O que é URA?
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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O que é URA e como ela pode alavancar os resultados da sua empresa

Quando falamos de atendimento ao cliente, devemos lembrar o quanto o assunto é delicado e merece uma boa dose de atenção. Sendo assim, essa situação não é diferente com a telefonia. Provavelmente você já ouviu falar em URA. É mais possível ainda que você já tenha tido contato, pelo menos uma vez, com essa tecnologia. 

Mas será que a sua empresa não deveria usá-la? É esse o questionamento que esse texto pretende responder. além de explicar o que é o termo URA e quais são os benefícios que ele proporciona! Te interessa? Então acompanhe o texto. 

O que é URA? 

URA é a sigla de Unidade de Resposta Audível, originalmente do inglês IVR – Interactive Voice Response. Muitas pessoas também conhecem esse recurso popularmente como atendente eletrônica. Ela é uma ferramenta bastante utilizada em call centers. E sua principal função é automatizar o atendimento aos clientes e agilizar processos internos.

Quando citei anteriormente que você provavelmente esteve em contato com a URA, foi porque em algum momento você já ligou para um call center ou uma central de atendimento e foi atendido por uma gravação ao invés de falar com uma pessoa. 

Com a URA, quando o cliente liga para sua empresa, ele é diretamente direcionado ao setor e ramal específico com o qual precisa falar. Além disso ele pode escolher a melhor opção e, através do reconhecimento dos números digitados, o sistema automaticamente direciona a ligação para o ramal desejado. Ou ele é encaminhado para uma fila de atendimento até que alguma linha esteja disponível. 

Atualmente, com o aprimoramento do serviço, já é possível que a URA reconheça palavras-chave na fala do usuário. Assim, a interação é muito mais rápida, já que não é mais necessário selecionar opções manualmente como é feito na URA de digitação. 

No entanto, independentemente de ter uma URA de digitação ou de reconhecimento de voz, o importante é ter esse recurso na sua empresa. Quer saber o motivo? Vamos conhecer as maiores vantagens da URA telefônica. 

Vantagens de ter uma URA em seu negócio 

Muita gente acredita que apenas grandes empresas levam vantagem utilizando uma URA. Essa gente está completamente enganada!

Isso porque a URA permite várias automações no seu atendimento via telefone, como o saneamento de dúvidas simples sem que o cliente tenha que ser transferido para um operador.  

Além disso esse sistema atende, tira dúvidas, reconhece dígitos e voz, transfere ligações para operadores, finaliza atendimentos, entre muitas outras funções. 

Agora você já sabe o que é URA e como esse sistema funciona, podemos listar os principais benefícios que ela proporciona. 

Automação 

Atualmente, sabe-se que a automação de qualquer setor é imprescindível. Através dela é possível economizar vários recursos inclusive tempo e dinheiro. Automatizar processos significa facilitar o serviço e o contato do cliente com a sua empresa. 

Assim, existem diversas dúvidas que a própria URA pode sanar. Enquanto isso seus funcionários se atentam ao que realmente precisa da atenção e interação deles.  

Um grande exemplo disso é quando ligamos para uma central de atendimento e precisamos saber o código de barras da nossa fatura ou alguma informação relacionada ao pagamento. A própria URA é capaz de acessar essas informações e passá-las ao cliente. 

A URA Desafoga os canais de atendimento 

Através da automação, os canais de atendimento ficam desafogados. Muitas vezes, você pode ter até pensado que seria necessário aumentar o número de colaboradores na equipe. Mas ao implementar a URA, os operadores ficam com mais tempo para dedicar aos atendimentos que realmente precisam da interação humana. 

Além disso, não precisam se preocupar em atender a ligação apenas para transferir a chamada. Sabem que quando o telefone toca o cliente chegou ali porque precisa realmente falar com aquele setor. 

Diminuição de custos 

Um sistema implementado uma única vez custa bem menos do que a contratação de funcionários e a sua manutenção na empresa. É verdade que para ter acesso aos diversos recursos que a URA proporciona, os valores não são baixos. Mas colocando na ponta do lápis o custo-benefício compensa. 

Com a URA é possível a integração com outros sistemas

Quando integrada com outros sistemas, como um CRM, a URA é capaz de aprimorar ainda mais os processos de atendimento. É possível que o sistema acesse várias informações do cliente a partir de um número de registro ou CPF, por exemplo. 

É assim que uma URA consegue passar o valor na nossa fatura apenas ao reconhecer nosso número de telefone ou acessar nossas informações através de alguma informação doada por nós. O sistema tem mecanismos para facilitar o dia a dia.

Produtividade 

Com a URA o atendimento fica muito mais rápido e o atendente consegue passar muita segurança para o usuário. Se a sua URA for integrada com outro sistema, é possível que ao receber a ligação, uma tela abra para o atendente direto na conta do seu cliente. 

Ao aliar todos os benefícios já citados, consequentemente a produtividade aumenta. Mas não somente pelo recurso da URA em si. Além deles, com esse recurso os seus funcionários podem se sentir muito mais motivados a trabalhar.  

Afinal, imagine que a todo momento que o telefone tocar, você está sendo interrompido enquanto a ligação nem é para você?! Depois de um tempo, a vontade desse colaborador vai ser de não mais atender a nenhuma chamada. E isso resulta em clientes insatisfeitos. 

Agora, imagine um outro cenário. Nesse o operador sabe que se o telefone tocou para ele. Então é imprescindível que ele atenda. Não há mais motivos para não atender o telefone, pois quem ligou realmente precisa falar com ele. 

Satisfação do cliente 

Com uma URA o cliente vai receber um atendimento rápido, objetivo e padronizado. Não vai ser necessário ficar pendurado no telefone esperando ser transferido de ramal em ramal. Afinal, a vida hoje é muito corrida e ninguém mais tem tempo para espera! A satisfação do seu cliente é o sucesso da sua empresa, lembre-se!

Depois de todos esses benefícios listados, e explicado o que é URA e como ela pode alavancar os resultados da sua empresa, gostaria de ter uma URA personalizada na sua empresa? Faça contato com a Nvoip e aproveite esses e muitos outros benefícios! Empresas que buscam manter sua vantagem competitiva e estar na frente da concorrência investem em atendimento ao cliente. 

Espero que tenha gostado desse artigo. Se ele foi interessante e útil, compartilhe nas redes sociais e com seus colegas de trabalho! Quer ler mais textos como esse para que seu negócio decole? Que tal ler sobre lead telefônico x lead e-mail?

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