4 dicas para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente

20/10/2017
4 dicas para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente

A concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada e o empresário precisa buscar inovação e aperfeiçoamento sempre. Assim, melhorar o atendimento ao cliente é algo no qual você deve investir, já que é um fator que não pode ser copiado, se tornando o diferencial do seu negócio. Continue a leitura e entenda mais!

Qual a importância do atendimento para a satisfação do cliente?

Qual cliente não gosta de ser bem atendido e recepcionado em um estabelecimento? Você, por exemplo, já deve ter deixado de ir a um restaurante por conta da demora ou então decidiu só comprar um determinado produto em uma loja porque lá é bem atendido, ainda que, em outras, houvesse o mesmo produto por um preço menor.

A experiência que você oferece ao cliente no momento da compra é um fator único e privilegiado. Ele pode passar a ser um cliente fiel e isso é um verdadeiro presente para qualquer empreendimento. O cliente fiel, além de só comprar na sua loja, também a recomendará para outras pessoas.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Agora que já vimos como um bom atendimento pode fazer toda a diferença para a satisfação do cliente, vejamos como colocá-lo em prática:

1. Identifique as necessidades dele

Antes de começar a, simplesmente, oferecer os seus produtos e serviços de forma desenfreada, que tal parar um pouco para ouvir o que o seu cliente precisa?

Ele pode saber exatamente o que necessita e pode também estar enganado sobre isso. Cabe aos funcionários direcioná-lo para a melhor solução e, para tanto, é preciso descobrir qual é o real problema que o cliente enfrenta e identificar qual solução você pode oferecer.

2. Tenha uma equipe treinada

É muito importante oferecer treinamentos constantes para a linha de frente, ou seja, para aqueles funcionários que lidam diretamente com os clientes. Eles precisam saber qual abordagem será melhor para cada tipo de cliente e como poderão ajudá-lo de maneira rápida e eficaz. À vista disso, passar a informação correta com segurança e em tempo hábil é essencial!

3. Ofereça um atendimento humanizado

Quando o atendimento ocorre ao vivo, fica mais fácil deixá-lo humanizado, mas por telefone ou internet, por exemplo, ninguém vê quem está do outro lado da linha ou rede social. Nesse caso, é preciso ajustar alguns pontos durante o atendimento, para que ele não fique com o aspecto robotizado.

Procure sempre chamar o cliente pelo nome correto e tente oferecer o atendimento mais personalizado possível. Seja sempre educado e simpático para quebrar certas barreiras entre o estabelecimento e o cliente.

4. Invista em tecnologia

Nós sabemos que quando se trata de oferecer um bom atendimento ao cliente, usar a tecnologia é necessário. Ainda mais em tempos de blogs, sites e redes sociais, é muito importante estar presente nos mais diversos meios de comunicação e oferecer variados canais para que os clientes possam entrar em contato com a empresa.

Por exemplo, para fazer e receber ligações, você pode contratar um serviço de Voip que oferece qualidade e garantia da entrega de informações pela internet. Algumas empresas oferecem pacotes a preços fixos mensais e com diversos planos, assim é possível escolher o que mais se encaixa nas necessidades do seu negócio.

O ideal é que toda a empresa esteja direcionada e comprometida para oferecer o melhor atendimento ao cliente. Assim, todos saem ganhando: os funcionários, a empresa e os consumidores.

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