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7 dicas para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente

mulher fazendo atendimento ao cliente

A concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada e o empresário precisa buscar inovação e aperfeiçoamento sempre. Assim, melhorar o atendimento ao cliente é algo no qual você deve investir, já que é um fator que não pode ser copiado, se tornando o diferencial do seu negócio.

Continue a leitura e entenda mais!

Qual a importância do atendimento para a satisfação do cliente?

Qual cliente não gosta de ser bem atendido e recepcionado em um estabelecimento? Você, por exemplo, já deve ter deixado de ir a um restaurante por conta da demora ou então decidiu só comprar um determinado produto em uma loja porque lá é bem atendido, ainda que, em outras, houvesse o mesmo produto por um preço menor.

A experiência que você oferece ao cliente no momento da compra é um fator único e privilegiado. Ele pode passar a ser um cliente fiel e isso é um verdadeiro presente para qualquer empreendimento.

O cliente fiel, além de só comprar na sua loja, também a recomendará para outras pessoas.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Agora que já vimos como um bom atendimento pode fazer toda a diferença para a satisfação do cliente, vejamos como colocá-lo em prática:

1. Identifique as necessidades dele

Antes de começar a, simplesmente, oferecer os seus produtos e serviços de forma desenfreada, que tal parar um pouco para ouvir o que o seu cliente precisa?

Ele pode saber exatamente o que necessita e pode também estar enganado sobre isso. Cabe aos funcionários direcioná-lo para a melhor solução e, para tanto, é preciso descobrir qual é o real problema que o cliente enfrenta e identificar qual solução você pode oferecer.

2. Tenha uma equipe treinada

É muito importante oferecer treinamentos constantes para a linha de frente, ou seja, para aqueles funcionários que lidam diretamente com os clientes.

Eles precisam saber qual abordagem será melhor para cada tipo de cliente e como poderão ajudá-lo de maneira rápida e eficaz.

À vista disso, passar a informação correta com segurança e em tempo hábil é essencial!

3. Ofereça um atendimento humanizado

Quando o atendimento ocorre ao vivo, fica mais fácil deixá-lo humanizado, mas por telefone ou internet, por exemplo, ninguém vê quem está do outro lado da linha ou rede social.

Nesse caso, é preciso ajustar alguns pontos durante o atendimento, para que ele não fique com o aspecto robotizado.

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Procure sempre chamar o cliente pelo nome correto e tente oferecer o atendimento mais personalizado possível. Seja sempre educado e simpático para quebrar certas barreiras entre o estabelecimento e o cliente.

A empatia também é chave fundamental para entender as reais necessidades do cliente.

4. Invista em tecnologia

Nós sabemos que quando se trata de oferecer um bom atendimento ao cliente, usar a tecnologia é necessário.

Ainda mais em tempos de blogs, sites e redes sociais, é muito importante estar presente nos mais diversos meios de comunicação e oferecer variados canais para que os clientes possam entrar em contato com a empresa.

Por exemplo, para fazer e receber ligações, você pode contratar um serviço de VoIP que oferece qualidade e garantia da entrega de informações pela internet.

Algumas empresas oferecem pacotes a preços fixos mensais e com diversos planos, assim é possível escolher o que mais se encaixa nas necessidades do seu negócio.

O ideal é que toda a empresa esteja direcionada e comprometida para oferecer o melhor atendimento ao cliente. Assim, todos saem ganhando: os funcionários, a empresa e os consumidores.

5. Concentre-se nas métricas importantes para os clientes

As métricas são responsáveis por mensurar os resultados operacionais das empresas e, por isso, demonstram extrema importância na hora de implementar novas estratégias de gestão. 

Sendo assim, nossa quarta dica é te mostrar a importância de utilizar métricas nas plataformas de comunicação do seu empreendimento.

A princípio, é importante entender as particularidades do seu negócio e em seguida escolher qual a melhor metodologia que seu empreendimento deve usar, ok?

Veja as principais métricas usadas:

  • Tempo médio de Atendimento (TMA) – analisa o tempo que foi investido para resolver o problema do cliente.
  • Best time to call (BTC)- estipula o melhor horário para entrar em contato com o cliente.
  • Chamadas atendidas – o nível de chamadas atendidas revela a eficiência do setor de atendimento e ajuda a obter insights de melhorias.

E aí, algumas dessas métricas se encaixam com o objetivo da sua empresa?

Vale ressaltar que existem outras métricas de atendimento que podem ajudar sua empresa a melhorar a produtividade.

Por isso, preparamos um artigo sobre KPI e métricas para o suporte da sua empresa que pode te ajudar.

6. Domine o conhecimento sobre o produto ou serviço ofertado

Um bom atendimento requer inúmeras técnicas que ajudam a melhorar o diálogo e interação com o público-alvo.

Em primeiro lugar, essa constatação requer uma coisa: conhecer o máximo possível sobre o produto.

Dessa forma, antes de saber quais as técnicas para aumentar o rendimento da sua central de atendimento, procure manter sua equipe com o máximo de conhecimento a respeito da mercadoria que sua empresa oferta.

Assim, sua equipe não somente prestará um suporte qualificado, como também poderá vender mais com argumentos e fundamentação.

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Por isso, promova debate entre sua equipe e saiba o nível de conhecimento deles sobre o produto ou até mesmo que elas busquem esse tipo de insight uns com os outros.

7. Apresente os benefícios do produto ou serviço

Basicamente, essa prática visa mostrar para sua cartela de clientes o quão é necessário é o produto e serviço que seu negócio oferece.  

Essa dica está diretamente atrelada ao nível de conhecimento que seu squad tem sobre o produto ofertado.

Dessa forma, se sua equipe enfatizar as vantagens e os ganhos da negociação, com certeza os resultados operacionais aumentarão.

Por fim, para implementar tal prática é necessário inferir uma estratégia mais assertiva, buscando os leads mais qualificados para o seu perfil empresarial.  

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