Blog

Call Tracking: O que é e como pode te ajudar

Você acha que é difícil medir, de fato, os resultados das ações de marketing? Às vezes se torna trabalhoso saber em quais meios e veículos investir pois não se sabe ao certo qual está surtindo mais resultados. Quando você entende por onde o cliente conheceu sua empresa, se torna mais fácil direcionar sua equipe de Marketing para lá.

Para isso existe o Call Tracking. Entenda neste artigo como esse serviço pode te ajudar a conseguir mais leads qualificados e vendas através das ligações telefônicas. Veja também como a Nvoip pode te ajudar nesse processo.

Afinal, o que é Call Tracking?

Com tantas empresas sendo abertas em vários setores diferentes, a publicidade se torna essencial para gerar destaque e reconhecimento. Por isso, grande parte das empresas investem uma parcela do seu dinheiro em mídias pagas para aumentar sua visibilidade.

Isso pode ocorrer através de anúncios em redes sociais, comerciais de televisão, propagandas em revistas, entre outros. No entanto, o ideal é entender por onde seus clientes veem mais seus anúncios, que veículo ou rede atrai mais os atraem.

Call Tracking é o software que verifica justamente essas questões. Com ele se torna mais fácil automatizar alguns processos e mensurar os resultados gerados por cada campanha, em cada mídia.

Assim, você saberá o que está dando certo, gerando ligações, e deve ser mantido ou aumentado. Da mesma forma, saberá também o que não está gerando o resultado esperado, podendo ser modificado ou retirado do ar.

Como funciona?

Para cada mídia contratada pela empresa, existe um número de telefone diferente. O cliente ligará para o número disponibilizado no canal que ele viu e a chamada será encaminhada para o número principal da sua empresa através do recurso Siga-me ou Encontra-me. Assim, você saberá de onde cada cliente veio.

Desse modo, as ligações são mapeadas e se torna muito mais prático descobrir por onde seus clientes encontraram sua empresa.

Essas ligações são redirecionadas para o atendimento principal e, após isso, um relatório é gerado para avaliar o desempenho de cada campanha.

Benefícios do Call Tracking

A empresa deve sempre focar em retorno positivo. Portanto, ao contratar um serviço de Call Tracking, você deve estar atento aos benefícios que ele pode trazer. Então, para facilitar sua procura, listamos alguns aqui:

Analisar o desempenho das equipes de Marketing. Sua equipe saberá no que está acertando e no que está errando. Assim, dará foco no que gera resultados e tentará mudar ou excluir o que não traz o retorno esperado.

Economizar custos. Antes, o que era gasto com uma mídia ou campanha que não gerava retorno, agora, tendo controle sobre os resultados, o dinheiro é direcionado para onde faz a empresa lucrar.

Praticidade e rapidez no atendimento. O cliente vai ligar e já ser respondido. E-mails e outros tipos de mensagem costumam demorar mais até se desenvolver. Com o Call Tracking, a chance de transformar as ligações em vendas se tornam mais altas.

Como consequência, melhorar as campanhas de marketing e se adequar ao que os clientes querem ver ou ler. Assim, gerando mais leads.

Na prática!

Vamos supor que sua empresa seja uma startup de tecnologia. Como é uma companhia nova, talvez muitas pessoas ainda não conheçam seus serviços ou produtos. Para que isso aconteça, é necessário investir em campanhas de Marketing. Mas onde?

Sua equipe de Marketing irá produzir conteúdo para ser gerado em mídias pagas. Vocês escolheram Facebook, Instagram e LinkedIn. Nas duas primeiras redes, vocês compartilharam um conteúdo sobre a empresa e deixaram números diferentes disponíveis.

Os clientes começam a ver esse conteúdo e ligar em busca do produto. Os dois números diferentes são encaminhados para o número principal da empresa e caem no atendimento de Vendas.

Após um período de, por exemplo, um mês, sua equipe verifica que o número disponibilizado no Facebook não foi muito procurado, então mudam a estratégia de campanha.

O número disponibilizado no Instagram teve uma boa procura, então ele é mantido. Porém, a campanha do Facebook é alterada, para surtir melhores resultados.

Após um tempo similar ao primeiro, mais uma verificação é feita através dos resultados que o telefone VoIP gera automaticamente. Nota-se que mais uma vez o Facebook não trouxe o volume de ligações esperado.

Com isso, agora sua equipe de Marketing sabe que os recursos financeiros da empresa devem ser mais direcionados para o Instagram. Então, as ligações aumentam cada vez mais e a empresa vende mais, como consequência.

Call Tracking para Click To Call

Click To Call é a funcionalidade que torna as chamadas feitas online mais práticas. No site da empresa existe uma “caixinha” escrita “Ligue agora” ou algo do tipo.

Ao clicar nessa caixa, o cliente realiza uma ligação direta para a empresa, sem precisar utilizar um telefone fixo ou móvel.

Identificando a origem dessa chamada, você também terá a opção de saber se as campanhas de marketing estão funcionando.

Quanto maior o volume de ligações, geralmente melhor ficam os resultados no Google e torna maior a visibilidade da empresa.

Entenda como configurar essa identificação de ligação por Click To Call, basta acessar o link.

Como a Nvoip pode me ajudar?

A Nvoip entrega os números virtuais que você precisa para manter seu Call Tracking funcionando. Os números disponíveis são de várias cidades do Brasil e alguns de outros países, são mais de 8000 cidades ao redor do mundo.

Com isso, você consegue disponibilizar números diferentes, de até outros estados que você tem interesse, em redes diferentes.

Além disso, a Nvoip oferece gratuitamente alguns recursos essenciais para efetivar o Call Tracking como gravação de ligações, Click To Call para o seu site e Histórico de ligações.

Dessa forma, você vai ter total controle de quem te ligou, de qual número, além de saber o momento da ligação e qual foi o tempo de duração, dentre vários outros benefícios.

Quer melhorar ainda mais o atendimento aos seus clientes? Por isso, você deve conhecer nossos planos de número virtual e número nacional.

E, caso você não tenha muito contato com a tecnologia VoIP, nós te oferecemos R$5,00 em créditos na nossa plataforma. Assim você pode se familiarizar com esta nova forma de telefonia. Para ativar seu bônus basta você se cadastrar no nosso painel. Fácil, né?

Gostou do texto e não quer perder nenhuma novidade da Nvoip? Então, nos siga no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Lívia Amorim

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago