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Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Desse modo, fizemos uma lista com os principais CRMs do mercado, sendo eles os mais populares e bem falados no Brasil e no mundo.

Mas antes, você precisa entender o que é CRM, então vem comigo!

O que é CRM?

CRM se trata da sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management, que no português se refere à Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM concentra todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, já que engloba estratégias de negócio e tecnologias que visam o relacionamento com o cliente. Dessa forma, ele vai muito além de um software.  

Assim, ele antecipa necessidades e desejos, otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas e personaliza campanhas para captar novos clientes. Esses benefícios transformam o CRM em uma gestão 360° de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. 

As plataformas de CRM tomam um espaço muito importante atualmente, devido a expansão do mercado, da transformação digital e das novas tecnologias, tendo o cerne desse desenvolvimento na carteira de clientes.

Quais são os três tipos de CRMs?

Existem diferentes tipos de CRM que as organizações podem adotar na hora de gerenciar seu relacionamento com o cliente. Os três principais são:

1 – Operacional

Focado nos processos de negócios que lidam diretamente com os clientes, como vendas, marketing e serviços ao cliente. Desse modo, esse CRM ajuda a automatizar e melhorar as atividades para otimizar a interação com o consumidor.

Bons exemplos de funcionalidades operacionais incluem a automação de vendas, marketing e criação de sistemas de suporte ao cliente.

2 – Analítico

Esse modelo de CRM se concentra na análise de dados do cliente para obter insights e informações úteis. Ao utilizar a coleta de dados através de sistemas operacionais, o CRM analítico consegue compreender de melhor forma o comportamento do cliente, bem como suas preferências e tendências na hora da compra.

Ele é ideal na tomada de decisões estratégicas, fornecendo informações valiosas sobre o desempenho das operações e as necessidades do consumidor.

3 – Colaborativo

Enfatiza a comunicação e a colaboração, entre diferentes departamentos ou equipes dentro de uma organização, para atender às necessidades do cliente. Esse CRM promove a sincronização de informações sobre consumidores em toda empresa, o que permite que diferentes departamentos forneçam um serviço mais integrado e coordenado.

Esse modelo é ideal pois facilita a colaboração entre vendas, marketing, atendimento ao cliente e outras equipes para melhorar a experiência do cliente.

Quais são os CRMs mais usados?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre CRMs, vamos a nossa lista!

Usamos como base grandes nomes de portais para busca e avaliação como G2, Capterra e B2B Stack para compreendermos como os usuários se sentem em relação aos CRMs avaliados. Além disso, buscamos compreender quais CRMs foram mais comentados e recomendados no último ano, por meio dessas pesquisas. Através de nossas consultas, selecionamos os sistemas mais comentados e trouxemos seus lados positivos e negativos, de acordo com os clientes e nossa experiência com os sistemas.

Quais são os CRMs pagos mais usados?

Monday Sales CRM

O Monday Sales CRM é uma extensão especializada do Monday.com que se destaca na gestão de relacionamento com clientes (CRM) e impulsiona as operações de vendas de maneira eficiente.

Ele foi projetado para atender às necessidades específicas das equipes de vendas, visto que oferece uma abordagem integrada para a automação de vendas, acompanhamento de leads e análise de dados cruciais.

Ao unir a flexibilidade da plataforma Monday.com com recursos específicos para o ciclo de vendas, o Monday Sales CRM se destaca como uma ferramenta dinâmica que se encaixa principalmente na categoria de CRM Operacional, aprimorando diretamente os processos diários de interação com clientes e impulsionando o desempenho das equipes de vendas.

De acordo com as análises feitas a partir da relação dos usuários, obtivemos os seguintes pontos favoráveis e desfavoráveis:

Prós

  • Comunicação efetiva: A plataforma oferece um ambiente colaborativo, com um espaço centralizado para os usuários compartilharem atualizações, anexarem arquivos diretamente às tarefas e melhorando a transparência com recursos de colaboração em tempo real;
  • User Friendly: Navegar pela plataforma é muito fácil, e o design intuitivo facilita para os usuários compreenderem rapidamente o sistema;
  • Customização e flexibilidade: O Monday Sales se destaca pela flexibilidade, permitindo personalização para atender às necessidades específicas de projetos.

Contras

  • Preço: Apesar da variedade de planos do Monday Sales, os preços, especialmente para equipes menores ou startups com orçamentos limitados, podem ser considerados elevados;
  • Problemas de integração: A plataforma não se integra com todos os sistemas, o que pode vir a ser algo ruim caso a empresa utilize um software interno;
  • Demanda de tempo: A extensa flexibilidade para personalização geralmente exige um investimento de tempo na hora de criar soluções para o usuário.

Pipedrive

O Pipedrive é um CRM voltado para equipes de vendas, conhecido por sua simplicidade e eficácia. Por isso conta com mais de 100.000 clientes em todo o mundo e destaca-se por sua usabilidade, permitindo que as equipes se concentrem mais em vender do que em tarefas administrativas.

Ele é um CRM Operacional, já que oferece soluções ágeis que impulsionam a eficiência nas operações de vendas, contribuindo para o sucesso do negócio.

Através de nossas pesquisas conseguimos analisar os seguintes resultados:

Prós

  • Interface do usuário: Sua interface intuitiva traz uma experiência nova para o usuário, com estágios personalizáveis e a função de arrastar e soltar, monitorar o avanço das negociações torna-se simples, proporcionando uma abordagem visual que facilita a identificação de obstáculos nas vendas e ajuda a otimizar as estratégias;
  • Agilidade: A plataforma é rápida, fácil de usar e focada na experiência de vendedores reais;
  • Automação: A automação de tarefas rotineiras, como o envio de e-mails, permite o usuário focar na construção do relacionamento com o cliente.

Contras

  • Atendimento ao cliente: Por ser iniciado com um bot automatizado, a resposta de tempo nas solicitações dos usuários passa por diversos setores até que haja uma solução, o que para alguns é desvantajoso e demorado;
  • Integração: As integrações com alguns sistemas são complicadas, visto que o Pipedrive não oferece uma maneira clara de identificar ações com base em novos negócios;
  • Recursos limitados: À medida que os negócios vão se expandindo e demandam mais esforços nas áreas ofertadas pelo Pipedrive, a limitação de recursos se torna um problema, o que coloca a plataforma em um local de melhor atendimento para pequenas empresas.

HubSpot

O HubSpot plataforma abrangente que busca atender as expectativas em constante crescimento dos clientes, oferecendo resoluções rápidas e um serviço personalizado 24/7 através de diversos canais. Em um momento onde muitas equipes de atendimento procuram atender todas as demandas devido à dispersão de ferramentas e dados, o HubSpot reúne, em um CRM operacional, todas as informações essenciais para o cliente.

Por meio e nossas análises obtivemos os seguintes resultados:

Prós

  • Facilidade no uso: A interface é intuitiva, facilitando a navegação mesmo para aqueles que são novos usuários;
  • Customização: Ele permite um alto grau de personalização. Você pode adaptar funis de vendas, relatórios e painéis para atender ao seu processo de vendas exclusivo, o que é muito importante para empresas de todos os tamanhos e diferentes setores;
  • Insights e análises: A capacidade de acompanhar métricas de desempenho, analisar tendências e obter insights sobre o seu processo de vendas é muito valiosa para embasar decisões estratégicas e impulsionar o crescimento da empresa.

Contras

  • Estrutura de precificação: Apesar de fornecer uma versão gratuita, os preços podem ser considerados elevados dependendo das suas necessidades, o que pode representar um obstáculo para alguns usuários,
  • Curva de aprendizado: A complexidade nas personalizações pode resultar em uma experiência desafiadora para usuários iniciantes, que podem ter dificuldade em compreender a plataforma ao utilizá-la pela primeira vez;
  • Relatórios limitados: Dependendo do plano contratado, os relatórios podem não oferecer todas as informações necessárias, o que pode representar um desafio para usuários em níveis mais baixos de assinatura.

Ao fazermos a comparação entre os três CRMs pagos mais utilizados, é possível notar que a escolha de um deles varia de acordo com as necessidades específicas da equipe de vendas. Contudo, para facilitar seu processo de escolha, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Caso sua prioridade seja a colaboração e usabilidade da plataforma, o Monday Sales CRM pode ser uma boa escolha;
  • Mas, se simplicidade e eficácia são pontos importantes para você, o Pipedrive é uma opção sólida;
  • Agora, se a abrangência e resolução rápida das tarefas são fundamentais para o desenvolvimento da sua equipe, o HubSpot é a escolha ideal!

Quais são os CRMs gratuitos mais usados?

RD Station

Focado em otimizar as operações de marketing, o RD Station é uma aplicação de software projetada para auxiliar empresas na execução de campanhas mais eficientes, no desenvolvimento de relacionamentos com leads, na geração de oportunidades de negócios qualificadas e na obtenção de melhores resultados.

Essa plataforma abrange diversas áreas, como mídias sociais, e-mails, landing pages, pop-ups, assim como automações e análises.

De acordo com as análises feitas a partir da relação dos usuários, obtivemos os seguintes pontos favoráveis e desfavoráveis:

Prós

  • Criação de landing pages: Esta ferramenta é altamente eficaz na conversão de visitantes em leads. O RD Station simplifica significativamente esse processo;
  • Gerenciamento de campanhas: Sendo uma plataforma all-in-one para marketing, ela centraliza o gerenciamento de campanhas de e-mail, presença em mídias sociais e análises do site em um único local;
  • Atendimento a cliente: Um diferencial adicional é a rapidez no atendimento ao cliente, tornando o suporte por meio de tickets ágil e descomplicado.

Contras

  • Problemas técnicos: Ocorrências como bugs e alterações nas ferramentas fornecidas pelo RD Station são situações frequentemente observadas pelos usuários;
  • Limitações na plataforma: Há limitações na personalização de páginas, e alguns usuários expressam insatisfação com as opções restritas ao criar landing pages, além da ausência de ferramentas eficazes para mídias sociais;
  • Feedback de e-mails: A utilização de fluxo automatizado acaba interferindo na visualização dos relatórios por e-mail, impossibilitando o acesso a métricas como taxa de abertura e taxa de rejeição. Apesar da maior facilidade no envio de e-mails, surge um problema no acompanhamento efetivo dessas métricas.

Bitrix 24

O Bitrix24 é um espaço de trabalho online que oferece uma variedade de ferramentas projetadas para facilitar e otimizar a gestão de negócios.

A principal vantagem do Bitrix24 é a integração de todas as ferramentas disponíveis – como por exemplo o gerenciamento de tarefas e projetos, CRM, análise, CRM de marketing e outros – em um único serviço online. Além disso, a plataforma não impõe limites no número de usuários por conta, desse modo, permite que as empresas cresçam e se expandam sem restrições!

Através de nossas pesquisas conseguimos analisar os seguintes resultados:

Prós

  • Plataforma All-in-one: O Bitrix24 é um software altamente útil, com recursos que facilitam e tornam o trabalho mais eficiente, concentrando todas as ferramentas necessárias em um único lugar;
  • Colaborativa: O Bitrix24 oferece uma variedade de recursos, como gestão de tarefas, gerenciamento de clientes, armazenamento online, loja virtual e criação de websites. Destaca-se pela eficiência na gestão de leads, possibilitando a criação de um sistema de suporte personalizado. Além disso, proporciona a facilidade de comunicação e colaboração direta com a equipe dentro da plataforma;
  • Interface do usuário: A funcionalidade de ‘arrastar’ permite a criação de estágios e pipelines para diversas categorias de trabalho e departamentos, facilitando a manipulação de leads.

Contras

  • Curva de aprendizado: Requer um período de familiarização do usuário com as ferramentas disponíveis, o que pode resultar em um ritmo de trabalho inicial mais lento;
  • Performance lenta: O desempenho do Bitrix pode ser afetado por lentidão e eventualmente apresentar erros, e certas funcionalidades podem não se integrar de forma otimizada entre si;
  • Suporte técnico: Contatar a equipe de suporte pode ser desafiador, já que o tempo de resposta é extenso, impactando a experiência do usuário ao resolver problemas na plataforma.

Zoho CRM

O Zoho CRM é uma solução abrangente baseada em nuvem, desenvolvida para atender às demandas de médias e grandes empresas. Dessa maneira, ele oferece funcionalidades como gestão de contatos, funis de vendas, automação de pipelines, controle de tarefas, suporte ao cliente, entre outras.

Assim, por se tratar de uma plataforma 360º, ela gerencia todas as etapas do ciclo de vida do cliente e das operações comerciais.

Por meio e nossas análises obtivemos os seguintes resultados:

Prós

  • Flexibilidade: O Zoho é um CRM flexível e útil, com a capacidade de desenvolver várias funções que podem ser adaptadas à experiência do usuário, de acordo com o modo de operação específico de sua empresa;
  • Customização: A plataforma permite customizar os fluxos de trabalho, campos e módulos para atender às necessidades específicas do negócio, fornecendo ferramentas para rastrear leads, gerenciar contatos e automatizar tarefas;
  • Integração: O software se integra a várias aplicações de negócios, incluindo e-mail, mídias sociais e plataformas de e-commerce, o que o torna uma ferramenta versátil para gerenciar relacionamentos com clientes em vários canais.

Contras

  • Suporte ao cliente: O suporte da plataforma é segmentado, e diante das diversas funcionalidades do CRM, os usuários podem se sentir sobrecarregados ao aguardar o tempo de resposta;
  • Problemas técnicos: Muitos usuários observaram que ao utilizar as ferramentas mais avançadas do Zoho CRM, é mais comum encontrar bugs e experimentar uma performance mais lenta;
  • Curva de aprendizado: A curva de aprendizado para indivíduos que estão usando pela primeira vez pode ser elevada, especialmente para os que não estão familiarizados com CRMs. Apesar de a interface do usuário ser fácil de usar, muitos usuários podem precisar de treinamento adicional ou suporte para dominar as funcionalidades da plataforma.

A escolha do CRM ideal depende das especificidades de cada cliente, contudo, os CRMs apresentados se assemelham em diversas funções. Pensando nisso, nossa indicação entre as plataformas gratuitas mais usadas é a Zoho CRM, que oferece uma grande quantidade de ferramentas e recebe diversos elogios por seus processos!

CRMs mais usados no Brasil

Piperun CRM

Piperun é um CRM brasileiro que oferece recursos completos ao se relacionar com clientes. Dessa forma, ele proporciona visibilidade, controle e aceleração das oportunidades de vendas, aumentando a produtividade e otimizando processos, se integrando com diversas ferramentas, como por exemplo WhatsApp, LinkedIn e outros.

De acordo com as análises feitas a partir da relação dos usuários, obtivemos os seguintes pontos favoráveis e desfavoráveis:

Prós

  • Facilidade de uso: A plataforma é intuitiva, o que resulta em uma curva de aprendizado pequena. Mesmo com poucas informações, um novo usuário consegue navegar facilmente no sistema;
  • Customização: O PipeRun oferece a facilidade de adaptar o sistema conforme a necessidade da empresa.
  • Integração: O PipeRun conta com diversas integrações, incluindo, por exemplo, agenda, WhatsApp e telefonia VoIP.

Contras

  • Problemas técnicos: Por mais que conte com diversas integrações, o Piperun recebe, recorrentemente, reclamações acerca da funcionalidade estar comprometida nessa área. Assim como outras funcionalidades que apresentam falhas, como por exemplo a automação para base de leads;
  • Performance lenta: Ao selecionar diversos filtros dentro da plataforma, seu desempenho é comprometido e seu processamento fica mais lento. Isso pode vir a se tornar um problema para o usuário;

Kommo

O Kommo simplifica a gestão de leads, tarefas e equipes de vendas. Ademais, por ser a primeira plataforma de vendas baseada em mensagens, ele centraliza todas as comunicações, incluindo e-mails, chamadas telefônicas e aplicativos como WhatsApp.

Dessa forma, com ferramentas analíticas, proporciona controle total sobre o funil de vendas, assim, oferece perfis individuais, gestão de tarefas e um centro de notificações em tempo real.

Através de nossas pesquisas conseguimos analisar os seguintes resultados:

Prós

  • Integração: As funcionalidades são diversas e podem ser integradas a qualquer software existente. Além disso, ele se integra com as principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Gmail e WhatsApp;
  • Gerenciamento de leads: Com um gerenciamento e criação de leads prático, o Kommo facilita a comunicação contínua por meio dessa ferramenta, tornando a conversão de visitantes em leads mais eficiente;
  • Visão abrangente do processo: O Kommo oferece uma visão clara e abrangente de todo o processo de trabalho, tornando a experiência do usuário mais fácil e auxiliando no contato com o cliente, o que o diferencia de outros CRMs.

Contras

  • Funções e curva de aprendizado: Dada a extensa variedade de funções e capacidades, a integração de todos os setores pode ser desafiadora, resultando em um tempo maior para compreender o funcionamento da plataforma;
  • Desafios na exportação: À medida que a conta cresce, surgem dificuldades significativas na exportação de arquivos, revelando uma falta de preparação para lidar com empresas de maior porte;
  • Desafio de Tradução: Sendo uma plataforma russa, o Kommo oferece opção de tradução em outros dois idiomas três idiomas: russo, inglês e espanhol. Contudo, a tradução pode apresentar desconexões nos dois últimos idiomas, o que pode se tornar um problema para o usuário.

Atendare

O Atendare proporciona funcionalidades essenciais, como por exemplo gestão de oportunidades, pipeline e agenda de tarefas. Dessa forma, se destaca-se pela gestão personalizada de propostas e contratos, integrando-se a várias plataformas de e-mail.

Além disso, a inclusão de uma ferramenta de automação de marketing complementa a experiência do Atendare, tornando-o uma solução abrangente para otimizar processos comerciais.

Por meio e nossas análises obtivemos os seguintes resultados:

Prós

  • Facilidade: O Atendare apresenta uma plataforma intuitiva e de fácil implantação. Além disso, curva de aprendizado é curta, o que deixa o usuário mais confortável e familiarizado com o sistema, o que simplifica os processos;
  • Marketing: Recursos de marketing são essenciais para a empresa e, com o Atendare, você pode criar e-mails de marketing personalizados, landing pages, metas e formulários. Além de contar com um sistema de automação, que facilita a criação de fluxos de trabalho, para otimizar o uso de seu tempo;
  • Atendimento ao cliente: Um dos diferenciais dessa plataforma em relação a outros CRMs é o atendimento e suporte ao usuário, que conta com agilidade na resolução dos problemas.

Contras

  • Problemas técnicos: Alguns usuários observam que determinadas funcionalidades podem apresentar falhas devido ao processamento. No entanto, a plataforma está constantemente empenhada em aprimorar seu desempenho, buscando atender sempre às sugestões fornecidas pelos usuários.


Ao analisar os três CRMs – Piperun, Kommo e Atendare – fica claro que cada plataforma tem seus méritos. Entretanto, o Atendare se destaca como a escolha mais abrangente e eficiente. Já que com seu foco na gestão de oportunidades, pipeline e automação de marketing, ele oferece uma experiência completa, complementada por um suporte eficiente e agilidade no processo de vendas.

Conclusão

Em um ambiente de negócios dinâmico, os CRMs desempenham um papel crucial na construção de relacionamentos sólidos com os clientes. Dessa forma, a variedade de opções, desde líderes globais como o Pipedrive até soluções brasileiras como o Atendare, destaca a importância da escolha personalizada para atender às necessidades específicas de cada empresa.

Sendo assim, a Nvoip reconhece a importância de contar com um CRM eficiente para impulsionar seus processos comerciais. É por conta desse fator que estabelecemos integrações ativas com diversos CRMs, proporcionando maior praticidade e eficácia nas operações.

Além disso, buscamos sempre ser flexíveis por aqui, por isso contamos com uma API aberta, o que permite não apenas a integração fluida com sistemas existentes, mas também a adaptação a qualquer outro sistema necessário.

E o melhor, você pode experimentar esse recurso disponível em nosso painel por 14 dias gratuitos! Portanto, corre na nossa página de integrações e comece a utilizar agora mesmo!

Jullya Fagundes

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