Telefonia em nuvem vs convencional
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Telefonia em nuvem ou convencional? Saiba qual o melhor para sua empresa

Vivemos em uma era tecnológica em que a todo tempo algo muda e se atualiza. Não está sendo diferente com a telefonia. Além de celulares multifuncionais que aparecem a todo momento, o modo de fazer e receber ligações também está mudando.  E sabemos que qualquer mudança exige pesquisa e comparação. Com essa intenção vamos descrever nesse artigo as principais diferenças e vantagens da telefonia convencional e da telefonia em nuvem para que você decida qual te atende melhor. 

Por ser parte importante da maioria das empresas, pensar em qual sistema adotar levando em consideração não só os custos, mas também a qualidade, é preocupação recorrente de qualquer tomador de decisões.  

Telefonia Convencional 

telefonia convencional ainda está entre os planos mais escolhidos por ser a mais antiga e mais comum. Ela funciona da seguinte forma: precisa de rede de linhas de cabo que ligam seus usuários a centrais telefônicas. Essas, por sua vez, convertem as chamadas analógicas em digitais e as transfere de um ponto a outro.  

O sistema de cobrança da telefonia convencional é baseado em taxas que variam pelo tempo de ligação e distância dos pontos de chamada. Na sua casa pode ser que não faça grande diferença, mas quando falamos em uma empresa, onde o volume de ligações é certamente bem maior, isso pode pesar no bolso

Um outro ponto a se discutir é que na telefonia convencional há somente oferta de tráfego de voz, limitando a comunicação e obrigando o usuário a ter outras ferramentas com outras opções de tráfego de dados. Portanto, não há uma integração entre os meios de comunicação. 

Embora tenha boa performance e poucos índices de problemas em ligações a telefonia convencional não permite muita mobilidade e não colabora tanto com a integração da equipe e o bom atendimento ao cliente. 

Entenda o que é telefonia em nuvem 

O armazenamento em nuvem está se tornando cada dia mais comum. Você provavelmente já usou dessa tecnologia. Um exemplo dessa funcionalidade é quando sincronizamos todas as informações do nosso smartphone para que sejam salvas na nuvem, como no Google fotos.  

Um exemplo um pouco mais próximo de nosso tema, são as ligações feitas pelo WhatsApp, que usam os mesmos recursos da telefonia em nuvem. Essa tecnologia é o cloud computing, ou computação na nuvem. Ela usa integralmente a estrutura já existente da Internet, sem custos adicionais de equipamentos para quem utiliza. 

Portanto, a telefonia na nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que transfere toda sua rede para a internet. Como utiliza a internet já instalada, não precisa de nenhuma outra estrutura, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos.  

Ela também pode ser chamada de VoIP – Voice Over Internet Protocol (Voz sobre IP). 

Vantagens da telefonia em nuvem 

Cada dia que passa, vemos que a telefonia em nuvem vem tomando uma fatia maior do mercado, principalmente no setor empresarial. Isso acontece devido as vantagens oferecidas. A principal delas é a redução significativa nos custos das chamadas telefônicas, por estas serem realizadas através da internet. 

Para pontuar um pouco melhor esses diferenciais e mostrar como o sistema traz alternativas atraentes, conheça suas principais vantagens: 

1. Redução de custos 

A principal vantagem da telefonia em nuvem é garantir um serviço de qualidade com baixo custo. Isso acontece, pois, ao utilizar a Internet, não são cobrados valores por chamadas de longa distância ou taxas de acordo com horário de utilização. Custos adicionais com gravações de ligações ou comunicação entre filiais também não existem.  

Por isso, dependendo dos comparativos e do perfil da empresa, é possível atingir até 70% de economia. Você pode ver um comparativo do custo das ligações convencionais e do VoIP neste link

2. Mobilidade 

É possível acessar o sistema de telefonia em nuvem por meio de qualquer dispositivo com internet. Com isso é facilitada a criação de home offices, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa, uma vez que o número adquirido permanece o mesmo após a transição. Além disso, é possível expandir o seu negócio de maneira muito mais prática e desburocratizada. 

3. Integração 

É possível conectar a telefonia em nuvem aos sistemas já utilizados pela empresa, como o CRM, bancos de dados e HelpDesk. A integração vai além, pois as filiais ao redor do mundo também podem acessar o mesmo sistema na nuvem. Desse modo, facilita o compartilhamento de informações e reduz o tempo com tarefas repetitivas — como encaminhar vários e-mails. Além disso, a integração permite armazenar dados das ligações efetuadas e discagem rápida com apenas um clique por meio de um WebPhone, por exemplo. 

4. Flexibilidade 

Conforme os negócios crescem, a utilização da telefonia também se expande. Por causa disso, o volume de chamadas pode aumentar, sendo necessário a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento. E todas essas mudanças a telefonia em nuvem consegue acomodar facilmente, sem necessidade de implementar estruturas novas na sua empresa. Além disso, assim como você pode aumentar, é possível também reduzir sua utilização. 

5. Nada de Burocracia 

Na telefonia em nuvem é mais fácil contratar, migrar de planos e até mesmo cancelar os serviços. Porém, esteja atento, pois não são todos os provedores e plataformas VoIP que lhe proporcionam essa vantagem. 

Para saber sobre mais vantagens na telefonia em nuvem leia nosso artigo sobre o tema. 

Desvantagens da telefonia em nuvem 

Mas esse sistema não é perfeito e apresenta também algumas desvantagens. Um exemplo disso é que a telefonia em nuvem é dependente da energia elétrica, assim como da internet. E todo o sistema depende dela, desde a conexão do modem e do roteador até a instalação do ramal.  

Por isso, quando sua empresa passar por uma instabilidade no fornecimento de energia elétrica, seus ramais também não funcionarão. Mas esse fator só pesa para empresas que não possuem geradores elétricos ou tem falhas no sistema elétrico.  

Conclusão 

Podemos ver que em relação à telefonia convencional, a telefonia em nuvem tem mais vantagens e as desvantagens pesam menos. Além disso, tem um excelente custo-benefício, sem complicações, com maior interatividade e diversos recursos avançados.  

Para finalizar uma boa dica: compare e analise bem as provedoras de telefonia em nuvem, já que, com o crescimento deste segmento, surgiram muitas empresas e nem todas conseguem oferecer a melhor prestação de serviços. Para te ajudar nessa missão recomendamos a leitura do artigo como escolher uma empresa de VoIP para seu negócio. 

Esperamos que você consiga embasar melhor a decisão de implementar a tecnologia em seus negócios

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn