Livia Nonato

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Como funciona o sistema VoIP?

A telefonia é um recurso muito importante para o meio empresarial. Mas hoje em dia você não precisa mais ficar preso às burocracias da telefonia tradicional. O sistema VoIP descomplica e facilita a comunicação da sua empresa. Então, quer saber como? No texto de hoje te explicamos.

Das vendas ao suporte ao cliente, ter um atendimento telefônico é indispensável. Sendo assim, acabar com o seu canal de telefonia não é uma boa opção.

Se você busca mobilidade, diferentes formas de usar o ramal telefônico da sua empresa, sem longos contratos de fidelidade, você precisa conhecer o sistema VoIP.

Continue a leitura para saber o que é a telefonia em nuvem e como usá-la a favor do seu negócio. Vamos lá!

O que é o VoIP

VoIP é a sigla da palavra Voz sobre IP. Na verdade, essa é a tradução do termo inglês Voice over Internet Protocol.

Para você entender isso melhor, basicamente essa é uma tecnologia que permite que você faça e receba ligações usando uma conexão com a internet.

Na prática, um sistema VoIP funciona como um telefone “comum”, só que não utiliza da rede de telefonia convencional, o uso é feito por meio da internet.

Ou seja, as suas ligações completam normalmente, mas agora a sua telefonia é digital.

No sentido técnico, o que ocorre é a conversão da voz analógica para dados digitais. Depois, esses dados digitais são transmitidos por um protocolo da internet (IP).

E dessa forma a chamada acontece. A única limitação do VoIP é um sinal de internet, seja ele Wi-Fi ou 4G – tudo vai depender da necessidade de conexão da sua empresa, vamos falar sobre isso mais a diante.

Mas simples do você pensava né? Pois é, a ideia é essa mesma. Um processo simples, mas que agrega muito a sua telefonia.

E se você lembrou de aplicativos tipo Skype, WhatsApp e Messenger faz todo o sentido.

Esses apps utilizam da tecnologia VoIP em seus sistemas para possibilitar que os usuários façam chamadas. Porém, é importante destacar que essa é uma aplicação do VoIP gratuito, por isso as chamadas podem sofrer oscilações e ruído no áudio.

Aliás, essa é a principal diferença do uso pessoal do sistema VoIP em aplicativos para o uso corporativo.

Vamos entender isso melhor, siga a leitura.

Sistema VoIP para empresas

O uso comercial do VoIP é disponibilizado, geralmente, por operadoras de telefonia em nuvem e plataformas de comunicação global – como é o caso da Nvoip.

Sendo assim, a responsabilidade e o compromisso com a qualidade do serviço deve ser assegurada pela empresa que você fechou negócio.

Mas isso se deve as rotas de saída na telefonia.

As rotas de telefonia ou rotas de saída representam uma série de terminações ou canais que servem para interligar uma central telefônica (provedor de telefonia) a seus diversos ramais (usuários). Eles que permitem a ligação telefônica complete. 

As principais rotas de telefonia são: GSM, TDM, CLI, ITX.

Por exemplo, as rotas GSM’s são bastante reconhecidas por ser utilizada nas aplicações do VoIP gratuito. Ou seja, é o meio de uso do sistema VoIP nos aplicativos que falamos acima. Também são as mais econômicas comparada as outras rotas. Por isso a qualidade das suas ligações podem acabar oscilando com mais frequência.

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Como singularidade entre as rotas, as CLI’s são rotas que funcionam apenas para o ambiente digital. E por isso é frequente nas operadoras profissionais de serviço VoIP, com as rotas de saída CLI você garante uma alta performance para as suas chamadas.

Sendo assim, para o uso empresarial é importante que a sua operadora trabalhe com as melhores rotas de telefonia. Se você quer saber mais sobre as rotas, temos um post no blog sobre isso, acesse o link.

Formas de usar o sistema VoIP na sua empresa

Uma grande vantagem do VoIP é permitir que você escolha a forma como vai utilizar o seu ramal.

Ou seja, o sistema VoIP te dá mais autonomia na hora de escolher qual aparelho ou dispositivo você quer usar para fazer as suas chamadas.

Mas, antes de conhecer as várias vantagens dessa tecnologia, vamos te apresentar as opções que você têm para usar o sistema VoIP. Listamos eles abaixo.

1 – Uso conjunto do seu telefone com o ATA

Esse é um modelo bem “tradicional” para o uso do sistema VoIP. E isso porque é a junção do seu telefone comum a um outro aparelho, o ATA.

Inclusive, ATA é a sigla de Adaptador em Telefone Analógico.

Usando este adaptador especial, você pode fazer as suas chamadas VoIP de um telefone fixo “antigo” normalmente. Geralmente, esses adaptadores se conectam a uma tomada de telefone na parede ou ao roteador.

E, isso ocorre, por meio de gateway que são aparelhos intermediários que fazem a interconexão entre redes de computadores diferentes e são responsáveis por “traduzir” os protocolos IP. Este aparelho possui uma entrada que se conecta ao telefone analógico e uma outra entrada para a internet.

Dessa forma, a sua empresa não vai precisar instalar nenhum outro software, por exemplo.

Sendo assim, você não perde nada da estrutura de telefonia do seu escritório. Mas conta com todos os benefícios do sistema VoIP na sua comunicação coorporativa.

2 – Usando o sistema VoIP no seu computador, celular ou tablet

Lembra que afirmamos que o sistema VoIP dá mais mobilidade para a sua comunicação? É isso mesmo e vou te explicar porquê.

Com um sistema VoIP você pode escolher se quer fazer e receber as suas chamadas em um navegador web. Dessa forma, você só precisa de um computador conectado a internet. E depois é só fazer login com os seus dados de acesso na plataforma VoIP.

Pronto, seu ramal já está disponível e sua empresa atendendo normalmente. Essa alterativa de uso da telefonia em nuvem é chamada de WebPhone.

Agora, se você quer ter ainda mais liberdade e contar sempre com o seu ramal conectado, pode escolher usar o sistema VoIP no seu celular ou tablet.

Nessa alternativa, será preciso que você baixe um aplicativo ou software para integrar seu o telefone virtual ao aparelho.

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Esse tipo de aplicação é conhecida como SoftPhone.

Achou que acabou as possibilidades? Ainda temos mais duas formas de usar uma linha VoIP para te apresentar. Confira.

3 – Telefone IP

Telefone IP é um aparelho de telefone bem parecido com o tradicional. Mas ele é capaz de se conectar a uma operadora VoIP.

Isso utilizando protocolos de transferência de dados como SIP ou IAX.

O primeiro ponto a se destacar é que o aparelho de telefone IP não precisa de gadgets adicionais para funcionamento como os telefones tradicionais.

E isso porque os modelos tem porta de entrada embutida que permite conectar o aparelho à rede sem o auxílio de adaptadores. Tornando dessa forma muito mais simples a sua instalação e o seu uso. 

Uma questão sobre o funcionamento do telefone IP que gera bastante dúvida é quanto à qualidade de áudio ao realizar chamadas via internet.

Mas você não precisa se preocupar com isso. O Telefone IP possibilita que as chamadas tenham a qualidade HD.

Um outro ponto crucial que deve ser investigado antes de se investir no aparelho é o custo. São inúmeras as opções de modelos de telefones IP. Por isso os valores também variam entre os aparelhos.

Sendo assim, pesquise bastante para saber qual o aparelho melhor se adéqua às necessidades do seu negócio. Se você quer saber mais sobre os modelos, confere neste outro post do nosso blog: os melhores telefones IP do mercado.

4 – Modelos de PABX

Existem vários dispositivos PABX disponíveis, dos mais antigos e “tradicionais” ao modelo Cloud. PABX é a sigla utilizada para abreviar o termo inglês Private Automatic Branch Exchange, que na tradução livre para o português corresponde a troca automática entre ramais privados.

Basicamente, é um dispositivo desenvolvido para distribuir linhas telefônicas em vários ramais conectados com o objetivo de ligar diferentes telefones a uma única linha. 

A evolução tecnológica do PABX acompanhou as novas demandas de mercado, oferecendo soluções para diversos problemas da telefonia e da comunicação.

Hoje o modelo mais versátil é o PABX Cloud. Principalmente, por ser uma solução em nuvem tem vantagens comerciais como o custo-benefício e as qualidades dos modelos anteriores a esse dispositivo.

Aliás, com o uso conjunto com o sistema VoIP, você economiza ainda mais.

Se você quer ter um conhecimento mais completo sobre os tipos de PABX, veja esse post do nosso blog.

Considerações

Então, se você pensava que com o sistema VoIP você só iria ter um “telefone online” viu como estava enganado?!

O sistema VoIP te oferece vários benefícios. Além disso, você tem algumas funcionalidades que podem ser usadas em conjunto a essa tecnologia, como a integração entre sistemas (CRM, ERP, Sales). Também podemos mencionar a URA e a URA reversa.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima.

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