Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Como o VoIP ajuda a acompanhar a jornada de compras

Quando se tem uma empresa é importante investir em estratégias que colaborem para que a jornada de compras do cliente seja completa. Recursos, ferramentas, sistemas, são uma infinidade de meios que você tem para conseguir isso. Sendo assim, o VoIP é uma dessas ferramentas que você pode utilizar para que tudo saia bem.

Não basta apenas ter um planejamento e estudar ações para converter seus leads, você também precisa contar com uma ótima tecnologia para alcançar o máximo do potencial de suas estratégias. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de como o VoIP pode auxiliar sua empresa nesse processo.

Então, saiba neste artigo o que é a jornada de compras do seu cliente e como o VoIP vai te ajudar a ter sucesso em todas as etapas. Vamos lá!

Entendendo a jornada de compras

Jornada de compras é a denominação para o modelo utilizado para categorizar as etapas comerciais que o consumidor se encontra. É a possibilidade de identificar e se aprofundar sobre as preferências e hábitos dos clientes para elaborar quais as melhores formas de atrair e conquistá-los.

E assim, de posse dessas informações importantes, você sabe quais desejos e necessidades dos clientes sua empresa precisa suprir. É muito mais fácil atingir o público baseado no que, de fato, eles buscam. E existem fases específicas desde o lead até a conversão para cliente.

1. O aprendizado

Vamos seguir os passos com um exemplo simples para que você entenda e acompanhe a jornada de compras. Imagine que você esteja navegando pela internet e se depara com um anúncio de algum produto ou serviço. Você não tem certeza ou ainda não sabe que tem um problema. Mas de alguma forma, o anúncio chamou sua atenção.

2. O reconhecimento

Ok, agora você clicou naquele anúncio e foi para o site da empresa para entender do que se trata. Nesse momento você é um visitante reconhecendo que possivelmente tem a necessidade daquele produto.

3. A consideração

Aqui a jornada de compras já está bem evoluída, pois o produto/serviço parece ser realmente interessante mas você ainda gostaria de saber mais antes de se decidir. Você faz mais algumas pesquisas na internet ou outro local para ter certeza que aquela é a opção certa.

4. A decisão

Agora você já passou por todas as etapas e entendeu que, sim, aquele produto é o que você precisa! Pronto! A decisão foi tomada e você já está pronto para a compra.

A construção dos leads de acordo com a jornada de compras

Entre o aprendizado e o reconhecimento, você tem apenas um visitante curioso. Ele não sabe se realmente quer ter aquilo, e está, muitas vezes, apenas de passagem. Por isso é importante você colher dados para saber qual tipo de anúncio está atraindo possíveis leads para a sua marca e investir neles.

Você deve gostar também:  Customer Success: Sucesso do Cliente e da sua empresa

A consideração e a decisão já são as etapas em que o visitante se tornou lead. Ele clicou no formulário para receber mais informações, baixou material rico de seu blog, preencheu um cadastro e disponibilizou o contato.

Aqui a sua preocupação deve ser realmente alimentar o lead com informações completas e que mostrem para ele qual o diferencial da sua empresa e porque ele precisa comprar o seu produto.

Agora que você já entendeu como é a jornada de comprar e como os leads chegam até a sua empresa, vamos ao tópico que realmente importa, não é mesmo?

Como utilizar o VoIP em suas estratégias de jornada de compras

Com informação é que sua empresa vai conseguir mostrar que ela é a resposta para a dor que o lead descobriu que possui. Nutrir o interesse oferecendo conteúdo é a grande jogada aqui para que a jornada de compras dê certo.

Isso porque, quanto mais o lead sabe, mais ele entende que precisa do seu produto. E nessas horas você pode contar com recursos e ferramentas que o VoIP disponibiliza para que suas estratégias tenham sucesso.

1. Número 0800 

Oferecer um número gratuito para que entrem em contato com seu negócio é um excelente atrativo. A pessoa tem interesse de saber mais sobre sua marca e não precisa pagar nada por isso. Captar leads com um número 0800 gera muitos bons resultados.

Com o VoIP, além de otimizar o atendimento e oferecer alta qualidade de ligações, sua empresa também pode reduzir os custos do seu 0800. Com tarifas mais baixas, sua empresa é capaz de oferecer um serviço de qualidade para captação de leads ao mesmo tempo que você poupa dinheiro. Duas soluções importantes de uma só vez. 

2. SMS

O SMS é uma excelente ferramenta quando o assunto é levar informação e oferecer um meio de interação para atrair leads. Ele possui uma alta taxa de abertura e é muito mais eficaz que enviar um e-mail marketing. Em média, 90% das mensagens são lidas em até 3 minutos.

Com o VoIP você pode programar disparos em massa para uma lista com esses leads interessados e apresentar as vantagens de sua marca. Você também pode oferecer uma interatividade para que ele tenha contato direto com o atendente.

Rápido, simples e extremamente eficaz, o SMS é uma das soluções de baixo custo com alto retorno que sua empresa pode utilizar como estratégia para captar leads e converter em clientes.

3. Torpedo de voz

Outra ferramenta muito eficiente que o VoIP oferece para ajudá-lo com seus leads é o torpedo de voz. O torpedo de voz ou URA reversa, se preferir, é um excelente recurso de automação de processos para dar agilidade ao seu contato com o lead. 

Você deve gostar também:  Ampliamos nossa cobertura para mais 150 cidades

Ele pode ser automatizado para o disparo de ligações de acordo com uma programação prévia. Dando a oportunidade para que sua empresa possa escolher qual mensagem vai chegar para segmentos de clientes específicos. 

Se você possui o cadastro de um lead em seu sistema, identificando suas preferências, você é capaz de enviar promoções e campanhas de produtos que se adequem ao gosto dele. 

Assim como acontece com o SMS, sua empresa pode enviar torpedos de voz com menus interativos que possibilitem ao lead falar diretamente com um atendente, caso tenha se interessado pelo produto oferecido.

Prático e rápido, você já converte o lead em cliente em um único disparo de mensagem.

4. URA

Um dos recursos mais valiosos do VoIP, a URA ou Unidade de Resposta Audível, tem muito a acrescentar à sua estratégia de captação de leads. Ao ligar para a sua empresa, o lead é atendido automaticamente e já é direcionado exatamente para o setor que pretende falar.

Além de dar a possibilidade de você disponibilizar em seu menu interativo, um canal que apresente apenas a gravação com a informação dos produtos que seu lead procura.

Se satisfeito com a gravação, e decidido a adquirir o produto ou serviço de sua marca, ele solicita falar diretamente com o consultor que irá finalizar a venda e converter seu lead em cliente.

As vantagens desse recurso são principalmente a aproximação e a velocidade de resposta do lead. A necessidade de tirar dúvidas diretamente com uma pessoa, e receber atenção quando se está negociando também são alguns benefícios.

Além disso, pelo telefone fica mais fácil entender as objeções, fazer perguntas, oferecer adicionais, e principalmente, transmitir confiança ao cliente. 

Considerações

E aí, viu como o VoIP pode ser útil para a sua empresa acompanhar a jornada do cliente? Então esta perdendo tempo por que? Entre em contato agora mesmo com um de nossos colaboradores e garanta já a tecnologia VoIP em sua empresa.

Além disso, se você nunca teve contato com a telefonia por IP, a gente te da R$5,00 para testar os nossos serviços. Você só precisa de cadastrar no painel.

número virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email