As telecomunicações se reinventaram com o tempo. Hoje, com o alcance e qualidade da internet, a telefonia VoIP se apresenta como a solução mais eficiente para a comunicação empresarial pelo seu custo-benefício.
Cada vez mais a telefonia VoIP está presente no nosso dia a dia. Mas talvez você não saiba que está fazendo ligações com esse sistema. Aplicativos muito populares como o Skype, WhatsApp e Messenger usam a tecnologia VoIP. Assim, permitem que os usuários possam fazer chamadas nos seus sistemas.
O VoIP é mais simples do que você imagina. E essa é uma solução tecnológica desenvolvida para descomplicar a telefonia da sua empresa. E aí, ficou curioso? Continue a leitura do texto que eu te explico.
índice
O que é VoIP?
VoIP, ou Voz sobre IP, é uma tecnologia que permite a realização de chamadas de voz através de uma conexão com a internet. Isso é diferente das chamadas tradicionais, que usam uma rede de telefonia fixa ou móvel. Ao usar VoIP, as chamadas são transmitidas através de pacotes de dados, o que permite que elas sejam realizadas de maneira mais eficiente e acessível.
Além de ser mais econômico do que as chamadas tradicionais, o VoIP também oferece vários outros benefícios para sua empresa. Por exemplo, ele pode ser integrado facilmente com outras tecnologias, como o e-mail e o chat, o que permite que sua equipe comunique-se de maneira mais eficiente.
Além disso, o VoIP também permite que você acesse recursos avançados, como transferência de chamadas, conferência e gravação de chamadas, o que pode ajudar a melhorar a produtividade da sua equipe.
Para que o VoIP seja eficiente e fácil de usar, é importante que sua empresa tenha uma conexão com a internet de alta qualidade. Isso garantirá que as chamadas sejam transmitidas de maneira clara e sem interrupções. Além disso, é importante escolher um provedor de serviços VoIP confiável e experiente para garantir que sua empresa tenha acesso ao melhor suporte e recursos disponíveis.
Em resumo, o VoIP é uma tecnologia valiosa que pode ajudar sua empresa a economizar dinheiro e aumentar a produtividade. Se você estiver interessado em implementar o VoIP em sua empresa, recomendamos que você continue lendo esse artigo para entender mais sobre VoIP e os benefícios para sua empresa.
História do VoIP
Agora vamos voltar às origens. Assim você vai entender como chegamos aos avanços da telefonia VoIP.
A criação da tecnologia
A história da tecnologia VoIP teve início em 1995. E isso ocorreu a partir de uma empresa israelense de telecomunicações chamada VocalTec. Eles foram os primeiros a desenvolver um aplicativo VoIP.
O aplicativo era simples, não tinha como opção fazer videochamadas, por exemplo.
Para que a ligação completasse no dispositivo, era preciso que os dois usuários usassem o mesmo aplicativo, além de ter um microfone e uma caixa de som. O aplicativo foi chamado de Internet Phone.
No ano seguinte, em 1996, foram criados os recursos de correio de voz pela internet. Nesse momento da história do VoIP foi possível enviar mensagens de voz através da internet para um telefone de destino.
Mas era comum encontrar problemas como qualidade de som fraca, períodos de silêncio, delay e perda de conexão.
Ainda em 1996, a VocalTec anunciou seu software em conjunto com o Microsoft NetMeeting. Dois anos depois, a israelense VocalTec passou a criar modelos compatíveis com outros programas de computador.
Alguns exemplos são os Softphones, que servem também para ligar e receber chamadas de telefones convencionais.
Mesmo com esses avanços, as chamadas VoIP representavam menos de 1% de todas as chamadas de voz.
E acreditamos que isso acontecia porque, embora as chamadas fossem gratuitas, quem ligava tinha que ouvir vários anúncios antes e depois de terminar uma conversa.
Desenvolvimento de equipamentos telefônicos
Durante àquela década, os fabricantes de equipamentos telefônicos e especialistas em telecomunicações começaram a usar as recém desenvolvidas tecnologias de transmissões digitais à seu benefício.
A ideia de transferir informações através de pacotes baseados em IP foi atraente pela sua velocidade. Do mesmo modo que também traria melhorias na qualidade e um custo mais baixo.
A partir de então começaram a desenvolver switches com recursos de IP. E, ao mesmo tempo, desenvolveram novos softwares que permitiam aos usuários anexar um ATA (Adaptador para Telefone Analógico) em seus telefones.
Visibilidade e crescimento no mercado
Conforme o esperado, o VoIP cresceu rapidamente. Em 1998, três empresas diferentes introduziram um software de comutação VoIP como padrão em seus equipamentos.
Como resultado dessa maior viabilidade da tecnologia, em 2003, as chamadas VoIP chegou a uma marca significativa. Passando de de 1% para 25% de todas as chamadas de voz feitas nos Estados Unidos.
A expansão da internet banda larga foi um “divisor de águas” para a história do VoIP. A expansão da internet foi uma consequência do processo de globalização, onde as noções de tempo e espaço mudaram definitivamente a nossa comunicação.
Por meio desse maior alcance da rede, a qualidade das chamadas melhorou significativamente. Nesse período, além dos usuários navegarem na internet, podiam fazer chamadas de voz.
Esse fato colaborou para a aprovação das pessoas em relação aos serviços VoIP. Com esses avanços, os fabricantes de hardware de comunicações começaram a produzir equipamentos para chamadas VoIP com o intuito de oferecer uma melhor qualidade na transferência da voz.
Sendo assim, a história da telefonia muda. Principalmente porque a tecnologia VoIP começou a ser reconhecida como uma boa alternativa para evitar os altos preços da telefonia convencional.
É importante destacar que o VoIP passou a ser associado ao uso da internet para a realização de chamadas de longa distância. E esse foi o propósito da VocalTec lá no início.
As multinacionais, que tinham filiais em todo o mundo, também começaram a aproveitar essas vantagens e aderir à telefonia via internet. E foi dessa forma que o serviço se expandiu.
Nesse contexto surgiu o Skype e seus os sucessores. Viu só como não é de hoje que essa tecnologia está disponível?
Evolução da telefonia em nuvem no Brasil
No Brasil, a tecnologia VoIP não foi bem vista inicialmente. Principalmente porque não se haviam pacotes de internet com velocidade suficiente para suportar uma ligação de qualidade.
Mas, em 2006, o crescimento do VoIP no Brasil e na América Latina já era previsto.
Quando a internet tomou completamente o mundo dos meios de comunicações, o VoIP começou a se destacar no mercado.
E esse movimento se consolidou quando as casas e as empresas contrataram internet banda larga e tiveram maior estabilidade com as redes.
Essas conexões no nosso país demoraram para despontar, principalmente em comparação à velocidade de comunicação do mercado internacional.
E é por isso que o fenômeno do VoIP demorou um pouco mais para expandir no cenário brasileiro. Era preciso criar uma infraestrutura digital capaz de suportar que empresas inteiras fossem geridas através do sistema VoIP.
Atualmente, a qualidade da chamada foi aprimorada. Não à toa, hoje o VoIP é uma das tecnologias mais faladas no setor de telecomunicações.
Especialistas veem como o futuro do setor uma migração total para a telefonia em nuvem. Passando os processos de telefonia convencional para o ambiente virtual. E há muitas razões para isso.
Entendendo o funcionamento do sistema VoIP
O sistema VoIP é uma solução em telefonia mais econômica justamente pelo seu meio de funcionamento, a internet.
Explicando um pouco melhor, a comunicação desse sistema é feita pelo endereço de IP (Protocolo de Internet), que serve para fazer a transformação do analógico para o digital.
Também pode fazer uso de gateway, que são aparelhos intermediários que fazem a interconexão entre redes de computadores diferentes e são responsáveis por “traduzir” os protocolos IP.
Ou seja, é o meio de usar um telefone analógico adaptado a um sistema VoIP, o que conhecemos como ATA.
Aliás, o uso do VoIP pode ser feito direto do seu computador, celular, com a mediação de um ATA e etc.
Com a telefonia VoIP, você se comunica com os seus colaboradores, parceiros e clientes sem precisar de uma estrutura física, cabeamentos e um alto investimento.
E isso porque essa tecnologia tem toda a sua operação de forma remota. Ou seja, a configuração e o suporte são feitos totalmente no meio on-line.
Assim você poupa tempo, mas também conta com toda a assistência necessária.
Não à toa o VoIP teve uma visibilidade maior no ano de 2020, para o trabalho em home office é essencial ter uma sistema de telefonia estável e que atenda a nova dinâmica de mobilidade da sua equipe.
Hoje, podemos afirmar que o VoIP está em fase de exploração no país e já consolidado no exterior.
Diferença entre o VoIP e a telefonia convencional
Entre as principais diferenças entre o VoIP e a telefonia convencional, estão:
- tempo de ativação: é possível ativar uma linha VoIP em menos de 1 hora, sem sair de casa ou do trabalho, enquanto uma linha convencional pode demandar dias;
- processos necessários: para usar a tecnologia VoIP, é preciso ter uma conta em um serviço VoIP e conexão de internet. Já a telefonia convencional lhe exige planos de fidelidade, passagem de cabeamento, etc;
- cobrança de ligação: na telefonia convencional, a cobrança se dá por tempo e pelo tipo de ligação, com valores diferentes, dependendo da distância (ligações locais, interurbanas e internacionais), da operadora (mesma operadora ou concorrente), dos horários (chamadas diurnas e noturnas) e dos dias (semana e final de semana). No VoIP, além de o custo ser muito mais baixo, a diferença é notada apenas nas chamadas de celular para fixo e nas ligações nacionais e internacionais.
Agora que você já conhece um pouco sobre as particularidades do VoiP, precisamos falar sobre como esse conceito já está atrelado ao nosso cotidiano.
Estamos vivendo a era da telefonia 4.0, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.
Telefonia 4.0
A tecnologia VoIP não é uma novidade no mercado. O que de fato mudou foi a rede de internet banda larga, que com melhorias de acesso e alcance, trouxe o “insumo” necessário para a telefonia em nuvem funcionar plenamente.
No cenário atual, estamos passando pela era da Telefonia 4.0, característica das transformações digitais em empresas.
Esse processo de mudança significa que as empresas estão solucionando problemas com o uso de tecnologias virtuais, em negócios de diversos segmentos.
Basicamente, essa era da telefonia 4.0 é marcada pelo desenvolvimento da telefonia VoIP. Viabilizado pelas aplicações das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e das Telecomunicações.
Agora, quando você ouvir falar dessa evolução, já sabe que é uma associação imediata à telefonia em nuvem. E também as novas possibilidades de uso da telefonia.
A exemplo das alternativas possíveis para usar uma linha VoIP, podemos citar os modelos de PABX, softphones, ATA e webphones.
E, ainda, falar sobre as outras funcionalidades relacionadas a essa tecnologia. Como, por exemplo, a URA, as integrações entre sistemas (CRM, ERP), a gravação de chamadas e por aí vai.
Vantagens do VoIP
O VoIP agrega muitos benefícios ao seu negócio. Conheça alguma das vantagens dessa telefonia abaixo.
1 – Redução de custos
Um dos importantes serviços que uma empresa, independente do ramo, pode oferecer é a manutenção de um canal de comunicação aberto.
Além de ser o caminho para resolução de problemas e dúvidas, a telefonia também é um meio de suporte e adesão de novos produtos.
Porém, ter como estratégia a redução de custos sem abrir mão da qualidade, parece ser um desafio no mercado. A tecnologia VoIP aparece como uma solução que barateia e atende empresas de pequeno, médio e grande porte.
Pelo seu meio de funcionamento digital, faz a diferença para o seus gastos financeiros ao economizar com serviços presenciais, infraestrutura e reparos.
Outra vantagem da adesão ao VoIP é de fato saber quanto foi gasto em cada chamada feita, resultando no controle financeiro imediato.
2 – Sem burocracias
É comum encontrar companhias de telefonia que utilizem contratos de longa duração como a única possibilidade de compra e uso dos serviços. E, ainda, que só ofereçam pacotes limitados que no fim das contas não atendem as demandas da sua empresa. Estas situações podem impactar na telefonia móvel e fixa, nas ofertas de planos pré e pós-pagos. Assim, gerando dificuldades no cancelamento dos serviços e até mesmo multas por rescisão de contrato.
Por meio da telefonia VoIP as empresas podem aderir ao serviço sem ficar presa às burocracias, tendo a liberdade de cancelar ou contratar outro plano a qualquer momento. Além disso, você conta com a facilidade de, em poucos minutos, solicitar o serviço e já poder receber as suas ligações. Também é possível fazer portabilidade de um número já existente para a tecnologia VoIP, transformando-o em um Número Virtual. Esse processo é rápido e fica sob a responsabilidade do provedor, evitando que as empresas percam contatos de mailing ou horas de atendimento.
3 – Segurança
As chamadas por VoIP contam com criptografia de ponta a ponta e podem ser gravadas, garantindo mais segurança. Se o serviço for integrado, as ligações podem gerar leads qualificados e assegurar a qualidade do atendimento da empresa. Auxiliando, ainda, no acompanhamento dos processos de vendas, suporte e preparação das equipes.
4 – Potencial competitivo
Se apresentar ao mercado como um negócio competitivo e em constante crescimento é o desejo de qualquer empresa. A redução de custos, aliada à qualidade do serviço com otimização de processos, mobilidade e segurança é um caminho que parece longo, mas que é encurtado quando há a adesão de tecnologias como o VoIP.
5 – Integrações com outros softwares
Outra grande vantagem da telefonia em nuvem é a possibilidade de ser integrada a aplicativos, sistemas e plataformas. Um exemplo prático desse benefício é a integração entre VoIP e um CRM. Basicamente, o CRM é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente.Hoje, você pode integrar o seu registro de chamadas com essas plataformas com o intuito de mapear os seus clientes. E depois ir acompanhando a jornada desse cliente que foi prospectado pela sua equipe comercial.
Da mesma forma, o CRM pode trazer leads coletados em outros canais da sua marca, como as redes sociais, sites e etc. Então, você também pode usar a sua linha VoIP para contatá-lo. Ou seja, o ganho com essa integração é evidente. Assim, você não apenas atrai, como qualifica o lead e pode ser mais eficiente no tipo de conteúdo que irá enviar a ele. Aliás, a telefonia VoIP também é estratégica para desenvolver esse relacionamento com o cliente. Com os registros, você também tem um maior controle da sua equipe de atendimento.
Todas essas informações podem te ajudar na tomada de decisões importantes. Como, por exemplo, a necessidade de propor um treinamento para aprimorar seus colaboradores. E, ainda, faz a diferença no delineamento de campanhas feitas pelo seu time de marketing.
6 – Mobilidade
Com a internet cada vez mais veloz nos dispositivos móveis, é possível utilizar essa tecnologia em qualquer lugar. A única ferramenta necessária para a comunicação VoIP é a conexão com a internet. Se você tiver acesso a uma rede, pode usar o VoIP em qualquer lugar. Nesse sentido, o VoIP possibilita que você faça uso da sua telefonia virtual em seu celular. E isso pode ser feito rapidamente, basta instalar um aplicativo para essa finalidade em seu aparelho. Pronto, você já garante a mobilidade da sua telefonia e o seu ramal não fica sem atendimento ou dando ocupado para os seus clientes.
7 – Ligações gratuitas entre filiais
O VoIP possibilita que as ligações entre filiais sejam feitas gratuitamente, resultando em muita economia em suas contas de telefone. Sendo assim, você não fica limitado quanto à sua comunicação interna. Então, a troca de informações acontece de maneira muito mais rápida e sem gerar custos adicionais ao seu financeiro. Ótimo para quem está expandindo os negócios não é mesmo?! Se a sua empresa cresce, o VoIP se adapta à ela, principalmente pelo formato escalável dessa tecnologia. Assim, caso você precise de novos usuários em sua URA, por exemplo, soluciona rapidamente. Ou caso tenha que reduzir a sua equipe e, consequentemente, as linhas telefônicas, você não tem um gasto de tempo e dinheiro com isso.
Mas qual é o Futuro da tecnologia VoIP
Agora que você já sabe tudo sobre a tecnologia VoIP, vamos entender o que o mercado anda promovendo para o futuro desse recurso. A nível global, o setor de telecomunicações está bem otimista para o mercado VoIP. Isso ocorre pois o mundo tecnológico está cada vez evoluindo e ganhando novas ferramentas para solucionar os problemas do dia a dia, problemas pessoais e corporativos. De forma simples, as altas expectativas para esse setor estão relacionadas com a chegada da internet 5G. Essa nova tecnologia promete trazer ainda mais velocidade nas conexões, impulsionando ainda mais a procura por telefonia VoIP e todos os produtos relacionados a ela.
Como fazer uma ligação VoIP?
Antes de entender como fazer uma ligação através da tecnologia de voz sobre IP, é preciso entender quais são os endpoints, ou seja, os meios, de fazer uma ligação. Os meios são: softwares voip: softphone, webphone e aparelhos voip: PABX, Telefone IP, ATA e Gateway. Vamos conhecer cada um deles.
O que é um software VoIP?
Software VoIP é um software ou aplicativo utilizado para fazer ligações. Por ser instalado em equipamentos que os usuários normalmente já possuem, como computadores, notebooks e celulares, é muito comum seu uso em empresas de pequeno porte. Os principais softwares VoIP são: softphone e Webphone.
O que é Softphone?
Você sabia que pode transformar o seu computador em uma aparelho celular? Com o softphone, você passa a contar com um software que possibilita que você faça ligações do seu computador como se estivesse usando um celular. O softphone é famoso por possuir uma interface simples e intuitiva, de fácil compreensão. Explicando isso melhor, o software possuí um teclado virtual, muito semelhante ao que encontramos em smartphones.
Além disso, ao fazer uso de um softphone a sua empresa economiza com os custos de implantação de equipamentos, tornando possível que o usuário configure um ramal, ou conta VoIP, em todos os computadores. Tudo isso de forma rápida e prática. Sendo assim, o seu único gasto com equipamentos vai ser na compra de headsets. Muito mais barato do que comprar um smartphone para cada um dos seus atendentes, né?
O que é Webphone?
O webphone é muito similar ao softphone. A diferença entre eles reside no fato de que o softphone requer uma instalação de software nos computadores da sua empresa, enquanto o webphone é um serviço em nuvem. Ou seja, o webphone funciona diretamente do seu navegador. Nesse sentido, não há a necessidade de se configurar nada, é só fazer o login e utilizar a interface do seu telefone direto na web. Além disso, o webphone é compatível com todos os sistemas operacionais, pois roda no navegador. A única coisa necessária para você usar um webphone é uma internet estável e um navegador atualizado – seja ele Opera, Firefox ou Chrome. Sabia que você conta com um webphone gratuito na Nvoip? Basta que você se cadastre no nosso painel.
O que é um Aparelho VoIP?
Um Aparelho VoIP é um hardware utilizado para fazer ligações. Muito comum em empresas de médio e grande porte, que não querem que os usuários utilizem o computador ou o celular para usar a telefonia da empresa. Os aparelhos VoIP mais comuns são: Telefone IP, ATA, PABX e Gateway.
O que é PABX?
PABX é a sigla utilizada para abreviar o termo inglês Private Automatic Branch Exchange, que em português pode ser interpretado como “troca automática entre ramais privados”. Basicamente, um PABX tem a função de conectar diversos ramais, ligados a várias linhas telefônicas, a partir de uma única linha central. Ou seja, de forma direta, o PABX funciona como se fosse uma central telefônica que é responsável por gerenciar toda a comunicação entre os ramais da sua empresa. Agora que você já sabe um pouco sobre o que é um PABX, podemos falar sobre todos os modelos possíveis de serem adotados no seu negócio. Vamos lá?
PABX Analógico
O PABX analógico tem como objetivo receber linhas telefônicas convencionais por intermédio de empresas de telefonia fixa. Por ser um sistema analógico, não possui recursos tão avançados, mas ainda assim profissionaliza a telefonia da sua empresa. Porém, é importante que você se atente ao fato de que este modelo de PABX precisa de manutenções constantes feitas por um técnico especializado.
PABX Digital
Com a evolução tecnológica, surge o PABX digital.
Este modelo conta com funcionalidades mais avançadas. Tornando possível que você, por exemplo, altere o volume de escuta.
Mas, é preciso ter em mente que esse aparelho só vai ser “aproveitado” em sua totalidade se você usar um serviço de telefonia digital, como os ofertados pela Nvoip.
Além disso, você precisa saber que, por ser um sistema mais moderno do que o PABX analógico, seu investimento inicial será maior com o PABX digital.
PABX Híbrido
O PABX Híbrido nada mais é do que a junção dos dois modelos já citados – PABX analógico e PABX digital.
Nesse sentido, o PABX alia as vantagens de ambos os modelos, fazendo assim a escolha da melhor rota a ser utilizada na sua ligação, seja ela a convencional ou digital.
O sistema sempre vai usar a mais barata e adequada para a chamada. Então, tenha atenção a esse modelo.
PABX IP
O PABX IP é um dos modelos com mais funcionalidades. Este modelo de PABX se integra na rede de internet em uma única interface, tornando os processos mais ágeis. Porém, você precisa se lembrar que este modelo de PABX apenas faz ligações por meio de operadoras VoIP. Essa é uma excelente alternativa para profissionalizar o atendimento de uma empresa, já que permite a customização da rede. Além disso, também permite a instalação de uma URA digital, histórico de chamadas, ramais ilimitados, entre muitas outras vantagens. A única consideração a se fazer é que este tipo de PABX é extremamente dependente de uma boa conexão com a internet.
PABX Cloud
O PABX Cloud é extremamente similar ao PABX IP. Tendo como principal diferença a forma de armazenamento dos dados. Enquanto no PABX IP os dados são armazenados de forma local, no PABX Cloud os dados são armazenados num serviço na nuvem. Ou seja, você pode usar o PABX Cloud em quase todos os dispositivos que tenham acesso a internet.
O que é Telefone IP?
Um telefone IP é um aparelho bem semelhante a um telefone fixo convencional. Esse mesmo que você já deve ter na sua empresa. Porém, o telefone IP possui um conversor digital acoplado. Dessa forma, ele pode ser conectado a internet e oferecer funcionalidades vantajosas para o seu time de vendas e de atendimento. Além disso, o telefone IP possui uma alta qualidade nas chamadas, já que o cabo de IP é conectado de forma direta no aparelho. Logo, não há interferência da internet ou de outro telefone por perto. A partir de um telefone IP é possível realizar uma ligação sem utilizar uma linha telefônica convencional. Como está conectado a internet, o telefone IP pode fazer chamadas VoIP e integrar o seu modelo de atendimento omnichannel.
O que é ATA?
O adaptador ATA é um dispositivo que funciona com um conversor analógico digital. Nesse sentido, o adaptador em telefone analógico (ATA) pode ser conectado ao seu telefone fixo comum, permitindo que ele se transforme em um telefone VoIP e faça chamadas pela internet. Com este dispositivo, você pode utilizar aparelhos convencionais com ou sem fio, além de poder conectar as linhas VoIP direto na central PABX de sua empresa.
Como fazer uma ligação VoIP?
Para fazer uma ligação utilizando essa tecnologia, é preciso ter uma rede de conexão estável e um aparelho que utilize internet, além de um dispositivo que execute a função. Para a realização da chamada em computadores, também são necessários microfones e alto-falantes. Com o VoIP, a ligação pode sair de graça ou com custos muito reduzidos em comparação à rede de telefonia analógica. Isso vai depender do dispositivo usado para realizar a chamada. Cada dispositivo transmite a ligação de forma diferente, e têm diferentes funcionalidades e recursos.
Como fazer ligação VoIP pelo Smartphone
Esse é o dispositivo mais popular quando falamos de ligação VoIP. A chamada realizada por meio do smartphones é feita completamente pela Internet e transformada em informação binária. É nessa categoria que se encontra o softphone, um software que emula um telefone e é compatível com vários sistemas operacionais, como Windows, IOS e Android. Alguns exemplos de aplicativos de softphone são Zoiper, MicroSip e Bria. A ligação VoIP por meio desses dispositivos necessita que os dois usuários, emissor e receptor, tenham conta na plataforma onde a ligação está sendo realizada. Essa é a maneira mais econômica de utilizar essa tecnologia, pois usualmente a ligação VoIP realizada por meio de aplicativos é gratuita, inclusive para chamadas internacionais. Além dos smartphones, também entram nessa categoria outros dispositivos com internet, como computadores, tablets, entre outros.
Como fazer ligação VoIP pelo ATA
ATA significa Adaptador de Telefone Analógico, ou seja, ele é um conversor analógico digital. Com esse dispositivo, é possível se conectar ao telefone convencional e a internet ao mesmo tempo para realizar ligações VoIP. Com o ATA, você adapta seu telefone analógico a fazer ligações utilizando a tecnologia VoIP, e pode realizar chamadas para aparelhos convencionais que utilizam telefonia analógica. Assim, você transforma seu telefone convencional em um aparelho com capacidade de ligação pela internet. Esse adaptador converte o sinal analógico em dados digitais para que a transmissão ocorra pela rede. No entanto, essa funcionalidade pode interferir na qualidade das ligações, já que é uma ferramenta que medeia a chamada entre os dispositivos. Para realizar chamadas por meio da internet com esse dispositivo, é necessário contratar uma operadora VoIP, já que as ligações para telefones convencionais são tarifadas. Com uma operadora VoIP, no entanto, chamadas saem com uma tarifa muito mais em conta do que as das redes de telefonia convencional.
Como fazer ligação VoIP pelo Telefone IP
Enquanto o ATA é um adaptador para que o telefone analógico possa realizar ligações VoIP, o telefone IP é um aparelho fixo específico para chamadas realizadas pela internet. Com esse dispositivo e uma conexão de rede estável, a qualidade das chamadas é garantida. Com o Telefone IP, também é possível realizar ligações para telefones analógicos que utilizam da telefonia tradicional. As tarifas vão depender da região onde a ligação for recebida, também por um preço muito mais em conta quando comparado as tarifas de operadoras analógicas. Além disso, o telefone IP também oferece outras vantagens na realização de chamadas, como gravação de ligações, transferências e identificador de chamadas. Esse aparelho é ideal para quem busca as vantagens da ligação VoIP com a familiaridade da telefonia convencional, pois se parece muito com um telefone analógico.
Como fazer ligação VoIP pelo PABX IP
PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em português, significa “troca automática de ramais privados”. Essa é uma ferramenta bastante utilizada em empresas e call centers. A finalidade dessa tecnologia é ligar diferentes telefones a uma linha externa. O PABX IP opera como um provedor, integrando sua rede à uma única interface. Nesse sentido, a integração elimina a necessidade de ter inúmeras linhas de telefonia, o que gera uma diminuição de custos. Além disso, os ramais dessa tecnologia fazem chamadas gratuitas entre filiais, pois estão conectados à mesma rede. Essa é uma ferramenta mais completa e econômica quando comparada ao PABX analógico ou digital, pois utiliza de operadoras VoIP para a realização de chamadas, que contam com tarifas muito mais baratas.
A utilização e instalação do PABX IP é simples e rápida. Porém, para utilizar a tecnologia, é necessário um investimento maior. Isso porque o custo de aquisição do hardware para utilização desse sistema é relativamente alto. No entanto, o investimento vale a pena quando a necessidade da sua empresa é economizar na realização de chamadas. Além disso, ele também oferece outras vantagens, como possibilidade de customização, capacidade ilimitada de ramais, fila de chamadas, gravação de chamadas, entre outros. Fora o PABX IP, existe também o PABX Cloud. A principal diferença entre esses dois sistemas é que as informações, ao invés de serem armazenadas em um hardware, como é o caso do PABX IP, são armazenadas em um software em nuvem.
Como fazer ligação VoIP pelo Gateway
Os gateways, de forma geral, são adaptadores para várias tecnologias. O termo inglês, em tradução literal para o português, significa portal ou portão de entrada. Inclusive, essa definição por si só já sugere a função de um gateway em um sistema. Um gateway é a tecnologia por trás de alguns processos do nosso dia a dia. Por exemplo, já parou para pensar no que faz a conexão do seu celular com a rede de dados do local onde você está (seja a sua casa, ambiente de trabalho e etc)? Essa é uma aplicação de gateway, que realiza essa “comunicação” entre os dispositivos (computador, celular, tablets, entre outros) e o acesso as informações de uma rede.
Agora vamos falar sobre o significado do tema do nosso artigo. Um Gateway VoIP, também chamado de gateway de voz, é uma espécie de roteador. Só que diferente de um roteador de uma rede de internet, esse componente é responsável pela conexão e transmissão da voz em um sistema de telefones convencionais e a telefonia VoIP. Além disso, é importante destacar que existem diferentes modelos de gateway VoIP, com capacidades distintas.
E quanto à capacidade desse adaptador, estamos fazendo referência às “portas” que você pode dispor no seu Gateway VoIP. Então, como é um dispositivo de interligação entre dois sistemas ou dispositivos, é preciso que haja entradas suficiente para atender a sua demanda. Em um gateway de voz, a conexão feita é entre o sistema analógico e o digital. E é preciso que haja entradas suficiente para a quantidade de ramais que serão conectados ao seu sistema de telefonia. Em resumo, o gateway é uma passagem entre dois ambientes. No caso do VoIP, focado na transmissão de dados de voz.
Considerações
Viu só como a telefonia VoIP pode mudar a comunicação da sua empresa? ou ainda não te convencemos sobre a necessidade de atualizar as ferramentas de telefonia da sua empresa? Se sua resposta foi sim e não… Então não perca tempo e conheça ainda mais sobre essa tecnologia acompanhado nosso blog.
.
Leia também
- Bina local: saiba como melhorar a taxa de atendimento de seu…
- Telefonia 4.0: Tecnologia e comunicação
- Saiba como humanizar o atendimento ao cliente
- Chatbots, tudo o que você precisa saber
- API de SMS: saiba das funcionalidades
- Saiba como controlar seus gastos com telefonia
- Saiba como reduzir as filas de atendimento
- Saiba como preparar sua equipe de atendimento ao cliente