como fazer ligações internacionais
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como fazer ligações internacionais?

Como fazer ligações internacionais é uma questão constante entre muitas pessoas e, principalmente, entre empresas. Nessas horas é importante conhecer quais são as opções no mercado para fazer a melhor decisão, além de saber quais são as suas necessidades e as de sua empresa.

Para pessoas que não precisam desse serviço recorrentemente, a utilização da telefonia tradicional ou de dispositivos online deve ser suficiente. Já para empresas, existem as opções de pacotes dentro da telefonia VoIP.

Quer saber mais como fazer ligações internacionais? Continue e veja as soluções que estudamos e selecionamos e acabe com as suas dúvidas agora mesmo!

Como fazer ligações internacionais com operadoras tradicionais

Se você for usar um telefone – móvel ou fixo – para realizar essa chamada através de uma operadora tradicional, o plano de numeração brasileiro determina a seguinte sequência: 00 + (código da operadora) + (código do país destino) + (código da cidade destino) + (número).

Em alguns países o código do país pode variar dependendo de que aparelho a ligação está sendo feita (fixo ou móvel). Os códigos têm sempre de 1 a 3 dígitos. Em outros houve uma unificação, com é o caso do Brasil. O nosso código é 55.

Então, por exemplo, se a sua empresa, no Brasil, precisa ligar para um cliente que esteja em Londres, o número discado é:

00 + (código da operadora) + 44 (Código do Reino Unido) + 20 (Código de Londres) + (número do seu cliente)

Fique atento! A tarifação dessa ligação vai depender da operadora e do plano contratado. Os preços costumam ser mais baratos em planos mensais de fidelização.

Acesse esse site para fazer uma simulação e saber o código dos países e cidades para que deseje ligar.

Vantagens e Desvantagens

A vantagem nessa opção é a maior familiaridade com o processo de telefonia fixa. Caso a ligação seja feita esporadicamente, essa opção é viável. A maior desvantagem é o alto preço, principalmente para quem precisa usar desse serviço de forma recorrente.

Então se esse for o caso, a tecnologia VoIP pode ajudá-lo. Para saber mais continue a leitura!

Telefonia VoIP: uma solução na realização de ligações internacionais

Mesmo se você desconhecer o termo VoIP, é muito provável que você já tenha realizado ligações com essa tecnologia em aplicativos como o Skype e o Whatsapp.  Essa tecnologia é um serviço que permite realizar e receber chamadas pela internet.

A utilização da telefonia VoIP é uma boa opção e, ao contrário do que possa parecer, é uma solução muito simples para a realização de ligações internacionais. Tudo o que você precisa é ter um aplicativo e uma conexão com a internet.

O próximo passo é decidir entre um serviço de VoIP grátis ou pago. Mas não se preocupe, continue com a gente para saber mais e caso queira ainda mais informações leia nosso post sobre VoIP pago x VoIP grátis.

Como fazer ligações internacionais usando VoIP

Independente da sua escolha entre VoIP pago ou grátis é necessário ter uma conexão com a internet para usar um aplicativo no seu celular ou notebook.

As ligações podem ser realizadas por um softphone (aplicativos), telefone IP ou ATA. A grande vantagem é que não é necessário digitar o código da operadora (lembre-se que você está usando a Internet como canal para a sua ligação), de forma que você não precisa se preocupar com a tarifação de acordo com o código que você digitar. Então, se você estiver ligando do Brasil, o que você precisa digitar é:

55 + (código do país) + (código da cidade) + (número do seu cliente)

Vantagens e Desvantagens

Ligações internacionais por VoIP apresentam muitas vantagens, pois é possível ter um controle do custo antes mesmo de fazer a ligação, ou mesmo não pagar nada. Não há fidelidades nem multas. Mas existem alguns detalhes que exigem atenção para não  interferirem na qualidade da tecnologia VoIP, como a qualidade dos equipamentos utilizados, a rota de telefonia ou a qualidade da internet.

A seguir, mostramos uma comparação entre alguns provedores de serviço VoIP.

Whatsapp: qualidade da ligação é baixa. Os usuários reclamam que as ligações possuem muitos ruídos e caem várias vezes. O aplicativo é gratuito e a realização da chamada só é possível através do aplicativo para realizar e receber a ligação. Tanto quem faz como quem recebe a ligação precisa ter o aplicativo instalado e acesso à internet.

Skype: a qualidade da ligação depende do serviço utilizado pelo usuário. As ligações são gratuitas se realizadas de um usuário ativo para outro que também esteja utilizando o Skype. Também oferece pacotes de ligação para telefones fixos e móveis, e esse serviço é pago. Os pacotes são montados a partir de regiões para as quais você mais liga (você pode verificar tarifas no Skype). Também são cobradas taxas de conexão a cada ligação realizada.

Nvoip: a qualidade das ligações é alta. Os pacotes oferecidos são pré-pagos e dispensam contratos de fidelização. É necessária a compra de um número e existe a possibilidade de testar gratuitamente o serviço, conheça agora. Não há cobrança de taxa de conexão nem de roaming e as ligações podem ser realizadas por softphone (no celular ou notebook), telefone IP ou ATA. Quem recebe a ligação não precisa ter acesso à internet ou nenhum aplicativo instalado. Outra vantagem é que com a contratação de um serviço pela Nvoip você recebe um número virtual (DID), o qual é portável. Você pode utilizar os seus créditos de e para qualquer país que desejar para fixos ou celulares basta possuir um dispositivo com conexão à Internet. As ligações para o exterior são bloqueadas, por padrão, o que garante a segurança e controle dos seus créditos. O desbloqueio é simples e feito uma única vez para o destino em questão.

Dicas úteis para ligações internacionais

Ligações para celulares. Fique atento se o número para o qual você vai ligar é um número fixo ou móvel, porque a maioria das operadoras cobra taxas bem mais caras em ligações para celulares do que para números fixos.

Taxas. Podem ser cobradas em ligações internacionais, como taxas por ligação realizada. É sempre bom estar atento ao contrato do provedor para não incorrer em gastos imprevistos.

Horário das ligações. Algumas ofertas são anunciadas com o preço promocional para horários específicos, esteja atento às condições do provedor. Na telefonia VoIP, isso geralmente não acontece.

Chamadas de emergência. Essas ligações podem ser realizadas através de telefones móvel, fixo ou público. A tecnologia VoIP não permite realização de chamadas de emergência. Isso vale tanto para território nacional quanto internacional. Esteja atento a isso.

Agora que você já sabe como fazer ligações internacionais, que tal saber como ligar pra cada região do mundo?

Confere nos seguintes artigos, como fazer ligações internacionais para a América do Norte, América Central, América do Sul, África, Oceania, Europa e Ásia.

Como fazer ligações internacionais para a América do Norte

Como fazer ligações internacionais para a América do Sul

Como fazer ligações internacionais para a América Central

Como fazer ligações internacionais para a África

Como fazer ligações internacionais para a Oceania

Como fazer ligações internacionais para a Europa

Como fazer ligações internacionais para a Ásia

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn