Livia Nonato

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Como a Inteligência Artificial ajuda na comunicação da sua empresa

A comunicação é uma área muito importante para o crescimento de um negócio. Nesse sentido, o uso de tecnologias múltiplas tem se apresentado como o futuro de muitas empresas. Sendo assim, hoje, é preciso entender quais são as soluções disponíveis no mercado. Com esse cenário, a Inteligência Artificial (IA) aparece como um ótimo recurso para ajudar a comunicação da sua empresa.

Quer saber como? No post de hoje vamos te explicar.

As soluções de IA já são úteis para empresas de vários segmentos. Essa é mais uma das tendências previstas para 2021.

Listamos as principais novidades do mundo das tecnologias para esse ano, se você quer saber mais, veja esse post do blog.

Aliás, você pode aplicar a IA tanto para tarefas operacionais, como para áreas estratégicas. E o fato de contribuir em tantas frentes, faz a inteligência artificial ser tão indispensável no dia a dia.

Ela já está ao alcance das nossas mãos por meio dos smartphones, com os comandos de voz, aplicativos, recursos e etc.

Mas, como toda mudança, a tecnologia de IA causa debates. Muitas pessoas pensam que a IA vai substituir os humanos no trabalho.

E, nesse sentido, atualmente podemos dizer que esse é um mito. A ideia de aplicar a inteligência artificial na comunicação de empresas não é tirar o protagonismo dos seus colaboradores. Muito pelo contrário.

O objetivo de empresas de sucesso é usar todo o potencial criativo de ambos os lados. Ou seja, toda a criatividade do seu time junto com as contribuições de uma inteligência artificial para a comunicação.

Então, podemos concluir que esse é um assunto que rende boas discussões. E também vai ser muito efetivo a sua empresa. Ficou curioso? Continue a leitura do texto.

O que é Inteligência Artificial?

Primeiro é preciso entender o conceito de IA. De forma simples, a inteligência artificial é uma tecnologia que desenvolve máquinas para pensarem como os humanos.

Assim, a ideia é que elas aprendam como nós. E para isso são nutridas de informações e dados constantemente.

Sendo assim, é necessário que também haja modelos de dados e uma capacidade de processamento que alcance uma alta performance.

Embora pareça tudo muito complicado, são todas soluções do mundo da computação já muito bem desenvolvidas.

Então, esse é um sistema capaz de coletar informações, analisar e tomar decisões a partir da sua base de dados. Nesse sentido, por exemplo, o uso combinado de IA com Big Data é fundamental.

O Big Data organiza grandes bancos de dados que são necessários para “alimentar” uma IA.

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Outro termo comum para se falar de inteligência artificial é o machine learning. Essa é uma subárea da IA que desenvolve a capacidade de uma máquina aprender.

E como isso funciona? Simples, a partir de algoritmos e reconhecimento de padrões. Assim, é possível que seu sistema faça previsões.

Tudo isso tem feito toda a diferença para a comunicação corporativa. Com certeza você já teve contato com alguma aplicação de inteligência artificial de empresas; e talvez nem tenha percebido.

Mas ela está lá, para solucionar as suas dúvidas no aplicativo do banco, no reconhecimento de voz da atendente virtual de um SAC e para te responder a dúvidas com um simples “Hey, Google” ou “Olá, Siri”.

E é disso que vamos falar agora. Saiba como aplicar a IA para dar um up a comunicação da sua empresa.

Aplicações da IA na comunicação

As possibilidades de melhorias que a inteligência artificial pode agregar a comunicação do seu negócio são inúmeras.

Assim, quando o foco é o marketing, por exemplo, você pode usá-la para avaliar o perfil de compra.

Além de acompanhar o comportamento dos seus clientes, a inteligência artificial aplicada a comunicação te permite analisar os conteúdos que o seu público interage em redes sociais, sites, blog e notícias.

Assim, você pode ser mais assertivo na criação de conteúdo. E, ainda, melhorar o seu atendimento e captação de dados.

Listamos abaixo algumas das soluções com aplicações de IA para ajudar a comunicação da sua empresa. Confira.

1 – Chatbots

Essa é uma aplicação da IA que é quase uma unanimidade nos canais digitais de empresas. E isso porque o atendimento automatizado acelera o tempo de resposta, coleta dados e direciona os clientes.

Assim, a sua empresa se torna mais eficaz e a sua equipe recebe informações qualificadas quando são acionadas após o registro dos chatbots.

Chatbots funcionam como softwares, conhecidos como robôs, que são incorporados a sites, aplicativos, chats, blogs e redes sociais que simulam respostas em tempo real.

Esse atendimento acontece com base na programação do seu sistema. E, assim, ele é capaz de responder a dúvidas e direcionar o seu cliente até a solução do problema.

Essa pode ser uma ferramenta que vai te ajudar a reduzir custos com atendimento. E também padronizar o atendimento da sua empresa.

Sendo assim, você consegue coletar mais leads e gerar mais oportunidades de vendas.

2 – Automação com o VoIP

Com a finalidade de aprimorar a telefonia empresarial, o VoIP é uma solução que automatiza a sua comunicação. E os benefícios são diversos. Voz sobre IP é a tecnologia que permite que você realize chamadas pela internet.

Por meio dela, você vai melhorar a captação de dados no seu atendimento telefônico.

Nesse sentido, com o uso do VoIP atrelado a URA, a Unidade de Resposta Audível, você tem ainda mais possibilidades.

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Esse é um recurso que permite o reconhecimento de voz por meio da IA. Assim, você coleta os dados do cliente durante a ligação com a sua empresa.

Por meio de uma integração, essas informações podem ser direcionadas a um CRM.

Assim, com os dados enviados ao seu sistema de gestão de relacionamento, você qualifica os leads que chegam ao seu atendimento. E será mais assertivo na hora de fechar um negócio.

3 – Otimize o seu conteúdo

Outra forma para dar um up na sua comunicação corporativa é otimizando as campanhas de marketing.

Hoje, com ferramentas de SEO, você constrói os conteúdos da sua empresa direcionados a concorrer as primeiras posições do Google, por exemplo.

E visibilidade é sinônimo de mais clientes, certo?!

Pois é, não só essa, como outras ferramentas e sistemas com aplicações de automação e IA vão te ajudar muito a ser preciso na comunicação.

O uso de inteligência artificial na busca por palavras-chave é um diferencial para você inovar nos seus conteúdos e anúncios.

Além disso, a análise de dados e comportamento dos usuários pode (e deve) ser utilizada em e-mail marketing e no atendimento.

Dessa forma, você consegue atingir a pessoa certa para aquele produto ou serviço específico que você oferece.

4 – Sistemas de recomendação

Por fim, vamos falar sobre a contribuição dos algoritmos. Eles são fundamentais para que o sistema de recomendação seja assertivo. Já pensou quando você vê um vídeo no YouTube e ele te sugere outro baseado no seu perfil?

Então, você foi analisado por um sistema de IA que traçou o seu perfil de consumo e comportamento nessa rede.

Assim, muitas empresas podem dar mais visibilidade aos seus produtos. Se utilizada da forma correta, a inteligência artificial vai trabalhar a seu favor e os ganhos são muitos.

Agora você já sabe como pode começar a implementar a IA na comunicação da sua empresa. Essa ajuda com certeza vai muito importante. Ficou com alguma dúvida sobre? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e fique por dentro do mundo VoIP.

Continue acompanhando os conteúdos do blog da Nvoip. Até a próxima.

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