Livia Nonato

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Black Friday: como a URA ajuda a sua empresa

A data mais comercial do ano está chegando. As estratégias de venda dos seus produtos provavelmente já deve está traçada. Mas o seu atendimento está pronto para isso? A URA ajuda sua empresa a dar um upgrade na Black Friday. Conhece esse sistema? 

Pensar na estrutura e capacidade do seu atendimento é um ponto fundamental para o sucesso das vendas. Normalmente essa já é uma preocupação de toda empresa.

Mas, especialmente neste período do ano, a produtividade do seu atendimento é posta à prova. Então, é necessário estar bem preparado e ter algumas ferramentas que podem te ajudar.  

Muito além do atendimento automático, a URA tem recursos que vão beneficiar a divulgação de ofertas da sua empresa, desafogar o grande volume de solicitações aos seus colaboradores e gerar a satisfação dos seus clientes.

Ficou curioso para saber como a URA ajuda na Black Friday do seu empreendimento? Continue a leitura do artigo que te contamos quais recursos vão definitivamente impactar no seu atendimento. 

O que é URA?

Sem dúvidas você já ouviu falar em atendente virtual. A URA é popularmente conhecida por esse termo. E é muito comum que grandes call centers e organizações a utilizem para facilitar o atendimento. URA significa Unidade de Resposta Audível.

A URA é um sistema que faz o gerenciamento automático das ligações que sua a empresa recebe. Ela funciona como uma central de atendimento de chamadas por meio de mensagens programadas. Assim, depois de uma interação com o sistema, o seu cliente pode ser enviado a uma fila de espera específica.

Atualmente, com as múltiplas possibilidades da internet, a comunicação da sua empresa pode ser mais eficiente e econômica.

Integrada à tecnologia VoIP, a URA ajuda bem mais a sua empresa, pois se torna um sistema ainda mais prático e barato para profissionalizar a telefonia do seu negócio.

Qual a função da URA?

Além do primeiro contato com os clientes é comum empresas utilizarem a URA para solucionar dúvidas frequentes e facilitarem a segmentação do atendimento. Também, como um recurso para pedidos de segunda via de boletos, verificação de entrega e até mesmo para vendas de produtos. 

A URA permite duas formas de interações. A primeira é com reconhecimento de voz. Com o desenvolvimento da inteligência artificial já é possível que seja feita dessa forma.

Assim, a interação com o menu é a partir das respostas sonoras dos clientes. Também há o modelo mais tradicional; a interação por dígitos, onde as ações são definidas por números discados no aparelho.  

Programado corretamente, seu sistema pode ser tão eficiente ao ponto de resolver diretamente as dúvidas ou solicitações da pessoa que fez contato com a sua empresa. Com gravações eficientes que levem informações úteis para quem liga para a sua empresa. Assim, não é necessária a ação de um atendente físico, por exemplo. 

No entanto, é muito importante a humanização do atendimento e uma boa programação do seu sistema. A organização das funções da URA ajuda a fazer com que o tempo de atendimento seja menor. E isso, então, gera uma avaliação positiva da sua empresa.

Conheça agora mais alguns recursos da URA, siga a leitura.  

Como a URA ajuda o Black Friday da sua empresa

Em decorrência da pandemia, a maioria das empresas teve que migrar para o e-commerce. Também cresceu a adesão ao marketing place. Essa já era uma tendência esperada no mercado mas que foi acelerada pela nova dinâmica de isolamento social. Da mesma forma, a Black Friday deste ano também será diferente. 

As empresas estão se preparando para atender à demanda online, que parece que será muito maior do que nos anos anteriores. Nesse sentido, é indispensável ter canais de comunicação e atendimento prontos para isso. A integração entre site, redes sociais e telefonia têm que funcionar em perfeita sintonia. 

Então, dessa forma, a URA ajuda na Black Friday passando segurança aos seus clientes na compra online, além de dar credibilidade ao seu negócio. Quando esse novo cliente entrar em contato com o seu sistema pode ter uma excelente experiência de compra.

Ainda, os clientes já fidelizados também podem se surpreender com a nova dinâmica de atendimento facilitado pela URA.     

Vamos agora ao tema principal desse post; a URA tem recursos que vão ajudar (e muito) o atendimento de sua empresa na Black Friday. Listamos algumas das funcionalidades do sistema que serão o diferencial do seu negócio nessa data.

PABX virtual

1 – Estrutura de atendimento

Como mencionamos antes, o primeiro passo para gerar a confiabilidade é ter um canal de fácil acesso a sua empresa. Pensando nisso, a URA é a solução para agilizar o processo de atendimento. 

A funcionalidade mais básica da URA é automatizar o atendimento. Por meio da atendente virtual, você consegue saber exatamente o que o seu cliente procura com a ligação. Assim, ele interage com os menus, gerando informações diretas para o seu atendimento físico. 

A grande vantagem desse sistema é a possibilidade de estruturar seu atendimento para a Black Friday de acordo com as estratégias da sua campanha.

Por exemplo, um dos menus da sua URA pode ser só sobre as suas ofertas. Outra opção explicando as formas de pagamento e o tempo de entrega. Deixar uma FAQ sobre as dúvidas mais frequentes da sua campanha também pode ser uma boa sacada. 

Dessa forma, por exemplo, você consegue deixar a sua equipe de atendimento preparada de acordo com o caminho escolhido pelo cliente em seu menu.

Se o assunto for venda, ele será direcionado ao comercial. Se um cliente quiser relatar problema no momento de finalizar a compra no site, poderá falar com o seu suporte e assim por diante. 

2 – Usuários conectados 

Com a URA, a sua empresa economiza significativamente em telefonia. Isso porque o seu sistema pode ter usuários ilimitados, de acordo com o plano que contratar.

Assim, independente de quantos colaboradores você tenha, não é necessário um número para cada um deles basta fazer a conexão entre ramais. 

Ela também é capaz de deixar o seu negócio escalável. Sendo assim, à medida em que se sua equipe precisar aumentar, você consegue adicionar mais usuários à sua URA, sem problemas.

Então, caso você contrate mais colaboradores para a Black Friday, não vai encontrar dificuldades em integrá-los ao seu sistema de telefonia. Pois um grande benefício dos usuários conectados em ramais é que a ligação interna da sua empresa é gratuita.

Agora vamos pensar que um de seus clientes está com dúvidas após ter passado pela URA. Então, ele é direcionado ao suporte, mas a dúvida também envolve o setor de vendas.

Neste caso, o atendente do suporte, facilmente, pode ligar internamente para o comercial e consultar diretamente com o outro setor. 

Assim, o primeiro colaborador já soluciona todas as dúvidas, sem precisar que o seu consumidor ligue de novo ou seja redirecionado.

Dessa forma, você evita a evasão de clientes do seu atendimento e torna a sua equipe mais preparada, potencializando a experiência positiva do consumidor.

Sem dúvidas, contar com essa funcionalidade da URA é uma grande vantagem para a sua Black Friday. Fique atento a essa dica.    

3 – Interações de campanha

Com a crescente adesão às vendas online é muito importante que você interaja com todos os seus meios de atendimento. Programar a sua campanha Black Friday na URA de forma que ela se relacione com seu conteúdo nas mídias digitais é um ótimo caminho.

Ter um conteúdo em redes sociais que te direcione para a URA, por exemplo, dá super certo nesse caso.

A URA ainda permite que você utilize mensagens personalizadas no momento da espera nas filas de atendimento. Esse pode ser um recurso explorado para esse tipo de interação.

Sendo assim, você pode deixar uma mensagem falando sobre os principais itens em oferta, destacando de quanto é o desconto nos produtos; dando indicação para mais consultas no site da empresa.

Esse gatilho pode chamar a atenção dos seus clientes e impactar nas vendas da Black Friday.   

4 – Atendimento 24h 

A URA da sua empresa estará sempre disponível e isso é um grande benefício para a Black Friday. Muitas empresas iniciam as promoções em seus canais de comunicação à meia noite. 

Essa é uma estratégia eficaz para as vendas online porque gera a expectativa nos consumidores e também funciona como termômetro para a empresa ter condições de avaliar o seu estoque e a disponibilidade de produtos. Ou seja, a madrugada pode render bons frutos. 

Contando com a URA e uma equipe de plantão, você estará preparado para atender aos seus clientes mais antenados e que querem garantir as promoções. 

5 – Resultados e análises

Com a URA você conta com o registro de todas as chamadas do seu atendimento. Esse é um importante recurso quando pensamos no pós-venda. E sabemos que o fim de ano é um período de aquecimento do mercado. 

O resultado da sua Black Friday pode ser um importante parâmetro para as vendas de natal e ano novo. Avaliar o que funcionou no atendimento ou não, é um importante indicador para corrigir ou aprimorar seu atendimento.

Então, tanto a programação da sua URA, como o treinamento do time podem se beneficiar desses dados. 

Além de que os relatórios também servem para que você já fique e olho na campanha de Black Friday do próximo ano.

Agora você já sabe como a URA pode ser eficiente para a sua Black Friday. Não espere mais para dar o upgrade que seu atendimento precisa, conheça as vantagens de investir na URA da Nvoip.

Curtiu esse conteúdo? Continue acompanhando os posts do blog e saiba tudo do mundo VoIP. Até a próxima.  

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