Entendendo mais sobre a comunicação em vendas ao telefone
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Comunicação em vendas ao telefone

Você já pensou na quantidade de coisas que influenciam na hora de fechar uma venda? Muita gente acha um desafio fechar uma venda e acredita que qualquer vendedor é um artista. Pois é, agora imagine ter que fechar uma venda sem sequer ver o rosto do seu cliente. Essa é a realidade dos vendedores ao telefone.

Como será que eles fazem para garantir suas vendas? Nós sabemos que a comunicação verbal é parte fundamental do processo. No entanto, se você lê e pesquisa sobre o assunto também deve saber que a comunicação não verbal diz muito mais do que imaginamos. Será que isso também conta no momento da venda ao telefone?

Achou esses questionamentos relevantes? Então continue com a gente e vamos entender mais sobre a comunicação em vendas ao telefone.

Comunicação no nosso quotidiano

Nós sabemos que a comunicação é fundamental para o nosso dia a dia. No relacionamento com o outro, precisamos no comunicar para compreender e sermos compreendidos. Por isso, uma comunicação truncada dificulta muitos aspectos.

O mesmo acontece na comunicação em vendas. É preciso que o vendedor seja claro e saiba interpretar o que o seu cliente quer dizer e o que precisa. Por isso, muitos aspectos são importantes e devem ser observados. Ninguém passa todas as informações apenas com a fala. O corpo diz muito mais do que imaginamos. É através da nossa postura que passamos a mensagem de receptividade, imposição ou negação.

Imagine que você chegou a uma loja de sapatos e o vendedor se aproxima e lhe pergunta: “Como posso te ajudar?” Parece amigável não é mesmo? Agora imagine que ele diz a mesma frase, mas de braços cruzados, a cara fechada e olhando em outra direção; não tão amigável mais. Pois é esse o efeito que a nossa postura tem, ela é capaz de mudar a maneira como nos colocamos em determinada situação e, consequentemente, como seremos interpretados pelo outro.

Vamos entender mais sobre o que é linguagem verbal e não verbal?

Comunicação verbal

Podemos entender que comunicação verbal inclui tanto a comunicação oral quanto a escrita. Nós usamos as palavras para nos comunicar e passar a mensagem. Portanto, uma interação pessoal ou por e-mail, são consideradas comunicações verbais.

Comunicação não verbal

De acordo com o livro O Corpo Fala, comunicação não verbal envolve interações por meio de gestões, expressões faciais e postura corporal. Seu significado pode ser variado dependendo do contexto o qual está inserido. Portanto, o reconhecimento desses sinais faz com que a comunicação seja mais assertiva e eficaz.

Mas será que esses aspectos influenciam a comunicação em vendas? A resposta é sim.

Paralinguística

Além de existem vários fatores que estão relacionados diretamente à voz e a maneira como dizemos as coisas, a nossa posturam também pode influenciar a fala.

A paralinguística é o estudo dos aspectos não verbais que acompanham a linguagem como o tom e volume de voz e o ritmo da fala.

Quando estamos animados, falamos mais alto, com mais entusiasmo e geralmente mais rápido. Agora tente falar uma frase desanimada e pessimista dentro desses padrões. Uma frase como “Hoje foi o pior dia da semana” parece irônica justamente porque quando nos comunicamos, combinamos uma série de fatores para formalizar nosso discurso.

Portanto, quem atende seus cliente ao telefone precisa estar atento a esses aspectos no momento do atendimento. E muitos aspectos podem influenciar. Portanto, aqui vai uma lista de dicas para você seguir no momento do atendimento para soar sempre solicito, bem disposto e confiante ao telefone.

Ajeite a postura

Estar sentando de qualquer maneira faz você parecer desmotivado e relaxado, não é? Isso pode influenciar a maneira como você fala e se comunica. Portanto, esteja sempre atento a este detalhe.

Esteja confortável

Se você estiver confortável, terá mais controle da sua voz. Quando estamos desconfortáveis parecemos irritados e perdemos facilmente a paciência. Não é esse a mensagem que você quer passar para o seu cliente, certo?

Respire e clareie a mente

Quando estamos com mil coisas na nossa cabeça ficamos ansiosos e tendemos a falar muito rápido. Um discurso corrido pode confundir o cliente e dificultar a comunicação.

Ouça com atenção

Grande parte da comunicação consiste em ouvir e codificar o que está sendo dito para que forneçamos uma resposta coerente. Muitas vezes, acreditamos que já sabemos o que o cliente quer, mas nem sempre é assim. Cada pessoa é única e faz parte da comunicação identificar que tipo de cliente está na linha. Algumas pessoas demandam mais atenção e uma fala mais calma, enquanto outras são mais agitadas e preferem respostas mais objetivas.

Ao ouvir com cuidado e identificar as características paralinguísticas na voz do seu cliente, será muito mais fácil aprimorar ainda mais a comunicação.

O que achou desse artigo? Você sabia que a comunicação em vendas envolvia tantos aspectos? Se gostou desse conteúdo tenho certeza que vale a pena classificar esse artigo com 5 estrelas. Assim, nós entendemos que você gosta deste tipo de conteúdo. Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn