Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Entenda o que é softphone

Se você está se familiarizando a telefonia VoIP, vai ver que a mobilidade é citada como um dos grandes benefícios dessa tecnologia. E isso não é à toa. Com o VoIP você escolhe como usar o seu ramal, além do bom e velho telefone fixo. Pensando nisso, elaboramos esse texto para você entender o que é softphone e porquê é um ótimo recurso para a sua empresa.

O VoIP é um sistema que descomplica e barateia a sua telefonia corporativa. E, por isso mesmo, oferece diferentes possibilidades de uso.

Com aparelhos simples e de fácil configuração, você pode migrar para a telefonia em nuvem e usar o seu número VoIP rapidamente. Ótimo né?

Para te ajudar a entender mais sobre os meios possíveis de uso do VoIP, hoje vamos falar sobre o softphone e os modelos mais usados no mercado.

Então, ficou curioso? Continue a leitura do texto.

Relembrando o que é VoIP

Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), ou apenas telefonia VoIP, é o recurso que te permite realizar chamadas pela internet.

Você também pode ter ouvido falar em outros sinônimos como: telefonia em nuvem, telefonia via internet, rede IP e protocolo VoIP.

De forma simples, essa é uma tecnologia que transforma a voz analógica em dados digitais. Depois, transmite esses dados pela internet.

Ou seja, você realiza ligações telefônicas normalmente. Só que agora a sua telefonia é virtual.

Um bom exemplo para ilustrar esse “transporte” online de arquivos são os e-mails. Eles também são transmitidos pela tecnologia de Protocolo de Internet (IP), que é a base do VoIP.

Basicamente o que ocorre no e-mail é o envio de uma mensagem textual de um domínio para outro. No caso do VoIP, o dado digital de voz que é enviado de um de uma pessoa para outra durante uma ligação. Bem rápido e prático.

Sendo assim, a internet é o fator que barateia a operação da telefonia VoIP. Mas também é o meio necessário para o funcionamento correto.

Ou seja, dependendo da velocidade da sua rede, seja importante ter uma internet dedicada a sua telefonia virtual.

Além disso, você pode começar a usar o sistema VoIP em poucos minutos. E também escolhe qual aparelho atende melhor às suas necessidades empresariais.

Hoje é possível optar por um dos modelos de PABX, telefone IP, ATA. E você também pode usar sua linha no computador, celular e tablet.

Assim, você tem a liberdade de levar o seu ramal aonde for.

Bom, agora que você já relembrou o que essa tecnologia, podemos falar sobre o softphone como dispositivo em si. Vamos lá.

O que é softphone?

Softphone é um software, que também pode ser chamado de aplicativo multimídia, para realizar chamadas telefônicas com a tecnologia VoIP.

Basicamente, esse software emula um telefone convencional em diferentes aparelhos.

Então, com um softphone, você pode escolher se quer fazer as suas ligações do computador, celular, notebook ou tablet.

A única coisa necessária é a instalação do aplicativo no dispositivo e o acesso com os dados que a sua operadora VoIP te disponibiliza.

Geralmente, as informações solicitadas são: o nome de usuário e senha (informações únicas), domínio ou IP, porta (informações que não mudam) e proxy (que, por vezes, é a mesma informação do domínio).

Com tudo isso em mãos, você já pode começar a usar o seu softphone. Atendendo e realizando as chamadas de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet.

E foi essa a grande vantagem de mobilidade da telefonia em nuvem que citamos. Esse é um meio de uso do VoIP que se adequa as demandas de um formato de trabalho home office, por exemplo.

Um grande benefício de usar o softphone no computador é tornar o seu telefone multimídia. Ou seja, o seu ramal fica ativo ao mesmo tempo em que você dá atenção a outras atividades no desktop.

A mesma coisa no seu celular, a única restrição é que você tenha acesso a rede.

O software em si foi desenvolvido para ter uma interface intuitiva. Inclusive, a grande maioria, conta com um teclado virtual com a aparência de um telefone convencional.

Esse é um dispositivo que conta com várias funcionalidades da telefonia VoIP. Como, por exemplo, a transferência de chamadas e o registro das suas ligações na sua plataforma de telefonia em nuvem.

Você deve gostar também:  Como usar VoIP na sua empresa? Configurações e requisitos

Vamos te apresentar alguns dos modelos de softphones disponíveis no mercado, veja na sequência.

Benefícios

Além da mobilidade no uso do seu ramal telefônico, seja tanto uma linha de número virtual como um dos números nacionais VoIP, há outros benefícios no uso desse recurso.

Ou seja, com o softphone e a sua linha VoIP, você faz ligações nacionais e internacionais normalmente.

Outra vantagem desse recurso é o fato de ser compatível com vários sistemas operacionais – varia de acordo com o desenvolvedor do app. Então, você pode instalar um softphone de acordo com o seu sistema, seja ele Windows, Mac, iOS ou Android.

A facilidade de instalação é um deles. Ou seja, você não precisar com estrutura física de telefonia, cabeamentos ou a compra de algum aparelho que você não tenha na sua empresa.

Tudo é resolvido com o telefone celular, computador ou tablet dos seus colaboradores.

Sendo assim, a sua equipe segue trabalhando mesmo que de forma remota. Independente do local em que estiverem, podem levar o ramal junto. E isso é ótimo né?!

Essa também é uma solução que não demanda manutenção frequente em seu sistema. Sendo assim, caso você tenha algum problema com a sua linha, basta entrar em contato com o suporte da operadora VoIP.

Além disso, o softphone permite que você personalize algumas coisas na sua interface. Por exemplo, o volume da entrada e saída de áudio das chamadas, a abertura de câmera de vídeo no app.

É muito importante destacar que existem softphones gratuitos e pagos. É comum que um mesmo dispositivo tenha as duas versões, permitindo que algumas empresas optem pelo formato que atenda melhor as demandas de telefonia.

Outro ponto relevante para algumas empresas escolherem o softphone pago é o custo reduzido. Quando comparado a um Telefone IP ou ATA, o softphone acaba sendo uma opção mais barata e que oferece uma alternativa funcional para os dispositivos móveis.

número virtual

Modelos de softphone

Agora você sabe as características e benefícios desse recurso da telefonia em nuvem, vamos te apresentar alguns dos modelos de softphones disponíveis no mercado.

Listamos alguns deles, veja.

1 – Zoiper

Zoiper é um aplicativo VoIP desenvolvido pela empresa búlgara Securax Eood. Ele tem uma versão grátis e outra paga.

O app disponibiliza três pacotes com valores que variam entre RS14,90, e R$34,90 (esses valores podem sofrer alterações dependendo da cotação do dólar). Nessa versão paga, ficam disponíveis opções de conferência de voz e videoconferência.  

Esse aplicativo VoIP está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

E, para facilitar para os usuários, no site do Zoiper é possível encontrar instruções de como baixá-lo e configurá-lo. 

Com essas informações iniciais, podemos mencionar suas características gerais desse softphone: 

  • VoIP protocolos suportados: SIP e IAX / IAX2; 
  • STUN (Session Traversal Utilities para NAT) compatível; 
  • Possibilita várias contas; 
  • Suporta chamadas para destinos baseados URL (ex: [email protected]); 
  • Transferência e desvio de chamadas; 
  • Suporte de seis linhas; 
  • Identificador de chamadas; 
  • Janela pop-up automático de chamada recebida; 
  • Voicemail e lista telefônica; 
  • Opção de resposta automática e tons de chamada em espera personalizados. 

2 – 3CXPhone 

O 3CXPhone é um aplicativo gratuito para utilizar telefonia SIP e realizar chamadas VoIP, PABX-IP e terminação VoIP. 

As principais características dele são: 

  • Disponível para Windows, Android e Iphone; 
  • No Windows você poderá escolher entre várias interfaces diferentes; 
  • Configuração de auto-provisionamento; 
  • Suporte a múltiplas contas de VoIP; 
  • Transferência de ligações e gravação das ligações; 
  • Apresentação personalizadas de logs; 
  • Suporte G.711, GSM e Speex codecs; 
  • Fácil instalação e gerenciamento; 
  • Suporte a headset via USB e JABRA (sem fio) no Windows. 

 Para saber mais sobre esse softphone, você pode acessar a página dos desenvolvedores. 

3 – Sipdroid 

Outro aplicativo VoIP muito utilizado é o SipDroid. E foi o primeiro softphone gratuito para a plataforma Android.

Como atribuição do modelo, os desenvolvedores prometem uma fácil configuração do serviço VoIP. E, além disso, a clareza ao efetuar chamadas a partir do seu smartphone com um custo reduzido. 

O aplicativo é gratuito e simples de usar. Você precisa apenas digitar suas informações de login do servidor SIP e senha.

Então, uma vez logado basta digitar o número de telefone que você gostaria ou usar os números de sua lista de contatos. O código de país é um dado indispensável. 

Você deve gostar também:  UX Design: projetando para o usuário

O SiPDroid tem evoluído bastante, e na versão 2.2 foram disponibilizadas 3 novidades: 

  • Suporte para o Gingerbread (Android 2.3); 
  • Suporte a vídeo SMS; 
  • Possibilidade de criar contas no serviço PBXes. 

Para mais informações desse aplicativo acesse o link. E para baixar na Google Play clique aqui.  

4 – CSipSimple 

CSipSimple é um softphone de código aberto que permite seu uso apenas em dispositivos Android.  

Apesar dessa limitação, o uso deste aplicativo promete uma melhor velocidade, com maior qualidade na ligação e menor gasto da bateria quando comparado a equivalentes aos projetos realizados em Java puro. 

Além de estar disponível gratuitamente, suas principais características são: 

  • Ligações utilizando protocolo SIP e mensagens de texto; 
  • Codecs : pcmu/a (conhecido como G. 711u/a), speex, G. 722, GSM, iSAC, SILK, G. 729, AMR (depende do dispositivo) e com alguns plugins extras instalados: OPUS, G. 726, G.722.1 e codec2; 
  • Cancelamento de eco (com vários backends : webRTC, speex, simple); 
  • Opção de viva-voz e fone de ouvido; 
  • Conferência e transferência de chamadas; 
  • Ligações criptografadas e seguras com protocolo TLS de transporte para protocolos SIP e SRTP ou ZRTP para mídia. 

E aí, achou que acabou? Ainda temos algumas dicas de modelos de softphones para te apresentar. Siga a leitura.

5 – Softphone Acrobits 

O softphone Acrobits é um aplicativo voip intuitivo e configurável. Com as configurações de fornecedores pré-configurados, os usuários têm a facilidade de sua conta SIP pré-configurada e podem fazer chamadas em menos de um minuto depois de baixado.

Ele está disponível em iPhone e Android e é pago. Seu valor gira em torno de R$24,90 (esse valor pode sofrer alterações dependendo da cotação do dólar).

Esse softphone oferece notificações push em chamadas recebidas, fone de ouvido Bluetooth e suporte viva-voz. Além de gravador e leitor de chamadas, suporte para múltiplas contas SIP, integração de contatos de telefone e um histórico de chamadas detalhada. 

Seu layout é lógico e suporta G.729 codec para melhor qualidade de voz sobre redes 3G. 

Além dessas, suas principais características são: 

  • Suporte para SIP seguro com sinalização através de TLS (Protocolo de criptografia). 
  • Áudio em HD através do codec G.722; 
  • Suporte a múltiplas contas VoIP; 
  • Suporte a SIP PROXY; 
  • Detalhamento do histórico de ligações. 

Para saber mais sobre esse modelo de softphone VoIP, acesse Acrobits

6 – Bria 

Bria Softphone é um aplicativo VoIP pago. Nele você utiliza os recursos de voz, ví­deo e mensagens SMS.

Desenvolvido por CounterPath Corporation, e é um dos líderes no mercado de produtos de software de VoIP.  

Ele busca facilitar a gestão da comunicação com uma interface intuitiva que acomoda várias chamadas. 

Suas principais características são: 

  • Disponível para Windows, linux, Mac OS, Android e Iphone; 
  • Suporte a múltiplas contas VoIP. Com a capacidade de até 12 diferentes contas e terminações; 
  • Suporte a múltiplas chamadas, mesclar e dividir as chamadas e também suporte a transferência de chamadas (atendidas e autônomas); 
  • Incluído suporte a diversos codecs de áudios G.711 a/u, G.722 (HD), iLBC, GSM, Speex e SILK; 
  • Seleção automática de codec para garantir a melhor qualidade de áudio; 
  • Apresentação personalizadas de logs; 
  • Fácil instalação e gerenciamento. 

Ele está disponível para Android e Iphone no valor de aproximadamente R$ 16,83 (esse valor pode sofrer alterações dependendo da cotação do dólar). Para mais informações acesse Bria

Considerações

Viu só como você tem várias opções de softphone para escolher qual o melhor modelo para a sua empresa? O melhor de tudo isso é que todos os exemplos que citamos acima podem ser usados com o seu número da Nvoip.

A Nvoip é uma plataforma global de comunicação, focada em soluções em telefonia em nuvem, SMS e API.

Sendo assim, você pode usar o seu softphone com um número fixo para recebimento das chamadas dos seus clientes a nível nacional – com os prefixos 0800 e 4003.

Também pode optar por um número virtual VoIP, que pode ser vinculado ao Brasil ou a países do exterior. Assim, você garante a excelência da sua telefonia VoIP, sem burocracia e contratos de fidelidade.

Se cadastrando agora no painel da Nvoip, você recebe R$5 para testar a plataforma e os recursos VoIP.

E se você tem alguma dúvida dos planos e tarifas VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Então, curtiu esse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email