Como a tecnologia VoIP pode contribuir para o crescimento da empresa?

03/11/2017
Como a tecnologia VoIP pode contribuir para o crescimento da empresa?

O site G1 divulgou um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou um crescimento de 0,2% do produto interno bruto (PIB) brasileiro no segundo semestre de 2017. Essa notícia é animadora. Mas sua empresa sabe o que fazer para crescer junto com a economia do país? A tecnologia VoIP pode ajudar!

Você conhece esse sistema? Sabe quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio? Então, aproveite para se aprofundar neste assunto, acompanhe nosso post!

O que é a tecnologia VoIP?

A tecnologia VoIP também é conhecida como telefonia IP. Alguns preferem chamá-la de “voz sobre IP”. No entanto, essa sigla tem origem na língua inglesa e significa: voice over internet protocol.

Esse sistema não é uma descoberta recente, pois no início da década de 90 ele já existia. Porém, devido ao baixo desempenho das conexões de internet da época, a tecnologia VoIP chegou a ser considerada um fracasso.

No entanto, com a melhora da rede virtual do mundo, foi possível fazer ligações telefônicas por meio da internet. Esse método de comunicação está cada vez mais presente em nosso cotidiano, como vemos no Skype, Facebook Messenger, Viber e Whatsapp.

Como funciona o VoIP?

Por meio do VoIP, a voz capturada é convertida em pacotes de dados que são enviados por um protocolo TCP/IP.

Dessa forma, é possível fazer uma transmissão entre vários computadores ou entre um computador e um telefone convencional. No entanto, quando a ligação é feita através do computador ou celular, é necessário ter um aplicativo que execute essa função.

Caso a chamada seja de um computador para um telefone comum, o sistema converte os dados virtuais em analógicos, tornando possível que as centrais telefônicas reconheçam a ligação.

Por outro lado, quando a empresa quer usar um aparelho telefônico convencional para fazer uma chamada via VoIP, ela precisará de um dispositivo adaptador telefônico analógico (ATA). A empresa também pode optar por utilizar PABX com tecnologia VoIP ou migrar os telefones convencionais para Telefones IP.

De que forma essa tecnologia pode ajudar sua empresa a crescer?

Com o sistema VoIP, as organizações conseguem avançar nas suas estratégias internas, pois trata-se de uma tecnologia que torna o processo de comunicação empresarial mais prático e rápido. Vejamos algumas vantagens desse sistema.

Integração de filiais

Existem muitas empresas que, além da sede, possuem unidades remotas. Assim, essas ramificações da instituição precisam estar em constante comunicação para que toda a sua estrutura caminhe junta.

Pensando nisso, imagine a quantidade de interações que são realizadas em uma empresa desse porte: conversas por telefone, via chat ou uma videoconferência que possibilitam reuniões entre vários setores da companhia.

Essa intensa “roda de comunicação” precisa girar com perfeição e sem interrupções, concorda? Antes, o setor corporativo contava apenas com as linhas analógicas para manter o diálogo entre a sede e as filiais. Porém, o mundo mudou e essa forma de se comunicar mostrou-se ineficaz.

Contudo, a tecnologia VoIP deu às empresas a ferramenta de comunicação de que precisavam. Pois, por meio da internet e de redes de dados privadas, as instituições têm a integração de seus sistemas e a centralização do processamento.

Com um custo reduzido, as companhias conseguem estabelecer instantaneamente um contato com suas unidades remotas. Podendo assim, tomar decisões importantes, dar prosseguimento a projetos, compartilhar relatórios e outros tipos de informações.

Necessidades sazonais

Há empresas que trabalham com produtos bem específicos. Por esse motivo, a demanda cresce consideravelmente em certas épocas do ano. Um exemplo disso são as companhias do ramo hoteleiro.

Sendo assim, esse tipo de negócio espera um aumento de ligações no período do verão. Após isso, as interações voltam ao nível normal. Com a tecnologia VoIP, é possível ter essa flexibilidade no sistema de telefonia.

Ou seja, aumentar a quantidade de linhas telefônicas em uma época e depois diminuí-las em outra. Desse modo, a companhia pagará apenas pela estrutura que usar.

Nova campanha

Pode ser que a sua empresa esteja lançando uma campanha de marketing de um novo produto ou serviço. Com o tempo, essa publicidade rendeu frutos positivos e o seu negócio cresceu.

Nesse momento, sua instituição precisa de um sistema telefônico escalável. Como assim? Uma estrutura com escalabilidade tem a capacidade de lidar com uma quantidade grande de cargas de trabalho sem que afete o desempenho e a eficiência da instituição.

Somente a tecnologia VoIP pode dar esse suporte para a sua companhia. Afinal, ela se expandirá de acordo com as necessidades da empresa.

Relacionamento com o cliente

Um artigo do site Harvard Business Review Brasil (HBRB) citou uma pesquisa feita pela empresa Google. Esse estudo mostrou que 68% dos usuários de telefones móveis ligam para a empresa enquanto estão na fase de compra e 59% preferem fazer um contato telefônico, pois acham que terão uma resposta mais rápida da instituição.

Esses dados deixam claro que é preciso investir em uma boa rede de telefonia para aumentar a satisfação dos clientes. O sistema VoIP facilita esse relacionamento tão importante entre a empresa e o seu público-alvo.

Por exemplo, mesmo que a companhia não tenha uma sede física no estado em que mora parte de seus consumidores, ela pode acrescentar um número local à sua rede de telefonia para que esses clientes não precisem fazer uma ligação interurbana.

Além disso, a tecnologia VoIP pode ser integrada ao software customer relationship management (CRM). Essa aplicação torna possível a criação de um banco de dados para os clientes.

Todas essas informações podem ser usadas para melhorar a maneira como os funcionários atendem aos consumidores. Outro benefício é o monitoramento de chamadas. Esse processo é feito por meio de relatórios e gravações que ajudarão os gestores a entenderem melhor as necessidades do seu público-alvo.

Controle de ligações

Quanto tempo e que tipo de ligações os seus funcionários costumam fazer? Ter esse controle é fundamental para evitar a falta de produtividade de sua equipe. Para esse desafio, a tecnologia VoIP tem a solução: o gestor pode acompanhar todas as chamadas feitas por colaboradores. Com esse acompanhamento, os funcionários ficam mais comprometidos com o seu trabalho e a instituição fica tranquila por saber que eles estão focados em suas demandas.

Diante de todos esses benefícios, ficou claro que uma empresa que deseja crescer no mundo corporativo precisa de um sistema eficiente com o VoIP!

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