O que você precisa saber sobre API - Nvoip
Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

O que você precisa saber sobre API – entenda com 3 exemplos práticos

Se você está sempre ouvindo sobre as vantagens de ter sistemas integrados com ajuda de API mas não tem ideia de como isso acontece, esse é seu momento! Hoje, aqui no blog, o assunto é API e vamos te explicar o que é e como utilizá-la para ajudar sua empresa.

Se ajeite na cadeira e vamos lá!

O que é API?

Vamos falar sobre as definições do que de fato é uma API para conseguirmos desenrolar sobre o assunto. Bem, API é uma sigla inglesa para Application Programming Interface e em português significa: Interface de Programação de Aplicações. Mas o que isso quer dizer?

Ela é uma interface, um conjunto de instruções, que permite a integração entre sistemas. Assim, API é um conjunto de rotinas e padrões de programação pré estabelecidos para acesso a um software ou plataforma que é utilizado por aplicativos.

Ou seja, é utilizada quando há a intenção de integrar softwares com o seu sistema. As interfaces podem ser públicas ou privadas, então, alguns desses códigos são abertos. Dessa forma, qualquer pessoa pode utilizá-lo da maneira que lhe for mais conveniente.

Utilizando uma API, dois aplicativos podem comunicar entre si através de diversos códigos sem a necessidade da intervenção do usuário. E isso acontece, muitas vezes, até mesmo sem o conhecimento dos usuários.

Tudo isso porque a API, em muitos casos, é composta de uma série de funções que são acessíveis apenas através da programação. Desse jeito você nem se dá conta que está usando um sistema integrado.

Para que você consiga entender melhor do que estamos falando, vamos aos exemplos:

1. Google Maps

Esse é o exemplo mais famoso quando buscamos informações sobre API. Não só por funcionar muito bem mas por ser uma API que utilizamos no dia a dia. O Google Maps oferece um serviço gratuito de pesquisa e localização através de mapas e imagens de satélite na internet, foi desenvolvido e é fornecido pela gigante Google.

Dito isto, vamos dar forma ao nosso exemplo. Imaginemos que te indicaram um ótimo restaurante e você foi até o site para saber mais informações sobre ele. Depois da pesquisa você decide que irá visitar para comprovar se a comida é mesmo boa. Como será sua primeira vez indo até o estabelecimento você, ainda no site, clica em “como chegar”. Sim. Olha a API do Google Maps aí!

Isso é possível porque os programadores do site do restaurante inseriram o código do Google Maps em algum lugar da plataforma por meio de uma API.

2. Pagamento online

Outro exemplo prático de utilização de API são os pagamentos online. Muito utilizadas em sites de e-commerce e marketplaces, esse tipo de API são extremamente úteis na hora dos usuários finalizarem suas compras. Você já deve ter visto por aí Paypal, PagSeguro etc.

Você deve gostar também:  Capital intelectual e a retenção de talentos

São eles que permitem que o site em que você está comprando lhe dê a opção de pagamento por cartão de crédito, por exemplo, fazendo a comunicação entre as instituições financeiras envolvidas na negociação. Ou seja, a operação entre o banco do seu cartão de crédito e o banco da loja que irá receber o pagamento. E o mesmo funciona para a geração de boletos.

Não é interessante como estamos sempre utilizando API e nem nos damos conta disso?

3. Plataforma de comunicação

Na Nvoip fornecemos a API de comunicação. Com ela é possível conectar diversos sistemas às soluções de voz e SMS da Nvoip. Um exemplo prático é um de nossos parceiros, a Pipedrive. A Pipedrive possui um painel CRM (Customer Relationship Management) integrado à nossa API. 

Isso torna possível, caso você seja cliente, que você realize suas ligações utilizando a tecnologia da Nvoip diretamente do painel da plataforma CRM do Pipedrive. Conseguindo assim, se beneficiar das vantagens dos dois sistemas.

Além de oferecer a possibilidade de se integrar aos sistemas de voz e sms, a Nvoip libera alguns módulos a mais como o torpedo de voz. Com a nossa API, o cliente não precisa desenvolver uma solução onde cria o script para disparar os sms com áudio. Ele precisa apenas integrar seu sistema e ter a funcionalidade pronta para o disparo de torpedo de voz. 

Com a API da Nvoip é possível desenvolver aplicativos que usam voz e SMS para melhorar a sua empresa ou para criar novos produtos. Além disso tivemos o cuidado de criar uma API compatível com qualquer linguagem. 

Integre com sistemas em Python, PHP, Java, Ruby, etc… ou com seus aplicativos iOS e Android sem preocupações. Para saber mais sobre a nossa API, que é gratuita, clique aqui.

Em tempo: cliente Nvoip se quiser utilizar o Pipedrive ganha 50% de desconto nos 12 primeiros meses de uso do sistema, além dos 30 dias de trial. Clique aqui para saber mais.

API privada e API pública

Agora que já sabe na prática o que são as API’s, é bom ficar de olho se a integração que você busca é privada ou pública. Sem surpresas, a API pública é aquela fornecida gratuitamente por seus desenvolvedores. Sendo preciso, assim, que o usuário faça somente um cadastro e acesse seu login para poder utilizar os dados do sistema.

Já a API privada, disponibiliza uma quantidade limitada de dados para uma plataforma, sendo necessário criar um plano pago para ter um acesso maior. É aquele conhecido plano de assinatura que vemos em portais de cursos online, Netflix etc.

Espero que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre API e como ela se integra a diversos sistemas que usamos no nosso cotidiano. É uma excelente maneira de fazer com que o site da sua empresa ofereça funções úteis aos seus clientes. Se ainda tiver dúvidas, aqui no blog temos mais artigos que podem te ajudar a saber mais sobre o assunto.

Você deve gostar também:  Gestão de cobranças: 10 dicas de como fazer na sua empresa

E se precisar integrar algum sistema à nossa API, entre em contato com um de nossos colaboradores clicando nesse link. Uma boa API de telefonia pode executar diversas funções ou integrar sistemas, personalizando o seu PABX, integrando-o a outros sistemas. Aumente a produtividade, otimize o consumo e melhore o atendimento ao cliente através da melhora na qualidade do seu serviço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email