Ir para o conteúdo
Vendas: 0800 878 3122 | Suporte: (11) 4118-6267
LOGO NVOIP
  • Soluções
    • Para equipes de atendimento
    • Para equipes de vendas
  • Planos
  • Conteúdo Gratuito
    • Blog
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Contato
    • Sobre nós
    • Seja um parceiro
    • Fale Conosco
    • Suporte
    • Quero ser um Nvoiper
Menu
  • Soluções
    • Para equipes de atendimento
    • Para equipes de vendas
  • Planos
  • Conteúdo Gratuito
    • Blog
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Contato
    • Sobre nós
    • Seja um parceiro
    • Fale Conosco
    • Suporte
    • Quero ser um Nvoiper
  • English
  • Español
Login
Criar Conta
Entendaopapeldoprofissionaldepré vendasnaprospecçãodeleads
Lívia Amorim

Lívia Amorim

O que é pré-vendas?

Início » Blog » O que é pré-vendas?

Você gostaria de ter um time de vendas mais eficiente? Na sua empresa, qual a função de um vendedor? Em muitos casos os vendedores são responsáveis por diferentes processos como prospecção de leads, nutrição de leads, estruturação de propostas e negociação, por exemplo. Mas você acha que os vendedores deveriam dedicar-se mais a qual das tarefas acima?

O papel do vendedor é vender, então como a sua empresa pode garantir que os vendedores dediquem seu tempo somente às vendas? Vamos descobrir como o pré-vendas pode aprimorar esse aspecto e muito outros.

Mas primeiro o que é pré-vendas? Saiba agora o que é, as vantagens de tê-lo na empresa e quais as vantagens de se investir em um time desses.

índice

  • O que é pré-vendas?
    • Tarefas
    • Qualidades de um pré-vendas
  • Como fazer uma boa pré-venda?
    • Atendimento rápido
    • Nutrição de leads
    • Lead scoring
    • Automatizações
    • Follow-up
  • Conhecimentos importantes
  • Considerações

O que é pré-vendas?

É uma engrenagem potencializadora dentro do Inbound Marketing. Ela tem por objetivo prospectar e qualificar leads gerados pelo marketing a fim de entregar leads quentes para a equipe comercial para que façam o fechamento.

Um time de pré-vendas é composto por vendedores, em geral júnior, que não são muito experientes em fechamentos.

No entanto, essas pessoas tem o perfil para vendas e sabem fazer contato com os leads gerados no marketing. Esse time é responsável por fazer o primeiro contato com o cliente.

Tarefas

Um pré-vendas tem algumas tarefas a cumprir. Em geral, elas podem ser divididas em três etapas:

  • Qualificação de leads​: Esse é o primeiro passo em uma rotina diária: receber o lead do marketing e qualificá-lo. É necessário avaliar qual lead está pronto para o primeiro contato, seja de acordo com o lead scoring ou leads que demonstram interesse ativo, como no caso de trials.
  • Conexão:​ Através do primeiro contato e da nutrição dos leads, o vendedor faz uma conexão entre o cliente e a empresa. É nesse momento que é necessário ser um consultor e saber entender as dores dos leads, bem como identificar se aquele MQL tem fit. Assim, um pré-venda tem o papel de justificar o porquê a empresa em questão tem a melhor solução para aquele cliente.
  • Conversão: Nesse momento, o pré-vendas qualifica se o MQL converte-se em SQL. Caso a resposta seja SQL é o momento de passar o bastão para a equipe de vendas. É preciso que essa conexão seja rápida e suave, de forma a engajar o cliente e gerar valor.

Qualidades de um pré-vendas

  • Tato e empatia: Essas são duas características essenciais para saber estabelecer uma conversa cativante de primeira. É precisa saber o que falar e quando falar para despertar a atenção do lead. Empatia com o problema enfrentado é essencial para saber o melhor caminho a indicar.
  • Organização e agilidade: É preciso que um pré-vendas seja organizado e ágil para conseguir prospectar com eficiência em meio a um alto volume de contatos.
  • Criador de abordagens replicáveis: Diferentemente do processo final de vendas, saber criar uma abordagem eficiente e replicável é essencial para manter a regularidade das atividades. Essa abordagem pode estar sujeita à pequenas variações de acordo com estágios de compra, perfil de cliente e necessidades diferentes.
  • Resiliência: Um bom pré-vendas ainda precisa ser resiliente, pois ele escutará muito mais “nãos” que um vendedor que trabalha em outro setor de vendas.

Em consequência ao tipo de trabalho realizado por esse profissional, seu serviço pode ser visto como um trabalho mais repetitivo do que de um vendedor atuante em outra área de vendas.

Como fazer uma boa pré-venda?

Como você pôde perceber, é preciso que o colaborador tenha um perfil que contribua para o seu papel dentro desse time. Mas existem algumas atitudes que ajudam na hora de prospectar leads.

Atendimento rápido

Já se sabe que ligar para um lead em menos de 5 minutos aumenta e muito as chances de conversão: até 400 vezes. Isso acontece porque o potencial cliente ainda está pensando no serviço da empresa, na marca.

Portanto, a conversa será fluida, pois o lead lembrará o motivo pelo qual se interessou pela solução que você oferece.

Nutrição de leads

Esse é uma atitude crucial, pois contribui a fim de que sigam para a etapa seguinte do funil de vendas e para que cheguem à conversão.

Assim, o vendedor não irá abordar os leads que não estão prontos para comprar, mas irá nutri-los com material informativo e educativo juntamente com o marketing de conteúdo.

Exemplos desses materiais são: e-mail marketing, blogs, vídeos, newsletters, webinars, etc.

Então, como você pode perceber, é importante que o pré-vendas esteja alinhado com a equipe de marketing.

Lead scoring

Um bom sistema de lead scoring é imprescindível para ajudar o vendedor no momento da qualificação do lead. Esse scoring geralmente é feito com o cruzamento de dois dados: Perfil (usando informações como cargo) e interesse (através de informações como acesso ao site e engajamento com as redes sociais).

Dessa forma, o lead é qualificado dentro de uma pontuação que indica quais estão mais propensos à compra.

Assim, a análise dos leads mostra-se muito mais rápida, precisa e objetiva, facilitando o servido do pré-vendas.

Automatizações

Automatizações como a que citamos sobre o lead scoring são essenciais para agilizar o serviço em uma área que lida com grande volume de contatos. Alguns exemplos são: automação de e-mail marketing e lead scoring.

Follow-up

Manter contato com o lead dentro de um espaço de tempo padronizado é essencial para garantir a sua nutrição.

Conhecimentos importantes

Existem alguns termos e nomenclaturas que são importantes para a compreensão total do que é pré-vendas.

  • Lead – potencial consumidor que demonstrou interesse na sua solução.
  • Lead MQL (Marketing Qualified Leads): Esse é o lead qualificado para marketing. Ou seja, ele ainda não está pronto para compra. Portanto, a equipe de marketing deve continuar trabalhando em cima desse potencial cliente até ele se tornar um SQL.
  • Lead SAL (Sales Accepted Lead): Quando o MQL mostra potencial para a compra ele vai para a próxima etapa do funil e é qualificado como SAL. Esse é o momento de o pré-vendas investigar detalhadamente a dor do cliente para oferecer uma solução com argumentos que o levarão a ser um SQL.
  • Lead SQL (Sales Qualified Lead): O lead SQL é aquele qualificado para compra. Esse é direcionado à equipe de vendas para realizar o fechamento da venda.
  • Pipeline – É o funil de vendas, pelo qual é possível ver o andamento do processo de vendas e o posicionamento do lead.
  • Spin Selling – É uma técnica de vendas criada por Neil Rackham. Apoderando-se dessa estratégia o vendedor performará adequadamente dentro dos quatro questionamentos essenciais ao cliente: situação, problema, implicação e necessidade.

Considerações

O que você achou desse artigo? Tenho certeza que você gosta de ler sobre Vendas, então olha nossa seção do blog dedicada exclusivamente para você!

Se quiser mais dicas sobre vendas é só nos seguir no Instagram, YouTube e LinkedIn.

Além disso, se quiser testar de maneira gratuita a nossa plataforma, nós te damos R$5,00. E para garantir este bônus é muito simples, você só precisa se cadastrar no painel.

Leia também

  • 8 Métricas de vendas que você precisa saber
    8 Métricas de vendas que você precisa saber
  • O que são canais de vendas e qual o melhor para o seu negócio?
    O que são canais de vendas e qual o melhor para o seu…
  • Funil de vendas
    Funil de vendas
  • Aprenda 5 Técnicas de vendas por telefone
    Aprenda 5 Técnicas de vendas por telefone
  • Como fazer um script de vendas por telefone
    Como fazer um script de vendas por telefone
  • CTI e CRM: como eles podem melhorar a produtividade do seu time de vendas?
    CTI e CRM: como eles podem melhorar a produtividade do seu…
  • Spin Selling: O segredo para grandes vendas
    Spin Selling: O segredo para grandes vendas
  • 8 estratégias para uma excelente abordagem de vendas no call center
    8 estratégias para uma excelente abordagem de vendas no call…

Gostou do artigo? Então compartilha nas suas redes sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

Últimos artigos no Blog da Nvoip

One Time Password - OTP: Mais segurança para o seu app.

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da...

banner_blog_speech_analytics

Speech Analytics: o que é?

Em um mercado altamente competitivo, fornecer um excelente atendimento ao...

Glossario Planos

Conheça os Recursos disponíveis nos Planos Nvoip

Montamos um glossário para você entender cada um dos recursos...

UCaaS x CPaaS – Entenda a Diferença 

UCaaS e CPaaS são termos bastante falados no mundo dos...

A Nvoip é uma plataforma de comunicação que ajuda as empresas a atenderem melhor seus clientes através dos canais de Telefonia, Chat e Whatsapp.

Instagram Linkedin-in Youtube Github

Baixe nossos apps para iOS e Android

Download Nvoip na App Store
Download Nvoip no Google Play

Mapa do Site

Página Inicial
Minha conta

Sobre nós
Planos
Para Equipes de Vendas

Para Equipes de Atendimento
API
Integrações
Chat
Número Virtual
Número Nacional
Tarifas de Ligações
Blog

Seja um parceiro
Nvoip para Startups
Suporte
Quero ser um Nvoiper
Contato
Política de Privacidade
Termos de Uso

Central de Atendimento

0800 878 3122
(11) 4118-6267

Nvoip © 2023. Todos os direitos reservados.

Provedor Homologado Anatel. Ato 6848/2019.
Provedor Homologado Anatel

Endereço: Av. Barão do Rio Branco 5129, Cruzeiro do Sul, CEP 36026-500 – Juiz de Fora – MG – Brasil

A Nvoip utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse, de acordo com nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Nvoip - Voz, Chat, Whatsapp e Bots.
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.