siga-me telefone fixo_nvoip
Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Siga-me telefone fixo: por que usar?

Já pensou em levar o seu telefone fixo para qualquer lugar? Assim você não perderia ligações, independente do dia e local. É isso que um recurso de siga-me em telefone fixo faz. Quer saber mais sobre? Então esse texto foi feito para você.

Siga-me nada mais é do que um recurso de encaminhamento de uma chamada de um telefone para outro.

Essa mobilidade faz com que a sua empresa esteja mais disponível no atendimento além de, claro, promover uma maior flexibilidade para a sua equipe.

Em tempos de home office, essa pode ser uma solução bem importante.

Então, o que você sabe de siga-me em telefone fixo? Continue a leitura do artigo que vamos te apresentar a vantagem de ter esse tipo de serviço.

O que é siga-me?

O verdadeira utilidade do siga-me em telefone fixo é proporcionar que você tenha muito mais controle da sua telefonia.

O recurso siga-me, ao pé da letra, é uma configuração feita junto à sua operadora para encaminhar as chamadas telefônicas de um aparelho para outro.

Nesse sentido, já é muito comum ver organizações que conhecem e usam o siga-me para organizar e alinhar a comunicação empresarial.

Por exemplo: em uma situação cotidiana em que você teve que se ausentar do escritório, mas não quer perder suas ligações importantes, pode contar com o siga-me no telefone fixo.

Além disso, em casos de trabalho remoto (como é frequente desde o início das medidas de proteção contra o novo coronavírus), você consegue ter o essencial para o funcionamento pleno do seu time.

Basicamente, a sua equipe pode atender a linha telefônica com uma simples configuração, mesmo que seja a partir da mudança do telefone fixo para o celular.

Então, todos os empecilhos que você geralmente encontra nessa migração de um espaço físico para outro já não são um problema.

Como funciona?

O funcionamento do siga-me é bem simples. Mas você pode personalizar um pouco mais esse recurso.

E essas facilidades personalizadas como adicional ao serviço vão fazer a diferença quando implementadas na sua telefonia corporativa.

Ao ativar essa função, você programa a encaminhamento de ligações de um aparelho para outro predeterminado.

Porém, de acordo com o seu perfil de uso, pode incrementar as funções.

Então, antes de decidir configurar o siga-me do telefone fixo para o celular, você precisa saber que existem algumas funcionalidade específicas desse recurso.

De acordo com as informações do blog Compara Plano, ao todo, você tem quatro possibilidades de personalização, são elas:

  1. Função total: com essa modalidade, todas as ligações recebidas serão transferidas para um número que você escolher como destinatário do recurso;
  2. Não responde: neste caso, todas as chamadas que receberem uma ligação e não forem atendidas serão redirecionadas para um número que você escolher;
  3. Ocupado: quando a sua linha telefônica estiver ocupada, as chamadas serão redirecionadas para um número da sua escolha;
  4. Fora da área de cobertura ou desligado: quando seu telefone estiver fora de uma área de cobertura ou desligado, nesses casos, somente, as chamadas serão redirecionadas para um número que você escolher.

Ao analisar as quatro modalidades, você pode decidir como usar o siga-me de forma útil as suas necessidades.

A disponibilidade dessas funcionalidades varia de acordo com a operadora.

Então, verifique com a sua operadora antes de anunciar uma mudança nos recursos de atendimento aos seus colaboradores.

Outro fator de avaliação é o valor do serviço, o siga-me, tradicionalmente, é um recurso gratuito. Você paga pelo valor da ligação recebida apenas.

No entanto, com a migração do siga-me do telefone fixo para o celular, você receberá a descrição das chamadas e os valores na sua conta mensal de telefone móvel.

Siga-me em telefone fixo com operadoras VoIP

Essa atribuição, especificamente em telefone fixo, permite que você rompa as barreiras geográficas na estrutura de atendimento e na formação de equipe de atendimento.

E isso porque, mesmo que o seu colaborador esteja em outra região, você consegue conectá-lo ao número da sua linha telefônica pelo siga-me.

No sentido macro da sua gestão empresarial, você conta com opções na hora de definir como vai ser o seu sistema de telefonia.

Ou seja, você pode optar pelo tipo de operadora – tradicional ou digital – para ativar esse recurso.

Hoje, as empresas de telefonia digital oferecem um custo-benefício diferenciado no segmento.

Além das tarifas bem mais baixas do que as operadoras tradicionais, você pode alcançar uma economia de até 70% em telefonia.

Essa redução de custos se justifica pela ausência de gastos com instalação, manutenção, aparelhos e periféricos específicos de telefonia.

Ilustrando isso melhor, vamos pensar em uma situação frequente nas operadoras tradicionais.

Sabe quando você precisa da visita de um técnico para fazer a troca de um cabeamento desgastado? Ou quando ele precisa corrigir um problema na rede?

Esse reparo é feito de maneira presencial, demanda agendamento e tempo de espera, certo?

E, além de isso tudo, ainda gera custos significativos à sua empresa.

Aliás, é um ponto desfavorável para as organizações, pois será necessário paralisar a atividade de um colaborador para que o reparo seja feito.

Com a telefonia digital, isso não é necessário. Essa é uma tecnologia feita para solucionar problemas de forma remota.

Todo o suporte, as consultas de saldo e relatórios, além da plataforma de funcionamento, estão disponíveis online.

Sendo assim, você tem acesso de qualquer lugar.

Basta ter internet, e pronto! Você já tem o necessário para usar a telefonia digital e seus recursos agregados.

Mais características

A mobilidade também é um diferencial do uso do siga-me em telefone fixo a partir da telefonia virtual. Vamos pensar em um exemplo palpável para facilitar.

Se você investir em uma linha VoIP já vai estar economizando. E isso porque o valor da taxa de manutenção do número ativo é acessível e bem baixo de um plano tradicional.

Então, você coloca créditos com as tarifas VoIP, que também são de baixo custo (além de acumulativas).

E, dessa forma, você contará com mais autonomia para definir o quanto você quer – e precisa – gastar com créditos.

Então, de acordo com a sua necessidade de fazer chamadas, vai inserindo os créditos de forma avulsa. Isso também vai ajudar muito na sua economia mensal pois é uma prática que te permite ter controle.

Diferente dos planos fixos onde você paga um valor fixo e, às vezes, não utiliza nem metade da sua franquia.

Depois de personalizar a sua telefonia digital, você pode solicitar a liberação do siga-me do seu telefone fixo para uma das alternativas de uso do VoIP.

Desse modo, você pode usar o número de contato da sua empresa no aparelho que preferir.

Ou seja, o seu celular, tablet, computador, telefone IP, ATA (adaptador em telefone analógico) e PABX (todos os modelos) estão entre as suas opções.

Dito isso, agora vamos te apresentar como usar esse recurso em operadoras convencionais.

Como configurar o siga-me em operadoras tradicionais

Agora que você sabe o que é o siga-me e como ele pode te ajudar, vamos te mostrar como configurá-lo em seu telefone de acordo com algumas das principais operadoras.

Tim

  • Todas as chamadas: *21*{número de destino}# –> LIGAR
  • Em caso de não atende: *61* {número de destino} # –> LIGAR

Claro

Para essa operadora só há a modalidade de redirecionar todas as chamadas e é necessário habilitar o serviço através do telefone 10321.

  • Todas as chamadas: *83* {número de destino} # –> LIGAR

Oi

  • Todas as chamadas: *21* {número de destino} # –> LIGAR
  • Em caso de não atende: *61* {número de destino} # –> LIGAR
  • Se ocupado: *63* {número de destino} # –> LIGAR

Vivo

Na Vivo também é preciso habilitar o serviço por telefone, ligando para 10325. E ela também só possui um modo de redirecionamento de chamadas.

  • Todas as chamadas: *52* {número de destino} # –> LIGAR
número virtual

Benefícios do uso do siga-me em telefone fixo

Você sabe o quão importante é ter um atendimento disponível e satisfatório? Provavelmente sim.

Então, essa área é responsável pela saúde do seu negócio, literalmente.

Por meio atendimento, seja de vendas, suporte ou um SAC unificado, você aumenta suas oportunidades de venda e cria um relacionamento com o cliente.

Esse é o ideal né?! Mas para não ficar com o seu NPS (Net Promoter Score) em baixa, você precisa se precaver e contar com recursos e ferramentas que te ajudem nessa missão.

Ainda não está convencido da relevância do atendimento para o sucesso do seu negócio? Veja o que dizem os dados.

De acordo com pesquisa da Mckinsey, 70% das experiências de compra são influenciadas pela forma como o consumidor sente que está sendo tratado.

Além disso, 68% dos clientes desistem de uma empresa por se sentirem negligenciados em um atendimento.

Embora o atendimento telefônico esteja entre as formas tradicionais de contato com as empresas, ele ainda é muito significativo.

Ainda em números, estudos do segmento demonstram que cerca de 41% dos clientes preferem ligar para as empresas.

Quando combinado com a internet, esse se torna um canal ainda mais poderoso. 61% dizem que, depois de buscar informações sobre uma marca na internet, ligam para o atendimento ao cliente pelo telefone.

Sendo assim, ficou ainda mais evidente como você deve ter atenção a esse canal de contato, não é mesmo?

E o siga-me em telefone fixo pode te ajudar nessa missão.

Agora que vimos todas as características desse recurso, podemos falar das principais vantagens de implementação do siga-me em telefone fixo.

Ficou curioso? Segue a leitura e conheça quais são esses benefícios. Vamos lá!

1 – Comunicação descentralizada

No mundo globalizado que vivemos, cada vez mais, a comunicação se descentraliza. E isso de uma forma positiva.

A nível empresarial, essa é uma vantagem dependendo do seu modelo de negócio.

Vamos entender o porquê. Se a solução da sua empresa permite que você tenha funcionários em trabalho remoto, é um ramo que se privilegia da comunicação descentralizada.

Um grande conflito para os recrutadores e profissionais de Rh na hora de trazer novos talentos para a sua empresa é achar um candidato que se encaixe no perfil da vaga.

Quando a empresa só funciona em uma localidades fixa, com um escritório sede em uma região, por exemplo, esse desafio é ainda maior.

Pois a seleção terá que ser feita com profissionais que morem na mesma cidade do seu office.

Já em empresas que não seguem essa lógica tradicional, você consegue ter funcionários até de fora do país.

E eles podem atender normalmente porque o siga-me em telefone fixo pode redirecionar para o telefone do colaborador.

Sendo assim, você conta com uma comunicação descentralizada no sentido de estrutura física e pode achar um profissional que realmente tenha o perfil esperado para ocupar uma vaga.

A descentralização de equipes está em alta desde o crescimento das atividades em home office. E parece que veio pra ficar.

Análise o seu negócio e veja a viabilidade de uso do siga-me com a sua operadora, assim você garante a eficácia do seu trabalho remoto.

Ótimo né? E ainda tem mais benefícios, acompanhe!

2 – Diminuição com custos operacionais

Os custos operacionais são todos àqueles que geram um saída de dinheiro do seu fluxo de caixa para o funcionamento e manutenção da sua empresa.

Aplicado a telefonia, antigamente, esse era um gasto bastante elevado.

Basicamente, o empreendedor precisava investir em aparelhos de telefonia, cabeamentos, espaço físico e móveis. Isso só para começar.

Conforme o seu time for crescendo, você vai precisar disponibilizar mais ramais, e como consequência, o seu gasto operacional vai crescer.

Então, para conseguir não apenas controlar, mas também diminuir os valores gastos operacionais da sua empresa você pode contar com a telefonia digital.

Com ela, você não precisa se preocupar com um investimento em estrutura física, já que a sua equipe pode trabalhar de forma descentralizada.

Mas é importante frisar que essa não é uma razão para você não prestar o suporte necessário aos seus colaboradores.

Só permite que esse investimento seja mais flexível.

Por exemplo, você pode enviar um aparelho celular ou fixo para os seus atendentes usarem de casa ou pode negociar que eles usem o próprio aparelho para isso.

Pensando no sentido econômico, você terá um investimento com o envio do dispositivo, caso opte por isso.

Mas não precisará pagar por uma nova linha telefônica para que ele use, o seu siga-me em telefone fixo já resolve isso.

3 – Maior disponibilidade do atendimento

Cliente feliz é cliente bem atendido, certo? Mas isso só acontece se você tiver disponibilidade no atendimento.

Com um recurso de siga-me no telefone fixo, você pode definir melhor os horários de atendimento do seu time.

Combinando a escala de atendimento dos colaboradores, em conjunto com o recurso de encaminhamento de chamadas, todos os clientes que fizerem contato com a sua empresa terão, ao menos, a sua solicitação registrada.

Esse recurso pode servir aplicando a modalidade de não responde”, para que ele saiba que pode deixar um recado no correio de voz, por exemplo.

Se for atuar de maneira mais estratégica com esse recurso, você pode combiná-lo a URA (Unidade de Resposta Audível).

Simplificando, a URA é uma central telefônica, onde você pode programar menus de interação e deixar mensagens gravadas para o seu cliente.

Ou seja, caso você não possa receber a chamada naquele momento, e seu recurso esteja em uma das modalidades “ocupado”, “não responde” ou “desligado”, consegue comunicar ao cliente o horário de funcionamento do atendimento.

Ou, melhor ainda, pode deixar um menu interativo para solucionar questões automáticas, como consultas, verificação de status de entrega de produto e similares.

Outro benefício que pode ser agregado a partir do uso do siga-me no telefone fixo, é a redução no Tempo Médio de Resposta (TMR).

Esse é um indicador muito importante para a avaliação do atendimento de uma empresa.

Se a sua equipe consegue reduzir o tempo de primeira resposta, por exemplo, a chance do seu consumidor ficar mais satisfeito cresce exponencialmente.

E com o uso do siga-me do telefone fixo para o celular, você consegue manter o seu número de contato mais “disponível”.

De forma que o seu atendente poderá receber a ligação, caso o primeiro ramal não atenda a chamada.

Assim, você consegue manter um TMR baixo.

3 – Mais oportunidades de venda

O terceiro benefício é indispensável para a sua empresa. Gerar mais oportunidades de venda é essencial para o crescimento do seu negócio.

Com um bom uso do siga-me do telefone fixo para o celular, como falamos antes, permite que você tenha mais disponibilidade para atender.

E em conjunto à URA demonstrará a sua preocupação com os consumidores no SAC. Assim, você consegue atender mais pessoas e, consequentemente, ter mais oportunidades de negócios.

Se for um cliente querendo solucionar algo, com empenho e um bom pitch de vendas, você pode vender um combo ou um serviço agregado com desconto.

Para ser ainda mais estratégico, você pode consular o histórico de compras e interações dele com a sua marca.

Assim, você consegue fazer uma proposta interessante e transformar uma solicitação de suporte em comercial.

E, principalmente, se for um prospect o seu time tem que estar o mais disponível possível para atender o aparelho vinculado ao siga-me para converter o lead.

Claro, você precisa se estruturar com capacitação da equipe e do atendimento, mas tenha certeza que esse é um recurso que vai te ajudar bastante a não perder ligações.

Considerações

Então, agora você sabe a importância de um siga-me em telefone fixo no atendimento empresarial. Mas se você quer ter ainda mais possibilidades na sua telefonia, precisa conhecer mais sobre as operadoras VoIP.

Essa é uma solução característica da era da transformação digital.

Esse é um fenômeno que está em curso. Basicamente, essa transformação propõe solucionar um problema tradicional por meio da tecnologia digital.

E é literalmente isso que uma empresa de telefonia digital faz.

Para oferecer um valor justo e serviços de alta performance em comunicação corporativa, as operadoras trabalham com as melhores rotas de saída de telefonia para ter a melhor qualidade de áudio.

Assim, não ocorre queda de sinal, ruído ou problemas na chamada. Além disso, você tem planos e tarifas que realmente cabem no seu bolso.

Quer saber mais sobre isso? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

E como bônus para você testar a plataforma, a Nvoip te oferece uma hora de ligação de graça no painel. Basta acessar o link.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email