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Transcrição de áudio: por que usar esse recurso na sua empresa?

A difusão de mecanismos focados no processamento da linguagem natural, junto a evolução tecnológica e o aumento da capacidade de reconhecimento da fala humana elevaram a transcrição de áudio a outro patamar.

Antigamente, essa ferramenta era usada apenas em alguns nichos específicos. Como, por exemplo, para facilitar a “decupagem” de entrevistas concedidas a jornalistas.

Contudo, com a evolução de várias ferramentas e plataformas, a oportunidade de ampliar o uso da transcrição de áudio foi crescente.

O aperfeiçoamento da precisão dos documentos gerados a partir de arquivos de áudio transcritos é visto como benefício estratégico desse recurso.

Sendo assim, fica mais fácil expandir seu negócio à outras possibilidades.

Com a concorrência de mercado cada vez mais acirrada, é essencial que as marcas busquem redobrar sua atenção aos clientes e potencializar o atendimento com mais recursos e funcionalidades.

Então, se você não sabe nada a respeito da transcrição de áudio e quer entender um pouco mais sobre esse recurso, é só continuar a leitura que vamos te ajudar, beleza?

Sabe como funciona a transcrição de áudio?

A principio, você pode achar que a transcrição de áudio é algo complexo e de difícil acesso.

Mas essa é um tipo de tecnologia que já está consolidada no mercado.

Vale ressaltar que, embora esse artigo fale sobre a transcrição de áudio automática, também é possível fazer esse trabalho manualmente.

Mas, se sua empresa quer se destacar no mercado, a melhor maneira seria automatizando esse processo, não é mesmo?

Definição

Na área da computação esse é um recurso bastante utilizado. Basicamente, a transcrição de áudio se refere a um sistema capaz de reproduzir, em formato de texto, um material de áudio.

Esse mecanismo é muito utilizado em diversas mídias digitais.

O YouTube, por exemplo, utiliza a transcrição de áudio em seus vídeos como opção de benefícios aos seus usuários com as legendas automáticas.

A transcrição de áudio pode ser feita de forma literal, ou ainda de forma a corrigir possíveis vícios de linguagem ou erros gramaticais.

Em resumo, as plataformas de transcrição de áudio funcionam da seguinte forma:

  1. Contratação e instalação do sistema de transcrição de áudio, em um dispositivo de sua escolha;
  2. Configurar a transcrição: personalização de áudio, correções e prazos. Tudo isso de acordo com o seu perfil;
  3. Transcrição: a transcrição ocorre de forma automática, contudo algumas plataformas enviam textos para revisão humana;
  4. Ao final, todo o conteúdo gerado através da transcrição de áudio, vai estar disponível um documento com os principais formatos de arquivos.

Além disso, a transcrição de áudio utiliza a inteligência artificial para agilizar, ainda mais, os processos.

Viu só como a transcrição de áudio é simples?

Agora é só continuar a leitura do artigo que eu vou te explicar como você pode utilizar esse sistema em sua empresa.

Como usar a transcrição de áudio no seu negócio

A transcrição de áudio é um recurso comum em alguns segmentos comerciais, para outras áreas é até mesmo necessária para o desenvolvimento de atividades profissionais.

Na era das transformações digitais, se manter atualizado das tecnologias e recursos que podem agregar a experiência do usuário é fundamental.

Muitas empresas utilizam a transcrição de áudio em inúmeras situações do cotidiano corporativo que, ao longo desse artigo, eu pretendo te explicar.

Por exemplo, o que é possível fazer com a transcrição de áudio se sua empresa possui um grande numero de colaboradores e não há nenhum horário em comum para as reuniões gerais?

Basicamente, você pode gravar a reunião e transcrever todo o conteúdo falado de forma automática em algumas plataformas.

Para registrar uma ata de reunião, por exemplo, essa é uma ótima solução para manter o conteúdo fidedigno.

O recurso vai ajudar na compreensão das informações transmitidas na conversa presencial, uma vez que a transcrição de áudio pode oferecer fielmente as palavras ditas durante a conversa.

Um outro exemplo para o uso da transcrição de áudio é nas consultas médicas.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos setores se reinventaram e a telemedicina não ficou fora dessa.

As consultas médicas online por necessitarem de maior rigor na documentação, utilizam a transcrição de áudio para contornar os eventuais problemas trazidos pela oralidade nas consultas online.

O recurso também pode beneficiar o paciente que precisam da informação detalhada, como é o caso de alguns idosos.

Além disso, a transcrição de áudio também fornece eficiência no processo de documentação e organização de arquivo, possibilitando ao usuário trabalhar em diversos formatos de áudio, vídeo e texto.

A importância da transcrição de áudio para o mercado

Atualmente, é muito comum o surgimento de diversos gargalos nas relações entre os agentes econômicos. Isso, sem dúvidas, funciona como uma espécie de impulsionador da transformação digital.

O mais importante é que com a presença de alta competividade, o desenvolvimento de novos produtos e a alta tecnologia fornece bons sinalizadores aos consumidores.

Esse tipo de tecnologia, propriamente, é capaz de aumentar a demanda por seus produtos.

Você pode estar se perguntando como que um simples recurso pode alavancar suas vendas, não está?

Pois é, a transcrição de áudio pode sim te ajudar nesse quesito. Continue a leitura que vamos te explicar como, ok?

Alcançar mais pessoas

Como mencionei, a transcrição de áudio é uma excelente ferramenta para os serviços que necessitam gravar reuniões.

Dessa forma, seu uso se torna importante para todo e qualquer tipo de negócio – com impacto indireto na produtividade das empresas.

Na mesma linha de raciocínio, podemos ver a importância desse recurso para inclusão digital dos usuários com deficiência.

A transcrição é capaz de fornecer conteúdo em sites e mídias sócias de forma acessível para toda e qualquer pessoa. Sendo ela portadora de alguma deficiência ou não.

Dessa maneira, é possível tornar sites e mídias sociais amigáveis para vários perfis de usuários.

Nesse sentido, a transcrição de áudio trouxe uma maior acessibilidade aos portadores de deficiência em páginas da web. Cada vez mais se torna evidente a necessidade das empresas em oferecerem mais recursos aos usuários no ambiente virtual.

O período de isolamento social deixou ainda mais evidente o quão importante é se adaptar no online, sobretudo com o aumento do uso da internet por parte dos usuários desse grupo.

Sendo assim, se você prioriza a experiência do usuário nas suas plataformas, é importante estar atento a este recurso.

Esse tipo de ação deve sempre ser uma prioridade para empresas e produtores de conteúdo informativo no cenário atual.

Então, quer entender como a transcrição de áudio pode fazer ainda mais diferença ao seu negócio? Vem comigo, que eu vou te explicar!

Benefícios de transcrever audio

No atual cenário, o aumento da modalidade home office fez surgir inúmeros desafios. Muitas empresas precisaram se reinventar e capacitar seus colaboradores para esse modelo de trabalho.

Um dos principais benefícios que esse recurso oferece e a possibilidades de integração com outras plataformas e tecnologias.

Esse tipo de recurso pode melhorar o serviço de atendimento da sua empresa, simplificando (e muito) a experiência do usuário nos seus canais de interação.

Em segundo lugar, com a transcrição de áudio é possível gerar um conjunto de dados baseado nas informações dos clientes.

Dessa forma, por se tratar de informações transcritas não haverá dúvidas quanto a qualidade do conteúdo.

Veja algumas das integrações que você pode fazer com esse recurso.

Transcrever ligações

O grande objetivo do século 21 é a busca pelo novo. E isso mostra que os consumidores estão buscando soluções que vão além de um simples produto ou serviço.

Hoje em dia, é cada vez mais difícil se reinventar ou trazer algo novo para o mercado, e portanto melhorar a qualidade do atendimento é essencial.

Transcrever ligações vai te auxiliar na coletar informações automatizadas. Além disso, você pode analisar e tomar decisões a partir dos conteúdos transcritos.

Ou seja, ao adotar esse recurso, você pode afetar positivamente os seus leads e, consequentemente, alcançar mais oportunidades de venda no atendimento automatizado.

Nesse dado momento da história, o “jeito” mais seguro de se tirar dúvidas, ou fazer uma reclamação, é por telefone ou via internet.

Entretanto, durante uma ligação muitas informações podem ser transmitidas fora do contexto, e isso gera possíveis conflitos de interesse tanto para empresa quanto para os clientes.

É nesse tipo de situação que a transcrição se torna ainda mais importante.

Funcionamento do text to speech

Você sabia que também é possível converter um texto em voz?

Há alguns anos, é bastante comum ver empresas e aplicativos que usam assistentes virtuais e robôs de automação para interagir com o usuário.

O TTS é a tecnologia que converte um texto em voz.

Sendo assim, o principal diferencial dessa funcionalidade é aproximação com a voz humana.

A ideia é melhorar a experiência do cliente com o atendimento da sua empresa.

Ficou interessado nesse outro recurso de texto? Ele também pode ser bastante eficaz dependendo do seu tipo de negócio.

O uso do text to speech é tão impulsionador quanto a transcrição de áudio, uma vez que ambos melhoram a experiência de atendimento do cliente.

Como usar o TTS na prática

Na prática, o uso do TTS melhora o atendimento e cliente satisfeito é sinal de aumento no rendimento da empresa.

Uma boa atuação no mercado, hoje em dia, depende exclusivamente da experiência que sua marca pode proporcionar.

O uso de bots para mais naturalidade nas centrais de atendimento, traz mais dinamismo ao atendimento.

Bom, agora que você já sabe que o uso do TTS também é importante, que tal conhecer mais recursos que melhoram a sua capacidade de entender os seus leads?

Então, é só continuar a leitura que eu te conto, ok?

SAC

O atendimento ao cliente de qualquer empresa é como seu cartão de visitas. Grande parte da decisão do consumidor começa a ser tomada pela maneira como é atendido.

Desde 2008, o atendimento ao consumidor vem sendo regulamentado por lei.

Contudo, o SAC (serviço de atendimento ao cliente) não é apenas uma lei, mas um parâmetro para saber quais os produtos que devem ser oferecidos.

Sem dúvida, se você quiser entender mais sobre o mercado da sua empresa, esse é um dos principais pontos de análise.

Outro ponto importante, é a que através da transcrição de áudio e do SAC é possível coletar informações crucias sobre as preferencias dos consumidores.

Entender o mercado e o cenário no qual a sua empresa está imersa é uma das principais tarefas dos gestores e empreendedores.

Se você chegou até a essa parte do artigo, eu já sei sei que ficou claro que o SAC comporta muito bem o uso do TTS e da transcrição de áudio.

O mais importante é que por meio do SAC, seus colaboradores vão estar aptos a atender seus clientes da melhor forma.

E é por isso que reafirmo a importância do poder de analise que esse recursos oferecem.

Compreender o que o consumidor espera é a nova maneira de manter-se competitivo.

Curiosidade

Você sabia que empresas dos setores de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura, bancos, financeiras, planos de saúde, seguradoras, transporte terrestre, aéreo, cartão de crédito e eletricidade são obrigadas por lei a disponibilizarem o serviço de SAC.

Pois é, se esse é o seu caso este artigo já te ajudou a entender um pouco sobre os benefícios da implementação de alguns recursos ao seu atendimento ao cliente, entre eles os recursos textuais.

Veja mais um deles, a central telefônica online.

URA

A URA é a sigla de Unidade de Resposta Audível. Ela é um sistema que controla o fluxo de ligações da sua empresa.

Ou seja, é através da URA que você consegue gerenciar o atendimento ao cliente de forma eletrônica e programada.

Entre as características principais desse sistema estão: a gravação de mensagens, organização de filas de atendimento e menus interativos. 

Bacana, né?

Esse é mais um recurso disponível que permite melhor o atendimento do seu cliente.

O uso da transcrição de áudio, a TTS e a disponibilidade do SAC formam um conjunto de ferramentas que melhoram a experiência do cliente.

Essa ferramentas estão completamente relacionadas a alta performance.

Quer ver como? Vamos te mostrar.

Imagine, por exemplo, que a partir da disponibilidade do SAC da sua empresa um cliente resolva fazer uma ligação.

O motivo dessa ligação pouco importa, mas a informação gerada através dela poderá ser usada como base.

Esse tipo de informação requer maior uso de detalhes e que nada passe despercebido.

Por isso, é recomendado o uso da transcrição de áudio, uma vez que isso gera maior confiança na qualidade das informações.

Agora, como que seu cliente será atendido?

Com o uso da URA, você poderá personalizar o atendimento a sua empresa e oferecer otimização de tempo tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores.

Outro recurso que é possível utilizar é o TTS, ela torna a URA mais “humana” e isso gera impacto direto na experiência do seu cliente.

Dessa forma, fica claro que com a combinação de simples recurso você pode alavancar a performance da sua empresa em seu segmento.

E aí, curtiu?

Com o uso da telefonia digital, todos esse recursos podem ser integrados a custo muito baixo.

A importância de legendas em vídeos como inclusão digital

Por fim, é importante frisar que todos esse recursos são capazes de melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

A inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia e deixá-la mais acessível ao maior número de consumidores.

No Brasil, ainda consideramos que a inclusão digital está caminhando a passos lentos. 

Buscar iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), por exemplo, é uma maneira de começar a pensar nos impactos sociais que a sua empresa pode trazer.

É importante lembrar que a inclusão digital é uma das consequências positivas da Transformação Digital.

No entanto, lembre-se de que surpreender o cliente nem sempre significa realizar grandes gestos. Às vezes, apenas tratá-lo com empatia e resolver o seu problema de forma eficiente já é o bastante.

Espero que o conteúdo desse artigo tenha te ajudado a entender a importância de pequeno gestos, como forma de diferenciação e aumento de competitividade.

Aliás, é muito mais que isso: é preciso entender para atender!

Considerações

Viu só como a transcrição de áudio é uma tecnologia que pode dar um te ajudar a ofertar mais recursos ao seu site e ainda gerar melhorias no seu atendimento?

Então, agora que você sabe como funciona a transcrição de áudio e como ela pode ser integrada, analise as plataformas que oferecem esse serviço.

Naturalmente, os serviços com base em tecnologias virtuais apresentam baixos custos para implementação.

Por isso, você consegue rapidamente ativar e ajustar o que for necessário, de acordo com o perfil da sua empresa.

É nesse sentindo que a telefonia digital tem facilitado bastante a maneira como empresas estão se comunicando – reduzindo custos sem abrir mão da qualidade.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima.

Luiza Caroliny

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