Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Vale a pena adaptador em telefone analógico?

Existem algumas possibilidades na hora de escolher como utilizar a sua telefonia VoIP. Conhecer as opções é muito importante no momento de investir em tecnologia. O Adaptador em Telefone Analógico (ATA) é uma dessas alternativas. Mas você já se perguntou se vale a pena? Vamos falar sobre isso no post de hoje.

Mudar o meio de telefonia da sua empresa para o VoIP gera mais economia e mobilidade. Nesse sentido, além da adaptação da sua equipe à nova tecnologia, você pode escolher a melhor forma de usá-la. 

Hoje, para utilizar a tecnologia VoIP, você pode escolher por atender as suas ligações no computador, no celular, no softphone, em um PABX e também pode fazer a adaptação em seu telefone analógico.

Sendo assim, muitas empresas optam pelo ATA para não perder a estrutura física da telefonia dos seus escritórios. Mas sem abrir mão dos muitos benefícios da telefonia em nuvem. 

Quer saber se realmente vale a pena usar adaptador em telefone analógico? Continue a leitura.

A telefonia em nuvem

Voz sobre IP, ou simplesmente VoIP, é a tecnologia que permite realizar ligações pela internet. Em termos técnicos, a voz analógica se transforma em dados digitais.

Em seguida esses dados são transmitidos através da internet. Assim, a sua chamada é completada e funciona da mesma maneira que as ligações convencionais.

Uma grande vantagem da telefonia em nuvem é ser mais barata do que a convencional. E isso ocorre porque seu meio de funcionamento é a internet. Sendo assim, a sua empresa pode alcançar uma economia de até 70% nos gastos com telefonia.

Com o maior acesso à internet essa tecnologia se tornou viável para todas as empresas e corporações. Além do VoIP também te oferecer mais autonomia na hora de escolher como usá-lo.

Pensando nisso, para escolher como usar a telefonia em nuvem, você pode avaliar alguns pontos.

Por exemplo, se você quer manter a estrutura física com os aparelhos telefônicos da sua empresa. Ou se prefere comprar telefones celulares para seus colaboradores. Então, analisando o que será mais positivo para a sua equipe, você consegue se adaptar à mobilidade oferecida pela telefonia IP.  

Nesse sentido, surgem os adaptadores para telefone analógico e outros aparelhos para o uso do VoIP. Agora vamos entender o que são os ATAs. Continue a leitura do texto.

O que é adaptador em telefone analógico?

Conhecido pela sigla ATA, os adaptadores em telefone analógicos são boas alternativas para a transição de telefonia para o VoIP, caso você queira manter seus aparelhos em um primeiro momento.

Então, como próprio nome sugere, os adaptadores unem os aparelhos tradicionais e os benefícios da telefonia IP.    

O adaptador em telefone analógico atua como um intermediário. Assim, é um aparelho que possui uma entrada que se conecta ao telefone analógico. E uma outra entrada para a internet. Sendo assim, você não precisa de outros softwares, por exemplo.

Então, não é necessário trocar todos os seus aparelhos para migrar para a telefonia VoIP. Essa é uma solução rápida e simples.

Como funciona o ATA

Os ATAs funcionam como um gateway de VoIP. Eles podem variar de uma a quatro portas para a conexão de telefones e uma ou duas portas Ethernet.

Assim, você não precisa que seu computador permaneça ligado quando quiser fazer ou receber uma chamada via VoIP. Basta que ele esteja ligado e conectado à internet. 

Alguns modelos de equipamentos se conectam também à sua linha telefônica convencional. E, assim, permitem que você continue recebendo e fazendo chamadas com sua linha comum.

Embora os mais comuns sejam os adaptadores de 2, 4 e 8 saídas para telefones analógicos, também é possível encontrar no mercado aparelhos com quantidades ainda maiores. Temos um post no blog sobre os modelos de ATAs que recomendamos, veja no link.

call center

Pontos positivos e negativos do ATA

Agora vamos te apresentar alguns pontos de discussões sobre os adaptadores. Eles irão te ajudar a entender melhor o ATA. Listamos abaixo.

1 – Redução de custos com a mesma estrutura

Fazer um plano de redução de custos para a sua empresa é muito importante. Assim, você avalia onde pode melhorar os seus processos e que mudanças precisam ser feitas. Nesse sentido, o ATA é a solução que te ajuda a modernizar, mas sem desperdício. 

Com os adaptadores em telefone analógico você não precisa abrir mão dos seus aparelhos tradicionais. Dessa forma, todo o seu investimento em estrutura não será descartado. E a sua empresa não fica refém das burocracias da telefonia convencional.

Tendo em vista que o VoIP permite que você integre a sua telefonia com outros sistemas e aplicativos, passa a ser uma escolha ainda mais vantajosa para os seus processos.

Sendo assim, a sua empresa consegue automatizar outras funções e ganhar mais produtividade. E, melhor ainda, reduzindo gastos.

2 – Comparação de preço

Algumas pessoas optam pelos telefones IP, que diferente do ATA, são específicos para o VoIP. Então, na comparação entre o custo de investimento, os adaptadores se apresentam como alternativa com custo mais baixo. E esse é um ponto relevante para avaliar.

Em contrapartida, há quem avalie os telefones IP como uma solução mais completa em relação aos ATAs. Principalmente por não ser necessário o uso de aparelhos periféricos para fazer a conexão, ela ocorre de forma automática. 

Quanto às vantagens do ATA, é possível colocar mais de um aparelho para fazer e receber ligações ao mesmo tempo. Embora dependa de um aparelho conectado a ele para realizar essas chamadas. Já no telefone IP, apenas uma pessoa pode fazer uso.

3 – Avalie as necessidades da sua empresa

Conhecer bem o seu negócio é uma atitude estratégica. E isso é importante para todas as ações que você vá tomar. Com a telefonia não poderia ser diferente. Dessa forma, você será assertivo nas decisões. 

Os ATAs podem ser uma boa solução para empresas que operam como uma pequena central telefônica. Mas é uma solução apenas para a fase de transição entre as telefonias.

Caso a sua demanda de telefonia seja maior, talvez alguma das outras opções para o uso do VoIP seja mais adequada à sua empresa. Agora você já sabe que tem várias formas de usar o VoIP. E também pode avaliar se vale a pena o adaptador em telefone analógico para a sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre a telefonia VoIP? Fale agora mesmo com um dos nossos colaboradores

Espero que você tenha curtido esse post. Continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email