gateway voip
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Gateway VoIP: o que é e para que serve

Existem termos relacionados a telefonia VoIP que você vai encontrar com frequência em textos e informações sobre esta tecnologia. E para que você realmente conheça esses sistema de telefonia via internet, é preciso entender o que é e para que serve cada coisa. Pensando nisso, hoje vamos te apresentar um importante componente, o Gateway VoIP.

A função desse elemento é conectar terminais telefônicos comuns, codificando os sinais de voz recebidos nesses mesmos terminais. Depois, esses sinais de voz são empacotados em frames IP e transmitidos pela rede de dados – a internet.

E aí, achou complexo? Deixa que a Nvoip te explica.

Se você quer entender o que é um Gateway VoIP e como ele é útil ao seu sistema de telefonia em nuvem, esse post foi feito para você.

Continue a leitura do texto.

Relembrando o que é VoIP

Primeiro, é necessário relembramos o que é o VoIP porque essa é a tecnologia de base para entender o que é um gateway de voz.

E também para que esse dispositivo faça sentido na hora que você escolher como usar a telefonia em nuvem.

Caso você ainda não saiba, ou tenha apenas esquecido, VoIP é um sistema de telefonia que funciona através da internet.  

Voz sobre IP, ou apenas VoIP, é a forma de transmitir as informações da voz utilizando a tecnologia IP.

Assim ocorre a comunicação entre os aparelhos.

Provavelmente você já teve contato com a telefonia em nuvem, mas talvez não tenha conhecimento disso.

Então, vamos te dar um exemplo prático e rotineiro: sabe as ligações que os usuários fazem no WhatsApp, Messenger e Skype?

É um uso da tecnologia VoIP, só que no modelo gratuito – versão que não garante a qualidade das chamadas para as demandas de uma empresa, por exemplo.

Agora podemos dar o próximo passo e falar sobre um importante dispositivo para o uso do VoIP, o Gateway. Siga a leitura.

O que é um gateway VoIP?

Os gateways, de forma geral, são adaptadores para várias tecnologias. O termo inglês, em tradução literal para o português, significa portal ou portão de entrada.

Inclusive, essa definição por si só já sugere a função de um gateway em um sistema. Um gateway é a tecnologia por trás de alguns processos do nosso dia a dia.

Por exemplo, já parou para pensar no que faz a conexão do seu celular com a rede de dados do local onde você está (seja a sua casa, ambiente de trabalho e etc)?

Essa é uma aplicação de gateway, que realiza essa “comunicação” entre os dispositivos (computador, celular, tablets, entre outros) e o acesso as informações de uma rede.

Agora vamos falar sobre o significado do tema do nosso artigo. Um Gateway VoIP, também chamado de gateway de voz, é uma espécie de roteador.

Só que diferente de um roteador de uma rede de internet, esse componente é responsável pela conexão e transmissão da voz em um sistema de telefones convencionais e a telefonia VoIP.

Além disso, é importante destacar que existem diferentes modelos de gateway VoIP, com capacidades distintas.

E quanto à capacidade desse adaptador, estamos fazendo referência ao número de “portas” que você pode dispor no seu Gateway VoIP.

Então, como é um dispositivo de interligação entre dois sistemas ou dispositivos, é preciso que haja entradas suficiente para atender a sua demanda.

Em resumo, o gateway é uma passagem entre dois ambientes. No caso do VoIP, focado na transmissão de dados de voz.

Em um gateway de voz, a conexão feita é entre o sistema analógico e o digital. E é preciso que haja entradas suficiente para a quantidade de ramais que serão conectados ao seu sistema de telefonia.

Você deve gostar também:  Novidades Maio 2019

Mais algumas características

O gateway de voz é um componente que faz com que você não perca a estrutura física de telefonia da sua empresa. Mas que possa utilizar e aproveitar os benefícios da tecnologia VoIP no seu negócio.

Ótimo né? Mas ainda tem outras atribuições que fazem do Gateway VoIP um recurso relevante para a telefonia corporativa.

Ele é um dispositivo utilizado, ainda, com o intuito de promover mais segurança aos seus dados. Há um controle das informações que entram e saem do seu sistema VoIP.

Dessa forma, a telefonia da sua empresa se mantém protegida. Sobretudo porque o Gateway VoIP não interfere em nenhum momento na seguridade do seu processo de telecomunicação.

Ou seja, não existem perdas de dados ou ataques que você vai sofrer por este dispositivo de mediação.

Outra atribuição dos gateways é a “tradução” das informações entre os ambientes heterogêneos.

Isto é, permite a comunicação entre os diferentes ambientes e arquiteturas – justamente o que interessa para empresas que não querem perder o investimento com a estrutura.

Assim, a ferramenta é capaz de converter os dados entre sistemas diferentes, onde um é capaz de “entender” o outro.

Um das características principais do Gateway VoIP é a redução de custos em ligações de longa distância. E isso ocorre sem gerar gastos adicionais com outros equipamentos periféricos.

Por exemplo, a compra de microfones ou headsets para usar no seu computador, ou o investimento em comprar celulares para cada um dos seus colaboradores – sendo que a sua empresa já conta com a estrutura física de telefonia para isso.

Os Gateways VoIP fazem o transporte das chamadas telefônicas através das redes de dados em tempo real. Sem atrasos e com excelente qualidade na saída de voz.

Pois esse é um componente idealizado para a otimização da sua empresa.

Agora saiba mais sobre os requisitos mais técnicos desse dispositivo. Vamos lá.

número virtual

Questões técnicas do Gateway VoIP

Os aspectos técnicos desse dispositivo também esclarecem pontos importantes.

Um Gateway VoIP, conta com duas interfaces, a FSX e a FXO. Elas permitem que a sua ligação seja feita em um dos dois formatos:

  • Diretamente por um tronco analógico de PABX (Private Automatic Branch Exchange), que nada mais é do que um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais e sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa;
  • Ou você pode optar por um telefone tradicional, modelo bem característico de empresas “tradicionais” que estão migrando para o VoIP.

Sobre as interfaces, a O FXS ou Foreign Exchange Subscriber é o tipo de gateway mais utilizado nos cenários onde se tem uma central telefônica VoIP.

Basicamente, é a porta responsável por receber as chamadas da linha analógica e converte-las para um padrão conhecido em VoIP.

Um outro modelo é o FXO ou Foreign Exchange Office. Esta porta de gateway é utilizada para fazer o processo inverso do gateway FXS, ou seja, converte as chamadas VoIP para o padrão das linhas analógicas.

Assim, permite que você realize as suas chamadas diretamente de uma central telefônica para a rede pública de telefonia comutada (PSTN).

Tipos de gateways

Agora, também temos que mencionar os outros “tipos” de Gateway.

Primeiro, o GSM, que é um gateway que faz a ligação de uma rede VoIP à rede GSM (Global System for Mobile Comunication, ou Sistema Global para Comunicação Móvel, em tradução livre), característica das operadoras de telefonia móvel.

Neste tipo de gateway, são conectados os SIM Cards (que são os chips de celular) das operadoras diretamente nele.

Mas não são o modelo mais indicado para uso dos Gateway VoIP por várias razões, temos um post do blog falando sobre isso.

Você deve gostar também:  4 motivos para adotar a telefonia em nuvem no seu hotel

O segundo modelo é o E1, basicamente é um tipo de gateway que liga uma rede VoIP à operadora de telefonia pública.

Isso ocorre através de links digitais, os chamados E1.

Estes gateways tanto podem ser equipamentos com finalidade específica para esta função, como os ATAs (Adaptador de Telefone Analógico), como também podem ser servidores munidos de interfaces e configurações específicas para fazer a conversão de protocolos e redes desejada.

Um exemplo de software bastante comum para ser utilizado nestes servidores com finalidade de gateway é o Asterisk, software livre e sem custo bastante difundido para utilização de centrais telefônicas com tecnologia VoIP para empresas.

Benefícios

O uso da tecnologia VoIP agrega uma série de vantagens a sua empresa.

E quando implementado um Gateway VoIP, além de você contar com todos os benefícios da telefonia em nuvem para a sua organização, também encontra algumas vantagens específicas por conta do dispositivo híbrido.

Listamos três benefícios do uso do Gateway em sistema de telefonia VoIP, são eles:

Convergência entre tecnologias

Com o gateway VoIP é possível converter uma tecnologia em outra.

Por exemplo, do analógico para a rota GSM ou do analógico para a tecnologia IP. Ou seja, os gateways são conectados em uma única rede de internet que traz para o usuário a vantagem de centralizar o acompanhamento da qualidade do atendimento e na manutenção da infraestrutura.

Mais controle para a sua telefonia

Quando você migra para a tecnologia VoIP, o registro e monitoramento das suas ligações se torna virtual. Nesse caso, você pode consultar cada chamada feita no seu atendimento.

De forma rápida e com todos os detalhes (como o tempo de duração, data, hora e de qual ramal foi feita a chamada).

Geralmente, operadoras VoIP também disponibilizam relatórios para você ter um maior controle e monitoramento do seu sistema de telefonia virtual.

Especialmente sobre o gateway, o monitoramento do sistema pode apontar caso haja problema em algum dos seus ramais. Dessa forma, você evita problemas e acompanha a performance da sua telefonia virtual.

Economia de recursos

Durante o artigo mencionamos que você não precisa de gastos adicionais com equipamentos. Isso porque você continua usando a sua estrutura de telefonia, o investimento é apenas na implementação do Gateway VoIP.

Você pode continuar a utilizar o cabeamento de rede da sua empresa e os telefones, sejam eles convencionais ou PABX, e ainda reduz os gastos com a conta de telefone no fim do mês.

Assim, quando o gateway é aplicado à telefonia VoIP, todas as interfaces se mantêm interligadas. Ou seja, ao realizar uma chamada, é possível escolher a melhor e mais econômica rota.

Mas, lembre-se sempre, de prezar pela qualidade do áudio e pela experiência positiva dos seus clientes.

Por exemplo, quando o número chamado for um celular, a ligação irá sair pela interface de telefonia móvel.

Também será escolhida a operadora com a melhor tarifação. Tudo isso gera uma economia considerável para a sua telefonia empresarial.

Considerações

Então, viu como o Gateway VoIP é mesmo um componente importante para a escolher como você vai usar a telefonia em nuvem na sua empresa?

A tecnologia VoIP foi desenvolvida exatamente para isso, descomplicar a telefonia e oferecer uma opção viável para a comunicação da sua empresa.

Se você quer saber mais sobre os planos e tarifas da telefonia VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email