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Usar PNL no Call Center: como isso vai alavancar suas vendas

usar pnl no call center como isso vai alavancar suas vendas

Existem muitas barreiras que podem dificultar os negócios com o cliente em potencial. Mas se há um problema, sempre há uma solução, certo? Tratando-se de vendas, a solução chama-se Programação Neurolinguística!

Essa técnica engloba conhecimentos de psicologia e linguística para atingir um comportamento específico. Aqui, esse comportamento é basicamente uma aproximação de qualidade com o cliente. A venda é consequência dessa aproximação.

Você tem interesse por esse tema? Acompanhe nosso artigo e entenda melhor como aplicar as técnicas de PNL no Call Center.

O que é PNL?

A sigla significa Programação Neurolinguística e foi desenvolvida por dois estudiosos da UCSC — Universidade da Califórnia.

Richard Bandler era aluno da Universidade liderava um grupo de terapia que tinha como base a técnica da Gestalt. O outro estudioso, John Grinder, era professor da mesma universidade, um psicólogo formado com especialização em linguística.

Juntos desenvolveram técnicas para maximizar o aprendizado e a prática dos conhecimentos adquiridos. A conclusão obtida com a observação foi que o uso de determinadas técnicas de discurso facilitava a realização de algumas tarefas e até influenciava s resultados.

Benefícios da PNL no Call Center

Uma das dificuldades de realizar vendas por telefone é justamente a falta do contato “ao vivo” com o cliente. Muitos se sentem inseguros ao fechar negócios e acabam utilizando o Call Center apenas para obter informações.

Outro ponto complicado é a fidelização do cliente. Atualmente, para que o cliente queira usufruir dos seus serviços novamente, não basta ter um bom preço. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site de notícias G1, é necessário um relacionamento de qualidade.

Ao utilizar as técnicas de PNL no Call Center, é possível aproximar televendedor e cliente. Essa aproximação transmite segurança, autoridade e dedicação ao cliente, garantindo uma boa relação com quem faz seu negócio crescer — o consumidor final.

Dicas para aplicar PNL no Call Center

Espelhamento

Também chamada de Rapport, é uma técnica de aproximação que consiste em estabelecer uma boa empatia com o outro.

O ser humano, naturalmente, se sente mais à vontade com seus semelhantes. É como quando encontramos alguém na rua usando camiseta da banda favorita ou do time do coração: automaticamente o senso de afirmação e aprovação é acionado em você. É possível até esboçar um leve sorriso nessa situação.

Como não podemos visualizar um ao outro no teleatendimento, é recomendado que o vendedor ouça mais do que fale (pelo menos inicialmente). Assim, será possível criar uma boa relação e entender melhor quais são as reais necessidades do cliente.

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Nessa técnica, também é possível usar a modulação de voz. Isso consiste em regular sua voz de acordo com o tom e volume que o cliente está falando. Dessa forma, você facilita a comunicação, pois faz com que o cliente se sinta mais confortável em sua presença.

Indivíduo antes de tudo

Entenda que seu objetivo vai além de simplesmente fechar a venda. É importante fixar a ideia de que a solução para o problema do cliente é o motivo de você trabalhar todos os dias. Dessa forma, o cliente se sente valorizado e não apenas um objeto que vai lhe render dinheiro.

Reforço positivo

Depois de conhecer o cliente, ficará fácil determinar quais perguntas são importantes a serem feitas. Escolha perguntas cujas respostas sejam positivas. Ao dizer “sim” várias vezes para o vendedor, o cliente mesmo se dará conta que está diante de uma boa oportunidade.

Conceito de abundância

É a ideia de que vivemos em um mundo abundante e cheio de oportunidades. Logo, as coisas ocorrem naturalmente e não precisamos forçar ninguém a gostar do nosso produto. Dessa forma, nos sentimos livres para experimentar e conhecer as possibilidades. Uma relação leve e livre de obrigações, mas fiel pelo bem-estar proporcionado.

O uso do PNL como vantagem comparativa

Por meio das técnicas de  programação neurolinguística, o cliente vai criar novos padrões de comportamento individual que beneficiam ou que servem para atingir os objetivos de negócio das empresas.

Dessa forma, por permitir entender o processo da mente, o PNL é uma excelente técnica para obter melhores resultados, a partir de estratégias mais assertivas.

Contudo, os resultados positivos não vem apenas da adoção dessa técnica, mas da implementação de uma gestão de atendimento. E o PNL vai ajudar nisso, ok?

O uso de técnicas que mapeiam as preferências dos consumidores, são tidas por especialistas como a principal vantagem comparativa da era digital.

Consequentemente, ao aumentar o conhecimento que sua empresa tem a respeito dos seus consumidores, certamente,  seu negócio terá um aumento de performance da marca. 

Bacana né?

Por fim, concluímos que as transformações tecnológicas presentes na era digital, ampliaram as possibilidades de negócios em ambientes corporativos.

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Considerações

Bom, agora que você já está ciente das principais considerações a respeito do uso do PNL nos Call Centers. 

Dessa maneira, basta seguir nossa dicas que ficará fácil aplicar a PNL no Call Centers e o sucesso nas vendas é garantido.

Mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com um dos nossos atendentes, ou deixe um comentário em nossas redes sociais que estaremos prontos para atendê-lo, ok?

Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog.

Até a próxima!

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