Janyne Gomes

Janyne Gomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Telefone ilimitado fixo

Ter um bom atendimento telefônico é essencial para uma comunicação de qualidade entre empresa e cliente, e é pensando nisso que muitas operadoras oferecem planos de telefone ilimitado fixo.

Os planos de telefone ilimitado fixo significam que não há limites para os minutos na ligação. Ou seja, ele oferece chamadas ilimitadas, geralmente por preços mais altos do que os planos convencionais.

Com a internet e a popularização do telefone móvel (o celular), o telefone fixo está se tornando cada vez mais obsoleto entre as pessoas.

No entanto, quando o assunto é comunicação empresarial, a telefonia fixa ainda é a melhor escolha na hora de contatar seus clientes por ligação.

Isso acontece porque as tarifas de ligação do telefone fixo ainda são mais acessíveis do que o celular. Além disso, a telefonia fixa oferece outras formas de profissionalizar uma empresa que ainda não estão disponíveis no telefone móvel.

Por isso, o telefone fixo ainda é comumente utilizado nos call centers e serviços de SAC. Mas você sabe qual é o melhor plano de telefonia para o seu negócio?

No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito e entender se adquirir um plano de telefone ilimitado fixo para sua empresa é um bom negócio.

O que é uma telefonia fixa?

Primeiro, precisamos entender melhor o conceito de telefonia fixa.

A telefonia fixa é um serviço de chamadas de voz que podem ser feitas utilizando um aparelho telefone, geralmente conectado a um fio.

Ela é um sistema de telecomunicação que serve de suporte para a transferência de chamadas entre dois pontos terminais em locais fixos, que são os telefones.

Isso funciona porque a transmissão de voz recebida pelo telefone é transformada em sinal elétrico e viaja pelos fios até atingir o outro aparelho telefônico da ligação. 

Essa transmissão entre telefones acontece graças ao suporte da rede de telefonia, que envia os dados do telefone até o terminal correspondente.

Hoje, já existem aparelhos telefônicos sem fio. No entanto, a base desses telefones ainda precisa estar conectada a uma tomada eletrônica para que ele funcione corretamente.

Além disso, conexão dos telefones fixos sem fio se perde quando o aparelho sai de muito perto da base.

A telefonia fixa analógica precisa estar conectada a uma estrutura física de cabeamento para funcionar corretamente.

Por isso, as operadoras de telefonia geralmente atrelam a linha telefônica à um endereço físico, onde está localizado o telefone.

Portanto, é certo admitir que as redes de telefonia analógica são dependentes de um espaço físico fixo para a realização de chamadas telefônicas.

O celular, no entanto, oferece uma maior mobilidade, pois as ligações feitas para esse aparelho podem ser atendidas de qualquer lugar, desde que haja sinal da operadora.

Telefone ilimitado fixo

O telefone ilimitado fixo é um conceito utilizado pelas redes de telefonia analógica para oferecer planos de telefonia fixa onde não há limite de chamadas.

Com um telefone ilimitado fixo, você realiza ligações ilimitadas por um preço único, independente dos minutos utilizados no mês.

Ou seja, adquirindo um plano de telefone ilimitado fixo, é possível pagar o mesmo valor independente do número de chamadas que realizar ou do tempo de cada ligação.

Além disso, esses tipos de planos também oferecem outras vantagens para o consumidor. Essas vantagens variam, e vão depender muito da operadora pelo qual o plano é contratado.

No serviço da TIM, por exemplo, podemos citar algumas das vantagens oferecidas: identificador de chamadas gratuito, caixa postal, transferência de ligações, entre outros.

Essa é uma ótima opção para quem precisa realizar muitas chamadas ao mês, o que é sempre o caso de uma empresa com atendimento telefônico. 

Com um plano de telefone fixo ilimitado, você tem um maior controle dos seus gastos e não precisa se preocupar com a oscilação nas contas a cada mês, já que o preço é sempre fixo.

No entanto, os planos de telefone fixo ilimitado abrangem apenas chamadas nacionais. Ou seja, caso haja intenção de realizar ligações internacionais, esse pode não ser a melhor escolha.

Também é importante ficar atento quando o assunto é chamada para telefones móveis. Isso porque alguns planos desse tipo de serviço não cobrem ligações nacionais para celular, apenas locais — uma diferença importante no âmbito da comunicação empresarial.

Por causa das suas limitações, o telefone fixo ilimitado das telefonias analógicas pode deixar a desejar quando comparado à tecnologia VoIP.

O que é VoIP?

VoIP significa Voice over Internet Protocol (em português, Voz sobre Protocolo Internet). Com essa tecnologia, é possível realizar e receber chamadas pela internet, transformando o áudio analógico em dados digitais.

Esse tipo de tecnologia já é muito popular entre aplicativos de redes sociais como Whatsapp e Skype, que permitem a ligação de voz gratuitamente através da internet.

O VoIP armazena os dados da ligação e permite a transmissão de chamadas à nível mundial.

Essa tecnologia utiliza softwares IP para transmissão de voz, fornecendo a possibilidade de chamadas de áudio e vídeo. Isso só se tornou possível devido à três invenções: o telefone, a Internet e o Protocolo Internet (IP).

Para utilizar esse benefício, só é necessário um aparelho com conexão à internet e um aplicativo que realize esse tipo de ligação.

O que pouca gente sabe, é que também é possível utilizar essa tecnologia para realizar ligações empresariais através de uma telefonia em nuvem.

O que é uma telefonia em nuvem?

A telefonia em nuvem é um serviço que oferece a realização de chamadas telefônicas por meio da internet.

Esse ainda é um ramo novo de comunicação no Brasil, mas que aos poucos tem tomado o espaço da rede analógica na comunicação empresarial.

Isso porque, quando foi inicialmente lançado, a qualidade de chamadas do VoIP ainda era muito precária. Naquela época, a invenção foi até considerada um fracasso.

No entanto, com a popularização da internet banda larga, que permitiu uma conexão de rede estável e de qualidade, o VoIP melhorou consideravelmente.

Hoje, essa tecnologia permite a realização de chamadas com ótima qualidade, desde que o usuário esteja conectado à uma rede de internet estável.

Para utilizar o serviço de telefonia em nuvem, não é necessário um telefone fixo, apesar dessa também ser uma opção para realizar ligações.

A ligação pelo VoIP pode ser feita por meio de softphones, webphones ou telefones IP.

Os softphones e webphones permitem realizar ligações pelo próprio computador. Com esses sistemas, não há necessidade de um aparelho específico para a realização de chamadas.

 Já os telefones IP são aparelhos similares ao telefone fixo, mas que realizam chamadas através da internet.

Também é possível realizar chamadas com a tecnologia VoIP utilizando um telefone analógico. Para fazer isso, você vai precisar de um ATA, que é um adaptador de Adaptador para Telefone Analógico. 

Ou seja, esse dispositivo transforma o aparelho analógico em um telefone digital.

Mas será que o serviço de telefonia em nuvem supera o telefone ilimitado fixo oferecido pelas operadoras analógicas? Abaixo, vamos comparar esses dois sistemas:

Telefonia em nuvem vs. telefone ilimitado fixo

Atualmente, segundo analistas de mercado, acredita-se que a tecnologia VoIP causará o desaparecimento por completo do modelo atual de ligações e dos sistemas convencionais de telefonia.

Hoje, pressupõe-se que o VoIP seja a tecnologia posterior à rede telefônica analógica.

Existem diversas características que diferem esses dois tipos de serviço telefônico. 

Ambos oferecem certas vantagens e desvantagens. Para entender melhor qual é o melhor negócio para sua empresa, é necessário compará-los:

Mobilidade

Como já vimos anteriormente, o telefone ilimitado fixo está atrelado a um endereço fixo. Fora desse lugar, é impossível realizar ou receber ligações.

Com a telefonia em nuvem, isso não é um problema. 

O VoIP permite a realização de chamadas em qualquer local. Com essa tecnologia, tudo que você precisa para fazer ou receber uma ligação, é de conexão com a internet.

Essa é uma ótima vantagem nos tempos de home office. Dessa forma, seus atendentes não precisam parar de se comunicar com clientes por meio desse canal mesmo que não estejam fisicamente na empresa.

Com uma telefonia em nuvem, não há barreiras geográficas para a realização de chamadas.

Cabeamento

Outro contratempo da telefonia analógica é a necessidade de cabeamento para que a transmissão de chamadas seja completada.

Isso porque, além de limitar fisicamente os funcionários, essa estrutura pode atrapalhar a qualidade das ligações.

Dependendo da condição de instalação de um cabo, por exemplo, a qualidade da ligação pode ficar prejudicada e trazer ruídos indesejados na comunicação.

Com essa estrutura, sua empresa pode acabar tendo que gastar muito dinheiro na instalação e manutenção dos telefones.

Além disso, por ser um sistema muito dependente da estrutura física, qualquer mudança na telefonia analógica pode custar fortunas.

Ou seja, caso sua empresa mude o local onde reside, também será necessário transferir todo o sistema telefônico para o novo lugar e gastar mais dinheiro em uma nova instalação.

Com a tecnologia VoIP e sua facilidade de mobilidade e independência em relação aos fios, isso não é um problema.

call center

Eletricidade

Já em relação a dependência eletrônica, a telefonia em nuvem pode oferecer uma desvantagem quando comparada ao serviço analógico.

Isso porque o serviço VoIP depende da internet para funcionar. A internet, por sua vez, geralmente depende da eletricidade.

Ou seja, quando não há eletricidade, o serviço pode ficar fora do ar.

Com a rede analógica, esse não é um problema. Apesar de depender de cabos e fios, o telefone analógico não precisa necessariamente de luz para funcionar.

Portanto, se sua empresa reside em um local onde a eletricidade é muito instável, esse é um ponto importante para se levar em consideração na hora de escolher a rede de telefonia do seu negócio.

Tarifas

Quando o assunto é preço, a rede de telefonia em nuvem pode ter um custo-benefício muito melhor.

Isso porque, apesar de oferecer planos de telefone ilimitado fixo, onde é possível economizar mais na realização de chamadas, as tarifas da rede analógica ainda são muito caras quando comparadas ao serviço de telefonia VoIP.

Com a aquisição de um número virtual, você não atribui sua linha telefônica a um lugar específico. 

Dessa forma, é possível adquirir um número virtual de qualquer região e pagar por chamadas locai. Isso, independente do local físico onde elas serão realizadas.

As tarifas da telefonia em nuvem são fixas e geralmente muito mais baratas, até para ligações internacionais.

E, assim como o telefone ilimitado fixo, o controle de gastos é maior, pois você paga antecipadamente pelos créditos que vai utilizar para realizar chamadas. 

Esses créditos não expiram nunca, e só é necessário recarregar quando o saldo acaba.

Além disso, por estarem conectados à mesma rede, as ligações entre ramais saem gratuitamente, mesmo entre filiais alocadas em outras regiões. Ou seja, os funcionários da empresa podem se comunicar sem gastar nada.

Recursos

Apesar do telefone ilimitado fixo geralmente contar com diversos benefícios nos planos ofertados pelas operadoras, a telefonia digital ainda é capaz de superar essa vantagem.

Isso porque, além dos recursos ofertados pelo telefone fixo ilimitado, a telefonia em nuvem vai oferecer outros diversos recursos únicos desse tipo de tecnologia.

Para começar, a Nvoip oferece integração de API de voz e SMS gratuitos e compatíveis com qualquer linguagem.

Com esse benefício, você pode integrar sua telefonia digital com outras ferramentas que vão ajudar a melhorar a produtividade da sua equipe, como um software CRM.

Isso, além de diversas outras ferramentas, como gravação automática de chamadas, possibilidade infinita de ramais, escalabilidade, entre outros.

A Nvoip também oferece os serviços de número nacional com taxa de ativação única e URA free para até três usuários.

Os planos da rede analógica de telefonia com esses recursos são muito caros e, em alguns casos, como integração de sistemas, até impossíveis.

Considerações

Apesar do telefone ilimitado fixo ainda oferecer algumas vantagens de comunicação por telefone, é inegável que a telefonia analógica está ficando cada vez mais obsoleta quando comparada ao VoIP.

Quando o assunto é comunicação empresarial, a melhor opção para economizar, profissionalizar ainda mais seu negócio e oferecer um serviço de qualidade é contatar uma telefonia em nuvem.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a telefonia digital? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Na Nvoip, você tem R$5 de créditos para testar a plataforma, basta se cadastrar no painel.

Curtiu esse conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email