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WhatsApp caiu, e agora?

O WhatsApp caiu… E agora? Muitas pessoas ficam desorientadas com o aplicativo fora da ar. Se o app está sendo usado para consumo pessoal, o dano é menor. Mas se a comunicação corporativa da sua empresa for centralizada no WhatsApp é certeza de prejuízo.

Se a sua empresa não têm outros meios de comunicação, é preciso rever (para ontem) a sua dinâmica de atendimento ao cliente.

Quer saber como evitar e esse problema e, de quebra, ainda conhecer boas alternativas para manter a sua empresa on? Então o texto de hoje foi feito para você.

A importância do WhatsApp

Pode parecer algo óbvio para alguns – principalmente aqui no Brasil -, mas muitas pessoas não conhecem esse aplicativo de mensagens e nem todas as suas funcionalidades.

O WhatsApp foi criado em 2009, nos Estados Unidos, por Brian Acton e Jan Koum.

Em síntese, o WhatsApp é um aplicativo multiplataforma para mensagens instantâneas, chamadas de voz, texto, foto, imagens e vídeos. Além de ser um ótimo canal para envio de documentos em PDF e planilhas para uma rápida consulta.

O aplicativa ainda passou a contar com um recurso muito importante para ações financeiras. Agora você pode fazer transações direto pelo aplicativo, com segurança e mais praticidade.

Mas, vamos rebobinar a fita… o principal objetivo dessa ferramenta é oferecer as pessoas um meio de comunicação sem barreiras, de forma ágil e eficaz. Ou seja, você troca informações de qualquer lugar do mundo e instantaneamente.  

Atualmente, o WhatsApp conta com mais de 1 bilhão de usuários que enviam 55 bilhões de mensagens por dia. O aplicativo está presente em mais de 180 países.

Por que o Whatsapp caiu?

Os serviços da empresa de Mark Zuckerberg ficaram fora do ar no mundo todo na última segunda-feira, 4 de outubro de 2021.

As possíveis causas até agora não foram muito bem explicadas, e o que se sabe é que a interrupção foi resultante da falha no DNS (Sistemas de Nomes e Domínios).

Esse sistema é responsável por traduzir nomes de sites em endereços IP que são lidos através dos softwares dos computadores, conhecido como “lista telefônica da Internet”.

Por se tratar de um evento recente, todos os motivos apresentados não passam de meras especulações que precisam de uma análise técnica mais profunda. 

Contudo, a falha na infraestrutura, entre 12h30 e 20h, deste aplicativo gerou um prejuízo financeiro para as bolsas americanas (em especial, para o Facebook).

Estima-se que Mark Zuckerberg, dono do Facebook, WhatsApp e Instagram, perdeu cerca de US$6 bilhões nessas 7 horas off, caindo no ranking dos bilionários. 

Por que as pessoas preferem o WhatsApp?

No Brasil, o WhatsApp ganhou força assim que entrou no mercado, pois, diferente dos EUA, o envio de SMS aqui é tarifado.

Foi exatamente quando a empresa percebeu o potencial de expansão do serviço à nível global que passou a investiu pesado em recursos que aprimorassem a experiência dos seus usuários, com o objetivo de se consolidar como referência no seu nicho de mercado.  

Mesmo sendo um grande fenômeno e apresentando um excelente desempenho no mercado, o WhatsApp caiu.

Por isso, preparamos esse artigo para orientar pequenas e médias empresas, que utilizam o WhatsApp Business como meio de comunicação empresarial sobre as alternativas possíveis.

Se você quer ter um sistema de comunicação mais inteligente, com recursos e funções multiplataforma a disposição dos seus clientes, necessariamente precisa entender quais são as opções e a viabilidade de cada uma delas. 

Utilizando os EUA como exemplo, o iMessage é o serviço de chat mais usado nos sistemas da Apple por lá. Superando até mesmo o WhatsApp.

Por isso, não é exagero dizer que o sistema está para os norte-americanos assim como WhatsApp está para os brasileiros. Por aqui, o app está instalado em mais de 95% dos celulares nacionais. 

Países, empresas e até mesmo o usuário comum que não tenha na “manga” uma outra alternativa de comunicação instantânea, pode acabar sofrendo prejuízos nesses casos.

Voltando a problemática dos EUA: e se o iMessage apresentar falhas, o que os americanos podem fazer?

Para responder a essa questão e depois falarmos especificamente do cenário brasileiro, listamos uma série de ferramentas que podem ser usadas em situações como essa

Antes de falarmos das fermentas que substituem o WhatsApp, vamos entender porquê práticas como essa são tão importantes em um ambiente corporativo.

Acompanhe!

Comunicação empresarial

A comunicação empresarial é um ponto muito importante para o mundo dos negócios. 

A era digital transformou a maneira como as empresas prospectam clientes, produzem e funcionam. E é nesse momento que o diálogo eficiente ganhou ainda mais importância. 

É preciso entender mais a fundo o que as pessoas realmente precisam e o que as levam a tomarem decisões de compra.

Pensando assim, uma das medidas necessárias para garantir a jornada do cliente (o levando a ação de compra) é a diversidade de canais de interação com o público-alvo. 

Basicamente, disponibilizar mais informações aos usuários é uma forma de promover a sua marca.

Portanto, para conquistar tal objetivo é necessário manter uma comunicação mais efetiva, estando de acordo com o perfil do seu público-alvo.

Sendo assim, é essencial ter “em mãos” diversas ferramentas para interagir e prospectar, se você estar a fim de alcançar tal reconhecimento. 

Ou seja, oferecer o maior número de canais possíveis para seus clientes. 

Redes sociais

As redes sociais são excelentes meios de interação com o público. Com elas, você cria ações que promovem e desenvolvem a sua marca no mercado. 

Hoje em dia, é comum negócios de diferentes segmentos disponibilizarem canais em diversas redes sociais com o mesmo intuito: mostrar as novidades e informar seus clientes.

Estes recursos são essenciais para a nossa realidade atual, mas também é preciso ter atenção redobrada às boas práticas de mercado.

Em suma, ao compartilhar publicações e informações do site nas redes sociais, você é capaz de atrair vários usuários e envolver mais pessoas após esse tipo de estratégia, gerando um tráfego que pode ser convertido em vendas. 

Por isso, a seguir vamos te apresentar uma série de outras ferramentas que podem ser utilizadas na falta das principais redes sociais da empresa.

O WhatsApp caiu! O que eu faço?

A seguir, listamos as principais alternativas que uma pessoa jurídica pode ter para continuar as operações internas das empresas. 

Telegram

O Telegram é um aplicativo gratuito disponível para download em celulares Android, Iphone (iOS), Windows Phone e Web.

A funcionalidade deste aplicativo é bem similar ao WhatsApp. Após o download, o usuário passa a ter disponível uma ferramenta capaz de enviar mensagens instantâneas armazenadas na nuvem.

Além disso, também é possível fazer chamadas com vídeo, enviar mensagens, trocar fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo. 

Bacana, né?

Vale ressaltar que apesar do WhatsApp ser mais popular, o Telegram entrega mais vantagens e recursos extras que até mesmo a versão do WhatsApp Business não contempla. Então, fique de olho nesse app.

Wechat

Wechat é um aplicativo gratuito – disponível para Android, IOS, Windows Phone, Mac, Blackberry e Symbian. 

O objetivo dessa ferramenta é a troca de mensagens de texto, voz, imagem e vídeo.

Seu principal diferencial em relação aos outros aplicativos é que ele pode ser integrado ao Facebook, sendo uma ótima alternativa para empresas que usam essa rede social como canal corporativo, já que o WhatsApp caiu e outras plataformas também apresentaram a falha DNS nos servidores. 

Skype

O Skype é um programa que realiza chamadas de voz e vídeo gratuitamente com o uso da internet. Esse aplicativo é muito utilizado para as videoconferências, durante as reuniões corporativas.

Dessa forma, após a instalação ou download dessa ferramenta, é possível ligar para pessoas do mundo todo e manter a comunicação interna mais assertiva entre as filias, por exemplo.

O Skype também é uma forma de driblar eventuais problemas de infraestrutura quando elas ocorrem, principalmente, nas plataformas de comunicação mais utilizadas dentro da empresa. 

Sistema de ligações

Agora que já apresentamos algumas opções de apoio para o WhatsApp, podemos falar de outras formas de atendimento.

Que o “WhatsApp caiu” todo mundo já sabe, mas o que fazer para manter o atendimento da sua empresa mesmo quando essa ferramenta falhar?

Com a facilidade de acesso à internet, o dia a dia das pessoas está totalmente imerso no digital; e os clientes já esperam pelas vantagens que esse ambiente têm a oferecer. 

Você pode não acreditar, mas as ligações convencionais ainda são muito usadas e não dependem dos servidores – motivo que levou o WhatsApp, supostamente, a ficar fora do ar.

Dessa forma, um número telefônico possibilita que você receba e faça ligações, além do envio do tradicional SMS. Ou seja, de certa forma, você conta com as mesmas funções do WhatsApp, mas em um modelo mais old (como dizem por aí).  

Entretanto, esse sistema apresenta uma grande desvantagem: geralmente cobra altas tarifas para desempenhar esses serviços. 

Com isso, aplicativos online e gratuitos acabam sendo a primeira opção em ambientes corporativos. 

Dito isso, vamos te apresentar uma solução mais eficiente para esse problema: a telefonia digital.

Como anda o mercado

De acordo com o levantamento feito pela consultoria Arquimedes, a pedido da CNN, mais 2 milhões de brasileiros mencionaram o nome do WhatsApp no Twitter, repercutindo a falta de acesso na plataforma. 

Para driblar esse problema, os usuários deste aplicativo migraram suas atividades para o Telegram.  

Com a falha do WhatsApp, a venda de lojas que dependem do app ficou comprometida. A queda do sistema afeta diretamente os resultados operacionais do negócio.

Com cerca de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp é o terceiro aplicativo de mensagens mais usado do mundo, no Brasil, se estima que cerca de 1,5 milhões de pessoas estão ativas no serviço. 

Segundo a Panorama Mobile Time/Opinion Box, de 100 smartphones no brasil, 99% têm o app instalado.

Dito isso, é claramente visível que esse aplicativo desempenha um papel fundamental para prospecção e fidelização de clientes. 

Dessa forma, é preciso estar atento a todas as opções de comunicação empresarial do mercado, uma vez que interferências e problemas podem acontecer o tempo todo. 

Considerações

O WhatsApp caiu, mas agora você já sabe o que fazer, não é mesmo? Pois bem, uma plataforma multi-canal como a Nvoip podem te ajudar em situações como essa. 

Além do mais, a sua empresa passa a contar com inúmeras funcionalidades para a operação de atendimento.

Com o cenário atual, as pessoas ficam conectadas nas redes 24 horas por dia, sendo informadas de diversos assuntos em tempo real… Esse novo comportamento é excelente para dar luz a novos recursos e ferramentas que integram o mundo físico e o virtual.  

Como resultado, a comunicação entre empresas e consumidores fica ainda mais em evidência. Então, assegurar a qualidade e estabilidade das suas ferramentas de interação é indispensável.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog.

Te vejo na próxima, abraços!

Luiza Caroliny

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