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Telefone IP: sabe o que é?

Para manter o seu time de atendimento em sintonia é preciso dispor de uma estrutura de telefonia para a sua comunicação empresarial. Ou seja, no caso da tecnologia VoIP, é necessário conhecer os dispositivos e os aparelhos disponíveis no mercado. Hoje vamos te apresentar um deles: o telefone IP.

Se você está pensando em migrar o seu sistema de telefonia, precisa conhecer os dispositivos compatíveis com a tecnologia VoIP.

O telefone IP é um aparelho que substitui o tradicional telefone analógico. E também oferece mais funcionalidades para a sua telefonia.

Então, que saber mais sobre esse aparelho? Continue a leitura do artigo.

A telefonia VoIP

Primeiro, é preciso entender melhor o conceito de VoIP. Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), ou apenas VoIP, é um recurso para realizar chamadas telefônicas por meio da Internet.

De forma técnica, isso ocorre pelo uso da tecnologia IP (Protocolo de Internet) que transforma os sinais de áudio analógico em sinais digitais.

Para, na sequência, transmitir esses dados digitais de áudio pela internet. Ou seja, a sua ligação completa normalmente, a única diferença é que agora a sua telefonia é virtual.

Sendo assim, um sistema VoIP permite que você ligue para qualquer pessoa que tenha um número de telefone – incluindo número locais, fixo, móvel, chamada de longa distância ou internacional.

Aliás, a telefonia em nuvem pode ser usada em número virtuais e também nacionais – que são os prefixos 0800 e 4000.

O VoIP é uma solução em telefonia mais econômica justamente pelo seu meio de funcionamento, a internet.

Com a telefonia VoIP, você se comunica com os seus colaboradores, parceiros e clientes sem precisar de uma estrutura física, cabeamentos e um alto investimento.

E, ainda, por escolher se quer fazer a chamada direto do seu computador, celular, telefone IP e PABX.

Viu só como a telefonia em nuvem se diferencia da convencional pelo custo-benefício e garante mais recursos e vantagens à sua empresa?!

Dito isso, agora vamos falar sobre o tema do nosso artigo de hoje. Siga a leitura.

O que é um telefone IP?

O telefone IP é um aparelho fixo muito similar ao telefone analógico convencional. De um modo simples, esse é um aparelho de telefone integrado a um conversor.

Mas há diferenças e benefícios frente aos aparelhos “comuns”. A função principal é transmitir dados em voz.

Mas esse aparelho também pode funcionar como fax e como outras formas de comunicação, dependendo do modelo escolhido. 

Ele é conectado à rede de Internet e oferece opções vantajosas para os setores de atendimento e vendas das empresas.

A exemplo das melhorias que o aparelho agrega, estão: o uso de headsets (que pode gerar mais conforto a sua equipe), a gravação de ligações (contar com esse registro garante mais controle ao seu atendimento).

Além disso, você pode fazer transferências entre ramais e ainda conta com um identificador de chamadas (Uma pesquisa realizada pela Cisco demonstra que você pode economizar 32 minutos por dia com uma discagem automática).

Tudo isso proporciona mais mobilidade, agilidade e eficiência a sua empresa.  

O telefone IP também pode ser utilizado para realização de chamadas em vídeo. Isso desde que os aparelhos usados para esta conexão possuam tecnologia suficiente. 

Mas e quanto à qualidade? Com o telefone IP a qualidade das chamadas é garantida.

O cabo de IP é conectado diretamente no aparelho, então não há interferência da internet ou de outro telefone. 

A partir de um telefone IP é possível realizar uma ligação para qualquer pessoa sem precisar utilizar de fato uma linha telefônica.

Quer saber como funciona essa aparelho? Então vamos ao próximo ponto. 

Funcionamento do dispositivo

Essa tecnologia tem uma diversidade de softwares poderosos que, configurados corretamente, reduzem o tempo de espera e otimizam a comunicação com a empresa. 

Além disso, todos os aplicativos podem atuar de forma integrada, fato que garante mais praticidade.  

Agora, o primeiro ponto a se destacar é que o telefone IP não precisa de gadgets adicionais para funcionar, como os telefones tradicionais.

Isso porque os modelos tem porta de entrada embutida. Essa porta que permite que você conecte o aparelho à rede sem o auxílio de adaptadores.

Assim, tanto a instalação como o uso desse aparelho se torna muito mais simples.

Uma questão sobre o funcionamento do telefone IP que gera bastante dúvida é quanto à qualidade de áudio ao realizar chamadas via internet.

Mas não se preocupe com isso, pois como já explicado acima, o telefone IP possibilita que as chamadas tenham qualidade HD, pois possuem HD Voice e CODECS.

Mais algumas características

Nesse contexto, os telefones dessa tecnologia garantem alta potência e transmitem uma comunicação clara, limpa e eficaz.

Desse modo, você tem a garantia de uma ligação de qualidade.  

Além disso, os aparelhos são de fácil locomoção, para facilitar a mobilidade. Ou seja, o seu telefone IP pode funcionar em qualquer lugar do seu escritório, contanto que a internet da empresa se estenda até o outro local desejado. 

Outro vantagem é o fato de, mesmo que você troque de mesa ou local de trabalho na empresa, o seu ramal vai continuar configurado.

Então, você não precisa fazer reajustes na sua central telefônica.

O aparelho permite que o usuário tenha acesso à internet no computador normalmente, e seu telefone IP funcione na mesa com apenas um cabo de rede. Para isso, basta utilizar a segunda saída de rede do telefone para o computador.

Além disso, é possível instalar o PoE (Power over Ethernet) para excluir a possibilidade de queima de fontes de alimentação por oscilações na energia. 

Um outro ponto crucial que deve ser investigado antes de se investir no aparelho é o custo.

São inúmeras as opções de modelos de telefones IP. Por isso os valores também variam entre os aparelhos.

Então, a dica é: pesquise bastante para saber qual o aparelho melhor se adéqua às necessidades do seu negócio. 

Mas para te ajudar, listamos alguns dos modelos recomendados para o uso da tecnologia VoIP.

Modelos de telefones IP

Sabendo da variedade de modelos no mercado é importante observar as melhores marcas de telefone IP.

Assim, você assegura que a qualidade deseja em suas ligações corporativas. Então, aqui vão as quatro principais indicações. Clique no link dos aparelhos para obter mais detalhes. 

  1. Intelbras empresa brasileira que oferece 12 modelos de telefone IP, dos mais tradicionais aos modelos com recursos mais avançados;
  2. A estadunidense Cisco dispõe de 4 diferentes modelos;
  3. A estadunidense Grandstream que também conta com 4 aparelhos para uso comercial;
  4. Yealink empresa chinesa com 17 modelos.

Algumas marcas ainda apresentam recursos mais sofisticados como telas para videochamada, como mencionamos acima.

Por essa razão os preços variam bastante de um aparelho para outro. Mas a maioria dos modelos segue o mesmo padrão de configuração. Vamos falar sobre isso na sequência.

Como configurar o seu aparelho

Para configurar seu telefone IP siga nosso passo a passo: 

1 – Ligue-o na rede e espere-o iniciar.  

2 – Em seguida, observe o IP fornecido e acesse-o pelo navegador.  

3 – Faça o login com o seu nome de administrador e senha.  

4 – Depois, é preciso preencher adequadamente os campos pedidos. Para mais detalhes acesse os manuais técnicos da Nvoip.  

De forma geral, seguindo essas instruções você rapidamente têm acesso a telefonia VoIP e a sua estrutura de atendimento segue em funcionamento pleno.

Benefícios do uso de um telefone IP

Além das vantagens gerais desses aparelhos, existem algumas características que contribuem de forma mais assertiva com algumas áreas da sua empresa.

Para ilustrar essa situação, vamos te dá um exemplo do dia a dia de empresas.

No atendimento ao cliente, os seus colaboradores vão ter mais chamadas para atender e, consequentemente, precisarão de algumas funcionalidades do aparelho com mais frequência.

As teclas de acesso rápido programáveis podem ser um diferencial para esse setor da empresa.

A rediscagem, tecla mute e a transferência de ramal vão ser mais úteis e necessárias a essa equipe de atendimento do que para os seus funcionários de Rh, por exemplo.

Analisando dessa forma, você consegue investir nos aparelhos IP de forma mais assertiva. E, ainda, pode ter uma economia maior na hora de estruturar a sua telefonia VoIP.

Aliás, outro ponto a ser considerado é a velocidade da sua internet.  Ou seja, é possível especificar os equipamentos de acordo com conexão de rede, tanto para uma conexão Fast (10/100 Mbps) ou Giga (10/100/1000 Mbps).

Vamos abordar algumas dessas características com base no modelo de telefone IP de acordo com as demandas de cada departamento de uma corporação:

1 – Para departamentos gerais

Para áreas comuns da sua empresa/negócio, ou seja, que não demandem de tantas funcionalidades de telefonia, você pode utilizar um aparelho com funções mais básicas para atender às ligações.

Essa também é uma alternativa eficaz para a comunicação interna.

2 – Para os departamentos que recebem ligações com mais frequência

Para os seus colaboradores – sobretudo de atendimento, vendas e suporte – é interessante que você utilize um telefone IP mais “encorpado” de funções.

Por exemplo, que ofereça a possibilidade de escuta com headset ou viva voz (com controle de volume).

Além disso, dependendo da área de atuação da sua empresa, oferecer um aparelho com display/visor maior, com a possibilidade de chamada de vídeo pode ser uma boa alternativa para atingir clientes potenciais e fechar bons negócios.

Vantagens da telefonia em nuvem

Agora que você sabe um pouco mais sobre a tecnologia por trás das ligações pela internet e sobre o telefone IP, vamos te apresentaras principais vantagens da telefonia VoIP.

Desse modo, você pode comparar os benefícios de fazer uma portabilidade do seu sistema de telefonia convencional para a telefonia digital.

Ou, ainda, começar a estruturar o seu atendimento com mais economia e funcionalidades.

Listamos algumas das formas de economizar aderindo a telefonia VoIP. Veja:

1. Ligações gratuitas entre ramais

Um problema da telefonia convencional é o alto custo das ligações de longa distância.

Se a sua empresa é segmentada e conta com uma filial, as chamadas de um lugar para o outro acabariam pesando no seu bolso, certo? E se a sua empresa também precisa de ramais para integração de setores, é mais uma preocupação.

com o VoIP essas ligações internas são gratuitas. Então, mesmo que a sua filial esteja em outra região do país, a gratuidade é assegurada. 

E isso ocorre porque as ligações entre telefones IP são gratuitas, em grande maioria. Também é uma possibilidade adaptar o seu telefone convencional a uma rede IP, por meio de um ATA (Adaptador de Telefone Analógico). 

Há alternativas mais fáceis, você pode fazer o download de aplicativos específicos para chamadas VoIP. Configurando ao seu smartphone, tablet ou computador. Além do PABX IP. 

São muitas as possibilidades de uso do VoIP. Esse fato contribui para a mobilidade da telefonia da sua empresa.

Assim, você paga apenas pelo serviço que contratou, seja ele um número virtual ou nacional. Mesmo que cada um tenha suas especificações, tarifas e planos, a ligação interna da sua empresa está garantida.

2. Custo de ligação local

Outra forma de economizar, consideravelmente, escolhendo a telefonia VoIP é por meio da facilidade e preço dos números virtuais receptivos (DID). 

Um número virtual, nada mais é, do que um número de telefone comum vinculado a uma linha VoIP. 

E a característica do DID é estar sempre ligado a algum local, ou seja, o seu telefone pode ser relativo ao Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia ou até mesmo fora do país. 

Mas como ele pode fazer sua empresa economizar? Simples, digamos que você tem clientes em São Paulo, mas seu escritório físico fica em Salvador.

Naturalmente você teria mais gastos com chamadas interurbanas para São Paulo. Os números virtuais solucionam e barateiam esse problema. 

Com um número virtual você paga apenas o custo de uma ligação local. Ou seja, o seu cliente paulista pode fazer contato com o seu telefone e pagará o valor de uma chamada local.

Assim, você pode criar um número local estando em uma região remota.

Essa possibilidade contribui para a economia de gastos operacionais com telefonia, também confere credibilidade e segurança frente aos seus clientes.

3 – Fidelização e ausência de burocracias

É comum encontrar operadoras de telefonia que utilizem contratos de longa duração como a única possibilidade de compra e uso dos serviços. Também que só ofereçam pacotes limitados que não atendam às demandas da sua empresa. 

Estas situações podem impactar na telefonia móvel e fixa, nas ofertas de planos pré e pós-pagos.

Assim, há muitas dificuldades no cancelamento dos serviços e até mesmo multa por rescisão.

Esse fato eleva os gastos da sua empresa com telefonia. Já com o VoIP, você pode aderir ao serviço sem ficar preso às burocracias.

Assim, você garante a possibilidade de cancelamento ou contrato de outro plano a qualquer momento. 

Além disso, conta com a facilidade de em poucos minutos solicitar o serviço e já poder receber ligações. As operadoras VoIP oferecem a portabilidade gratuita.

Sendo assim, você pode manter um número já conhecido pelos seus clientes. O processo é rápido e fica sob a responsabilidade do provedor, evitando que as empresas percam contatos de mailing.

Considerações

Viu só como o uso do aparelho de telefone IP pode contribuir para a melhoria do atendimento e o crescimento da sua empresa? Pois é, essa é uma das opções de uso de um sistema de telefonia em nuvem, que além de modernizar a sua comunicação, agrega uma série de benefícios adicionais.

Então, se agora você quer testar esse serviço para ver se ele realmente se adequa às necessidades do seu negócio, a Nvoip te ajuda.

Se cadastrando no nosso painel, você ganha R$5 de crédito para testar as soluções VoIP.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima.

Livia Nonato

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