pessoas fazendo ligações entre filiais
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Como fazer ligações gratuitas entre filiais?

Em uma empresa, somente uma boa comunicação pode transmitir as informações de forma rápida e ao mesmo tempo precisa. Mesmo com tantas novas tecnologias no mercado, o telefone continua sendo a melhor ferramenta quando um encontro pessoal não é possível.

Porém, os custos com ligações estão cada vez mais altos. E os empreendedores e diretores de empresas buscam continuamente a redução de gastos. Para que essa prática tão oportuna não seja deixada de lado, o recurso chamado VoIP pode ajudar muito.

O VoIP possibilita que as ligações entre filiais sejam feitas gratuitamente, resultando em muita economia nas suas contas de telefone. Quer entender mais sobre essa solução? Basta continuar a leitura deste post!

Como o VoIP funciona?

Com a ajuda de um sistema VoIP, os colaboradores podem fazer todas as ligações entre filiais de maneira gratuita. E como isso acontece? Por meio da internet. Sua tecnologia torna possível a transmissão de voz através de protocolos de internet (IP).

O ideal é que a conexão escolhida para o uso dessa solução seja uma conexão dedicada. Mas ela funciona muito bem nas redes convencionais (ou seja, nas conexões ADSL, VDSL, 3G e 4G).

O método já é conhecido por se fazer presente em alguns aplicativos de celular mais famosos atualmente, como o WhatsApp e o Facebook Messenger.

Para que seu uso seja um sucesso, a sua empresa precisa ter um plano de internet estável e vale dizer que o VoIP consome muito pouco da banda de internet. O procedimento conta com a instalação de um software que viabilize seu funcionamento no computador.

Mas há também outras formas de utilizar o VoIP: o ATA, o telefone IP, o app para celular e o PABX IP.

O adaptador de telefone analógico (ATA)

Um ATA (ou adaptador de telefone analógico) faz com que um telefone convencional (analógico) possa se conectar a uma rede IP. Assim, permitirá que as ligações VoIP sejam recebidas (e originadas) nos telefones fixos.

Dessa forma, o ATA é um dispositivo para realizar a interface de adaptação para que telefones convencionais conectem a rede.

Os ATAs funcionam como gateway de VoIP, variando entre uma a quatro portas para a conexão de telefones e uma ou duas portas Ethernet.

Por isso, você não precisa que seu computador permaneça ligado durante a chamada telefônica. 

Bacana né?

Atualmente, estão disponíveis no mercado modelos que possuem características técnicas flexíveis, trabalhando em uma conexão de internet  com IP dinâmico ou IP fixo.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto, preparamos um excelente conteúdo sobre  Telefone IP e ATA que pode te ajudar a entender melhor como esses dispositivos funcionam, ok?

Aproveite a leitura e depois conte para gente o que você achou aqui nos comentários.

O telefone IP

Outra possibilidade de usar o VoIP é adquirir um aparelho muito parecido com o telefone convencional, mas que tem conexão direta com sua rede de internet. Por meio dele, você poderá fazer e receber ligações com a tecnologia IP.

Você deve gostar também:  A importância dos ramais para a sua empresa

Um telefone IP permite a comunicação entre usuários e rede, ou seja, ele funciona como um conversor integrado cuja principal função é transmitir dados em voz.

Além disso, esse aparelho pode ser utilizado para realizar chamadas em vídeo, desde que o aparelho utilizado seja moderno o suficiente para isso.

Dessa forma, esse aparelho proporciona mais mobilidade, agilidade e eficiência para as empresas. 

O app para celular

É possível ainda baixar aplicativos específicos para usar o VoIP no celular ou tablet. Bastaria fazer o download do app, instalar e configurá-lo adequadamente para começar a aproveitar o sistema.

Com isso, a vida cotidiana está cada vez mais móvel e digital. Você pode utilizar uma infinidade de softwares e serviços, de forma gratuita e paga. Além disso, você consegue realizar ligações através dos softphones que se conectam com o PABX-IP da sua empresa.

Então, caso queira saber mais sobre Aplicativos VoIP, temos um ótimo conteúdo sobre os melhores aplicativos que podem ajudar você, ok?

Agora é só curtir a leitura.

A seguir, vamos listar uma série de aplicativos VoIP:

Aplicativos VoIP com versões gratuitas

  • Zoiper;
  • 3CXPhone;
  • CSiPSimple;
  • SipDroid.

Aplicativos VoIP com versões pagas

  • Acrobits;
  • Bria

Dessa forma, na hora de escolher qual melhor aplicativos que atenda às suas necessidades é preciso estar cientes das demandas da sua empresa, certo?

PABX IP

A sigla PABX é a abreviação do termo inglês Private Automatic Branch Exchange. Basicamente, esse termo significa troca automática de ramais privados.

Sua principal função é distribuir linhas telefônicas em vários ramais, conectando vários telefones a uma mesma linha.

Há também a solução PABX associada às vantagens da tecnologia VoIP. O sistema centraliza a telefonia interna de sua organização, viabilizando a comunicação com os telefones externos e entre os ramais da empresa. Tem as funcionalidades de um PABX tradicional, mas com recursos adicionais.

Dessa forma, quando uma empresa estiver crescendo e suas demandas por chamadas telefônicas aumentarem, o PABX se apresenta como solução eficaz para o aumento da agilidade.

Vale ressaltar que esse processo de interação entre os ramais otimiza e acelera o atendimento telefônico da sua empresa, tendo impacto direto com a produtividade dos colaboradores.

E aí, quer saber tudo sobre PABX? Pois bem, também temos um excelente artigo sobre o que é PABX, que pode te ajudar a entender mais sobre esse recurso caso queira implementá-lo no seu negócio.

Quais são seus benefícios?

Além da redução de custos com a telefonia comum, adotar uma solução VoIP torna possível que as ligações entre filiais sejam realizadas de qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a internet.

Suas instruções de uso são muito simples e permitem que qualquer funcionário aprenda de forma rápida a utilizá-lo. Muitas das grandes empresas já adotaram o método de vez. Por sua praticidade, o VoIP pode ser empregado, inclusive, nas filiais que estejam em outros estados ou países.

Você deve gostar também:  Conheça 15 dicas de empreendedorismo para aplicar hoje

Se as ligações entre filiais de sua empresa costumam ser demoradas, isso pode ser resolvido tranquilamente e sem ter despesas excessivas, como ocorreria em uma chamada tradicional. Isso vale para qualquer hora do dia, sem preocupações com as tarifas.

De que outras maneiras o VoIP permite economizar e otimizar processos?

A tecnologia VoIP também pode ser usada em smartphones e tablets. Se a sua equipe tiver que se deslocar constantemente, será mais uma maneira de economizar, uma vez que as chamadas de longa distância feitas com celular têm taxas altíssimas.

Com um sistema VoIP, você pode gravar ligações, ter uma caixa postal que envia recados por e-mail, colocar seus clientes em filas de atendimento, direcionar ligações para outro ramal (serviço Siga-me) e participar de reuniões em conferência.

Agora que você já sabe todos os benefícios que essa solução tecnológica lhe oferece, aproveite essa realidade na sua empresa. Comece o quanto antes a fazer ligações entre filiais de sua empresa de forma gratuita e eficiente!

Entre em contato com a Nvoip e solicite uma avaliação. Estamos à sua disposição!

Telefonia virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email