Blog

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase “a internet é uma terra sem lei”. E você sabia que, entre janeiro até junho de 2023, o Brasil foi alvo de 23 bilhões de ataques cibernéticos? Pois é, essa frase tem sido levada a sério demais! E, em sua grande maioria, esses ataques se devem a escolha de combinação de senhas fracas.

Em um estudo orquestrado pela NordPass, empresa de gerenciamento de senhas, foi revelado que uma das senhas mais utilizadas no país é 123456, o que acaba facilitando o acesso a informações privadas.

E com essa completa imersão na era digital, a segurança em todos os sistemas e plataformas continua sendo o ponto mais urgente. Por isso, a autenticação de dois fatores – 2FA – tem sido uma opção válida na proteção dos dados dos usuários.

O que é 2FA – autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores, conhecida também como 2FA nada mais é do que a combinação entre a autenticação convencional – nome de usuário e senha – com um outro fator, a fim de trazer mais proteção para os seus dados.

Só para ilustrar, quando você cria uma conta em um aplicativo e utiliza apenas a autenticação tradicional, está dando margem para que hackers consigam acesso aos seus dados com mais facilidade. Entretanto, com a 2FA, as chances de ter suas informações vazadas, caem consideravelmente.

E são várias as empresas que adotaram esse recurso para ampliar a proteção das informações de seus usuários, como o Facebook, Google, LinkedIn, entre outros.

Como funciona a autenticação de dois fatores?

A 2FA é validada a partir de um código de acesso em um dispositivo, que esteja fora do navegador utilizado. Portanto, após inserir a senha convencional, o sistema solicita esse outro fator de proteção para obter acesso ao aplicativo.

Lembrando que, a autenticação de dois fatores não é um método infalível, mas uma excelente barreira na prevenção de acessos indesejados à suas informações online.

E são diversas as formas de autenticação ao utilizar esse recurso, cada uma com métodos que se encaixam melhor ao seu perfil. Veja algumas das mais utilizadas:

1- Aplicativo de autenticação móvel

Aplicativos de autenticação móvel, como Google Authenticator, oferecem códigos temporários que mudam regularmente. As OTPs, senhas de uso único, geradas por esses aplicativos são independentes de canais de comunicação como SMS ou e-mail, o que o torna uma opção muito eficaz contra ataques de phishing e outros.

2- SMS e E-mail

São as opções de autenticação mais utilizadas, embora não sejam tão seguras quanto outros métodos. Por sua praticidade, muitos usuários optam por esse meio de autenticação.

Mas é válido lembrar que, caso o e-mail ou SIM Card esteja comprometido, não adiantará ter a 2FA.

3- Biometria

A autenticação biométrica, como impressões digitais ou reconhecimento facial, tem sido uma grande aliada no fornecimento de camadas adicionais e segurança, pois se baseia em características únicas do usuário.

É muito comum vermos esse tipo de autenticação em aplicativos bancários, reforçando a segurança do método.

4- Perguntas de segurança adicionais

Fazer perguntas adicionais, além da senha convencional, também é uma possibilidade – utilizando perguntas que somente o usuário dono da conta saberia responder.

Entretanto, esse meio pode ser perigoso, devido a diversos fatores, como facilidade de adivinhação, esquecimento ou mudança das respostas, facilidade de encontrar informações através das redes sociais, entre outras.

O ideal é se utilizar de formas de autenticação mais seguras!

5- Token USB

A utilização de chaves externas, como um hardware que pode ser conectado ao computador, representa uma forma segura de autenticação de dois fatores. No entanto, ao escolher essa ferramenta, é necessário levar em consideração alguns riscos, como:

  • Perda ou roubo do dispositivo
  • Problemas de compatibilidade
  • Backup e recuperação limitados
  • Problemas de manutenção

6 – WhatsApp

O WhatsApp também é uma opção para segundo fator na autenticação 2FA. Nesse método, o código é enviado por meio de uma mensagem no aplicativo para o número de usuário cadastrado. Logo, para os usuários frequentes do WhatsApp, essa abordagem pode ser bastante conveniente.

Vantagens da autenticação de dois fatores

Com a conscientização da sociedade sobre ameaças à segurança cibernética e a o aumento das violações de dados incidindo em contrapartida, se utilizar de 2FA se torna uma prática vantajosa. A autenticação de dois fatores é um agente poderoso na hora de mitigar os riscos associados ao roubo de identidade, fraudes online e acesso não autorizado a informações privadas.

Ao promover a segurança digital, a 2FA contribui na geração de credibilidade das plataformas online em relação ao usuário, fortalecendo o relacionamento entre esses dois lados.

Conclusão

Sabemos que, com o avanço digital, uma empresa ao adotar a autenticação de dois fatores demonstra um compromisso com a proteção dos dados de seus usuários, influenciando positivamente na visão que terceiros tem da marca.

Na Nvoip, a segurança de seus dados é prioridade! Por isso, contamos com a 2FA em nossa API, e o melhor, você não paga nada além do recurso que estiver usando – ligação ou SMS. Além disso, em sua conta no nosso painel, você também pode usar a autenticação de dois fatores, seja por SMS ou e-mail, conferindo mais segurança aos seus dados.

Com a nossa autenticação de dois fatores, você tem a tranquilidade necessária para gerenciar seu negócio sem medo! Portanto, se você quer implementar a 2FA em sua empresa, não perca tempo, crie sua conta e aproveite!

Jullya Fagundes

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago

Widget Fale conosco

Facilite a comunicação entre você e os visitantes do seu site, por meio de solicitação…

7 meses ago