Atendimento personalizado: como adotar no seu negócio?

atendimento personaliza - sabe como funciona

O atendimento ao cliente, sem dúvida, interfere no faturamento do seu negócio, independente do segmento; seja para os fornecedores de etiquetas personalizadas, para uma central de vendas ativa ou receptiva, entre outros. Hoje, existem alguns modelos que podem ser interessantes para o seu negócio. Sabe o que é o atendimento personalizado e como implementá-lo?

Isso porque é o que influencia os consumidores a fechar negócios e até mesmo se tornar fiel à marca.

Um atendimento pode ser marcante para o cliente e, consequentemente, influencia na reputação da empresa, aumenta o número clientes fiéis e o faturamento.

Sendo assim, independente de qual for o canal de comunicação, como e-mail, telefone, WhatsApp e demais redes sociais, o atendimento personalizado influencia na conquista de bons resultados!

Em suma, o atendimento personalizado é ideal para tornar a experiência do cliente positiva, para se sentir especial para o seu negócio.

Para isso, é necessário identificar a preferência de compra dos clientes e adequar a comunicação.

Quer saber como adotar essa prática no seu negócio para se destacar da concorrência? Continue lendo e confira três dicas valiosas para implementar o atendimento personalizado na sua empresa.

1. Atendimento humanizado

Já entrou em contato com uma empresa ao buscar por pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, a fim de sanar dúvidas sobre o produto e obteve um atendimento humanizado?

Essa é uma das características de um atendimento personalizado, pois mantém uma comunicação com o cliente de modo que busque compreender suas necessidades e soluções para ajudá-lo.

Muitas empresas focam no aumento de vendas e deixam de lado a importância de garantir uma experiência positiva do usuário.

Quando o cliente se sente importante e não é visto apenas como um comprador, ou número para a sua empresa, decerto que ocasiona na satisfação e permite que procure por seus serviços e produtos.

Portanto, treine a sua equipe para prestar um atendimento humanizado, a fim de garantir a empatia, educação e, além de tudo, respeito, em qualquer canal de comunicação.

2. Mantenha o histórico atualizado

O cliente pode até se sentir importante e valorizado pela sua empresa. Mas, é de suma importância manter o histórico de contato atualizado.

Ou seja, um atendimento personalizado é realizado não só pela tratativa na comunicação, mas também ao registrar todos os contatos para facilitar o atendimento e demonstrar que o seu negócio é organizado e evita falhas na comunicação. 

Logo, garante mais confiança e credibilidade.

É possível anexar o motivo do contato, produtos adquiridos, quais são os problemas em andamento, resultados de análises, por exemplo, e assim sucessivamente. 

3. Agilidade no atendimento

O atendimento personalizado também tem como característica, a agilidade.

Um consumidor que busca por desengraxante biodegradável a fim de realizar uma compra nos canais de atendimento, além de ser bem atendido, deseja obter agilidade no tempo de resposta.

Você deve gostar também:  Você já ouviu falar em estratégia omnichannel?

Afinal, você como cliente, dificilmente teria uma experiência positiva ao entrar em contato por telefone com uma empresa, e ficar muito tempo na fila de espera, não é mesmo?

Por essa razão, faça retornos rápidos e objetivos, de modo que ofereça o valor que o consumidor precisa.

Não descarte feedbacks, e aplique melhorias constantemente para atender as necessidades dos usuário e garantir experiência positiva. 

Desse modo, a sua empresa obtém maior probabilidade de fidelizar clientes, aumentar o faturamento e, consequentemente, o lucro.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

PABX virtual