Blog

Como a Inteligência Artificial ajuda na comunicação da sua empresa

A comunicação é uma área muito importante para o crescimento de um negócio. Nesse sentido, o uso de tecnologias múltiplas tem se apresentado como o futuro de muitas empresas. Sendo assim, hoje, é preciso entender quais são as soluções disponíveis no mercado. Com esse cenário, a Inteligência Artificial (IA) aparece como um ótimo recurso para ajudar a comunicação da sua empresa.

Quer saber como? No post de hoje vamos te explicar.

As soluções de IA já são úteis para empresas de vários segmentos. Essa é mais uma das tendências previstas para 2021.

Aliás, você pode aplicar a IA tanto para tarefas operacionais, como para áreas estratégicas. E o fato de contribuir em tantas frentes, faz a inteligência artificial ser tão indispensável no dia a dia.

Ela já está ao alcance das nossas mãos por meio dos smartphones, com os comandos de voz, aplicativos, recursos e etc.

Mas, como toda mudança, a tecnologia de IA causa debates. Muitas pessoas pensam que a IA vai substituir os humanos no trabalho.

E, nesse sentido, atualmente podemos dizer que esse é um mito. A ideia de aplicar a inteligência artificial na comunicação de empresas não é tirar o protagonismo dos seus colaboradores. Muito pelo contrário.

O objetivo de empresas de sucesso é usar todo o potencial criativo de ambos os lados. Ou seja, toda a criatividade do seu time junto com as contribuições de uma inteligência artificial para a comunicação.

Então, podemos concluir que esse é um assunto que rende boas discussões. E também vai ser muito efetivo a sua empresa. Ficou curioso? Continue a leitura do texto.

O que é Inteligência Artificial?

Primeiro é preciso entender o conceito de IA. De forma simples, a inteligência artificial é uma tecnologia que desenvolve máquinas para pensarem como os humanos.

Assim, a ideia é que elas aprendam como nós. E para isso são nutridas de informações e dados constantemente.

Sendo assim, é necessário que também haja modelos de dados e uma capacidade de processamento que alcance uma alta performance.

Embora pareça tudo muito complicado, são todas soluções do mundo da computação já muito bem desenvolvidas.

Então, esse é um sistema capaz de coletar informações, analisar e tomar decisões a partir da sua base de dados. Nesse sentido, por exemplo, o uso combinado de IA com Big Data é fundamental.

O Big Data organiza grandes bancos de dados que são necessários para “alimentar” uma IA.

Outro termo comum para se falar de inteligência artificial é o machine learning. Essa é uma subárea da IA que desenvolve a capacidade de uma máquina aprender.

E como isso funciona? Simples, a partir de algoritmos e reconhecimento de padrões. Assim, é possível que seu sistema faça previsões.

Tudo isso tem feito toda a diferença para a comunicação corporativa. Com certeza você já teve contato com alguma aplicação de inteligência artificial de empresas; e talvez nem tenha percebido.

Mas ela está lá, para solucionar as suas dúvidas no aplicativo do banco, no reconhecimento de voz da atendente virtual de um SAC e para te responder a dúvidas com um simples “Hey, Google” ou “Olá, Siri”.

E é disso que vamos falar agora. Saiba como aplicar a IA para dar um up a comunicação da sua empresa.

Aplicações da IA na comunicação

As possibilidades de melhorias que a inteligência artificial pode agregar a comunicação do seu negócio são inúmeras.

Assim, quando o foco é o marketing, por exemplo, você pode usá-la para avaliar o perfil de compra.

Além de acompanhar o comportamento dos seus clientes, a inteligência artificial aplicada a comunicação te permite analisar os conteúdos que o seu público interage em redes sociais, sites, blog e notícias.

Assim, você pode ser mais assertivo na criação de conteúdo. E, ainda, melhorar o seu atendimento e captação de dados.

Livia Nonato

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

4 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

4 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

5 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago