Lead telefonico vs lead email
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Lead telefônico x lead e-mail

Um dos objetivos do marketing digital é converter visitantes em leads e, consequentemente, em clientes, afinal eles são a base da sobrevivência de uma empresa. Mas conquistar novos compradores é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente. No entanto a maioria dos empresários hoje em dia opta por gerar lead e-mail ao invés de lead telefônico, ou seja, captar clientes através de formulários onlines e nutri-los por e-mails e não através de ligações.  

Mas será que essa é uma boa estratégia? Acompanhe nosso artigo e descubra mais sobre o tema. Mas, afinal de contas, o que é lead

O que é um lead 

Os leads, de forma resumida, são contatos que chegam das mais diversas formas. Ou seja, gerar leads significa captar potenciais clientes para um determinado negócio.  

Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre sua marca ou solução. Portanto, lead é um visitante que informa seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo informativo. 

Geralmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário para receber uma oferta ou uma assinatura de newsletter

Os leads, dentro da estratégia de funil de vendas, ficam no topo do funil, ou seja, o ganho de novos leads já é uma aquisição para a equipe comercial. A partir disso, começam novas táticas específicas para converte-los em clientes.  

Lead e-mail 

Formulários eletrônicos são boas ferramentas para a captação de lead e-mail, e por muito tempo, foram trabalhados por equipes de marketing. Elas tentaram de diversas maneiras fazer com que fossem mais preenchidos pelos usuários. 

Mas, formulários não são muito práticos em celulares. Em muitos casos, acontece também, do usuário não se sentir confortável ao compartilhar informações na internet, que serão utilizadas posteriormente para receber newsletters

Levando em consideração essa mudança de cenário, as equipes de marketing estão migrando para o lead telefônico. 

Lead telefônico 

Muitas empresas não sabem a real importância do lead telefônico, dando valor apenas ao lead e-mail, e acabam deixando-o de lado. Com isso, provavelmente estão perdendo muitas oportunidades de transformar esses leads em potenciais clientes.  

O diferencial do lead telefônico é o canal pelo qual ele chega. Atualmente ele é extremamente estratégico. Equipes de marketing têm notado que as conversões são mais efetivas quando a opção de fazer uma ligação conecta a empresa aos seus clientes. 

lead telefônico é mais interessante para a maioria das empresas do que o lead e-mail. Porque, apesar de muitos ainda acharem o telefone uma ferramenta obsoleta, ele ainda é um canal fundamental. 

As vantagens desse meio são principalmente a aproximação e a velocidade de resposta do lead telefônico. A necessidade de tirar dúvidas diretamente com uma pessoa, e receber atenção quando se está negociando também são alguns benefícios. 

Além disso, pelo telefone fica mais fácil entender as objeções, fazer perguntas, oferecer adicionais, e principalmente, transmitir confiança ao cliente. 

Click to call 

Uma das formas mais efetivas de gerar leads telefônicos é incluindo click o call

Click to call é um termo em inglês que significa “clique para ligar”. Esse pode ser o canal de ligação do lead telefônico direto com o cliente. Especialmente para aqueles que não abrem mão da chamada telefônica para realizar qualquer tipo de negociação. 

O nome dessa ferramenta está relacionado a vários tipos de anúncios que podem ser feitos. Mas, a princípio, se refere a uma modalidade de link patrocinado do Google AdWords. 

Em resumo, o click to call é uma função na qual o cliente preenche um campo com o seu número de telefone. Em seguida, a ligação click to call é realizada, mas a empresa é quem retorna à ligação, e também é quem paga por ela. 

click to call é uma excelente ferramenta para conversão de lead telefônico. Ele leva o usuário a um contato direto com seu atendente. Mas é preciso qualidade no atendimento, simpatia, agilidade e objetividade para sanar rapidamente as dúvidas e concluir as vendas com sucesso. 

Tem interesse nessa ferramenta? 

É possível ter essa ferramenta de graça. Na Nvoip, você integra esse serviço ao seu site de forma simples e rápida e paga apenas pelas ligações. Ou seja, disponibilizamos uma linha de código inteiramente de graça. Basta adicioná-la ao seu site e adicionar créditos para retornar as ligações. 

Tenha acesso ilimitado a esse serviço e conheça agora as vantagens da ligação click to call. Ficou interessado? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores agora mesmo! 

Como converter lead telefônico 

Nem todos sabem como converter um lead telefônico de forma assertiva. E por isso muitas vezes acabam perdendo quem poderia se tornar um potencial cliente. Então aqui vão algumas dicas para o sucesso dessa conversão. 

Como foi o lead que entrou em contato com empresa por meio dos conteúdos, provavelmente já está familiarizado com a marca. Por isso, ligar para essa base faz acelerar uma compra que está, provavelmente, decidida. 

Os primeiros segundos do contato por telefone são cruciais para manter seu interlocutor na linha ou fazê-lo desligar. Você deve demonstrar confiança de quem tem uma boa solução para as necessidades do seu lead telefônico. Dessa forma você faz com que ele se sinta interessado e à vontade ao ouvi-lo. 

Conhecer seu lead é essencial para conversão por qualquer meio. O propósito aqui é manter o relacionamento com seu potencial cliente, por isso faça perguntas que te guiem a oferta da melhor solução. Não adianta oferecer soluções para problemas que não existem, por isso seja objetivo.

Tenha os argumentos certos nos momentos certos. É importante identificar em qual estágio do funil o lead telefônico está, e não insistir se ele não estiver pronto para compra. Ao identificar que a abordagem não está surtindo resultados, encaminhe o lead de volta para o marketing. 

Tempo hoje é algo escasso, então se o cliente o dedicou a sua empresa, esteja preparado para aproveitar isso. 

Conclusão 

Depois de todo esse conteúdo, fica claro que o lead telefônico é uma alternativa mais rentável e assertiva do que o lead e-mail não é mesmo?! As ligações são uma forma mais imediata e humanizada de atendimento, à disposição de responder perguntas e esclarecer informações em tempo real. 

Os leads não podem ser vistos apenas como números, eles devem contribuir efetivamente para os resultados de sua empresa. Cada pessoa que deixou seu contato tem um interesse em seu negócio, e encontram em você algo que possa suprir sua necessidade. Por isso cumpra essa expectativa. 

Boas dicas, não? 

Que tal ler um artigo sobre SQL lead e MQL lead e saber ainda mais sobre estratégias de marketing? Boa leitura! 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn