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Conheça 3 principais vantagens do voicebot

A essa altura você já deve ter tido contato com alguns chatbots enquanto visitava sites. Eles pipocam na sua tela e te convidam para a interação para te darem dicas e informações que precise. Nessa mesma pegada, temos os voicebot. Eles têm a mesma função dos chatbot, porém, a interação se dá por voz.

Hoje, com a automatização cada vez mais presente nas mídias e sendo utilizada para a otimização no atendimento ao cliente, ter um voicebot é uma ótima solução para empresas com grandes fluxos de comunicação. 

Se você quer entender mais sobre o que é voicebot e as principais vantagens de tê-lo, você está no lugar certo! Vamos te explicar um pouco mais sobre esse recurso que vem ganhando destaque no mercado. Então, se ajeite na cadeira e boa leitura!!

Diferenciando chatbot e voicebot

O primeiro passo que precisamos dar para conhecer mais sobre o voicebot, é saber que ele é, sim, um descendente direto do chatbot. Em um chatbot você digita a sua pergunta na caixa de texto e um robô oferece uma resposta à sua pergunta, após relacioná-la a uma lista de dúvidas pré-existente em seu banco de dados.

Sem dúvidas, o chatbot foi um avanço na maneira de se comunicar com o cliente que alterou o cenário de atendimento. Desse modo, muitas dúvidas que têm uma solução fácil, eram respondidas ao serem pesquisadas nos sites, sem precisar ocupar os ramais de atendimento humanizados para resolver algo simples.

Porém, mesmo sendo um passo importante da automatização do atendimento, algo parecia faltar ao cliente. Aos poucos, os chatbot foram evoluindo e você já não precisava mais digitar sua dúvida, era só você falar, de fato, a sua dúvida, que conseguia receber o texto com a resposta que procurava.

Quem nunca se divertiu com os smartphones dizendo “ok, Google” para iniciar uma pesquisa, que atire a primeira pedra. E foi assim que surgiu o questionamento; se nós falamos com os máquinas por que elas não podem nos responder?

Dessa necessidade nasce o voicebot que é um meio de interação automático, igual ao chatbot, porém realizado através de voz. Ele é um assistente de comunicação que utiliza a inteligência artificial para responder dúvidas e oferecer soluções aos consumidores. Bem bacana, né?!

Sendo assim, a diferença entre os dois recursos se dá basicamente por um oferecer respostas intuitivas, através de inteligência artificial, por textos e o outro por áudios.

As vantagens que levam o voicebot a se destacar

Dei o exemplo do “ok, Google” acima mas é preciso ressaltar como os voicebot têm tomado um espaço grande nas rotinas das pessoas. Hoje usamos, até sem perceber, o voicebot de muitas formas. Seja para ouvir música, para traçar rotas enquanto dirige ou pesquisar sobre marcas e produtos enquanto exerce outras tarefas.

E nesse sentido, de que as pessoas realmente utilizam o voicebot para pesquisas sobre empresas, é bom você pensar em disponibilizar em seu site agentes virtuais capazes de suprir essa demanda que existe e está crescendo. Nós podemos destacar como vantagens:

1. Aproximação com o cliente

É certo que ao mesmo tempo que os bots agilizam o sistema, eles também tendem a criar um certo tipo de afastamento no seu relacionamento com o cliente. Algumas vezes, receber tudo de forma automática, provoca no cliente a sensação de ser apenas mais um número.

E sabemos o quanto demora para criarmos esse laço com o consumidor, não é mesmo? Toda a jornada de vendas que você criou, pode ser desperdiçada ao oferecer um meio de interação não satisfatório ao cliente. Por isso, o voicebot é uma solução para oferecer o mesmo serviço automático mas de maneira mais humanizada. 

A dica aqui é para que você crie mensagens de maneira clara e utilize a voz mais humanizada possível. Porque, convenhamos, todo mundo acha demais o robô conseguir conversar com você mas ninguém que tenha uma dúvida, quer, de fato, conversar com um robô. 

Invista em gravações que possam oferecer a experiência do voicebot com o mais próximo de uma voz humana que consiga.

2. Rapidez e eficiência

O cliente sempre quer mais. E sempre quer tudo bem rápido. O voicebot é um recurso que pode oferecer o que ele busca de maneira bem rápida. Ao invés de ligar para a empresa e ficar esperando o atendimento de um colaborador, com o voicebot ele tem a possibilidade de ter sua dúvida solucionada mais rapidamente.

Se o cliente tem uma dúvida que é frequente, certamente a resposta já está disponível no banco de dados, pronta para ser entregue assim como funciona no chatbot. E ter a oportunidade de ouvir a informação que se busca, é mais eficiente para o sentido humano processar do que ler um texto maior.

O bot consegue ouvir a conversa e ler a resposta de maneira satisfatória ao seu consumidor. Então temos as duas qualidades que o cliente mais preza; rapidez e eficiência, em um único lugar.

3. Economia

Essa sempre é a parte boa que todo mundo espera! Ter um voicebot desafoga o seu time de atendimento com clientes que procuram a empresa para solucionar questões simples e recorrentes. 

São clientes que ou não sabem ou não querem utilizar a parte de dúvidas frequentes do seu site e ligam em busca dessas informações.

Com o voicebot você poupa o tempo de seus colaboradores pois ele oferece a informação que o cliente procura com uma gravação simples que é reproduzida automaticamente. Se sua empresa recebe um grande fluxo de ligações para tratar desses assuntos, com o voicebot você adianta o atendimento e não precisa aumentar sua equipe de atendimento para atender esse público.

Como utilizar o VoIP para ter um voicebot (através da URA)

Agora uma notícia boa, com a sua URA você consegue reproduzir o mesmo resultado do voicebot quando o cliente liga para sua empresa. A Unidade de Resposta Audível, ou URA, que a sua empresa possui, consegue entregar esse recurso através do menu interativo. 

É um excelente meio que possibilita a gravação com vozes humanas, fazendo com que você tenha todas as vantagens listadas até agora em um único lugar.

Fácil de usar, a URA, é o sistema responsável por controlar o fluxo de ligações da sua empresa. Entre muitas funcionalidades, ela destaca-se principalmente pelo atendimento automático, pela interatividade através dos menus e a eficácia por encaminhar ligações para as filas de atendimentos específicas.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Nos siga nas redes sociais e nos conte sobre o que mais você gostaria de ler aqui no blog. E se você se interessou pelo VoIP e quer implementá-lo em sua empresa, fale agora mesmo com um de nossos colaboradores

Alessandra Oliveira

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