Janyne Gomes

Janyne Gomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Telefonia digital

Mesmo com as diversas formas de contato proporcionadas pela tecnologia, o atendimento telefônico ainda é uma das principais formas de comunicação entre empresa e cliente. Porém, esse mesmo avanço tecnológico permitiu que o sistema telefônico se revolucionasse, e foi a partir daí que surgiu a telefonia digital.

Apesar de ser uma das opções mais avançadas e econômicas como canal de comunicação com o público, muitas pessoas ainda não entendem como uma telefonia digital opera e que benefícios ela oferece.

Por isso, no post de hoje, vamos explicar o que é um sistema de telefonia digital, como funciona e quais benefícios ele oferece.

O que é telefonia digital?

Telefonia digital, como o próprio nome deixa a entender, é uma tecnologia que transfere chamadas telefônicas por meios digitais, neste caso, pela internet.

Esse sistema transforma o áudio analógico em dados digitais. Isso é possível graças a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), que utiliza softwares IP para transmissão de voz, fornecendo a possibilidade de chamadas de áudio e vídeo.

O sistema VoIP é baseado na tecnologia de Computação em Nuvem, que armazena os dados da ligação e permite a transmissão de chamadas a nível mundial.

A criação da telefonia digital só foi possível graças a três invenções: o telefone, a Internet e o Protocolo de Internet (IP).

A estrutura da telefonia digital utiliza dispositivos como PABX, telefone IP ou aplicativos para a conexão.

Quando foi inicialmente criado, em 1995, a qualidade do VoIP era precária. Isso ocorria devido à baixa transmissão de dados pela Internet que o sistema digital permitia na época.

Por isso, as ligações tinham qualidade de som fraca, atrasos e muita perda de conexão.

Porém, com o avanço tecnológico e a propagação da internet banda larga, além de recursos tecnológicos desenvolvidos para melhorar a qualidade das chamadas, a qualidade da telefonia digital melhorou consideravelmente.

Atualmente, o VoIP só precisa de uma conexão estável para realizar uma chamada gratuita de qualidade. Graças a ele, atualmente também existe a possibilidade de enviar e receber chamadas de vídeo.

Não é atoa que esse serviço foi popularizado. Hoje, vemos a tecnologia VoIP aplicada em diversos aplicativos, como Skype e Whatsapp.

Segundo analistas de mercado, acredita-se que a telefonia digital causará o desaparecimento por completo do modelo atual de ligações e dos sistemas convencionais de telefonia.

Como aderir uma telefonia digital na sua empresa?

A realização de chamadas pela internet tem se popularizado cada vez mais entre aplicativos de redes sociais e smartphones.

No entanto, o que poucos sabem é que existem outras ferramentas com capacidade de utilizar o serviço VoIP com mais qualidade e profissionalismo.

Inclusive, esses aparelhos realizam chamadas também para a telefonia convencional, o que é uma ótima opção para realização de chamadas a nível empresarial.

Afinal, muitos consumidores ainda utilizam o modelo analógico de telefonia para receber chamadas. E com as tarifas reduzidas do VoIP, fica mais fácil para a empresa economizar nas ligações.

Portanto, um Aparelho VoIP de telefonia serve, principalmente, para realização de chamadas a nível empresarial. 

Alguns tipos de Aparelho VoIP:

Telefone IP

O telefone IP é um dispositivo criado especificamente para realização de chamadas pela Internet.

Ele tem características e aparência de um telefone convencional, mas utiliza uma rede de dados para fazer as chamadas.

Esse aparelho oferece vantagens como gravação de ligações, transferências e identificador de chamadas, além de uma alta qualidade no serviço de áudio.

Com ele, tudo que é necessário para a realização de uma ligação de alta qualidade é uma rede de internet estável.

PABX

PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em português, isso significa “troca automática de ramais privados”. 

Nesse sentido, a ferramenta opera como um provedor, integrando a rede telefônica a uma única interface. 

A integração desse sistema elimina a necessidade de ter inúmeras linhas de telefonia, o que gera uma diminuição de custos. 

Com essa tecnologia, os ramais fazem chamadas gratuitas entre filiais, pois todos os dispositivos estão conectados à mesma rede.

O PABX é uma ótima opção para uma empresa que realiza muitas chamadas e necessita economizar na ligação.

Ele oferece diversas vantagens, como possibilidade de customização, capacidade ilimitada de ramais, fila de chamadas, gravação de chamadas, entre outros.

ATA

O ATA não é um aparelho VoIP propriamente dito, mas sim, como o nome já diz, um Adaptador de Telefone Analógico.

Ou seja, essa ferramenta é um conversor analógico digital.

Com esse dispositivo, é possível transformar seu telefone convencional em um dispositivo VoIP.

Esse adaptador converte o sinal analógico em dados digitais para que a transmissão ocorra pela rede digital.

Dessa forma, você pode realizar chamadas pela internet utilizando uma parelho convencional de telefonia analógica.

Portanto, o ATA é uma ótima opção para migrar para telefonia digital mesmo se sua empresa já tiver toda a estrutura da telefonia analógica. Com ele, você não precisa abrir mão do investimento anterior para adquirir os benefícios do VoIP.

Softphone e webphone

softphone é um software que simula um dispositivo VoIP e realiza chamadas telefônicas no notebook, computador ou tablet.

Esse sistema emula um telefone no seu computador, geralmente com um teclado virtual e aparência de um aparelho analógico.

Com essa ferramenta, você pode realizar e receber chamadas de qualquer lugar através do seu computador. 

Para isso, tudo que você precisa é baixar um softphone no seu dispositivo e contratar uma operadora VoIP para realizar chamadas.

Já o webfone, embora também simule um aparelho VoIP com as mesmas características do softphone, não precisa de instalação no computador.

Ou seja, o webfone pode ser usado de forma totalmente online através da plataforma contratada. Tudo o que você precisa para realizar ligações com essa tecnologia é fazer o login na conta da sua operadora VoIP.

Essas são ótimas ferramentas para quem deseja utilizar uma telefonia digital mas não pode investir em dispositivos ou adaptadores com esse propósito.

Vantagens de uma telefonia digital:

Agora, vamos explicar porque aderir a uma telefonia digital pode ser a opção mais econômica e vantajosa para sua empresa.

Essa tecnologia oferece diversos benefícios e apenas uma desvantagem: depender da internet para a realização de chamadas.

Sem uma internet de qualidade, o serviço pode ficar prejudicado em relação ao sistema analógico, portanto, essa é a primeira característica que sua empresa deve investir antes de mudar para o VoIP.

E, devido à dependência da internet que os sistemas de comunicação com o cliente hoje precisam, uma internet boa já é indispensável para as empresas.

Nesse caso, um serviço de telefonia digital pode trazer ainda mais vantagens para otimizar a equipe de atendimento e profissionalizar o negócio.

Custo-benefício

Como já mencionamos anteriormente, essa é uma tecnologia que permite muita economia quando comparada com o sistema analógico de telefonia.

Com uma rede de telefonia digital, as tarifas para a realização de chamadas são muito mais baratas, inclusive para telefones celulares, que geralmente têm uma tarifa muito alta nas operadoras analógicas.

Na tecnologia VoIP, as tarifas são fixas e o preço sai bem mais em conta, até para ligações internacionais. Além do mais, o controle de gastos é maior, pois você paga antecipadamente pelos créditos que vai utilizar para realizar chamadas.

Com o VoIP, todas as linhas telefônicas funcionam em uma mesma rede de internet, o que as diferencia é o código IP.

Por isso, a telefonia VoIP não necessita de investimento em instalação de várias linhas para realizar chamadas, apenas um aparelho com internet e uma rede estável.

Além disso, por estarem conectados à mesma rede, as ligações entre ramais saem gratuitamente, mesmo entre filiais alocadas em outras regiões. Ou seja, os funcionários da empresa podem se comunicar sem gastar nada.

número virtual

Recursos

Além de tarifas mais baixas, a telefonia VoIP oferece diversos outros recursos que vão ajudar a profissionalizar seu negócio e otimizar o tempo da sua equipe de formas simples e por preços muito mais em conta.

Para começar, a Nvoip oferece integração de API de voz e SMS gratuitos e compatíveis com qualquer linguagem.

Com esse benefício, você pode integrar sua telefonia digital com outras ferramentas que vão ajudar a melhorar a produtividade da sua equipe, como um software CRM.

A Nvoip também oferece os serviços de número nacional com taxa de ativação única e URA free para até três usuários.

Isso, além de diversas outras ferramentas, como gravação automática de chamadas, possibilidade infinita de ramais, escalabilidade, entre outros.

Já a rede analógica de telefonia só oferece recursos mais avançados para planos muito caros.

No geral, com um plano comum de tarifas no sistema analógico, as ferramentas para utilização são básicas: identificação de chamadas, encaminhamento, chamadas em espera e bloqueio de ligações.

Qualidade

Enquanto o sistema analógico ainda depende de rede de fios para o funcionamento, a qualidade da ligação na telefonia digital depende apenas de uma rede estável de internet.

O cabeamento da rede analógica pode causar interferências e ruídos de comunicação dependendo da condição e instalação do fio, além de precisar de um investimento maior em instalação e manutenção.

Além disso, enquanto a rede analógica de telefonia depende da localidade e do cabeamento para seu funcionamento, a telefonia digital necessita apenas de internet estável e um dispositivo com capacidade de registrar o VoIP.

Isso, em qualquer lugar do mundo e sem custos adicionais.

Conclusões

A rede de telefonia digital é o futuro da comunicação das empresas, e a melhor opção para quem deseja profissionalizar o próprio negócio.

Além disso, com a Nvoip, você vai poder fazer tudo isso gastando muito menos.

Ficou interessado em aderir a ligação VoIP no seu negócio? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email