Categories: Blog

Você sabe como funciona a API de SMS?

Investir na integração de sistemas eficazes, otimizando os processos de comunicação da sua empresa e pagando apenas pelo serviço utilizado parece ótimo não é mesmo? Pensando nisso, fazer uso de uma API de SMS como solução corporativa estratégica pode ser um bom caminho.

O SMS é uma ferramenta econômica, efetiva e com entrega garantida. Esses resultados explicam porquê a adesão ao envio de mensagens de texto é cada vez maior no meio empresarial. A principal vantagem dessa proposta de comunicação é o recebimento imediato do conteúdo, sendo o tempo de abertura do SMS de no máximo 3 minutos. 

E para expandir ainda mais a usabilidade e possibilidades do envio de SMS, temos a API de SMS. Basicamente, é uma possibilidade de integração de sistemas, onde o disparo do SMS é integrado ao sistema próprio da sua empresa, garantindo uma série de funcionalidades. Ficou curioso para saber o que é API de SMS e como ele vai contribuir para o seu negócio? Continue a leitura do post. 

Benefícios do envio de SMS

O envio de mensagens de textos facilita a comunicação com os clientes de forma a fidelizar, informar e até mesmo prospectá-los para compra de outros produtos. Não à toa, tem sido um serviço muito adotado entre empresas, independente do segmento.

Essa ferramenta tem um custo bem menor que outras estratégias de mídias. Na Nvoip, por exemplo, o custo fixo é de R$ 0,08 por SMS enviado, sem franquia mínima e sem mensalidades. As empresas podem utilizar as mensagens curtas para disparos em massa ou personalizados, de acordo com a finalidade do envio. 

Esse canal pode te auxiliar nas demandas comerciais, por meio do envio de cobranças, em atualização de cadastro, notificações sobre novos produtos, entre outros. Outra perspectiva de uso, é o envio de SMS corporativo para comunicação interna da empresa. 

Estes e outros benefícios da estratégia comprovam como o envio de SMS pode ser um diferencial de mercado, para aproveitar ainda mais as funcionalidades das mensagens de texto é possível integrá-lo a outros sistemas por meio da API. Ainda não sabe ou quer relembrar como ela pode potencializar o envio de SMS? Prossiga a leitura. 

O que é API?

A sigla API ou Interface de Programação de Aplicação – na origem do termo em inglês corresponde a Application Programming Interface – basicamente é um conjunto de instruções de programação que integra dois sistemas. E como funciona isso? Basicamente, a integração cria um elo entre um sistema e o outro. 

Essa integração conecta aplicações de ambos os sistemas, dando mais praticidade e simplificando algumas atividades de uma empresa. Principalmente porque ao fazer uma integração de API os operadores da sua empresa continuaram a usar um sistema que já estão familiarizados. A integração também traz outras vantagens essenciais como segurança de dados, autenticação de informações dos clientes e facilidades na troca de informações de programação entre os sistemas. 

Tendo em vista o que é e alguns dos benefícios da adesão do envio de SMS, também o que é a integração API, saiba agora como a união das duas coisas pode ser eficiente para a sua empresa. 

API de SMS

Conhecendo os conceitos básicos, será mais fácil compreender como se dá o funcionamento de uma API de SMS. Simplificando, você fará o disparo de SMS dentro de um sistema, de forma individual ou coletiva. 

A integração API com o envio de mensagens traz algumas vantagens ao funcionamento, são elas: A API de SMS possibilita o envio de SMS dentro do sistema próprio da empresa; também possibilita o recebimento de SMS dos seus contatos no sistema da sua empresa; permite o gerenciamento das informações de todos os seus envios de SMS, que poderão ser analisadas posteriormente. Além disso, é possível acompanhar o status do SMS, ou seja, se ele foi entregue ou não. 

A API de SMS pode ser utilizada, ainda, na melhora com o relacionamento com o cliente de forma otimizada – por meio de avisos, suporte e respostas aos clientes -, e no respaldo das atividades comerciais – como o envio de lembretes, notificações de cobrança, envio de código de barras e links para pagamento. Essas diferentes funcionalidades tornam o seu negócio mais prático, eficiente e benéfico à você e os seus clientes na troca de dados e informações.

Como funciona a API da Nvoip  

Entre diversas vantagens de fazer a integração API já mencionadas, também há a possibilidade de utilizar a API da Nvoip. E por que utilizá-la? A API da Nvoip traz praticidade e segurança ao seu negócio, além de ser gratuita e compatível com todas as linguagens de programação. 

A Nvoip mantém uma equipe de desenvolvimento específica para integrações, além de ter um padrão de qualidade e atualização constante do seu sistema de programação – fator que otimiza o tempo do cliente. 

Um processo importante é assegurado pelo uso correto da API de SMS, também de voz. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ratificada em 2014, exige que as empresas se adequem ao padrão de segurança de dados. Nesse cenário, é extremamente importante respaldar os processos de comunicação com os clientes. 

A integração de SMS dá uma maior segurança ao envio de dados. Primeiro pelo processo de autenticação, que garante que o usuário esteja cadastrando informações verdadeiras no seu sistema, por exemplo pela conferência do telefone de contato. Funciona da seguinte maneira: No cadastro, você pede o telefone da pessoa; automaticamente chegará uma requisição ao nosso sistema e vamos disparar um código. Na sequência, o usuário digita o código dentro do seu aplicativo e nós conseguiremos validar o telefone. 

Também é seguro utilizar a autenticação em duplo fator. Além do usuário ter uma senha fixa, contará, ainda, com uma senha dinâmica que sempre será modificada. E como isso acontece? Seu cliente vai receber um SMS disparado para o celular cadastrado, e terá que digitar a senha dinâmica também. Conferindo mais segurança ao processo e evitando fraudes, bots e spams na comunicação.

Gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Blog da Nvoip para se manter atualizado das novidades do mundo Voip.        

Livia Nonato

Recent Posts

5 dicas para gravar sua mensagem na URA

Provavelmente você já ouviu falar de URA, ou central telefônica, para a comunicação corporativa. Pois…

13 horas ago

Entenda como funciona o sistema de parceria Nvoip

Ter uma parceria de sucesso é uma excelente alternativa para aumentar o portfólio da sua…

4 dias ago

Como o SMS impulsiona sua campanha Black Friday

As estratégias de marketing para vendas são muitas e já sabemos. Assim como o número…

6 dias ago

5 integrações Nvoip que você precisa conhecer

Pensar em todos os benefícios que os avanços da tecnologia proporcionaram ao nosso dia a…

1 semana ago

Black Friday: como a URA ajuda a sua empresa

A data mais comercial do ano está chegando. As estratégias de venda dos seus produtos…

2 semanas ago

Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

O mundo está sempre se transformando. O que já é conhecido passa a ser aprimorado.…

2 semanas ago

This website uses cookies.