A comunicação é uma área muito importante para o crescimento de um negócio. Nesse sentido, o uso de tecnologias múltiplas tem se apresentado como o futuro de muitas empresas. Sendo assim, hoje, é preciso entender quais são as soluções disponíveis no mercado. Com esse cenário, a Inteligência Artificial (IA) aparece como um ótimo recurso para ajudar a comunicação da sua empresa.
Quer saber como? No post de hoje vamos te explicar.
As soluções de IA já são úteis para empresas de vários segmentos. Essa é mais uma das tendências previstas para 2021.
Aliás, você pode aplicar a IA tanto para tarefas operacionais, como para áreas estratégicas. E o fato de contribuir em tantas frentes, faz a inteligência artificial ser tão indispensável no dia a dia.
Ela já está ao alcance das nossas mãos por meio dos smartphones, com os comandos de voz, aplicativos, recursos e etc.
Mas, como toda mudança, a tecnologia de IA causa debates. Muitas pessoas pensam que a IA vai substituir os humanos no trabalho.
E, nesse sentido, atualmente podemos dizer que esse é um mito. A ideia de aplicar a inteligência artificial na comunicação de empresas não é tirar o protagonismo dos seus colaboradores. Muito pelo contrário.
O objetivo de empresas de sucesso é usar todo o potencial criativo de ambos os lados. Ou seja, toda a criatividade do seu time junto com as contribuições de uma inteligência artificial para a comunicação.
Então, podemos concluir que esse é um assunto que rende boas discussões. E também vai ser muito efetivo a sua empresa. Ficou curioso? Continue a leitura do texto.
O que é Inteligência Artificial?
Primeiro é preciso entender o conceito de IA. De forma simples, a inteligência artificial é uma tecnologia que desenvolve máquinas para pensarem como os humanos.
Assim, a ideia é que elas aprendam como nós. E para isso são nutridas de informações e dados constantemente.
Sendo assim, é necessário que também haja modelos de dados e uma capacidade de processamento que alcance uma alta performance.
Embora pareça tudo muito complicado, são todas soluções do mundo da computação já muito bem desenvolvidas.
Então, esse é um sistema capaz de coletar informações, analisar e tomar decisões a partir da sua base de dados. Nesse sentido, por exemplo, o uso combinado de IA com Big Data é fundamental.
O Big Data organiza grandes bancos de dados que são necessários para “alimentar” uma IA.
Outro termo comum para se falar de inteligência artificial é o machine learning. Essa é uma subárea da IA que desenvolve a capacidade de uma máquina aprender.
E como isso funciona? Simples, a partir de algoritmos e reconhecimento de padrões. Assim, é possível que seu sistema faça previsões.
Tudo isso tem feito toda a diferença para a comunicação corporativa. Com certeza você já teve contato com alguma aplicação de inteligência artificial de empresas; e talvez nem tenha percebido.
Mas ela está lá, para solucionar as suas dúvidas no aplicativo do banco, no reconhecimento de voz da atendente virtual de um SAC e para te responder a dúvidas com um simples “Hey, Google” ou “Olá, Siri”.
E é disso que vamos falar agora. Saiba como aplicar a IA para dar um up a comunicação da sua empresa.
Aplicações da IA na comunicação
As possibilidades de melhorias que a inteligência artificial pode agregar a comunicação do seu negócio são inúmeras.
Assim, quando o foco é o marketing, por exemplo, você pode usá-la para avaliar o perfil de compra.
Além de acompanhar o comportamento dos seus clientes, a inteligência artificial aplicada a comunicação te permite analisar os conteúdos que o seu público interage em redes sociais, sites, blog e notícias.
Assim, você pode ser mais assertivo na criação de conteúdo. E, ainda, melhorar o seu atendimento e captação de dados.