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Quais as vantagens do call center em nuvem?

Call Center em Nuvem - Nvoip

A telefonia em nuvem consiste em fazer e receber ligações através da internet. E isso é possível ao utilizar a tecnologia VoIP (Voz sobre IP). Esse modo de telefonia vem se destacando por suas inúmeras vantagens em diversos setores, mas hoje falaremos dela aplicada em seu call center. O call center em nuvem é uma solução para melhorar o atendimento da sua empresa.

Se você precisa de organização e rapidez a um baixo custo, esse é o recurso que seu call center precisa implantar. Continue a leitura e descubra quais as vantagens que seu atendimento pode ter. Vamos lá?

O que é telefonia em nuvem?

A telefonia na nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia e que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet. Por funcionar por meios digitais e utilizar a Internet já instalada na empresa, ela não necessita de nenhuma outra estrutura como aparelhos de PABX convencionais, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos. 

Vantagens da telefonia em nuvem em seu call center

A rotina em um call center é bem acelerada. Ter um  atendimento de destaque torna-se um diferencial competitivo e por isso deve ter um cuidado especial. As vezes por mais que seu produto ou serviço seja bom, tudo é perdido se sua empresa não oferecer um atendimento fácil rápido e de qualidade.

O call center em nuvem pode ser a solução que faltava em seu negócio para alavancar de vez suas vendas. Vamos listar suas vantagens.

1 – Melhor qualidade nas chamadas

Você já deve ter se deparado com algum call center que tinha uma baixa qualidade na ligação e era  difícil compreender o que estavam te dizendo. Imagine você ter algum problema técnico com seu produto e ao ligar para solucionar, não conseguir entender a explicação. se você já estava frustrado com o produto, agora você vai estar também insatisfeito com a empresa.

Vários clientes podem deixar de ser atendidos por conta da baixa qualidade das ligações, Seja porque não é possível completar as chamas ou existem muitas interferências e ruídos que prejudicam a comunicação ou, pior, porque a ligação caiu durante o atendimento e todo o processo deve ser reiniciado.

A interferência na qualidade das ligações se dá por causa da rede utilizada na telefonia convencional. A rota GSM não é a rota que oferta a melhor qualidade para as ligações. A Nvoip utiliza rotas CLI para garantir a melhor experiência nas ligações. E ela proporciona maior qualidade pois a rota é exclusiva e sempre digital. 

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Leia mais sobre rotas GSM e CLI e entenda em detalhes como a rota GSM funciona e porque ela está saturada.

2 – Otimiza o tempo do seu call center

Por funcionar por meios digitais, uma das vantagens mais proveitosas da telefonia em nuvem é a possibilidade de otimizar o tempo dos atendentes de call center. Com o auxílio da tecnologia, a sua equipe se torna mais produtiva e eficiente. 

Isso porque a automação de processos em call center permite que algumas etapas do atendimento ao cliente sejam executadas por ferramentas tecnológicas como a URA, por exemplo. 

A Unidade de Resposta Audível, evita o sinal de ocupado para o seu cliente atendendo-o prontamente através de uma gravação. Insere o cliente de maneira eficaz a uma fila de espera do setor específico em que ele deseja falar e recolhe informações importantes através do menu interativo. Dessa forma, quando a ligação chega ao seu funcionário, ele já tem todos os dados do cliente, de forma a solucionar os problemas mais rapidamente.

Com isso, você reduz o tempo de ligações telefônicas e permite que a sua equipe entre em contato com mais clientes durante a jornada de trabalho. A chamada pode, inclusive, nem chegar até o seu colaborador, sendo todo o problema do cliente resolvido de forma virtual.

3 – Mais controle e segurança

Controle e segurança são aspectos essenciais quando se trata de call center. Uma empresa que tem controle do tempo e volume de ligações consegue mensurar muito melhor como vão as estratégias de venda e qual o desempenho da sua equipe. 

Ficar atento a essa métrica em seu call center é importante para que não haja desperdício do tempo de seus colaboradores. Se o tempo de duração das ligações estiver muito alto, por exemplo, é necessário observar esses dados e procurar gargalos a fim de melhorar a produtividade. Pode ser ainda que um dos colaboradores necessite de um treinamento para ele possa atingir o seu potencial máximo.

E tudo isso pode ser verificado através do sistema de telefonia VoIP que permite gravar as ligações. Assim, além de poder ouvir como tem sido a evolução do seu time de atendimento, podendo dar feedbacks mais detalhados, sua empresa ainda tem um material para a própria segurança, caso precise se resguardar de algum problema.

4 – Reduz custos com telefonia

Outra vantagem relevante é a redução dos custos. Através dos sistemas pré-pagos livres de fidelidade, que possuímos na Nvoip, é possível fazer a contratação necessária para suprir as necessidades do call center sem burocracias.

Você consegue reduzir o custo também ao oferecer a contratação de vários ramais para um mesmo número, ligações entre ramais gratuitas, ganho de minutos para efetuar ligações, acompanhamento de relatório em tempo real para acompanhar os gastos, entre muitas outras vantagens.

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5 – Aumenta a satisfação do cliente

A automação de processos em call center em nuvem permite que você melhore a experiência do atendimento ao cliente.

Você é capaz de oferecer um universo maior de possibilidades de contato entre o consumidor e o seu negócio, permitindo que ele escolha o meio mais adequado de acordo com as próprias necessidades.

Além disso, a automação aumenta a velocidade, a eficiência e a qualidade do atendimento oferecido aos clientes.

Dessa forma, eles ficam mais satisfeitos com a empresa como um todo, o que impacta na sua reputação perante o mercado. Com isso, você é capaz de atrair e fidelizar cada vez mais clientes no seu negócio.

Competividade de mercado

Atualmente, o mercado econômico, independente do nicho do qual sua empresa atua, está cada vez mais competitivo. Por isso, é importante atentar-se as novidades do mercado.

Um call center em nuvem, por exemplo, é uma boa forma de começar atualizar sua empresa para o mundo digital. Esse tipo de ação é importante e sinaliza para os consumidores que seu negocio está seguindo as novas tendências e se preocupa com a satisfação dos seus clientes.

Bons consumidores sempre optam por produtos de empresas que focam não só na qualidade do serviços, mas também na experiência que seus cliente terão durante a jornada de compra.

Você pode está se perguntando: o que jornada de compra tem haver com call center em nuvem?

Bom! A jornada de compra de um cliente perpassa por vários processos dentro de uma empresa, englobando desde da descoberta do produto na internet até a busca por apoio no suporte.

Por isso, quando você opta por manter um call center assertivo, bom e funcional, como em nuvem, vai ser muito mais fácil impactar a experiência do seu consumidor e indiretamente seus resultados operacionais de vendas.

Considerações

E aí, curtiu nosso artigo?

Então, fique atento no nosso blog pois sempre trazemos muitas dicas para ajudar sua empresa a se destacar, oferecendo um excelente atendimento.

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