Blog

Você sabe como funciona a API de integração SMS?

Investir na integração de sistemas eficazes, otimizando os processos de comunicação da sua empresa e pagando apenas pelo serviço utilizado parece ótimo, não é mesmo? Pensando nisso, fazer uso de uma API de integração SMS como solução corporativa estratégica pode ser um bom caminho.

O SMS é uma ferramenta econômica, efetiva e com entrega garantida. Esses resultados explicam porquê a adesão ao envio de mensagens de texto é cada vez maior no meio empresarial.

A principal vantagem dessa proposta de comunicação é o recebimento imediato do conteúdo, sendo o tempo de abertura do SMS de no máximo 3 minutos. 

E para expandir ainda mais a usabilidade e possibilidades do envio de SMS, temos a API de integração com SMS.

Basicamente, é uma possibilidade de integração de sistemas, onde o disparo do SMS é integrado ao sistema próprio da sua empresa, garantindo uma série de funcionalidades.

Ficou curioso para saber o que é uma API de integração SMS e como ele vai contribuir para o seu negócio? Continue a leitura do post. 

Benefícios do envio de SMS

O envio de mensagens de textos facilita a comunicação com os clientes de forma a fidelizar, informar e até mesmo prospectá-los para compra de outros produtos. Não à toa, tem sido um serviço muito adotado entre empresas, independente do segmento.

Essa ferramenta tem um custo bem menor que outras estratégias de mídias. Na Nvoip, por exemplo, o custo fixo é de R$ 0,08 por SMS enviado, sem franquia mínima e sem mensalidades.

As empresas podem utilizar as mensagens curtas para disparos em massa ou personalizados, de acordo com a finalidade do envio. 

Esse canal pode te auxiliar nas demandas comerciais, por meio do envio de cobranças. Do mesmo modo, pode ser usada em atualização de cadastro, notificações sobre novos produtos, entre outros.

Outra perspectiva de uso, é o envio de SMS corporativo para comunicação interna da empresa. 

Estes e outros benefícios da estratégia comprovam como o envio de SMS pode ser um diferencial de mercado, para aproveitar ainda mais as funcionalidades das mensagens de texto é possível integrá-lo a outros sistemas por meio da API.

Ainda não sabe ou quer relembrar como ela pode potencializar o envio de SMS? Prossiga a leitura. 

O que é API?

A sigla API significa Interface de Programação de Aplicação. Na origem do termo em inglês corresponde a Application Programming Interface. De forma simples, é um conjunto de instruções de programação que integra dois sistemas.

E como funciona isso? Basicamente, a integração cria um elo entre um sistema e o outro. Essa integração conecta aplicações de ambos os sistemas.

Sendo assim, dá mais praticidade e simplifica algumas atividades da sua empresa. Principalmente porque ao fazer uma integração de API os operadores da sua empresa continuaram a usar um sistema que já estão familiarizados.

Nesse sentido, a integração também traz outras vantagens essenciais. Como a segurança de dados, autenticação de informações dos clientes e facilidades na troca de informações de programação entre os sistemas. 

Tendo em vista o que é e alguns dos benefícios da adesão do envio de SMS, também o que é a integração API, saiba agora como a união das duas coisas pode ser eficiente para a sua empresa. 

API de integração SMS

Conhecendo os conceitos básicos, será mais fácil compreender como se dá o funcionamento de uma API de integração SMS. Simplificando, você fará o disparo de SMS dentro de um sistema, de forma individual ou coletiva. 

A integração API com o envio de mensagens traz algumas vantagens ao funcionamento.

São elas:

  • A API de integração SMS possibilita o envio de SMS dentro do sistema próprio da empresa;
  • também possibilita o recebimento de SMS dos seus contatos no sistema da sua empresa;
  • Permite o gerenciamento das informações de todos os seus envios de SMS, que poderão ser analisadas posteriormente.
  • Além disso, é possível acompanhar o status do SMS, ou seja, se ele foi entregue ou não.

A API de SMS pode ser utilizada, ainda, na melhora com o relacionamento com o cliente de forma otimizada. Principalmente por meio de avisos, suporte e respostas aos clientes – e no respaldo das atividades comerciais.

Por exemplo, com o envio de lembretes, notificações de cobrança, envio de código de barras e links para pagamento.

Assim, essas diferentes funcionalidades tornam o seu negócio mais prático, eficiente e benéfico à você e os seus clientes na troca de dados e informações.

Como funciona a API da Nvoip

Entre diversas vantagens de fazer a integração API já mencionadas. E também há a possibilidade de utilizar a API da Nvoip.

E por que utilizá-la? A API da Nvoip traz praticidade e segurança ao seu negócio, além de ser gratuita e compatível com todas as linguagens de programação. 

A Nvoip mantém uma equipe de desenvolvimento específica para integrações, além de ter um padrão de qualidade e atualização constante do seu sistema de programação – fator que otimiza o tempo do cliente. 

Um processo importante é assegurado pelo uso correto da API de integração SMS, também de voz. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ratificada em 2014, exige que as empresas se adequem ao padrão de segurança de dados.

Nesse cenário, é extremamente importante respaldar os processos de comunicação com os clientes. 

Outras aplicações

A integração de SMS em uma API dá uma maior segurança ao envio de dados. Primeiro pelo processo de autenticação, que garante que o usuário esteja cadastrando informações verdadeiras no seu sistema, por exemplo pela conferência do telefone de contato.

Funciona da seguinte maneira: No cadastro, você pede o telefone da pessoa; automaticamente chegará uma requisição ao nosso sistema e vamos disparar um código.

Na sequência, o usuário digita o código dentro do seu aplicativo e nós conseguiremos validar o telefone. 

E também é seguro utilizar a autenticação em duplo fator. Além do usuário ter uma senha fixa, contará, ainda, com uma senha dinâmica que sempre será modificada.

E como isso acontece? Seu cliente vai receber um SMS disparado para o celular cadastrado, e terá que digitar a senha dinâmica também. Conferindo mais segurança ao processo e evitando fraudes, bots e spams na comunicação.

Considerações

Se quiser testar a Nvoip, nós te damos R$5,00 de crédito para gastar na nossa plataforma. Para garantir este bônus é só se cadastrar no painel.

E aí, gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Nvoip para se manter atualizado das novidades da Nvoip e nos siga no Instagram, LinkedIn e YouTube.

Até a próxima.       

Livia Nonato

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

3 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

4 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago