Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Como fazer ligações gratuitas pela internet

Celular mostrando como fazer ligações gratuitas pela internet

Já pensou você ser capaz de fazer ligações gratuitas usando a internet? Quer saber como isso é possível? Então este artigo é perfeito para você.

No mundo atual estar conectado é essencial.

Por isso, ser capaz de fazer ligações por meio da internet é uma tendência que veio para ficar.

Este tipo de serviço só é possibilitado pelo uso da tecnologia VoIP.

E aí, curioso pra saber mais sobre como fazer ligações gratuitas pela internet com a tecnologia VoIP? Então siga a leitura.

O que é VoIP?

De forma simples, o VoIP (Voice Over Internet Protocol ou Voz sobre IP) é a tecnologia responsável por transformar a sua voz em um sinal digital, capaz de ser transmitido por meio da internet.

Antigamente, se pensava que o VoIP era sinônimo de baixa qualidade nas ligações, o que até era verdade por conta da internet instável da época.

Porém, atualmente contamos com uma internet de alta performance, disponível a um custo “médio”.

Por essa razão, a tecnologia VoIP finalmente conseguiu atingir o ápice de qualidade, superando até ligações fornecidas por empresas de telefonia convencional.

Hoje, quando você compara custo-benefício, as linhas da telefonia VoIP são a melhor opção. Pois unem duas coisas fundamentais a qualquer empreendimento: as tarifas são muito mais baratas e você tem a garantia da qualidade porque só se utilizam as melhores rotas telefônicas.

Ou seja, isso significa que fazer ligações gratuitas por meio da internet se tornou possível e, principalmente, acessível para todas as pessoas e empresas.

o que é voip? essa é a tecnologia que permite que você faça ligações pela internet e pode ser usada em vários dispositivos

Como fazer ligações gratuitas com o VOIP

Para fazer ligações gratuitas, ou com o custo reduzido, você não precisa de muito.

Você só tem que contar com uma conexão de internet de qualidade e um dispositivo capaz de realizar chamadas (como os aparelhos VoIP).

Quer saber quais são os meios por onde você pode fazer ligações gratuitas com o VoIP? Então confere a lista que fizemos para você:

No caso de chamadas feitas pelo computador, você vai precisar apenas de um Headset como acessório complementar.

Então, já pensou conseguir fazer ligações gratuitas a partir de todos estes dispositivos?

Curioso para saber quais os principais aplicativos que te permitem usar a internet para fazer ligações gratuitas? Vamos te contar na sequência, acompanhe.

1 – Ligações gratuitas com o WhatsApp

Em 2009, surgiu o WhatsApp, criado por Brian Acton e Jan Koum, o aplicativo foi desenvolvido para ser uma opção gratuita para as mensagens enviadas por SMS.

O WhatsApp tinha como principal missão permitir que as pessoas se comunicassem de forma gratuita, sem barreiras. Esta filosofia se mantém até hoje.

O aplicativo teve um rápido crescimento. Tanto que, em 2014, a empresa foi comprada pelo Facebook.

Porém, mesmo após a aquisição da rede social, o aplicativo seguiu operando de forma independente.

O WhatsApp foi um dos percussores da popularização em massa da tecnologia VoIP via celular, já que permitia que os usuários enviassem torpedos de voz.

Atualmente, além das mensagens de texto e torpedos de voz, os usuários também podem fazer ligações e chamadas de vídeo gratuitas. Tudo isso é possível pela tecnologia VoIP – seja pelo computador ou pelo seu smartphone.

Ainda, segundo a empresa, todos os dias são enviadas mais de 55 bilhões de mensagens de texto, 4,5 bilhões de fotos e 1 bilhão de vídeos através do app.

Totalizando mais de 60,5 bilhões de mensagens a cada dia. Com certeza foi você quem mandou alguma dessas mensagens, né?

Essa é uma das maneiras de fazer a sua ligação gratuita na internet. Mas, lembre-se, se for um contato comercial essa não é a melhor opção para fazer chamadas porque não assegura a qualidade de áudio, o que pode acarretar em ruídos, falhas e quedas de sinal.

E isso é uma péssima primeira impressão da sua empresa, não é mesmo? Vamos detalhar isso melhor ao longo do texto.

2 – Skype e as ligações gratuitas com vídeo

Criado em 2003, o Skype é conhecido com o pai da tecnologia VoIP.

Você deve gostar também:  O que é LGPD e como isso afeta a comunicação da minha empresa?

O aplicativo recebe esse título por ser um dos grandes responsáveis por difundir a tecnologia. O Skype nasceu para oferecer soluções de comunicação pela internet para você e a sua empresa.

A plataforma permite que você acesse serviços de voz e vídeo de maneira gratuita. Atualmente, a companhia foi descontinuada e passou a ser operada pela Microsoft.

Porém, apesar de ser um serviço gratuito, o Skype também oferece planos pagos.

Assim, você pode optar por usar o sistema pré-pago ou o de assinaturas.

Ou seja, só depende das necessidades da sua empresa.

A limitação desse aplicativo consiste no fato das ligações serem gratuitas somente se ambos participantes forem usuários do Skype.

Novamente, se você é um empresário, pode acabar sendo um inconveniente fazer o pedido aos seus clientes que façam contato pelo aplicativo.

3 – Viber

Lançado em 2010, o Viber nada mais é do que um mensageiro, assim como o WhatsApp, que permite que você faça ligações gratuitas pela internet.

O serviço faz uso do seu número de telefone como “identidade”. Desta forma, você não precisa se preocupar com senhas ou sequer coma criação de uma conta no aplicativo.

Além disso, o Viber também possibilita o envio de imagens, áudios, ligações de voz e vídeo e muitas outras funções.

Assim, o Viber é mais uma das opções para que você consiga ligar gratuitamente pela internet.

Porém, você deve se atentar ao fato de que o aplicativo tem como público-alvo os usuários de smartphones.

Sendo assim, existe apenas uma versão do serviço para computador, no Windows 8.

4 – Telegram

O Telegram é um aplicativo criado para a troca de mensagens, assim como o WhatsApp e o Viber. O app foi criado em 2013 pelos irmãos Nikolai Durov e Pavel Durov, na Rússia.

O serviço oferece a possibilidade de enviar e receber mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo, além de arquivos de diversos formatos.

No momento, você pode usar a plataforma em smartphones, tablets e computadores.

Além disso, o mensageiro buscou se diferenciar dos seus concorrentes com funcionalidades únicas. Sendo algumas delas:

  • Criptografia de ponta a ponta Isto garante a segurança das conversas do usuário, tornando impossível que elas sejam interceptadas;
  • Chat para conversas secretas – Neste chat as conversas somem depois de um determinado tempo e os usuários não conseguem fazer capturas de tela;
  • Chamadas de voz ativas 24h por dia em grupos – Com este recurso os usuários são capazes de engajar em conversas a qualquer momento. Tornando a comunicação entre os membros mais fluída.

No entanto, é importante que você note que o aplicativo tem como foco principal a interação em grupos.

De acordo com a companhia, o aplicativo conta atualmente com mais de 200 milhões de usuário ao redor do mundo.

5 – Discord

Disponível em várias plataformas, o Discord é uma das principais soluções para se fazer ligações gratuitas pela internet.

Lançado em maio de 2016, o Discord surgiu com uma proposta inovadora: facilitar a comunicação da comunidade gamer, ou seja, do grupo de pessoas que gostam de jogos online.

O aplicativo foi rapidamente aceito pela comunidade, que deixou de usar os outros recursos, que antes eram conhecidos dentro do nicho como o TeamSpeak e o Mumble, por exemplo.

Além de permitir que os usuários interajam por chat, o aplicativo permite que você se conecte em canais de voz, vídeo e até mesmo que transmita a tela do seu computador em alta qualidade.

Além disso, o Discord ainda é capaz de identificar o que você está jogando e se integrar com outras plataformas, por meio de uma API.

Por fim, o Discord ainda oferece um plano pago e opcional, o Discord Nitro.

Com o Discord Nitro você pode personalizar ainda mais os canais de chat do aplicativo.

Hoje, o Discord é o aplicativo de VoIP mais utilizado na comunidade gamer.

Você consegue acreditar que até agosto de 2020 o aplicativo já tinha recebido mais de 79 milhões de dólares em investimentos?

Vale ressaltar que, assim como o Telegram, o Discord tem como foco a comunicação em grupos.

6 – Telefonia digital

A telefonia digital, diferente dos apps que já te apresentamos, é usada dentro de empresas.

Isso mesmo, o foco dela é atender a demanda de telefonia corporativa.

E como isso acontece?

A telefonia digital possui tarifas muito menores as linhas telefônicas convencionais. Além disso, como você já deve ter percebido, esse tipo de telefonia permite que sejam feitas mais de uma chamada por vez com um mesmo número – o que chamamos de ligações simultâneas.

Você deve gostar também:  Skype para empresas: o que fazer com o fim dele?

Dessa forma, operadoras de telefonia VoIP (sinônimo técnico de telefonia digital) têm como objetivo principal a entrega de serviços mais baratos, mas sem abrir mão da alta performance da chamada.

As ligações não são gratuitas como nos aplicativos, porém o custo é amplamente reduzido frente as operadoras tradicionais e você tem a qualidade garantida.

Veja as principais diferenças do uso da tecnologia VoIP e entenda porquê investir em empresas especializadas.

VoIP com ligações gratuitas x VoIP pago

Você deve estar se perguntando “por que eu usaria um VoIP pago ao invés da chamada via apps gratuitos?”

A gente pode te responder isso. Vamos lá?

Como o nome já deixa claro, a versão gratuita não envolve custos para que você realize as suas “ações” de comunicação.

Ou seja, você pode fazer uma ligação simples, por exemplo, e ela sai de graça – independentemente da distância ou do tempo de duração.

A tecnologia VoIP permite que as ligações gratuitas sejam feitas de maneira simples.

Você não precisa se preocupar com os gastos ou minutos falados.

Dessa forma, ele é uma boa alternativa caso você não conheça o serviço e queira testá-lo.

Porém, usar os aplicativos que citamos no artigo não é a única forma de fazer ligações gratuitas pela internet.

Você também pode obter a gratuidade em algumas empresas que oferecem testes gratuitos ou chamadas grátis por determinado tempo de uso – esse é o caso da Nvoip – nós te oferecemos R$5,00 grátis para testar nossos serviços.

Você só precisa se cadastrar no nosso painel.

No entanto, ao fazer uso de aplicativos gratuitos você abre mão de recursos e funcionalidades importantes para uma empresa. Por exemplo, com um VoIP gratuito você só consegue ligar para pessoas que também possuem estes aplicativos.

Além disso, a pessoa ainda precisa ter internet.

Isso torna estes aplicativos ligeiramente defasados para o uso em empresas, já que diminuem os possíveis clientes que a sua empresa atinge com o atendimento telefônico.

Logo, apesar de inicialmente o VoIP gratuito parecer a opção perfeita, ele é deficiente em muitos pontos.

Por isso, ainda que você precise fazer um investimento inicial, a longo prazo o VoIP pago sai mais barato.

Quer saber o motivo? Então, continue lendo.

Vantagens de usar um VoIP pago

Em um cenário competitivo, a sua empresa precisa entregar resultados.

Nesse sentido, os VoIPs pagos contam com funcionalidades próprias para o meio empresarial – como a URA, o histórico de chamadas e as integrações por meio de uma API de telefonia.

Com a Nvoip, por exemplo, você pode integrar os seus sistemas de telefonia VoIP com diversas plataformas que ajudam em outras demandas importantes, como a gestão de vendas da sua empresa.

Além disso, existe uma maior confiabilidade no serviço e você tem a quem recorrer – diferente da maioria dos aplicativos.

Se você opta por um VoIP pago, seus dados tem garantia de proteção, ao contrário do que acontece quando você usa um aplicativo gratuito.

De forma semelhante, você tem garantias em relação à estabilidade e ao funcionamento do serviço contratado, além de suporte garantido caso aconteça qualquer tipo de problema.

Considerações

De forma simples, os serviços de VoIP pago podem não te garantir ligações gratuitas, mas oferecem um serviço mais completo e com mais qualidade.

Mas e aí, conseguiu entender um pouco mais sobre como fazer ligações gratuitas pela internet, além das vantagens em optar por um VoIP pago?

No nosso canal do YouTube temos um vídeo mais detalhado te explicando como fazer ligações gratuitas pela internet.

Ficou interessado em testar os serviços da Nvoip? Então se cadastre no nosso painel e ganhe R$5,00 para fazer sua primeira ligação na nossa plataforma.

Já tem um número de telefonia convencional e quer migrar para um número virtual? A portabilidade é gratuita e a nossa equipe é responsável pela mediação “burocrática”, assim você não precisa se preocupar com os tramites.

Ainda tem alguma dúvida? Então entre em contato com um de nossos especialistas. Estamos disponíveis em horário comercial para te atender.

número virtual business intelligence
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com