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Phonetracker: sabe o que é?

Já parou para pensar na importância do atendimento telefônico para o seu negócio? Muito além de um canal de contato com o cliente, é uma oportunidade de gerar mais leads e aumentar seus lucros. E, nesse sentido, um recurso de phonetracker vai fazer toda diferença. Quer saber mais sobre isso? Então esse artigo foi feito para você.

A análise de dados têm sido fundamental para empresas. E não só para as que fazem venda online.

O mapeamento de informações oferece indicadores e insights para as suas ações empresarias.

Conforme você for mensurando uma campanha, o seu negócio vai conseguir ser mais estratégico e atingir seu público-alvo com mais facilidade.

Mas como fazer isso com os seus leads telefônicos? Hoje vamos te explicar.

Continue a leitura e conheça mais sobre o phonetracker e a importância de implementá-lo a sua empresa. Vamos lá!

O que é phonetracker?

Primeiro, precisamos falar sobre o significado desse recurso. Phonetracker nada mais é do que o rastreamento de ligações, também conhecido como call traking.

Ele tem como principal contribuição a geração de dados para uma base analítica das chamadas recebidas na sua empresa.

E como isso funciona? Simples, você conecta as suas campanhas de mídia – paga ou não – a um sistema de rastreamento.

Explicando um pouco melhor, vejamos um exemplo na prática:

Caso um prospect veja um anúncio da sua empresa no Google, no Facebook ou em uma página na web, e junto do conteúdo também estiver um número de telefone para contato com o seu atendimento, essa será uma chamada para ação (o que chamamos no marketing de call to action, ou apenas CTA).

A partir do clique no CTA de chamada, o sistema vai captar e armazenar a origem da campanha que levou o cliente a ligar para a sua empresa.

A ideia é a seguinte, a cada CTA, um número vai ser linkado com redirecionamento para o atendimento.

Assim, você saberá exatamente de que campanha o lead veio.

Ou seja, você consegue explorar toda a potencialidade de uma campanha de mídia online em conjunto com o seu canal de contato telefônico.

Outra forma de mapeamento com o track

Essa coleta de dados que traz o lead telefônico também pode ser feita em duas etapas: o cliente potencial pode ser direcionado da campanha para o seu site e preencher um formulário ou se cadastrar em sua plataforma.

Nesse caso, para mapear, você também pode usar o phonetracker associado ao seu sistema de cadastro. Ou seja, a prospecção parte da sua equipe para o cliente.

Então, com esse número de contato em mãos, o atendente liga para o lead e apresenta uma proposta.

O seu sistema de track vai contabilizar a origem do lead da mesma forma.

Sendo assim, de forma direta (pelo CTA da campanha para o telefone) ou indireta (quando a jornada do cliente é mais longa), você consegue ter as informações de mapeamento.

Leads telefônicos

É comum (e principalmente necessário) que empreendedores ao começarem um negócio procurem identificar quais os seus canais de aquisição de clientes.

Além disso, eles também devem se preocupar com a avaliação das campanhas de mídia. Desse modo, você consegue saber quais as que trazem retornos significativos.

Sobretudo para analisar aquelas onde você investiu mais tempo e dinheiro.

Nesses casos, você tem que ser assertivo para não causar danos no financeiro da sua empresa.

Com a tendência – cada vez mais forte – de comunicação multicanal com a estratégia omnichannel, você precisa ter atenção redobrada para não perder oportunidades de vendas.

E muito menos negligenciar seus canais de comunicação.

E é aí que entra o phonetracker. Ele é responsável por te ajudar a entender de onde vem os seus leads telefônicos.

No marketing digital, leads ou potenciais clientes são as pessoas que fornecem os seus dados e contatos em troca de alguma oferta de valor. 

Em um lead telefônico, o contato fornecido é um número de telefone para que essa oferta de valor seja apresentada através de uma ligação.

É a partir dos leads que uma marca consegue uma rede de contatos qualificados, guia pessoas a conversões (compras ou adesões) e amplia relacionamentos. 

Assim, o interesse está tanto na empresa quanto no lead. E daí para frente basta oferecer um bom material.

Além de, depois, nutrir de forma inteligente aquele lead telefônico para transformá-lo em cliente. 

Com um recurso de phonetracker, você não só rastreia as ligações que chegam ao seu atendimento, como tem um conjunto valioso de dados para impactar o seu time de marketing e vendas.

Agora vamos falar das contribuições que o phonetracker agrega ao seu negócio. Acompanhe!

Benefícios do phonetracker

Independente do segmento do seu negócio, o atendimento telefônico é uma fonte de contato importante.

Pesquisas apontam que 30% dos clientes preferem se comunicar com uma marca por telefone.

Os números são ainda mais altos na combinação pesquisa na internet mais atendimento telefônico.

61% dos consumidores afirmam que buscam pelo contato telefônico depois da busca por referências de uma marca/empresa.

Sendo assim, você precisa ter uma estratégia bem definida para esse importante canal. Desse modo, o seu negócio não perde boas oportunidades de venda com os leads telefônicos.

Dito isso, vejamos os principais benefícios e contribuições do phonetracker a seguir.

1 – Monitoramento das chamadas em plataformas de telefonia digital

A grande sacada da tecnologia digital aplicada a soluções tradicionais é facilitar processos, antes, burocráticos e de alto custo.

Ou seja, você preza pela alta performance do serviço/produto, mas com um valor mais acessível e justo.

Esse fenômeno é chamado de era da transformação digital. Imerso nesse cenário, temos a telefonia digital, um assunto correlato ao nosso tema de hoje: o phonetracker.

De forma simples, operadoras de telefonia digital oferecem soluções em comunicação empresarial pela internet.

Mas com um grande diferencial: o seu custo-benefício.

Em empresas desse tipo, você pode adquirir a números virtuais, nacionais, além das várias funcionalidades de telefonia. O monitoramento de chamadas é um deles.

Com o uso de um número VoIP, você tem tarifas mais baratas – principalmente se comparadas a telefonia convencional – e mais visibilidade para a sua marca.

Utilizando esse tipo de serviço de telefonia, você tem acesso uma plataforma para gerenciamento das chamadas recebidas na sua empresa, gravação das ligações do seu atendimento, histórico, relatórios com dados e indicadores.

Além disso, entre as funcionalidades desse sistema, você pode solicitar a liberação do phonetracker para acompanhar o desempenho das campanhas online e nas redes sociais.

Assim, o seu atendimento telefônico é monitorado e você alcança melhores resultados unindo seu time de marketing ao de vendas.

Sabendo a origem dos leads telefônicos, a sua equipe vai ser mais eficaz na hora da abordagem e conversão desse cliente potencial.

2 – Te ajuda a medir a performance das campanhas de mídia

Com o phonetracker, você coleta informações importantíssimas e integra dois canais fundamentais do sucesso da empresa.

Sendo assim, para investir da forma correta em sistemas como o Google Ads, Facebook Ads, e depois ter os dados corretos chegando ao Anlytics, você precisa ter seus canais de comunicação programados da forma correta.

A partir de um tempo válido em que a suas campanhas pagas estejam “rodando”, você vai conseguir visualizar qual delas gera uma melhor performance.

Aliás, já se sabemos que mídia paga é muito mais do que apenas oferecer um lance financeiro e aparecer como primeiro no Google, em campanhas de display e nas redes sociais.

É preciso que você tenha um conteúdo de qualidade, com palavras-chave que tem fit com o seu negócio e discurso de campanha.

Além disso, você precisa segmentar o público ao qual quer atingir.

Sendo assim, para ter retorno nas suas campanhas e gerar mais leads, sejam eles telefônicos ou não, você precisa testar a eficiência do conteúdo.

Desse modo, o phonetracker vai ser um termômetro para análise de performance de uma campanha focada no CTA de atendimento telefônico.

E, em um sentido mais macro, você vai ter os indicativos do que funciona ou não na sua campanha de mídia.

Sendo assim, pode reunir a sua equipe de marketing para alinhar novas estratégias e modificações no conteúdo das campanhas.

Com esse trabalho restruturado, os seus resultados vão melhorar.

Então, achou que acabou? Ainda temos mais algumas vantagens do phonetracker para te apresentar.

3 – Acesso as gravações de atendimento

Outro ponto benéfico do uso de um phonetracker na sua empresa é o acesso as gravações do atendimento.

Gravar ligações é uma prática legitima de empresas. Aliás, para alguns serviços essa é uma prática obrigatória.

A gravação das ligações em caso de serviços regulamentados pelo poder público federal, é obrigatória conforme o Decreto 6.523, de 2008.

Esse decreto é conhecido como Lei do SAC. E este é o parâmetro legal que fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Por exemplo, o decreto estabelece um nível de qualidade de atendimento e também respalda o Direito do Consumidor.

Além de, claro, estimular boas práticas comerciais.

De acordo com essa determinação legal, você pode gravar ligações da sua empresa, desde que ambas as partes envolvidas na comunicação estejam cientes.

Sendo assim, você pode (e deve) usar as gravações a seu favor.

O objetivo principal para uma empresa gravar ligações é realmente usar como dados estratégicos.

As gravações farão com que você possa avaliar o desempenho da sua equipe, falhas de atendimento.

Assim, fica mais fácil propor melhorias e metodologias com o time.

O acesso as gravações de atendimento que chegam por leads rastreados pelo phonetracker é um trunfo para o crescimento da sua empresa.

Então, atenção a elas. A dica é: colete tudo o que for possível em relação a dados, mas não deixe jamais de analisar o conteúdo.

Os relatórios e as gravações em histórico são o seu norteador quando o assunto é atendimento telefônico.

4 – As gravações ajudam a melhorar o pitch de vendas

Se você apenas deixar todos os dados e informações contidas nas gravações “empoeirando” no histórico, perde um importante aliado de gestão corporativa.

Mas, como nem tudo são flores, não adianta ter uma boa estratégia e não analisar os resultados.

O phonetracker entrega o material bruto, podemos chamar de “matéria prima”, mas cabe a você o cuidado com a parte analítica desses dados.

Eles são muito úteis na hora de avaliar o seu pitch comercial e, depois, desenvolver uma melhor abordagem de vendas.

Primeiro, entenda o que é essa técnica e a sua importância.

O termo inglês pitch, muito comum de ser utilizado na área tecnológica, se refere a um discurso rápido que apresenta os benefícios de um serviço ou produto de forma clara e assertiva.

Quando aplicado a área de vendas é um método que tem a finalidade de converter rapidamente o cliente, ou seja, é um discurso de abordagem comercial (que deve ser bastante objetivo e certeiro).

Esse é um modelo essencial para vendas complexas (feitas em empresas de b2b, por exemplo), que demandam um conhecimento profundo e o domínio retórico do vendedor.

Se bem aplicado, a sua empresa fecha bons negócios com mais eficiência. Sendo assim, você não perde boas oportunidades de venda e o seu negócio cresce.

Todos esses desdobramentos podem ser atingidos com um momento de atenção aos dados analíticos e estratégicos do seu negócio.

5 – Notificações e avisos

Mais uma dos benefícios da implementação de um phonetracker no seu negócio é o fato de você ter mais controle das atividades do atendimento.

Uma funcionalidade em especial vai fazer toda a diferença: os avisos e notificações de atendimento.

O uso de um phonetracker, a partir de uma operadora de telefonia digital, permite que você saiba o que está acontecendo no dia a dia da sua equipe de SAC, suporte e CS, por exemplo.

No cenário de home office, principalmente, você tem que construir uma nova dinâmica de trabalho com os seus colaboradores.

E essa não é uma tarefa fácil. Para manter a produtividade e bater as metas definidas, alguns recursos vão te ajudar.

O phonetracker te notifica por email e SMS quando uma ligação não é atendida.

Esse aviso contém informações importantes como, por exemplo, o ramal que não atendeu a solicitação, o número da pessoa que realizou o contato, a data e o horário.

Então, com esses dados em mãos, você consegue identificar vários pontos importantes para alinhamento.

Por exemplo, dá para saber se o seu sistema de atendimento está passando por um dia atípico, caso muitos ramais não estejam atendendo as ligações.

Ou se esse é um problema pontual. Por meio do aviso, você pode deixar registrado com o seu time os telefones de contato dos clientes para retornar a ligação o quanto antes.

Dessa forma, além de servir como conhecimento do seu atendimento e dos colaboradores, você vai saber o quão eficiente está sendo o seu serviço em si.

No trabalho home office, é fundamental ter confiança no seu time, junto com as ferramentas que contribuem nessa gestão remota.

6 – Outras contribuições do rastreio de chamadas

Além de todas essas vantagens que citamos ao longo do texto, você também tem mais alguns adicionais com a implementação do phonetracker.

Listamos mais algumas delas abaixo, veja:

  1. Você tem acesso ao tempo médio de atendimento ao analisar seu histórico de ligações e relatórios;
  2. Esse é um tipo de recurso que permite a integração com outros softwares, plataformas e sistemas, com destaque para o CRM (um sistema dedicado a gestão do relacionamento com o cliente) que permite que você fidelize clientes a sua cartela fixa e, como consequência, aumente o seu Receita Recorrente Mensal (MRR);
  3. Possibilidade de acessar as transcrição das ligações recebidas e relatórios baseados em solução de machine learning gerando indicadores para o negócio

Viu só como são várias as possibilidades de melhoria e otimização de ações de atendimento e marketing com esse recurso? Continue atento a esse tipo de solução e as contribuições que ela traz ao seu negócio.

Considerações

Agora você sabe o que é phonetracker e quais as contribuições para a sua empresa.

Mas se você quer ser ainda mais estratégico com soluções digitais na sua empresa, precisa saber mais sobre a telefonia virtual.

Além da redução de até 70% nos seus custos com telefonia, você têm esses inúmeros benefícios. Se você já é um cliente Nvoip, pode solicitar a liberação do track para o mapeamento de campanhas.

Fale com o nosso atendimento e saiba mais como é esse processo.

Para te ajudar nessa missão, a Nvoip te oferece R$5 de créditos grátis para teste do painel.

Espero que você tenha curtido esse artigo. Continue acompanhando o blog da Nvoip e saiba todas as novidades do mundo VoIP.

Até a próxima!

Livia Nonato

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