O PABX físico vai acabar?

PABX físico vai acabar

Estamos sempre falando sobre como é importante ter uma equipe de atendimento bem estruturada e ágil para que sua empresa tenha um diferencial e se destaque no mercado oferecendo qualidade e rapidez. Faz parte de uma estrutura vencedora ter equipamentos e sistemas que atendam a essa demanda. E o PABX é o sistema que vem sendo mais utilizado por empresas de vários portes há muitos anos.

Ele possui algumas versões e uma delas é PABX físico que é o tema do nosso artigo. Como também temos visto são muitas as tecnologias que vêm surgindo para melhorar a parte de telefonia das empresas. Por isso alguns sistemas têm sido substituídos para dar lugar às inovações.

Mas afinal, o PABX físico vai acabar? Essa é uma pergunta que vem assombrando grande parte das empresas que ainda utilizam a telefonia convencional. Com o suporte cada vez mais escasso, o PABX físico vem enfrentando uma árdua caminhada para permanecer como solução no mercado.

E você que ainda está utilizando esse sistema, sabe quais opções podem substituir o PABX físico e melhorar a qualidade de suas ligações além de gerar economia em telefonia? Não? Então fique tranquilo que hoje nós vamos falar sobre tudo isso! Segue com a gente.

PABX físico, o que é e como funciona

O PABX, que significa Private Automatic Branch Exchange traduzido para ‘troca automática de ramais privados’, é um sistema de telefonia privado que atende principalmente empresas. 

Com o auxílio de uma aparelhagem própria, ele conecta as ligações internas; os ramais telefônicos, e também realiza a comunicação externa por meio de linhas telefônicas. 

Assim, você pode efetuar a comunicação entre os departamentos além de direcionar chamadas externas para os setores responsáveis através de transferências de chamadas por ramal.

O PABX físico ainda lhe oferece a identificação de chamadas e chamadas em espera, caso você tenha incluído esses dois recursos em seu plano de telefonia.

Obstáculos do PABX físico

O maior obstáculo do PABX físico é a sua limitação ao incorporar inovações tecnológicas. E a origem de toda a sua complexidade vem do fato desse sistema utilizar linhas fixas de telefonia convencional.

Para analisar seus pontos é importante saber que ele possui duas versões: a analógica e a digital. 

O PABX analógico tornou-se obsoleto à medida que os avanços na área de telefonia digital foram surgindo. Hoje, ele possui um dos suportes mais caros e um sistema bem complexo para fazer correções.

Exige um investimento alto e um suporte técnico especializado para que possa manter esse sistema funcionando bem.

Você deve gostar também:  O que é omnichannel?

Já o PABX digital consegue estar a um passo à frente do analógico por incorporar alguns recursos ao seu sistema.

A digitalização permite uma qualidade de voz melhor durante as ligações, além de disponibilizar mais linhas e ramais para a empresa.

Como substituir o PABX físico?

Cada dia mais vemos a evolução das empresas que investem em inovações e tecnologias. A comunicação, como um todo, tem se beneficiado bastante com as novidades. Falando especificamente da telefonia, os avanços nessa área foram divisores e marcaram uma nova fase: a era virtual.

Livrar-se do sistema de telefonia convencional, possibilitou que surgissem inúmeras maneiras de interação e o mercado se adaptou muito bem a todas elas.

Com um fluxo de informação intenso, o caminho percorrido pelas empresas tem sido computação em nuvem. As ligações são feitas pela internet e todos os dados vão direto para os sistemas cloud.

Achou um pouco confuso? Vamos te explicar melhor.

PABX Virtual (ou PABX Cloud)

O PABX virtual veio para revolucionar a comunicação empresarial. Usando a tecnologia VoIP, ele disponibiliza inúmeros recursos que dão mais agilidade e qualidade ao atendimento da sua empresa.

Tudo funciona por meio digital. O VoIP (voz sobre IP) levou a comunicação a um outro patamar. Por ele é possível realizar e receber as ligações através de IP (internet protocol), ou seja, pela internet. 

Por esse motivo, a principal vantagem que o PABX virtual tem sobre o PABX físico é o custo.

A telefonia virtual gera uma economia considerável e que é vista logo de cara. Sem precisar assinar planos com taxas e valores exorbitantes das operadoras, você já sente o impacto da mudança diretamente no seu bolso.

E isso também é reflexo da facilidade em oferecer suporte online. Tudo feito de maneira rápida e com baixos custos.

A facilidade ao usar VoIP 

As vantagens que o PABX virtual oferece vêm pelas ferramentas e recursos que o VoIP possibilita à sua empresa implementar. Com o VoIP você pode ter um sistema de atendimento URA (Unidade de Resposta Audível). Com ela sua empresa assume um perfil muito mais profissional com atendimento automático, fila de espera e ramais ilimitados. 

O VoIP possui ainda outras vantagens como discadores automatizados e integração a outros sistemas. Você também pode fazer controle de gastos através de relatórios de ligações que são gerados diariamente. 

Com o VoIP você também pode escolher entre realizar e receber suas ligações através de PABX virtual, softphone, telefone IP e celulares. Tudo feito para você ter mais comodidade e mobilidade. Atenda suas ligações onde você estiver, inclua recursos úteis como o siga-me e se beneficie com a integração de seu sistema a plataformas CRM. Basta um clique.

O que diferencia sua empresa no mercado é exatamente o que o sistema em nuvens tem para te oferecer: agilidade e inovação. Se você quer entregar qualidade e ter um custo baixo por esse serviço, já passou da hora de você deixar o PABX físico para trás e mudar para o PABX virtual. 

Você deve gostar também:  Não corra riscos, invista em home office

Importância das novas tecnologias

Quando assunto é evolução tecnológica é muito difícil não cair nesse clichê: basta implementar ou adquirir um novo recurso que seus problemas serão resolvidos.

É preciso pesquisar e buscar novas e boas praticas relacionadas ao seus objetivos. Nesse sentido, quando pensamos em PABX e VoIP é exatamente isso que estaremos fazendo.

Esse dois recursos são responsáveis por trazer uma nova cara para sua empresa, aproximando seus consumidores a sua marca e fazendo com que sua comunicação alcance patamares e regiões ainda não atendidos.

Para além dessa aproximação podemos entender que o uso desses recursos melhoram a qualidade do seu atendimento, te ajudando a ter mais precisão e organização para os setores responsáveis.

Por isso, antes de terminar esse artigo você precisa entender que a migração do PABX físico para o virtual permite que sua empresa entre na era digital e conecta-se com o mundo virtual de forma mais fácil e dinâmica.

Ou seja, com essa migração você começa a entrar no “senso comum corporativo” que busca sempre atender as novas necessidade do comportamento social.

Como assim?

Se a grande maioria usa a internet porque ainda não estamos todos conectados as redes, ou em varias plataformas de comunicação?

Se achar a reposta dessa pergunta procure nossas redes sociais e nos conte o motivo de ainda não ter migrado seu sistema de telefonia convencional para o virtual.

Considerações Finais

E aí, curtiu nosso artigo? Esperamos que sim!

Nosso intuito é te mostrar que toda a parte técnica tem seus motivos e que a tecnologia evolui de acordo com as nossas necessidades.

É preciso estar sempre em movimentado para acompanhar a competitividade do mercado e são com ferramentas simples que começamos a atingir esse objetivo.

Ah se você ficou interessado podemos te ajudar!

Na Nvoip você tem tudo isso sem precisar sair da sua casa ou ficar horas no telefone esperando para contratar o serviço. Basta ir até a plataforma e fazer o seu cadastro online.

Além disso, a Nvoip possui um sistema de URA próprio, que lhe oferece autonomia a um baixo custo. Com ele você tem todas as funções de um PABX em nuvem  e sem burocracia ou contratos de fidelização. Simples de usar e simples de aderir. 

Fale hoje mesmo com um de nossos consultores e conheça nossos planos.

PABX virtual