A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Desse modo, fizemos uma lista com os principais CRMs do mercado, sendo eles os mais populares e bem falados no Brasil e no mundo.
Mas antes, você precisa entender o que é CRM, então vem comigo!
índice
CRM se trata da sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management, que no português se refere à Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM concentra todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, já que engloba estratégias de negócio e tecnologias que visam o relacionamento com o cliente. Dessa forma, ele vai muito além de um software.
Assim, ele antecipa necessidades e desejos, otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas e personaliza campanhas para captar novos clientes. Esses benefícios transformam o CRM em uma gestão 360° de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.
As plataformas de CRM tomam um espaço muito importante atualmente, devido a expansão do mercado, da transformação digital e das novas tecnologias, tendo o cerne desse desenvolvimento na carteira de clientes.
Existem diferentes tipos de CRM que as organizações podem adotar na hora de gerenciar seu relacionamento com o cliente. Os três principais são:
Focado nos processos de negócios que lidam diretamente com os clientes, como vendas, marketing e serviços ao cliente. Desse modo, esse CRM ajuda a automatizar e melhorar as atividades para otimizar a interação com o consumidor.
Bons exemplos de funcionalidades operacionais incluem a automação de vendas, marketing e criação de sistemas de suporte ao cliente.
Esse modelo de CRM se concentra na análise de dados do cliente para obter insights e informações úteis. Ao utilizar a coleta de dados através de sistemas operacionais, o CRM analítico consegue compreender de melhor forma o comportamento do cliente, bem como suas preferências e tendências na hora da compra.
Ele é ideal na tomada de decisões estratégicas, fornecendo informações valiosas sobre o desempenho das operações e as necessidades do consumidor.
Enfatiza a comunicação e a colaboração, entre diferentes departamentos ou equipes dentro de uma organização, para atender às necessidades do cliente. Esse CRM promove a sincronização de informações sobre consumidores em toda empresa, o que permite que diferentes departamentos forneçam um serviço mais integrado e coordenado.
Esse modelo é ideal pois facilita a colaboração entre vendas, marketing, atendimento ao cliente e outras equipes para melhorar a experiência do cliente.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre CRMs, vamos a nossa lista!
Usamos como base grandes nomes de portais para busca e avaliação como G2, Capterra e B2B Stack para compreendermos como os usuários se sentem em relação aos CRMs avaliados. Além disso, buscamos compreender quais CRMs foram mais comentados e recomendados no último ano, por meio dessas pesquisas. Através de nossas consultas, selecionamos os sistemas mais comentados e trouxemos seus lados positivos e negativos, de acordo com os clientes e nossa experiência com os sistemas.
O Monday Sales CRM é uma extensão especializada do Monday.com que se destaca na gestão de relacionamento com clientes (CRM) e impulsiona as operações de vendas de maneira eficiente.
Ele foi projetado para atender às necessidades específicas das equipes de vendas, visto que oferece uma abordagem integrada para a automação de vendas, acompanhamento de leads e análise de dados cruciais.
Ao unir a flexibilidade da plataforma Monday.com com recursos específicos para o ciclo de vendas, o Monday Sales CRM se destaca como uma ferramenta dinâmica que se encaixa principalmente na categoria de CRM Operacional, aprimorando diretamente os processos diários de interação com clientes e impulsionando o desempenho das equipes de vendas.
De acordo com as análises feitas a partir da relação dos usuários, obtivemos os seguintes pontos favoráveis e desfavoráveis:
O Pipedrive é um CRM voltado para equipes de vendas, conhecido por sua simplicidade e eficácia. Por isso conta com mais de 100.000 clientes em todo o mundo e destaca-se por sua usabilidade, permitindo que as equipes se concentrem mais em vender do que em tarefas administrativas.
Ele é um CRM Operacional, já que oferece soluções ágeis que impulsionam a eficiência nas operações de vendas, contribuindo para o sucesso do negócio.
Através de nossas pesquisas conseguimos analisar os seguintes resultados:
O HubSpot plataforma abrangente que busca atender as expectativas em constante crescimento dos clientes, oferecendo resoluções rápidas e um serviço personalizado 24/7 através de diversos canais. Em um momento onde muitas equipes de atendimento procuram atender todas as demandas devido à dispersão de ferramentas e dados, o HubSpot reúne, em um CRM operacional, todas as informações essenciais para o cliente.
Por meio e nossas análises obtivemos os seguintes resultados:
Ao fazermos a comparação entre os três CRMs pagos mais utilizados, é possível notar que a escolha de um deles varia de acordo com as necessidades específicas da equipe de vendas. Contudo, para facilitar seu processo de escolha, tenha em mente os seguintes pontos:
Focado em otimizar as operações de marketing, o RD Station é uma aplicação de software projetada para auxiliar empresas na execução de campanhas mais eficientes, no desenvolvimento de relacionamentos com leads, na geração de oportunidades de negócios qualificadas e na obtenção de melhores resultados.
Essa plataforma abrange diversas áreas, como mídias sociais, e-mails, landing pages, pop-ups, assim como automações e análises.
De acordo com as análises feitas a partir da relação dos usuários, obtivemos os seguintes pontos favoráveis e desfavoráveis:
O Bitrix24 é um espaço de trabalho online que oferece uma variedade de ferramentas projetadas para facilitar e otimizar a gestão de negócios.
A principal vantagem do Bitrix24 é a integração de todas as ferramentas disponíveis – como por exemplo o gerenciamento de tarefas e projetos, CRM, análise, CRM de marketing e outros – em um único serviço online. Além disso, a plataforma não impõe limites no número de usuários por conta, desse modo, permite que as empresas cresçam e se expandam sem restrições!
Através de nossas pesquisas conseguimos analisar os seguintes resultados:
O Zoho CRM é uma solução abrangente baseada em nuvem, desenvolvida para atender às demandas de médias e grandes empresas. Dessa maneira, ele oferece funcionalidades como gestão de contatos, funis de vendas, automação de pipelines, controle de tarefas, suporte ao cliente, entre outras.
Assim, por se tratar de uma plataforma 360º, ela gerencia todas as etapas do ciclo de vida do cliente e das operações comerciais.
Por meio e nossas análises obtivemos os seguintes resultados:
A escolha do CRM ideal depende das especificidades de cada cliente, contudo, os CRMs apresentados se assemelham em diversas funções. Pensando nisso, nossa indicação entre as plataformas gratuitas mais usadas é a Zoho CRM, que oferece uma grande quantidade de ferramentas e recebe diversos elogios por seus processos!
Piperun é um CRM brasileiro que oferece recursos completos ao se relacionar com clientes. Dessa forma, ele proporciona visibilidade, controle e aceleração das oportunidades de vendas, aumentando a produtividade e otimizando processos, se integrando com diversas ferramentas, como por exemplo WhatsApp, LinkedIn e outros.
De acordo com as análises feitas a partir da relação dos usuários, obtivemos os seguintes pontos favoráveis e desfavoráveis:
O Kommo simplifica a gestão de leads, tarefas e equipes de vendas. Ademais, por ser a primeira plataforma de vendas baseada em mensagens, ele centraliza todas as comunicações, incluindo e-mails, chamadas telefônicas e aplicativos como WhatsApp.
Dessa forma, com ferramentas analíticas, proporciona controle total sobre o funil de vendas, assim, oferece perfis individuais, gestão de tarefas e um centro de notificações em tempo real.
Através de nossas pesquisas conseguimos analisar os seguintes resultados:
O Atendare proporciona funcionalidades essenciais, como por exemplo gestão de oportunidades, pipeline e agenda de tarefas. Dessa forma, se destaca-se pela gestão personalizada de propostas e contratos, integrando-se a várias plataformas de e-mail.
Além disso, a inclusão de uma ferramenta de automação de marketing complementa a experiência do Atendare, tornando-o uma solução abrangente para otimizar processos comerciais.
Por meio e nossas análises obtivemos os seguintes resultados:
Ao analisar os três CRMs – Piperun, Kommo e Atendare – fica claro que cada plataforma tem seus méritos. Entretanto, o Atendare se destaca como a escolha mais abrangente e eficiente. Já que com seu foco na gestão de oportunidades, pipeline e automação de marketing, ele oferece uma experiência completa, complementada por um suporte eficiente e agilidade no processo de vendas.
Em um ambiente de negócios dinâmico, os CRMs desempenham um papel crucial na construção de relacionamentos sólidos com os clientes. Dessa forma, a variedade de opções, desde líderes globais como o Pipedrive até soluções brasileiras como o Atendare, destaca a importância da escolha personalizada para atender às necessidades específicas de cada empresa.
Sendo assim, a Nvoip reconhece a importância de contar com um CRM eficiente para impulsionar seus processos comerciais. É por conta desse fator que estabelecemos integrações ativas com diversos CRMs, proporcionando maior praticidade e eficácia nas operações.
Além disso, buscamos sempre ser flexíveis por aqui, por isso contamos com uma API aberta, o que permite não apenas a integração fluida com sistemas existentes, mas também a adaptação a qualquer outro sistema necessário.
E o melhor, você pode experimentar esse recurso disponível em nosso painel por 14 dias gratuitos! Portanto, corre na nossa página de integrações e comece a utilizar agora mesmo!
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