A prospecção de clientes é uma das partes mais importantes da venda, o início dela.
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

O que é prospecção e como fazer?

Deseja aumentar as vendas e o alcance da sua empresa? Entenda como funciona a prospecção, uma parte muito importante de toda negociação. Montamos um artigo só para você que quer ampliar seu número de leads, com explicações e dicas. Confira aqui!

O que é Prospectar?

É o processo de definir e se aproximar do seu público-alvo. Você deve pesquisar que tipo de pessoa seria um comprador em potencial para seu produto ou serviço. Quando você acha o perfil certo, se torna mais fácil vender porque essas pessoas estão mais propensas a se tornarem leads e compradores. 

E o que é Lead?

É um potencial comprador. É quem está no começo do caminho para fechar a compra e se mostra interessado. Ele é quem fornece dados em troca de conteúdo e/ou procura sua empresa para mais informações. Com um bom atendimento e um produto que o atenda, o lead deixará de ser apenas um contato e se torna um consumidor.

Sua prospecção deve ser voltada a encontrar potenciais leads. Você deve saber para quem quer vender e como fazer isso. Algumas vezes é até mais fácil porque o próprio lead é quem vai até a empresa, seja ligando, assinando a newsletter ou se cadastrando em algum formulário. Assim acontece o atendimento inbound. Independente do canal que o cliente usou, a partir do momento que ele procura a empresa e deixa algum rastro de contato, já é um lead. Assim, você terá a chance de nutri-lo a fim de que ele se torne um comprador.

Prospect

Mesmo que a pessoa tenha entrado em seu site, blog ou redes sociais, não é garantido que você vá conseguir fechar a venda. Por isso, o cliente deve ser nutrido com informações e suas dúvidas devem ser respondidas. O prospect já demonstra interesse de compra e interage com o que o seu conteúdo e nas redes sociais. A dor desse cliente é mais visível e se torna mais fácil identificar o que ele precisa. 

Lead Qualificado

O vendedor deve planejar o atendimento ideal para cada fase do cliente, por isso existe a separação entre lead, prospect e lead qualificado. Essa qualificação é relativa a probabilidade de comprar. O lead qualificado vai te apresentar o problema que ele tem e vai esperar a solução que sua empresa tem para oferecer. A essa altura, você já apresentou bem seu produto e ele demonstra interesse real em comprar. É a etapa final antes da venda, efetivamente.

Então as qualificações de lead ficam assim:

Lead – Vem conhecer seu produto ou serviço de forma espontânea

Prospect – Mostra interesse de compra mas precisa de mais informações

Lead Qualificado – Conheceu bem o produto, existe chance real de comprar

Inbound Marketing

Esses leads que falamos vêm pelo atendimento inbound, que é quando o cliente procura a empresa. Isso quase sempre se dá através da internet.

A equipe de Marketing cria campanhas, textos e publicações para vistos nas pesquisas do Google pela ferramenta de SEO, redes sociais e blogs. Quanto mais esses conteúdos são acessados, mais atraem pessoas que desejam conhecer sobre os seus produtos e serviços.

O inbound atrai clientes mais propensos a se tornarem consumidores e reduz os custos com campanhas de Marketing. É ideal para empresas de pequeno porte, mas ele se torna ainda mais eficiente quando aliado com a estratégia de outbound.

Outbound Marketing

É o oposto do inbound. É o tipo de prospecção em que a empresa busca ativamente seus futuros clientes e não de forma passiva, como no inbound.

Você pesquisa e identifica que tipo de pessoa é mais propensa a se tornar cliente e começa a abordá-las. Pode ser realizado via telefone, e-mail, Facebook, LinkedIn, etc. Você deve saber onde seus futuros clientes se encontram, em quais redes, canais ou sites e ir até lá.

O cuidado deve ser um pouco maior no caso do Outbound porque não foram os clientes que te procuraram. Então, mesmo que eles encaixem no perfil de cliente, é preciso maior tato no tratamento. Afinal, é bem provável que o prospect nunca tenha ouvido falar na sua empresa.

Quem faz a prospecção?

Além de entender o processo, também existe a dúvida sobre quem fica responsável por fazer a prospecção. Por ser um processo que demanda muita organização e planejamento, deve haver uma equipe dedicada para isso. Pois caso uma prospecção seja feita de forma despreparada pode ter o efeito contrário ao desejado e afastar os clientes.

Então quem deve fazer essa tarefa tão difícil? 

Aaron Ross disse que um só vendedor realizando muitas tarefas de uma só vez pode ficar desmotivado e sem foco. Além disso, pela falta de tempo para treinamento, a prospecção pode não ser eficiente. A prioridade dele pode estar nas vendas mesmo, não no processo de conseguir clientes. Por isso, o ideal é que a equipe comercial possua uma pessoa responsável só por prospectar. Essa pessoa vai conseguir os clientes e encaminhas para o vendedor, para que ele feche a compra. 

Por isso, se você é da equipe de Marketing ou de SDR, seu objetivo é atrair leads para que o Consultor de Vendas possa tratar dos prospects.

Por onde prospectar?

Existem muitos meios e canais os quais o SDR pode adotar. Porém, quando você define seu tipo de cliente, fica mais fácil saber onde achá-lo. Alguns estão muito presentes no Facebook, outros no LinkedIn. Mas muitas empresas ainda utilizam o telefone como ferramenta de prospecção.

Pelo telefone

Quando o cliente se cadastra no seu site ou você consegue o número dele por alguma rede social ou aplicativo, pode começar a abordagem. A comunicação pelo telefone é mais rápida, prática e direta. Além disso passa mais credibilidade que uma simples mensagens de texto.

Por ser uma plataforma de telefonia VoIP, a Nvoip disponibiliza várias funcionalidades que facilitam a prospecção de clientes. Assim, o responsável por essa área terá uma facilidade maior na hora de conquistar e tratar os leads. 

Passo a Passo da Prospecção

Pesquisa – Você deve saber para quem vender. Monte um perfil de público-alvo e procure por ele com base nos seus atuais clientes e nas pessoas que costumam procurar seus serviços. Pode ser segmentado por idade, profissão, estado… O importante é saber em quem focar.

Abordagem – Depois de definir pra quem vender, é hora de entrar em contato. Ligue para o potencial cliente, converse com ele e identifique qual o problema dele e no que você pode ajudar. A Nvoip oferece números de várias cidades do Brasil e alguns internacionais. Você pode ligar para seus clientes que moram longe ou até mesmo disponibilizar um número 0800 ou 4003 para que os próprios clientes liguem para você.

Nutrição – Conversou com o cliente e ele se interessou? Não perca tempo, continue dando as informações que ele precisa. Essa é a hora de mostrar seus produtos e tirar dúvidas. Separe seus clientes pela probabilidade de vendas e trate cada um da maneira como estudou. Faça o cliente perceber que a melhor empresa é a sua e o melhor atendimento é o seu. Seja atencioso e empático. Em pouco tempo você irá transformar leads em prospects e os prospects em clientes.

Venda – Deu tudo certo? Seu cliente está pronto para fechar? Hora de passar para o vendedor para ele das propostas e finalizar a jornada de compra.

Quer continuar estudando sobre o processo de compra? O artigo sobre Funil de Vendas está esperando por você!

call center
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email