O atendimento ao cliente, sem dúvida, interfere no faturamento do seu negócio, independente do segmento; seja para os fornecedores de etiquetas personalizadas, para uma central de vendas ativa ou receptiva, entre outros. Hoje, existem alguns modelos que podem ser interessantes para o seu negócio. Sabe o que é o atendimento personalizado e como implementá-lo?
Isso porque é o que influencia os consumidores a fechar negócios e até mesmo se tornar fiel à marca.
Um atendimento pode ser marcante para o cliente e, consequentemente, influencia na reputação da empresa, aumenta o número clientes fiéis e o faturamento.
Sendo assim, independente de qual for o canal de comunicação, como e-mail, telefone, WhatsApp e demais redes sociais, o atendimento personalizado influencia na conquista de bons resultados!
Em suma, o atendimento personalizado é ideal para tornar a experiência do cliente positiva, para se sentir especial para o seu negócio.
Para isso, é necessário identificar a preferência de compra dos clientes e adequar a comunicação.
Quer saber como adotar essa prática no seu negócio para se destacar da concorrência? Continue lendo e confira três dicas valiosas para implementar o atendimento personalizado na sua empresa.
índice
1. Atendimento humanizado
Já entrou em contato com uma empresa ao buscar por pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, a fim de sanar dúvidas sobre o produto e obteve um atendimento humanizado?
Essa é uma das características de um atendimento personalizado, pois mantém uma comunicação com o cliente de modo que busque compreender suas necessidades e soluções para ajudá-lo.
Muitas empresas focam no aumento de vendas e deixam de lado a importância de garantir uma experiência positiva do usuário.
Quando o cliente se sente importante e não é visto apenas como um comprador, ou número para a sua empresa, decerto que ocasiona na satisfação e permite que procure por seus serviços e produtos.
Portanto, treine a sua equipe para prestar um atendimento humanizado, a fim de garantir a empatia, educação e, além de tudo, respeito, em qualquer canal de comunicação.
2. Mantenha o histórico atualizado
O cliente pode até se sentir importante e valorizado pela sua empresa. Mas, é de suma importância manter o histórico de contato atualizado.
Ou seja, um atendimento personalizado é realizado não só pela tratativa na comunicação, mas também ao registrar todos os contatos para facilitar o atendimento e demonstrar que o seu negócio é organizado e evita falhas na comunicação.
Logo, garante mais confiança e credibilidade.
É possível anexar o motivo do contato, produtos adquiridos, quais são os problemas em andamento, resultados de análises, por exemplo, e assim sucessivamente.
3. Agilidade no atendimento
O atendimento personalizado também tem como característica, a agilidade.
Um consumidor que busca por desengraxante biodegradável a fim de realizar uma compra nos canais de atendimento, além de ser bem atendido, deseja obter agilidade no tempo de resposta.
Afinal, você como cliente, dificilmente teria uma experiência positiva ao entrar em contato por telefone com uma empresa, e ficar muito tempo na fila de espera, não é mesmo?
Por essa razão, faça retornos rápidos e objetivos, de modo que ofereça o valor que o consumidor precisa.
Não descarte feedbacks, e aplique melhorias constantemente para atender as necessidades dos usuário e garantir experiência positiva.
Desse modo, a sua empresa obtém maior probabilidade de fidelizar clientes, aumentar o faturamento e, consequentemente, o lucro.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Leia também
- Saiba como o histórico de chamadas pode ajudar o seu negócio
- Atendimento humanizado: ofereça uma experiência única ao seu…
- O que são canais de vendas e qual o melhor para o seu…
- Bina local: saiba como melhorar a taxa de atendimento de seu…
- Saiba como reduzir as filas de atendimento
- Bom atendimento ao cliente: veja 10 dicas e boas práticas
- Central de atendimento: o que é e quais as boas práticas
- CTI e CRM: como eles podem melhorar a produtividade do seu…