórica ocorreu alguns dias depois quando com a primeira transmissão de uma mensagem completa pelo telefone. A célebre frase foi dita por Bell ao seu assistente Watson: “Senhor Watson, venha cá. Preciso falar-lhe.” Assim, começa a história dessa tecnologia que revolucionou o mundo.

O telefone fixo com fio foi o aparelho mais conhecido e popular durante muito tempo. Antigamente, os telefonemas necessitavam de uma intermediação com a central que redirecionava as ligações. Porém, rapidamente o redirecionamento das ligações começou a ocorrer de forma automática.

Cem anos após o surgimento da telefonia, a Motorola desenvolveu um aparelho sem fio para facilitar ainda mais a comunicação entre as pessoas. No entanto, somente no final do século passado a telefonia celular foi implantada para uso.

De lá para cá muita coisa mudou na forma na nossa comunicação por causa da popularização da internet. A sua importância hoje é gigantesca na área pessoal e na profissional nem se fala. Muitas tecnologias foram aprimoradas a partir da internet como é o caso da telefonia que é outro recurso também de extrema relevância para empresas e startups.

Conheça agora o percurso da telefonia, e como essas duas tecnologias se encontraram e se aprimoraram.

Máquina do tempo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a criação da telefonia vamos entender como ela chegou onde está e conhecer as principais evoluções. Assim, você vai entender todos os recursos que a telefonia 4.0 oferece e como fazer para não ficar de fora das novidades que proporcionam economia, qualidade e praticidade.

Telefonia 1.0

A telefonia 1.0 corresponde à primeira geração de telefones que eram 100% analógicos. Essa fase durou, estimadamente, de 1876 até os anos 1960. Nessa época, os sinais de voz eram enviados para uma central manual que os redirecionava para só então serem recebidos no seu destino. Eram as atendentes que discavam o número o qual a pessoa gostaria de ligar. As ligações de longa distância eram possíveis, mas quanto mais longe o destino, mais demorada seria a espera. Isso porque as centrais deveriam se conectar um a outra até chegar ao destino. Por isso, uma ligação poderia levar horas para ser completada.

Telefonia 2.0

Com o surgimento de grandes empresas, surgiu também a necessidade de haver uma comunicação interna de forma mais rápida e barata. Até então, era necessário comprar muitas linhas diferentes só para que seus funcionários conseguissem comunicar entre si.

Nesse contexto surgiu o PABX analógico que é ainda bastante utilizado no Brasil atualmente. Dessa forma, é possível interligar diferentes ramais, facilitando a comunicação interna. Caso você não saiba o que é PABX, veja aqui o post que temos no nosso blog sobre esse assunto!

Telefonia 3.0

Posteriormente, com o surgimento da internet em 1969 as perspectivas de comunicação começaram a se ampliar.  Apesar de ter surgido em 1969 nos EUA, somente em 1987 a internet foi liberada para o uso comercial e, somente cinco anos depois é que surgiram as primeiras provedoras.

No Brasil, no começo dos anos 90, a internet era disponibilizada apenas para pesquisa em algumas universidades. Mais tarde, em 1995 começaram os esforços para popularizá-la para ajudar na área da educação.

Portanto, de lá para cá, vivemos a terceira geração da telefonia que terminou nos anos 2000. A telefonia 3.0 é também conhecida como telefonia digital.

Se antes, a internet era lenta e um recurso extra e opcional, hoje se tornou elemento essencial. Conforme ela foi ganhando espaço e popularidade, conseguimos ampliar os horizontes de comunicação. Assim, chegamos à telefonia 4.0.

Telefonia 4.0

Atualmente, vivenciamos o momento da telefonia 4.0, ou seja, a era da telefonia VoIP – termo em inglês que significa Voice Over Internet Protocol. Nesse modelo, a voz é convertida em pacotes de dados e transmitida através da internet. É o que já ocorre com ligações pelo Skype e Whatspp, por exemplo, bem como nas transmissões de vídeo.

Ou seja, todos já estamos familiarizados com o processo, mas não conhecemos realmente as numerosas ferramentas que temos acesso com a telefonia 4.0. Por isso, se você gostaria de se atualizar, veja quais são os maiores benefícios, não apenas para contactar um familiar que mora longe, mas também para ter economia e praticidade na sua empresa.

Voip: O casamento entre a telefonia e a internet

Atualmente, todo o sistema de comunicação migrou para o ambiente virtual. Assim, o PABX analógico deixa de ser a opção mais atualizada e vantajosa. Hoje, com o PABX Cloud é possível ter acesso a vários recursos como atendimento virtual, ter acesso a gravações, caixa postal, siga-me além de personalizações e outros muitos recursos.

O cloud computing é um recurso que ajuda a melhorar o atendimento ao cliente por fornecer uma gama de recursos e armazenamento na nuvem, além de facilitar a comunicação pelas ligações entre ramais e entre filiais sem nenhum custo extra.

Acima de tudo, é possível ter total controle dos gastos, até mesmo para fazer ligações internacionais. Caso você queira saber mais sobre como realizar chamadas internacionais, leia este artigo no nosso blog e veja quais são as vantagens que o Voip fornece nesse âmbito.

Além de tudo, saiba que não é necessário ter uma pessoa física para acompanhá-lo no caso de qualquer dúvida e no suporte de qualquer problema. Todos os acessos podem ser feitos remotamente, o que proporciona economia de tempo e segurança para o cliente.

Ficou interessado em explorar todos os recursos que a tecnologia VoIP proporciona? Veja esse artigo e entre em contato com a gente!

 

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