Blog

Skype para empresas: o que fazer com o fim dele?

Quando o assunto é chamada de vídeo, o Skype é um aplicativo popular entre usuários. O que poucos sabem é que ele também oferece uma versão voltada para o mundo corporativo. Chamado Skype para empresas (Skype for Business), o aplicativo oferece funções exclusivas de conectividade e organização.

Usando da tecnologia VoIP para comunicação, o Skype começou a ser utilizado pela facilidade de troca de mensagens, chats e, principalmente, chamadas de vídeo entre conhecidos e amigos. 

Não demorou muito para que o meio corporativo percebesse que essa ferramenta também poderia ser útil para organização empresarial e começasse a utilizar o Skype com esse propósito.

Pensando na necessidade do usuário, em abril de 2015, a Microsoft criou uma nova ferramenta específica para comunicação de escritório. Assim foi criado o Skype para empresas, uma alternativa mais completa para empresas maiores.

O Skype para empresas é uma solução tecnológica que tem objetivo de ajudar empreendedores a alcançar uma gestão organizada e prática dos sistemas de comunicação da empresa.

Com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade, o aplicativo suporta até 250 usuários e oferece diversas configurações para conferências.

Também é possível gravar e transmitir chamadas para até 10 mil participantes. Essas vantagens o tornam uma ótima ferramenta de comunicação interna no ambiente corporativo.

No entanto, a Microsoft, empresa responsável pelo Skype para empresas, anunciou a descontinuidade dessa ferramenta a partir de 31 de julho de 2021.

Depois dessa data, o aplicativo será agregado ao Teams. O Teams é uma plataforma da Microsoft focada principalmente em comunicação empresarial interna, e oferece outras utilidades além do Skype para empresas.

Agora, o aplicativo terá todos os novos e antigos clientes integrados diretamente ao Teams.

Mas o que o fim do Skype para empresas pode significar para o seu negócio e quais as mudanças que virão com essa integração? O post de hoje pretende explicar um pouco mais sobre essa transição.

Mudanças do Skype para empresas

O Skype para empresas é voltado para corporações que realizam chamadas internas com mais de vinte pessoas. O aplicativo também é uma ótima opção para comunicação à distância.

Ele possibilita formas de contato baseadas na mobilidade, já que permite aos funcionários de uma mesma companhia estarem em lugares distintos encontrando-se através da ferramenta, uma ótima alternativa no home office.

A mesma utilidade da ferramenta se encontra na facilidade de se relacionar com o cliente que se encontra em um lugar diferente, sem possibilidade de se deslocar até a empresa.

A ferramenta é uma ótima forma de otimizar a comunicação. Sua operação dispensa a aquisição de equipamentos, diferente da telefonia analógica, que necessita da instalação de cabeamento e telefone.

Para utilizar o aplicativo é necessário apenas uma rede estável e um aparelho digital que utilize internet, como computadores, smartphones, entre outros.

Além disso, Skype para empresas protege por autenticação e criptografia forte as conversas completadas por meio do aplicativo.

Ele foi desenvolvido principalmente para otimizar as necessidades de reunião do ambiente corporativo, mas oferece outros recursos além desse.

O preço anterior do Skype para empresas como recurso único de utilização era de dois dólares mensais por usuário. Ou seja, a empresa pagaria dois dólares por cada funcionário que utilizasse a plataforma ao mês.

Agora, com a recente integração desse aplicativo ao Teams, os serviços oferecidos pelo Skype para empresas continuarão disponíveis apenas no Pacote Office 365. Isso significa que não será mais possível comprar apenas os recursos do Skype para empresas separados.

O Teams é um serviço focado principalmente na comunicação interna das empresas, que combina mensagens instantâneas, videoconferência, chamadas e colaboração em documentos em um aplicativo integrado.

Ele tem como objetivo ser uma plataforma única para a companhia, criando maneiras mais práticas e interessantes de trabalhar. 

Devido a fusão dos aplicativos, o Teams agora integra todos novos usuários do Skype para empresas.

Considerado sucessor do Skype para empresas, o Teams é um serviço focado na comunicação particular entre funcionários no ambiente corporativo. Ou seja, entre membros da mesma equipe.

Com essa transição, o Teams também passa a oferecer outras ferramentas que integram a comunicação externa. 

Nessa área, apesar de ainda ser uma opção mais viável quando comparada com a rede de telefonia analógica, o sistema pode deixar a desejar.

Isso acontece porque o Skype para Empresas e o Teams, embora muito utilizados no ambiente corporativo, ainda exibem muitas desvantagens quando o assunto é comunicação externa.

Ou seja, se sua empresa precisa fazer chamadas telefônicas regulares para outros usuários que não sejam membros da equipe ou não utilizem o Teams, é provável que essa ferramenta não ofereça o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Skype para Empresas vs. VoIP

Em geral, o Skype para empresas é um ótimo aplicativo para comunicação empresarial. No entanto, em questão de custo-benefício, ele não é a opção mais acessível.

Isso acontece porque, apesar de oferecer ferramentas práticas e funcionais, o Skype para empresas ainda é caro demais quando comparado a outros sistemas de comunicação que oferecem os mesmos benefícios.

Em comparação com a telefonia VoIP, sistema de ligação via internet muito utilizado para realização de atendimento ao cliente, o Skype para empresas só se destaca na boa capacidade de comunicação empresarial interna. Isso porque oferece a possibilidade de transmissão de chamadas para muitos usuários.

Portanto, com o Skype para empresas é possível reduzir custos com deslocamento e aumentar a disponibilidade da equipe, que poderá participar de reuniões em qualquer local com internet.

Já em ligações externas, apesar de disponibilizar esse serviço, ele oferece poucas vantagens em comparação à telefonia em nuvem, e geralmente custa mais.

Além disso, para empresas que não são centradas na utilização das outras ferramentas disponíveis no Teams, escolher esse serviço pode ser um mau negócio. A contratação do pacote completo pode significar que sua empresa está pagando por um serviço que provavelmente não será utilizado em sua totalidade.

Já a Nvoip oferece planos específicos para diferentes tipos de empresas que necessitam de um sistema de telefonia, com benefícios variados de acordo com o tamanho do plano. 

Ou seja, a empresa que contrata a Nvoip pode escolher o plano que seja mais vantajoso de acordo com o consumo necessário para o ambiente corporativo em questão. Isso, sem pagar por ferramentas que podem não ter utilidade para seu tipo de negócio.

Por exemplo, no plano Lite você não tem mensalidade fixa mensal e paga apenas pelo que usar. Nesse plano, você já tem o benefício de receber ligações simultâneas ilimitadas por uma tarifa fixa bem mais em conta do que os planos de telefonia tradicional.

Portanto, apesar de ser uma ótima ferramenta com muitos benefícios voltados para organizar a equipe, quando o assunto é relacionamento com o cliente, o Teams deixa a desejar.

Nesse sentido, mesmo antes da integração com o Teams, o Skype para empresas não era a melhor ferramenta para o contato com clientes. O aplicativo não tolerava a estrutura de um contact center de qualidade nem fornecia o suporte necessário.

Já o Teams oferece uma integração com telefonia apenas mediante upgrade no plano para a sua versão completa. O plano básico do Teams não inclui esse benefício.

A versão completa da ferramenta tem um preço de alto custo que pode aumentar desnecessariamente os gastos da sua empresa. 

Apesar de oferecer benefícios parecidos com o da telefonia VoIP e sair mais em conta do que a comunicação analógica, com o acréscimo de serviços necessários para otimizar o contato com clientes. Em comparação, o Pacote Office acaba saindo mais caro.

O serviço de telefonia VoIP oferece uma ferramenta mais econômica e completa para a comunicação. Essa opção conta com diversos benefícios já inclusos, mostrando ser uma escolha mais acessível.

Por que usar VoIP é a melhor opção?

Apesar do Skype para empresas ser muito mais barato para comunicação empresarial do que a rede analógica de telefonia, a contratação desse recurso ainda é desfavorável quando comparada à telefonia VoIP.

A telefonia em nuvem, assim como o Skype para empresas, é um recurso de comunicação que pode ser usado tanto no contato externo quanto interno. É a melhor opção quando o assunto é economizar e ter um serviço de telefonia de qualidade para se comunicar com seus clientes.

Para obter todos os benefícios oferecidos pelo VoIP utilizando o Pacote Office, o plano fica bem mais caro. Na Nvoip, alguns desses mesmos benefícios são gratuitos, em adição ao plano contratado.

Outra desvantagem do Skype para empresas é que, apesar de permitir a gravação de chamadas por meio de outros aplicativos, não tem um recurso próprio para essa operação.

Já a Nvoip disponibiliza a gravação de todas as suas ligações no seu painel pessoal da empresa. As gravações ficam disponíveis apenas para quem tiver acesso ao cadastro, assim como detalhes das tarifas cobradas.

Com a Nvoip, sua empresa também tem possibilidade de realizar ligações gratuitas entre filiais. Esse recurso torna a telefonia em nuvem uma ótima ferramenta de comunicação interna e externa, por um preço bem mais acessível.

O VoIP também é uma opção acessível para quem quer reduzir preços com deslocamento e aumentar a disponibilidade do time. Isso porque também oferece a opção de comunicação online entre membros da equipe.

Além disso, o Skype para empresas não oferece todos os benefícios de uma telefonia VoIP. De acordo com o plano contratado, podem ser adquiridos serviços como URA, atendimento digital, entre outros, que podem ser adquiridos de acordo com o plano contratado.

Com o VoIP, também é possível ter uma caixa postal que envia recados por e-mail, colocar seus clientes em filas de atendimento, direcionar ligações para outro ramal e participar de reuniões em conferência.

Assim como o Skype para empresas, por ser uma tecnologia online, o serviço VoIP também não precisa da instalação de cabeamento e telefone, apenas uma conexão estável e um aparelho que utilize internet.

Em termos de comparação, para operar o Teams como distribuidor de chamadas completo é necessário ter a versão mais cara da ferramenta, que ainda assim não conta com todos os benefícios da telefonia VoIP .

Por isso, apesar de ser um ótimo recurso para comunicação, o Skype para empresas pode não ser a melhor opção de custo-benefício para o seu negócio, principalmente se sua empresa não está familiarizada com o Teams.

A Nvoip conta com planos específicos de acordo com a necessidade da sua empresa. Uma ótima solução para corporações que têm necessidades específicas de telefonia.

Ela também oferece diversas vantagens para otimizar sua comunicação com preços reduzidos, e isso tudo sem fidelização. Você pode deixar de usar o serviço quando quiser. 

Caso a necessidade da sua empresa seja por um período mais longo, também há a possibilidade de contratação de planos anuais com até 20% de desconto.

Além disso, a Nvoip oferece outras possibilidades para profissionalizar a sua empresa de forma simples e barata, como número nacional com taxa de ativação única e URA free para até três usuários.

Você pode escolher o plano mais adequado e viável para o seu negócio de acordo com a necessidade de comunicação da sua empresa, de forma simples e descomplicada.

O serviço VoIP também oferece integração com diversos outros aplicativos com objetivo de otimizar suas relações com seus funcionários e clientes, como DeskManager e Hubspot.

Portanto, mesmo que falte algum recurso no seu plano, é possível buscar outros aplicativos específicos para resolver seu problema e integrá-los ao sistema VoIP.

Assim, não há necessidade de adquirir serviços que não serão utilizados no ambiente corporativo, como pode ser o caso do Skype para empresas agora agregado ao Teams.

A Nvoip também conta com API de voz e SMS gratuitos e compatíveis com qualquer linguagem, que podem ser integrados com diversos sistemas. No Skype para empresas, esse serviço é pago.

O sistema VoIP é uma maneira simples de reduzir o custo e otimizar a comunicação da sua empresa quando comparado ao Teams, Skype para empresas e ao sistema analógico de telefonia.

Se você quer saber mais sobre os planos e tarifas da telefonia VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Janyne Gomes

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

5 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago