Como fazer ligações gratuitas entre filiais?

24/11/2017
Como fazer ligações gratuitas entre filiais?

Em uma empresa, somente uma boa comunicação pode transmitir as informações de forma rápida e ao mesmo tempo precisa. Mesmo com tantas novas tecnologias no mercado, o telefone continua sendo a melhor ferramenta quando um encontro pessoal não é possível.

Porém, os custos com ligações estão cada vez mais altos. E os empreendedores e diretores de empresas buscam continuamente a redução de gastos. Para que essa prática tão oportuna não seja deixada de lado, o recurso chamado VoIP pode ajudar muito.

O VoIP possibilita que as ligações entre filiais sejam feitas gratuitamente, resultando em muita economia nas suas contas de telefone. Quer entender mais sobre essa solução? Basta continuar a leitura deste post!

Como o VoIP funciona?

Com a ajuda de um sistema VoIP, os colaboradores podem fazer todas as ligações entre filiais de maneira gratuita. E como isso acontece? Por meio da internet. Sua tecnologia torna possível a transmissão de voz através de protocolos de internet (IP).

O ideal é que a conexão escolhida para o uso dessa solução seja uma conexão dedicada. Mas ela funciona muito bem nas redes convencionais (ou seja, nas conexões ADSL, VDSL, 3G e 4G). O método já é conhecido por se fazer presente em alguns aplicativos de celular mais famosos atualmente, como o WhatsApp e o Facebook Messenger.

Para que seu uso seja um sucesso, a sua empresa precisa ter um plano de internet estável e vale dizer que o VoIP consome muito pouco da banda de internet. O procedimento conta com a instalação de um software que viabilize seu funcionamento no computador.

Mas há também outras formas de utilizar o VoIP: o ATA, o telefone IP, o app para celular e o PABX IP.

O adaptador de telefone analógico (ATA)

Um ATA (ou adaptador de telefone analógico) faz com que um telefone convencional (analógico) possa se conectar a uma rede IP. Assim, permitirá que as ligações VoIP sejam recebidas (e originadas) nos telefones fixos.

O telefone IP

Outra possibilidade de usar o VoIP é adquirir um aparelho muito parecido com o telefone convencional, mas que tem conexão direta com sua rede de internet. Por meio dele, você poderá fazer e receber ligações com a tecnologia IP.

O app para celular

É possível ainda baixar aplicativos específicos para usar o VoIP no celular ou tablet. Bastaria fazer o download do app, instalar e configurá-lo adequadamente para começar a aproveitar o sistema.

PABX IP

Há também a solução PABX associada às vantagens da tecnologia VoIP. O sistema centraliza a telefonia interna de sua organização, viabilizando a comunicação com os telefones externos e entre os ramais da empresa. Tem as funcionalidades de um PABX tradicional, mas com recursos adicionais.

Quais são seus benefícios?

Além da redução de custos com a telefonia comum, adotar uma solução VoIP torna possível que as ligações sejam realizadas de qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a internet.

Suas instruções de uso são muito simples e permitem que qualquer funcionário aprenda de forma rápida a utilizá-lo. Muitas das grandes empresas já adotaram o método de vez. Por sua praticidade, o VoIP pode ser empregado, inclusive, nas filiais que estejam em outros estados ou países.

Se as ligações de sua empresa costumam ser demoradas, isso pode ser resolvido tranquilamente e sem ter despesas excessivas, como ocorreria em uma chamada tradicional. Isso vale para qualquer hora do dia, sem preocupações com as tarifas.

De que outras maneiras o VoIP permite economizar e otimizar processos?

A tecnologia VoIP também pode ser usada em smartphones e tablets. Se a sua equipe tiver que se deslocar constantemente, será mais uma maneira de economizar, uma vez que as chamadas de longa distância feitas com celular têm taxas altíssimas.

Com um sistema VoIP, você pode gravar ligações, ter uma caixa postal que envia recados por e-mail, colocar seus clientes em filas de atendimento, direcionar ligações para outro ramal (serviço Siga-me) e participar de reuniões em conferência.

Agora que você já sabe todos os benefícios que essa solução tecnológica lhe oferece, aproveite essa realidade na sua empresa. Comece o quanto antes a fazer ligações entre suas filiais de forma gratuita e eficiente!

Entre em contato com a Nvoip e solicite uma avaliação. Estamos à sua disposição!

Lei do Call Center: quais são as regras mais importantes?
A gravação de ligações entre funcionários e clientes é permitida?