Hoje, você encontra uma grande variedade de canais de vendas no mercado. Nesse sentido, é importante saber definir quais são os meios mais assertivos para o seu modelo de negócio. Quer saber mais sobre isso? Então siga a leitura.
Para investir em qualquer recurso é preciso analisar detalhadamente todas as funcionalidades e os benefícios que serão agregados, desse modo você tem muito mais segurança e um retorno mais próximo do esperado.
Ter esse tipo de cautela é necessário porque a escolha do canal de vendas correto pode significar um grande aumento no faturamento, e o contrário pode significar uma grande perda de receita.
Então, já parou pra pensar quais os canais de venda a sua empresa realmente utiliza e quais deles trazem os melhores resultados? Se nunca pensou, talvez esteja na hora de começar.
Entenda como escolher os principais canais de vendas para o seu negócio no artigo de hoje. Assim você pode atingir seus clientes e leads com mais eficácia.
Vamos lá?
O que são canais de vendas?
De forma direita, os canais de vendas são os locais por onde a sua empresa realiza contato e negócios com os consumidores.
Neste sentido, podemos definir um canal de vendas como o meio onde os clientes podem “ver”, escolher e comprar produtos e serviços.
Nestes canais que os consumidores terão um ponto de contato com a sua empresa e o que ela comercializa.
Esse contato pode ser feito através de canais on-line, off-line ou até mesmo por meio de parceria com revendedores.
E, antes de irmos para o próximo tópico, você precisa ter em mente que um canal de vendas não necessariamente é onde o seu cliente vai fazer uma compra. Muitas empresas utilizam os canais de vendas como vitrines para os seus produtos e serviços.
Por exemplo, pense em um quiosque de um shopping… Você provavelmente nunca comprou nada em um, mas já parou para dar uma olhadinha e conhecer os produtos, certo? Então, a ideia é exatamente essa.
Os canais de vendas são criados para serem pontos de interesse e contato com a marca, já a decisão de compra é uma outra coisa. E, muitas vezes, faz parte de um processo mais completo.
Principais canais de vendas
Antes de tudo, você precisa conhecer quais os canais de vendas mais utilizados no momento. Dessa forma você tem mais chances de acertar na hora de escolher.
No entanto, já podemos te adiantar que os principais canais de vendas da atualidade são on-line.
Isso porque os consumidores modernos optam pela comodidade, mesmo que isso signifique pagar um pouco a mais por algum produto ou serviço.
E você sabe que não tem nada mais cômodo do que comprar tudo que você precisa sem sair de casa, né? Mas vale lembrar que os canais de venda tradicionais ainda agregam muito ao seu negócio.
Então, agora já podemos te apresentar os principais canais de vendas. Confira a lista.
1 – E-commerce
E-commerce, comércio eletrônico ou loja virtual, você escolhe como chamar. O fato é que esta modalidade vem crescendo significativamente no mundo atual.
Esse canal de vendas nada mais é do que uma loja que atua através da internet.
Normalmente as lojas virtuais têm sites customizados e amigáveis para a navegação do cliente.
Então, se você planeja investir em um e-commerce, deve se atentar aos seguintes pontos:
- A interface deve ser simples de usar;
- Investir na segurança do site – assim o seu cliente faz as compras sem medo;
- Devem estar disponíveis várias formas de pagamento – como boletos, cartão de crédito, PIX, entre outros.
2 – Ponto de venda
Os pontos de venda são lojas físicas, ou até mesmo os famosos quiosques de shopping.
Já os quiosques servem como uma grande vitrine para que a sua loja possa expor os seus produtos em 360°.
No caso de lojas físicas, você precisará de um investimento um pouco maior. Já que é necessário arcar com custos de aluguel, funcionários, energia, e muitos outros.
Ou seja, pessoas andando em qualquer direção podem enxergar seu ponto de venda. Além disso, o custo para implementar esse tipo de canal de vendas é bem reduzido.
No entanto, você precisa entender que mesmo com um ponto de venda a sua empresa deve ter uma presença mínima na internet.
Portanto, o ideal é mesclar este modelo com um e-commerce, por exemplo.
3 – Marketplace
Semelhantes aos shoppings, os marketplaces são ambientes on-line onde é possível encontrar uma infinidade de lojas, produtos e serviços.
Normalmente esse canal de vendas é hospedado por grandes empresas, como as Lojas Americanas, Amazon, Mercado Livre e Facebook.
Então, uma das maiores vantagens dos marketplaces é que o seu negócio pode se aproveitar da credibilidade e do alcance que estas marcas tem, por já serem bem estabelecidas no mercado.
De forma simples, o trabalho do marketplace é intermediar a relação da sua empresa com o cliente, oferecendo segurança no pagamento e na venda/recebimento dos produtos.
Assim, o investimento em marketplaces é um dos mais baixos entre os canais de vendas.
4 – Revendedores
Os revendedores entram em contato com os seus clientes e vendem os produtos e serviços por você, em troca de uma pequena comissão de vendas.
Assim como os marketplaces, esse tipo de canal de vendas possui um investimento inicial bem baixo.
A única coisa necessária é que a sua empresa trabalhe bem em conjunto com os revendedores e tenha maneiras de mantê-los fiéis ao seu negócio.
5 – Telemarketing
O telemarketing é um dos canais de vendas mais antigos que existem e seguem em atividade.
Neste modelo, a central telefônica entra em contato com o cliente e oferece os produtos de forma ativa ou o consumidor entra em contato e faz a requisição pelos serviços.
O importante é que toda a comunicação é feita através de telefone.
Neste sentido, através das vendas por telemarketing é possível fazer algo que os outros canais de vendas não permitem: fidelizar o cliente através da criação de um laço de confiança entre o atendente e o consumidor.
Por isso, até hoje, tantas empresas ainda tem um call center responsável pelo telemarketing.
6 – Redes sociais
No cenário que vivemos, as redes sociais são “vitrines” importantíssimas para o seu negócio.
Isso porque elas exibem seus produtos para milhares, talvez até mesmo milhões, de consumidores em potencial.
Porém, estas ferramentas não são apenas ótimos recursos de marketing. Algumas plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp já permitem que sejam feitas vendas através do app.
No Facebook a sua empresa só precisa criar uma conta comercial e entrar no Facebook Marketplace, serviço nativo da plataforma.
Já no Instagram, por exemplo, é só usar a ferramenta Instagram Shopping, assim os preços dos produtos são colocados em cima das fotos deles e o seu cliente precisa de apenas um clique para ser enviado para a página de compra.
7 – SMS Marketing
Atualmente, diversas empresas fazem uso da ferramenta de SMS Marketing.
Esse fenômeno se deve ao fato de que, através do envio de SMS em massa para clientes e leads, é possível atingir uma gama muito grande de consumidores à um preço bastante reduzido.
Sendo assim, a sua empresa gasta pouco e tem possibilidade de converter muitos compradores.
Além disso, se bem usado, o SMS marketing é um dos melhores canais de vendas para fidelizar os clientes – através de mensagens personalizadas ou descontos especiais, por exemplo.
Como escolher o melhor canal de vendas?
Não existe uma verdade absoluta sobre qual o melhor canal de vendas. O melhor canal varia de caso para caso, não é como uma receita de bolo.
Por isso, é importante que você entenda bem a segmentação de mercado do seu negócio e o seu público-alvo, para escolher o canal que mais se adequa a isso.
No entanto, o ideal é que a sua empresa esteja em todos os canais com potencial de vendas. Mas também é importante direcionar esforços para àquele que pode trazer melhores resultados em curto prazo.
Ou seja, expanda a sua estratégia de comunicação, mas saiba quais os canais de vendas que são de fato efetivos.
Considerações
Não existem fórmulas mágicas para que a sua empresa cresça. Então, para que a sua marca possa continue se desenvolvimento é necessário que você venda mais, aumente seu ticket médio ou tenha uma maior recorrência dos seus clientes. E saber escolher os melhores canais de vendas pode te ajudar em tudo isso.
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Gostou do artigo? Espero que ele tenha te ajudado a escolher os canais de vendas mais importantes para a sua empresa.
Se quer mais dicas para melhorar o faturamento e a produtividade do seu negócio é só nos acompanhar no LinkedIn, Instagram e YouTube.
Até a próxima.